Todo mundo está acostumado ao fato de que o zimbro é um arbusto ou árvore sempre verde que é plantada em uma área aberta ou encontrada na natureza. Hoje, as maravilhas da seleção, juntamente com outras plantas de interior, permitem cultivar zimbro em casa. O principal é saber como plantar e cuidar de variedades anãs de arbustos de coníferas.
Tipos e variedades de zimbro
A família Cypress tem uma grande variedade de espécies anãs. Variedades decorativas de zimbro na forma de árvores ou arbustos altos são ótimas para o cultivo em um apartamento.
Dessa forma, você pode cultivar uma planta por vários anos e depois transplantá-la para um campo aberto, por exemplo, na varanda perto da casa. Uma característica de tais variedades é a resistência reduzida a condições adversas; se mantidas incorretamente, podem morrer.
Comprimir
Uma variedade de arbustos bonita tem uma coroa densa, forma simétrica colunar estreita. Sob condições naturais, atinge 2-3 m de altura. Em casa, atinge no máximo 1 m de altura, um ganho anual de 5 a 8 cm.
Você sabe Em uma casa, é melhor colocar os vasos com zimbro perto da janela sul.
Digite recursos:
- os galhos são rígidos, ajustando-se firmemente um a um, crescendo verticalmente;
- agulhas para agulhas verde claro com uma faixa esbranquiçada, comprimento até 0,6 m, verde escuro na parte inferior;
- crescimento lento;
- resistente ao inverno (até -35 ... -40 ° С);
- tolerante à seca;
- tolera bem as condições da cidade;
- fotófilo, cresce pouco à sombra, a sombra parcial tolera normalmente;
- quase todos os tipos de solos são adequados (úmido, seco, alcalino, ruim, ácido, etc.);
- possui propriedades de proteção do solo.
Precisa de tratamento preventivo regular com medicamentos na primavera e no outono.
Zimbro sólido
A cultura é dióica, as amostras femininas têm coroa solta a céu aberto, as amostras masculinas são colunares.
Características da classe:
- agulhas pontiagudas, de até 2,5 cm de comprimento, densas, enroladas, cada uma contendo 3 folhas, verde-amarelo, no inverno adquire uma cor marrom, formato linear estreito com uma faixa azul estomática na parte superior e convexa na parte inferior;
- galhos triangulares, brotos jovens pendurados;
- altura da planta em campo aberto - até 12 m;
- casca cinza, galhos velhos ficam marrom-avermelhados;
- fotófilo;
- fertilidade pouco exigente do solo;
- tolera bem a poda;
- tolerante à seca;
- cones pretos e azuis são pequenos e redondos com um tom azulado.
Usado para plantar no estilo de bonsai, pode ser cultivado em plantadores. A espécie é muito eficaz no cultivo decorativo.
Plumeza Aurea
A variedade decorativa atinge 1 m de altura e após 10 anos é a mesma em diâmetro. Na rua, atinge até 2 m de altura.
Descrição da variedade:
- crescimento lento;
- fotófilo;
- resistente ao gelo;
- pouco exigente para o solo, prefere solo moderadamente seco do pH ácido ao alcalino;
- agulhas de cor amarela dourada, marrom no inverno;
- Ao cultivar uma casa, é necessária uma poda regular.
Brotos jovens precisam ser escondidos dos primeiros raios do sol da primavera. Ele tolera uma pequena sombra parcial.
Viltoni
Variedade de zimbro rastejante com galhos ramificados flexíveis. A altura da planta é de 10 a 20 cm, o diâmetro da coroa na natureza é de 2 a 2,5 m A coroa se espalha no chão com um tapete denso. Ao crescer em casa, você precisa formar regularmente uma coroa.
Importante! O zimbro deve ser plantado no chão, onde há drenagem, que inclui mistura de turfa e areia.
Principais recursos:
- despretensioso em sair;
- pouco exigente para o solo (prefere moderadamente úmido, leve, fresco, solto, ligeiramente ácido ou neutro);
- fotófilo, pode tolerar sombra parcial;
- pequenas agulhas verde-azuladas, no outono e inverno, tornam-se lilás, de dois tipos (lanceoladas alongadas / pressionadas aos rebentos);
- tolera ar pouco seco.
