A captura de abelhas selvagens é sempre não apenas lucrativa, mas também uma atividade útil. Com ele, você pode obter insetos úteis de graça e salvá-los da morte. No futuro, em apenas um ou dois anos, um apiário produtivo pode se desenvolver a partir de um pequeno enxame de abelhas. Este artigo examinará em detalhes como criar armadilhas caseiras de abelhas a partir de meios improvisados e o que é necessário para isso.
Você sabe As abelhas são um dos habitantes mais antigos do planeta. Segundo achados arqueológicos, esses insetos existiam muito antes do aparecimento do homem, cerca de 100 milhões de anos atrás.
O que é uma armadilha de abelha?
Sob a armadilha de insetos na apicultura, é habitual significar uma variedade de dispositivos feitos de materiais naturais e artificiais destinados à isca de abelhas selvagens e perdidas. Essas armadilhas podem ter uma variedade de formas, mas na maioria das vezes são caixas quadradas ou retangulares (desova) feitas de PPP (poliestireno expandido) ou madeira compensada.Além disso, são frequentemente feitos de toras das espécies arbóreas mais comuns da região e, nesse caso, adquirem uma forma cilíndrica. Dentro de cada caixa, é criada uma cavidade de 5 quadros, no entanto, geralmente é fornecido espaço para 6 ou mesmo 8 quadros.
Isso melhora a eficiência da armadilha, porque, ao procurar novas colméias, os insetos costumam parar apenas nas maiores estruturas. Cada armadilha tem apenas uma entrada com uma trava pré-instalada. Depois que as abelhas povoam a colméia, a isca é fechada e os insetos são transferidos para o apiário.
Você sabe A apicultura é um dos mais antigos ramos econômicos da humanidade. Apesar do fato de que as primeiras colméias apareceram apenas nos séculos VII e VIII. BC e., homem primitivo extraiu com sucesso o mel.
Como fazer uma armadilha para abelhas com suas próprias mãos
A isca para um enxame jovem pode ser feita de qualquer material improvisado. Além disso, ele pode até ser feito com toras bem secas, mas neste caso será necessário não apenas habilidades de carpinteiro de alta classe, mas também muito tempo, portanto, o método mais simples, mas ao mesmo tempo eficaz de erguer a estrutura, será considerado abaixo.
Preparação de materiais
Para criar uma armadilha simples e confiável, você precisará do seguinte conjunto de materiais:
- madeira compensada com uma espessura de pelo menos 4 mm - 10 m²;
- viga de madeira 40 × 40 mm - 3 m;
- trilho de montagem 15 × 30 mm - 3 m;
- parafuso plano, metal - 1 pc .;
- material de cobertura (chapa galvanizada, material de cobertura, ardósia etc.) - 1,8 a 2 m²;
- tinta ou óleo de secagem - 1 l.
Importante! Após a pintura, a casa deve ser ventilada por pelo menos 1 mês, somente neste caso é possível eliminar completamente os odores não característicos.
Criação de dimensionamento e desenho
Antes da construção da estrutura, é necessário determinar claramente a que distância do apiário a armadilha estará localizada, para que seu volume e tamanho dependam dela. Quando um apiário está localizado perto de florestas e prados, é bastante grande, não inferior a 8 cem. Essas estruturas são criadas na forma de estruturas de duas camadas, o que torna possível capturar várias famílias ao mesmo tempo.Porém, se não houver um local adequado para sua instalação próximo, as casas serão tornadas móveis, em uma camada. Uma pequena armadilha permitirá que você a mova instantaneamente para o lugar certo, sem nenhum esforço. Além disso, ele pode fornecer com segurança aos insetos um volume de cerca de 50 litros, o que permite a instalação em uma capacidade de até 8 centenas.
Para fazer isso, a casa precisa ser feita na forma de um paralelepípedo retangular regular, enquanto as seguintes dimensões dos lados da estrutura devem ser fornecidas:
- paredes laterais - 51 × 50 cm;
- paredes finais - 51 × 20 cm;
- inferior - 51 × 20,8 cm;
- tampas - 54 × 23,8 cm.
Importante! A nova família deve ser protegida dos ladrões dos próximos apiários, caso contrário, uma família maior pode destruí-la completamente.
Instruções passo a passo
Para criar uma interceptação corretamente, você deve seguir as seguintes etapas seqüenciais:
- Prepare todos os elementos da estrutura futura, para isso, de acordo com as dimensões projetadas anteriormente do compensado, é necessário cortar duas paredes laterais e finais, a parte inferior e também a parte superior. Em seguida, uma viga de madeira é cortada em 4 segmentos de 47 cm, 4 segmentos de 16 cm e 2 segmentos de 45 cm No trilho de montagem, é necessário criar 2 espaços em branco de 20,8 cm e 2 de 54 cm.
- Crie a base da estrutura a partir da madeira, para isso, é necessário conectar 2 segmentos longos (47 cm) e 2 curtos (16 cm) em um retângulo regular.
- Nos cantos da base perpendicular à viga, prenda segmentos curtos de 16 cm de comprimento.
- Crie a caixa do futuro telhado. Para fazer isso, é necessário conectar 2 segmentos longos (47 cm) e 2 curtos (16 cm) em um retângulo regular e, em seguida, anexá-lo à estrutura criada anteriormente paralela à base.
- Para melhorar a durabilidade da estrutura, segmentos de 45 cm reforçam as paredes frontal e traseira. Para isso, são montados com uma aresta no ponto de contato superior das estantes horizontais e perpendiculares e a outra no lado oposto, na parte inferior da estrutura.
