Nas próximas semanas, será realizada uma votação em greve de mais de três mil membros do sindicato Unite do maior empregador da Irlanda do Norte, a Moy Park Poultry Plant.
O sindicato afirmou que, durante as negociações salariais em andamento, os membros do sindicato votariam contra "demandas injustificadas de liderança". A Moy Park é a maior empresa privada da Irlanda do Norte e um dos principais produtores europeus de carne de aves, com mais de 6.300 pessoas empregadas em suas empresas.
A causa do conflito é a decisão da empresa de fechar temporariamente parte da produção em uma planta de processamento importante e alterar as condições de trabalho. Os trabalhadores consideraram isso um "golpe" para os meios de subsistência, enquanto Sean McKeever, um funcionário regional da Unite que representa os membros do Moy Park, disse que a empresa "pretende atacar as condições de trabalho dos trabalhadores da região".Sean McKeever acrescentou que “durante as recentes negociações salariais, eles apresentaram propostas destinadas a reduzir os subsídios por turnos, subsídios por doença, direito a férias, subsídios para visitas, dias nominais, dias fixos e intervalos decentes, ou seja, . propor condições de trabalho inaceitáveis para esses trabalhadores ”.
"A gerência deve pensar novamente - essa não é uma força de trabalho que ficará de lado quando estiver sendo reduzida e limitada na luta por direitos e direitos", resumiu o líder sindical.