Parece lindo em vasos na varanda, não precisa de poda, uma variedade resistente ao inverno.
Como cultivar zimbro em casa
As coníferas anãs internas não são tão difíceis de cultivar, se você seguir as recomendações de plantio e cuidado. Uma regra importante é manter o microclima certo.. É muito perigoso para o mato quando a sala fica quente e seca.
Vasos com mudas devem ser colocados perto de janelas, longe de sistemas de aquecimento, mais próximos da luz natural, mas não ao sol, caso contrário, o arbusto ficará amarelo e seco. No verão, pode ser transferido para o ar fresco. Na casa, um lote pessoal ou jardim é maravilhoso, no apartamento - uma varanda.
Você sabe Os romanos antigos preparavam o zimbro para as picadas de cobras, e suas bagas eram esmagadas e adicionadas ao vinho e usavam a bebida como diurético.
Como plantar zimbro em casa
Para que seu trabalho não se torne em vão, você deve seguir as seguintes regras de aterrissagem:
- o material de plantio imediatamente após a aquisição deve ser plantado em recipientes;
- 2 horas antes do plantio em uma panela, a muda é cuidadosamente regada com água com a adição de recarga, por exemplo, é usado humato de potássio;
- no fundo do tanque, uma camada de drenagem de argila expandida ou uma mistura de cascalho, areia e tijolos quebrados é necessariamente colocada;
- o vaso deve ser o mais espaçoso possível para o crescimento das raízes;
- quando crescer em um espaço limitado, o solo para as coníferas deve ser preparado de uma maneira especial;
- É importante monitorar a umidade do solo para evitar a secagem e remover o excesso de água do poço, especialmente na estação de aquecimento.
Em casa, o zimbro se sente muito bem quando o nível de umidade e a temperatura são observados dentro da faixa normal.
Como escolher a iluminação
Um arbusto plantado em uma panela precisa de iluminação adequada. As agulhas são fotófilas, mas morrem da luz solar direta. Também é um grande erro quando no verão o vaso é colocado à sombra, no inverno - ao sol. Nos invernos frios, uma janela no lado sul deve ser selecionada para o zimbro. Na estação quente, é necessário criar uma leve sombra parcial e colocá-lo no parapeito da janela, na parte norte da casa ou apartamento.
Condições climáticas
Para garantir um clima confortável para as agulhas sempre-verdes decorativas, é necessário observar o regime de temperatura. O principal é evitar o superaquecimento do ar, especialmente no verão. Temperatura ambiente não deve exceder + 25 ° C. A planta reage negativamente à hipotermia e correntes de ar, apesar de adorar ar fresco. É impossível que a temperatura desça abaixo de + 13 ° C.
Seleção de capacidade
O vaso ou vaso de flores deve ser extremamente livre, pois o arbusto precisa de espaço suficiente para o desenvolvimento e crescimento das raízes. Uma camada de drenagem é necessariamente derramada no fundo do tanque.
Os contêineres de aterrissagem mais adequados feitos de material natural são argila, porcelana e cerâmica. Nos vasos de flores, pode haver um padrão harmonioso que ficará bonito com a forma da coroa quando ela for criada durante o crescimento do arbusto.
Preparação do solo para zimbro
A idéia de que a cultura de coníferas é completamente despretensiosa para o solo é uma falácia. Somente formas selvagens são adaptadas a qualquer solo. As variedades decorativas domésticas precisam de uma composição especial de substrato para o crescimento total.
Importante! É necessário estimular o crescimento do zimbro cobrindo imediatamente após o plantio. Quando ele se enraíza, a adição de fundos deve ser limitada ao mínimo.
O solo deve conter esses ingredientes:
- mistura de grama;
- turfa;
- areia;
- fertilizante universal ou nitrofoska.
Você pode comprar misturas prontas de solo para plantas ciprestes em lojas especializadas. Consiste em areia de rio, turfa e os principais oligoelementos para um bom crescimento de agulhas.
Plantando uma planta
O plantio é realizado na primavera, para que o material do plantio seja aclimatado com sucesso durante a estação de crescimento e comece a crescer raízes e a parte aérea.
