No território da Ucrânia, foram identificados focos de ambrósia nas regiões Nikolaev e Kharkov.
Os inspetores da inspeção fitossanitária realizam inspeções periódicas em áreas agrícolas e florestais, locais onde são armazenadas e processadas plantas e seus produtos, plantas de quarentena e áreas adjacentes a elas.
Durante o período de 25 a 31 de maio de 2019, no momento da inspeção e inventário dos focos previamente detectados de organismos de quarentena, a inspeção estadual revelou um perigoso organismo de quarentena - absinto Ambrosia (Ambrosia artemisiifolia L.): na região de Nikolaev (nas terras de 2 regiões) em o território de 86,5 hectares e na região de Kharkov (nas terras de 2 distritos) no território de 5,5 hectares.
Com base nos resultados do exame fitossanitário, foram estabelecidos atos de inspeção para estabelecer o estado fitossanitário e também foram examinados fatos da detecção do organismo de quarentena da ambrósia, bem como foram dadas ordens para aplicar medidas fitossanitárias a ele.
Essas medidas prevêem a destruição de plantas, bem como determinam a ordem de movimento dos objetos reguladores nas zonas de quarentena e além.
Anteriormente, foi relatado que 3,2 milhões de hryvnias foram alocados para a luta contra a ambrósia no orçamento de Poltava.