Os brotos de pinheiro, como as agulhas de árvores, têm muitas propriedades úteis, razão pela qual são amplamente utilizados na prática da medicina tradicional na forma de decocções, infusões e até compotas. Existem muitas receitas para a preparação de medicamentos terapêuticos, mas, em qualquer caso, vale a pena focar na natureza da doença existente, na idade do paciente e nas peculiaridades de preparar o remédio escolhido para melhorar o bem-estar. O que exatamente vale a pena saber sobre os benefícios dos brotos de pinheiro e quais receitas da medicina tradicional merecem sua atenção em primeiro lugar - leia mais sobre isso.
Propriedades curativas
Todas as propriedades benéficas dos brotos de pinheiro baseiam-se na composição química exclusiva do produto, que inclui um suprimento considerável de taninos, lipídios, minerais, óleos essenciais valiosos, ácido ascórbico e uma grande quantidade de vitaminas (principalmente o grupo B).
- É este complexo rico que explica os seguintes efeitos curativos das decocções e infusões dos rins:
- fortalecimento geral do corpo;
- desinfecção e efeitos antivirais;
- melhoria de processos regenerativos nos tecidos;
- efeito anti-inflamatório;
- retirada de escarro.
Tais efeitos serão muito valiosos no tratamento de resfriados, inflamação da bexiga e do trato urinário, dermatite, tuberculose e bronquite, sem mencionar o fortalecimento geral do corpo e aumentar a imunidade durante epidemias sazonais.
Receitas
A escolha de uma receita específica para fazer brotos de pinheiro para eliminar a tosse deve começar com a determinação da forma mais desejável do medicamento: xarope, decocção, tintura, geléia ou mel. Algumas ferramentas são mais fáceis de preparar, outras exigirão mais tempo para criar, mas, em qualquer caso, você deve seguir as condições da prescrição, a sequência de etapas na fabricação do medicamento e as instruções para seu uso posterior.
Xarope
Para preparar um xarope eficaz para a tosse, você só precisa dos brotos secos de pinheiro comum (2 colheres de sopa), açúcar (500 g) e água fervente (500 g). O processo de cozimento é simples, e tudo o que é necessário é derramar água fervente sobre o produto e, após duas horas de infusão, coar através da gaze dobrada em várias camadas.
Você sabe O pinheiro é merecidamente considerado uma das árvores mais magníficas: sua vida útil é de cerca de 600 anos e, durante esse período, o tronco pode crescer até 75 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro.
Em seguida, o líquido resultante é fervido em fogo baixo, o açúcar é dissolvido nele e o produto doce é cozido até que o produto doce seja completamente homogêneo, enquanto o volume da composição é reduzido exatamente três vezes. O xarope resfriado deve ser derramado em uma jarra de vidro e enviado para armazenamento em local fresco e escuro. Tome remédio para 2 colheres de sopa. eu três vezes por dia.
Uma maneira alternativa de fazer xarope de pinheiro é usar mel líquido natural, que despejam rins descascados e insistem 14 dias em uma loja escura e fria, agitando periodicamente um frasco cheio. Você pode usar xarope de mel pronto da mesma maneira que a versão anterior da poção de cura e, se você acredita nas revisões, isso não apenas ajudará a se livrar da tosse, mas também será útil para a osteocondrose.
Tintura
A criação de tinturas a partir de brotos de pinheiro envolve o uso do componente álcool, que geralmente é aguardente, vodka ou álcool. Por exemplo, você pode encher a jarra pela metade com brotos de pinheiro e depois com vodka até a borda.
Após duas semanas de infusão no canto escuro da sala e agitação regular do recipiente, o produto cicatrizante estará pronto para forçar e consumir mais: para um adulto, a dosagem recomendada de 20 gotas de tintura é de 3-4 vezes ao dia, cerca de 20 minutos antes de comer.
Importante! Esta receita será eficaz não apenas no combate à tosse, mas também para eliminar doenças infecciosas do trato urinário.
Preserva
Criar geleia de pinheiro a partir de brotos de árvores envolve combinar este produto de pinho (500 g) com açúcar (1 kg), suco de meio limão e 500 ml de água pura.
O processo de preparação de atolamento consiste nas seguintes etapas seqüenciais:
- Classificação das matérias-primas coletadas, com a remoção de galhos, insetos, detritos florestais e amostras simplesmente danificadas.
- Sua limpeza em água corrente e fervura por 20 minutos (deve haver muito mais água do que os próprios rins).
- Secagem dos rins (eles precisam ser jogados em uma peneira e aguardar a drenagem do excesso de líquido).
- Preparação do xarope a partir de uma mistura de água e açúcar, que é fervida por 5 minutos em fogo médio, e depois os rins preparados são adicionados a ela e fervidos no fogão por mais 5 minutos. No final, eles adicionam suco de limão e retiram do fogo.
Vídeo: Pine Kidney Jam
O atolamento quase pronto deve ser resfriado, ferva novamente por meia hora e despeje em frascos de vidro esterilizados. Você pode fechar o congestionamento com tampas de costura de metal e tampas de nylon densas. No final do processo de cozimento, o recipiente com o produto deve ser virado de cabeça para baixo e bem embrulhado, deixando-o até esfriar completamente.
