Com interesse na agricultura orgânica, o Ministério da Agricultura do Vietnã estabeleceu a meta de aumentar a participação de fertilizantes orgânicos para 15% e o consumo de fertilizantes orgânicos produzidos em casa de 1 a 3 milhões de toneladas até 2020.
Segundo Fam Min Lan, funcionário do departamento de proteção de plantas do Ministério da Agricultura, o uso de fertilizantes inorgânicos poluiu o solo e degradou a qualidade dos produtos agrícolas por muitos anos. A maioria dos agricultores está acostumada a usar fertilizantes inorgânicos devido ao seu efeito rápido.
Mas os requisitos para produtos agrícolas limpos nos últimos anos levaram a um aumento na demanda por fertilizantes orgânicos. Em 2017, o Vietnã importou 220 mil toneladas de fertilizantes orgânicos, e o número para 2018 foi de 215 mil toneladas.
Além de fornecer nutrientes às plantas, os fertilizantes orgânicos são eficazes para melhorar a qualidade do solo, reduzir a erosão, a evaporação e aumentar a eficiência do uso de fertilizantes.
De acordo com o Departamento de Proteção de Plantas, o Vietnã possui uma ampla gama de materiais para a produção de fertilizantes orgânicos. Isso inclui resíduos de gado, aquicultura e processamento agrícola, subprodutos vegetais, turfa, lixo doméstico e produtos microbianos, elementos minerais e substâncias biológicas.
Recentemente, o Departamento de Proteção de Plantas assinou um programa de desenvolvimento de fertilizantes orgânicos com muitas empresas. O objetivo desta etapa foi expandir a escala, aumentar a produção e a atualização de tecnologias para a produção de fertilizantes orgânicos de alta qualidade e a preços acessíveis a partir dos recursos existentes.