Há um ano, nas margens da vila de Arkhonskaya, localizada na Ossétia do Norte, os agricultores locais plantaram sessenta e cinco hectares de aspargos de vários tipos.
Esta é uma nova experiência para os agricultores da Ossétia que hoje, no final de maio de 2019, estão colhendo sua primeira safra de aspargos. Sabe-se que apenas cinco variedades de aspargos foram cultivadas nos campos. O resultado foi tão bem-sucedido que os agricultores da Ossétia ficaram literalmente atordoados com os volumes de uma colheita generosa.
Segundo os participantes da coleção de aspargos da Ossétia, eles compraram mudas de fornecedores holandeses. A cultura criou raízes na terra do Arconte perfeitamente. Vale ressaltar que todos os sessenta e cinco hectares foram semeados manualmente. E você também precisa colher a colheita manualmente, porque no momento não existe tal tecnologia na região que possa coletar cuidadosamente aspargos sem danos.
Os agrários vão às plantações de aspargos de manhã cedo, desenterram levemente os caules e, como durante a coleta de cogumelos, cortam levemente uma perna com uma faca. Alguns dias depois, um novo talo aparece no lugar dos aspargos picados.
Todo o processo agrada aos agricultores da Ossétia que se relacionam com a coleção de uma nova cultura para eles com curiosidade quase infantil.
É importante acrescentar que, ao cultivar aspargos, os agricultores de Arkhon não usavam fertilizantes químicos e alimentavam as culturas apenas com aditivos naturais.