Abaixo está uma instrução passo a passo para plantar uma muda em um recipiente, o que garantirá sua rápida sobrevivência:
- O vaso é lavado, desinfetado e bem seco.
- Compre ou prepare independentemente um substrato.
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo do vaso.
- Eles enchem o solo com uma altura de 4-6 cm.
- A muda é delicadamente removida do recipiente anterior, para que um pedaço de terra seja preservado nas raízes.
- Coloque um novo vaso de flores.
- As lacunas que se formaram durante o movimento do arbusto são cobertas com um substrato no pescoço da raiz.
- Regado com água e após 20 minutos, escorra o resíduo da panela.
- Polvilhe a coroa. Use uma pistola finamente dividida.
- Eles colocam um vaso de flores no parapeito da janela com boa iluminação, onde não há luz solar direta.
- Na primeira semana após o pouso, eles prestam cuidados completos.
No final do pouso, a camada superior da terra é um pouco adulterada, coberta de turfa ou húmus.
Como cuidar em casa
Para não sentir desapontamento com o trabalho realizado e obter um zimbro chique em casa, deve haver um cuidado competente com a cultura de coníferas da sala.
Rega e alimentação
A planta adora rega moderada, mas é impossível o solo secar. A umidade do solo deve ser constantemente monitorada. No verão, a rega é fornecida uma vez a cada 2 dias, com os primeiros sinais de secagem na camada superior da terra. Na estação fria, regada duas vezes por mês. O excesso de água no dreno é drenado. Os arbustos são pulverizados diariamente no verão, no inverno - 1 vez em 2 dias.
Além disso, a alimentação adequada em pequenas doses deve ser organizada. Quando houver crescimento ativo (abril - setembro), uma vez a cada 14 dias na água que é regada, misture fertilizantes minerais. É permitido misturar húmus e outras matérias orgânicas. Mais perto do inverno, eles se alimentam uma vez por mês e, em novembro, a alimentação é completamente excluída.
Poda
Para variedades decorativas da família Cypress, a poda é realizada uma vez por ano. Fevereiro é a melhor época para cortar galhos danificados e secos.. Durante a formação da coroa, a poda começa com brotos jovens na parte apical.
É melhor cortar o topo para um comprimento maior, em comparação com outros ramos. Assim, a planta cresce mais magnífica e torna-se saudável e forte.
Proteção contra doenças e pragas
Mesmo em casa, confortável e isolado do ambiente externo, é possível a infecção por doenças, doenças e pragas. Folhas de coníferas amareladas e moribundas se tornam um sinal de uma doença ou infecção. Então os galhos e toda a planta são afetados. As áreas afetadas são removidas e as mudas são tratadas com fungicidas. Um arbusto fortemente danificado não pode ser salvo.
Você sabe O leite, que é armazenado em recipientes de zimbro, não azeda nem no calor. Esse recurso foi usado por artesãos da Rússia antiga e fez pratos a partir da casca de uma planta de coníferas.
Em outros casos, você pode tomar medidas:
- Em caso de derrota escala, suas larvas e moscas de zimbro realizam capina ao redor do círculo do tronco.
- Traça de caça Caterpillar destruir inseticidas pulverizando com uma solução toda a planta.
- Raízes danificadas por podridão ou fungos, você pode tentar cortar áreas saudáveis, tratá-las com fungicidas e transplantar em uma nova panela estéril com solo fresco.
- Após a precipitação ácaro isolar de outras plantas e executar o processamento de "Actofit" ou "Neoron". Para evitar sua ocorrência, a umidade do ar deve ser controlada.
As folhas podem ficar amarelas e cair quando o sistema radicular está podre ou devido ao excesso de umidade, solo inadequado e falta de drenagem.
Em geral, o cultivo de plantas ornamentais de zimbro em casa é um processo simples e problemático. O arbusto cria raízes bem, responde aos cuidados adequados e alimenta-se com um crescimento bonito. Variedades que crescem verticalmente podem criar uma bela forma de coroa. No entanto, nem todas as variedades podem criar raízes em vasos. Somente certas variedades de anões da família Cypress podem se acostumar com as condições do ambiente.