- Coloque a moldura resultante em painéis de parede, começando pela parte inferior e terminando pela lateral.
- Para equipar o teto, é necessário juntar o trilho de montagem em um retângulo e fixá-lo no centro do painel do telhado. A parte superior da tampa deve ser coberta com material de cobertura e, em seguida, certifique-se de vedar todas as costuras do telhado. Isso garante a durabilidade da estrutura e protege as abelhas da precipitação.
- Na borda inferior da extremidade frontal, é necessário fazer um furo retangular de 1 × 10 cm e instalar um parafuso sobre ele. Depois disso, você pode colocar favos de mel em casa e fechá-lo com uma tampa. Para fazer isso, você deve primeiro instalar as dobras, que se tornarão o principal suporte para os quadros.
Vídeo: como fazer uma armadilha para abelhas com suas próprias mãos
Na maioria das vezes, em fóruns especializados, muitos apicultores perguntam se as armadilhas devem ser pintadas e que cor e tinta devem ser usadas. Como você sabe, as abelhas reagem bastante negativamente a uma variedade de cheiros e substâncias tóxicas, o que pode assustá-las em uma nova casa, por isso é melhor usar óleo de secagem natural para pintar. Você pode substituí-lo por tintas de cor natural (verde, cinza, marrom). Ao mesmo tempo, é imperativo abandonar os fabricantes chineses e prestar atenção a tintas mais caras e ecológicas.
Onde colocar armadilhas para abelhas
Os apicultores mais experientes têm muitos locais secretos, a instalação de uma armadilha na qual quase sempre garante a captura de insetos. Muitas vezes, as abelhas migram ao longo de rotas seguras e estabelecidas há muito tempo, resultado de um cheiro especial da área, que atrai um enxame. Mas, para os apicultores iniciantes, a escolha de um lugar se torna um problema real, cuja solução depende da conveniência das armadilhas.
Para encontrar o lugar perfeito, é imprescindível levar em consideração o fato de que, na busca de um novo lar, o enxame viaja frequentemente muito longe da casa antiga. Ele está procurando um lugar livre, longe das famílias concorrentes e nas proximidades de campos floridos e outras plantações, de modo que a armadilha deve ser instalada longe dos apiários, a uma distância de pelo menos 3 quilômetros.
Além disso, eles são instalados fora dos assentamentos: seu ruído, radiação eletromagnética e poluentes emitidos por pessoas geralmente afugentam os insetos. Deve-se notar que a instalação de armadilhas perto de grandes lagos também é inútil, uma vez que as abelhas voam para esses lugares muito raramente.Um local ideal para capturar uma família jovem é considerado um prado ou território florido perto de bosques florestais. É melhor se esse local estiver localizado próximo a um pequeno corpo de água que flui. Os insetos sempre visitam esses lugares em busca de comida, o que garante sua captura.
Que horas são melhores para montar uma armadilha
Além de um local de sucesso, é imperativo determinar o tempo mais produtivo para a instalação de armadilhas. As abelhas costumam deixar sua residência uma vez durante um enxame. Durante esse processo, um grande enxame é dividido em uma ou mais famílias que fogem de casa para povoar novos territórios desabitados.
Na maioria das vezes, esse período começa no final de maio, com o advento de um grande número de várias plantas com flores, e é por isso que as armadilhas são criadas exatamente nesse período. No entanto, isso não deve ser feito com antecedência ou no verão, as chances de apanhar abelhas em outro período do ano são quase nulas, mas a probabilidade de resolver a armadilha com vespas, vespas ou formigas está aumentando rapidamente. Nesse caso, expulsá-los da casa geralmente traz muitas dificuldades.
Como pegar um enxame de abelhas em uma colméia vazia
O local e a armadilha certos não são a chave para a captura de abelhas, esses insetos são bastante caprichosos, portanto não será fácil atrair um novo enxame no apiário. Esses insetos não toleram o cheiro artificial, enquanto voam com prazer para as fontes de mel e outros produtos apícolas, portanto, com base no mel, própolis e outras coisas, você precisa criar uma isca.Para fazer isso, os produtos apícolas precisam limpar completamente o favo de mel e as paredes internas da casa. Além disso, o xarope de açúcar grosso pode ser usado como isca, com a qual o favo de mel é abundantemente coberto. No ambiente natural, as abelhas gostam de se instalar em cavidades de árvores, longe do chão, portanto esse recurso deve ser definitivamente adotado. A armadilha deve ser montada em uma árvore a uma altura de pelo menos 3 metros.
No entanto, este local deve estar confortável, longe de rascunhos. Depois que os insetos aparecem perto da casa, não vale a pena iniciar o transporte. Muitas vezes, os primeiros colonos são insetos escoteiros, cujo objetivo é escolher o local mais adequado para o rebanho, de modo que sua aparência nem sempre indica boa sorte. A transferência de armadilhas deve ser abordada somente quando a família se estabelecer, geralmente leva pelo menos um mês após o aparecimento dos batedores.
Para transferir a seção para o apiário, você deve seguir várias regras:
- Faça isso apenas à noite, após o pôr do sol. Esta medida é obrigatória, pois durante o dia a maioria dos insetos está fora.
- O transporte da armadilha deve ocorrer instantaneamente, a negligência a esta regra pode causar sérios estresses aos insetos e provocar a morte de parte do rebanho.
- Ao trabalhar com insetos, eles devem ser protegidos contra odores agudos (perfumes, gasolina, detergentes etc.), pois isso lhes causa fúria.