Eles usam geleia de brotos de pinheiro da mesma maneira que qualquer outra: por exemplo, durante a alta temporada de resfriados e doenças virais, será um excelente complemento para o chá.Decocção
Você pode preparar uma decocção de brotos de pinheiro apenas misturando-os (2 colheres de sopa. L.) com 500 ml de água em uma panela. Em fogo baixo, o líquido é levado para ferver, fervido por cerca de 60 minutos e, no final do processo, é resfriado e filtrado.
É melhor tomar esse medicamento terapêutico antes de comer, 3-4 vezes ao dia, por 3-4 dias. Em vez de ingestão, você pode usar uma decocção para realizar inalações com tosse seca ou bronquite.
Mel
Para criar mel curativo a partir de brotos de pinheiro, faça o seguinte:
- Cerca de 100 g de rins são bem lavados.
- Ferva em água (1,5 L) por 20 minutos e após o enchimento com água fervida, a quantidade evaporada de líquido é resfriada.
- Em seguida - filtre e adicione açúcar, na proporção de 1 parte de geléia para 2 partes de açúcar granulado.
- Em fogo baixo, a mistura de açúcar precisa ser fervida novamente.
- Assim que um xarope viscoso é obtido - retire do fogão e despeje em jarros: isso está curando o mel.
Como medicamento, é consumido 15 ml três vezes ao dia, lavado com água em abundância. Essa prevenção será especialmente relevante durante o período de grandes epidemias de doenças virais.
Importante! O mel de pinho reterá o suprimento máximo de suas propriedades benéficas somente quando armazenado em local fresco. Por esse motivo, em condições urbanas, recomenda-se colocá-lo nas prateleiras inferiores da geladeira.
Inalação
As inalações de rim de pinheiro são comumente usadas para tosse e garganta inflamada.. Para criar uma solução terapêutica, são fervidos 50 g de matéria-prima em 1 litro de água por pelo menos 10 minutos, após o que é necessário remover o recipiente do fogo, cobrir com uma toalha e respirar vapores de coníferas por cerca de 15 minutos.
Se imediatamente após ferver o vapor parecer muito quente, aguarde alguns minutos abrindo a tampa da panela. À medida que o caldo esfria, você pode se inclinar cada vez mais perto da superfície do líquido, tentando inalar os vapores das coníferas o mais completamente possível.
Instruções de uso ao tossir
Cada uma das receitas de um medicamento tem suas próprias características de uso, o que definitivamente vale a pena considerar em caso de sérios problemas de saúde e intolerância individual aos componentes da composição química dessas matérias-primas.
As principais contra-indicações incluem insuficiência cardíaca, doenças renais agudas e crônicas, período de gravidez e lactação em mulheres e idade do paciente. Quanto a este último, crianças e adultos devem beber caldos cozidos de maneiras diferentes e usar geléia de rim de pinheiro de maneiras diferentes.
Para crianças
É proibido o uso de brotos de pinheiro dentro da coleção de farmácias para crianças menores de 12 anos, conforme indicado na embalagem. No entanto, os defensores da medicina tradicional têm uma opinião completamente oposta sobre esse assunto, portanto usam decocções e infusões mesmo para crianças de um ano de idade, reduzindo apenas a dose desenvolvida para adultos. Para "esconder" um aroma de coníferas desagradável para uma criança, decocções são adicionadas a compotas, bebidas de frutas e chás de crianças, que podem abafar um aroma acentuado e um sabor tardio.
A única exceção são as tinturas que contêm álcool, o que realmente não deve ser dado às crianças. Para o tratamento de pacientes pequenos, é melhor substituí-los por formas aceitáveis desse medicamento na forma de decocções, infusões, xaropes e conservas. Às vezes você pode usar mel; o principal é lembrar a possibilidade de uma reação alérgica no bebê e observar a dosagem.
Para adultos
O cuidado no uso das receitas acima pelos adultos é explicado pela possível presença de uma ou mais contra-indicações, por exemplo, associadas a doenças cardíacas, intolerância individual aos componentes do pinheiro ou tendência a manifestações alérgicas.
De qualquer forma, vale a pena iniciar o tratamento com pequenas doses, monitorando cuidadosamente a resposta do organismo a um novo produto. Ao menor sinal de saúde prejudicada (por exemplo, náusea ou tontura), você precisa abandonar decocções, xaropes e outras formas de compostos terapêuticos usando brotos de pinheiro.Você sabe O sexo das pinhas pode ser determinado por sua forma e tamanho: os homens são sempre alongados e atingem um comprimento de 15 cm, enquanto as mulheres são arredondadas e não crescem mais de 8 cm.
Assim, os brotos de pinheiro podem servir de base para um medicamento para a tosse diversificado e eficaz. No entanto, apenas a observação estrita dos requisitos para a preparação de medicamentos terapêuticos e o uso dosado do produto acabado ajudarão a obter o máximo benefício do corpo, atingindo o resultado desejado do tratamento ou prevenção de tosse, bronquite e resfriados.