As cebolas são famosas por seus efeitos benéficos no corpo humano devido ao conteúdo de um complexo vitamínico-mineral único. No entanto, a variedade de qualidades medicinais aumenta se o vegetal é cozido. Qual é o uso de uma cebola assada e sob quais doenças ela tem o maior efeito - vamos descobrir.
A composição química e vitamínica das cebolas cozidas
Surpreendentemente, após o tratamento térmico, a cebola retém todos os componentes valiosos e suas substâncias constituintes permanecem inalteradas. A composição química do vegetal cozido é representada pelas seguintes substâncias biologicamente ativas:
Vitaminas:
- grupos B (B1, B2, B6, B12) - participam do metabolismo energético, normalizam o trabalho dos sistemas cardiovascular e nervoso, melhoram o humor, aliviam a depressão, normalizam o sono;
- ácido ascórbico (C) - ativa as funções protetoras do corpo, ajuda a lidar com vírus e bactérias, fortalece o sistema imunológico;
- A - participa de processos redox, regula a síntese de proteínas, acelera os processos regenerativos, melhora a condição da pele.
- cobalto - ajuda a aumentar o nível de hemoglobina, normaliza a frequência cardíaca, remove acúmulos de colesterol dos vasos sanguíneos;
- Manganês - limpa os órgãos internos de toxinas e radicais livres, melhora a absorção de cálcio, fortalece ossos e cartilagens;
- potássio - melhora o funcionamento do músculo cardíaco, normaliza o sistema nervoso, tem um efeito benéfico no metabolismo celular, é responsável pelo equilíbrio da água;
- cobre - participa dos processos de hematopoiese, apóia a beleza da epiderme, protege contra os efeitos negativos de produtos químicos nocivos;
- ferro - impede o desenvolvimento de anemia, enriquece as células com oxigênio, participa de processos hematopoiéticos;
- iodo - regula o metabolismo, tem um efeito benéfico sobre a glândula tireóide, ativa o funcionamento das células imunológicas;
- níquel - estimula os processos de formação de sangue, normaliza os níveis hormonais, fornece oxigênio às células, ativa a ação da insulina.
Além disso, a composição das cebolas cozidas é suplementada com flavonóides, ácidos fólico e succínico, antioxidantes, extratos de óleos essenciais, fibras. O produto pertence à categoria de baixas calorias - apenas 36 kcal por 100 g. Ao mesmo tempo, a BJU vegetal consiste em:
- proteína - 1,3 g;
- gordura - 1,7 g;
- carboidratos - 8,4 g.
Você sabe O suco de cebola ajuda a produzir esperma e tem um efeito positivo na potência. Mesmo nos tempos antigos, era chamado de "almíscar dos pobres" e afirmava que era capaz de recuperar o poder masculino, mesmo para "os maridos mais lânguidos".
Como assar cebolas?
A cebola assada é amplamente usada para fins medicinais, no entanto, para ser o mais eficaz possível, ela deve ser adequadamente preparada. Recomenda-se assar o produto no forno ou no microondas. Geralmente, ingredientes adicionais não são usados para preparar o vegetal. O processo de cozimento é simples e baseado nas seguintes ações:
- Escolha lâmpadas de tamanho médio que tenham a composição mais equilibrada.
- O vegetal, juntamente com a casca, é limpo de contaminantes, resíduos do solo, bem lavado e seco.
- A cebola e a casca são embrulhadas em papel alumínio, assadas no forno por 10 a 20 minutos a uma temperatura de + 180 ... + 200 ° C.
- Quando um vegetal adquire uma cor dourada e transparente, é removido.
Ao preparar cebolas, seu sabor fresco pode variar com uma pitada de sal, uma pequena quantidade de azeite, vegetais ou óleos de colza.Importante! Em uma panela, o vegetal é frito por 10 a 15 minutos, no microondas - não mais que 15 minutos, em panela lenta - cerca de 30 minutos.
Propriedades úteis e curativas para o corpo
A rica composição biológica determina toda a gama de qualidades úteis de cebola cozida. Tem um efeito sedativo, antibacteriano, cicatrizante, anti-inflamatório, bactericida, restaurador, antienvelhecimento e regenerativo.
- É mostrado para:
- normalização dos níveis de glicose no sangue;
- cicatrização de feridas, furúnculos, inflamação, arranhões, lesões pustulares, queimaduras;
- fortalecimento vascular e normalização do sistema cardiovascular;
- terapia de doenças respiratórias - bronquite, pneumonia;
- prevenção de anemia;
- tratamento e prevenção de resfriados, doenças infecciosas e virais;
- normalização do trato digestivo;
- retardando o processo de envelhecimento do corpo;
- restauração da pele;
- eliminação de violações no trabalho do baço, responsável pela imunidade;
- tratamento de doenças do aparelho geniturinário;
- fortalecimento dos folículos capilares e prevenção de problemas de queda de cabelo.
- prevenção e tratamento de dores de cabeça.
Importante! O curso mínimo de tomar fitoterapia é de pelo menos uma semana. Somente após 7 a 10 dias após a ingestão do produto é possível observar um efeito tangível no interior. Os resultados positivos da aplicação externa de cebolas serão visíveis muito antes.
O uso de cebola assada na medicina popular
A medicina tradicional afirma que a cebola assada é uma cura para 100 doenças. Vamos descobrir como usar o vegetal externamente e internamente, e o que exatamente ajuda.
Aplicação ao ar livre
O tratamento com cebola assada é mais apropriado para várias doenças de pele: furúnculos, calos, furúnculos, focos de inflamação.
De furúnculos
A contaminação da pele, sudorese profusa, maus hábitos e imunidade enfraquecida contribuem para o fato de uma pessoa ter furúnculos - inflamação purulenta da pele causada pelo agente causador do estafilococo. A cebola assada é reconhecida como uma excelente maneira de combater a furunculose, que acelera a maturação do abscesso e permite que seu conteúdo saia mais rapidamente. Para se livrar da fervura, faça o seguinte:
- Misture duas partes de mingau de cebola assada e uma parte de sabão em pó ralado.
- A pasta resultante é aplicada na área afetada, coberta com um guardanapo e fixada com gesso.
- Após 3-4 horas, o curativo é trocado.
Importante! Para o tratamento, é necessário usar apenas um vegetal resfriado, não quente ou quente.
De calos
As cebolas cozidas não são menos eficazes contra calos e calos. Ajuda a hidratar a pele, aliviar o ressecamento excessivo da pele e "esticar" o calo.Neste caso, é usado desta maneira:
- Duas cebolas pequenas são assadas no forno por 20 minutos.
- Em seguida, um vegetal é fervido em água por 3-4 minutos.
- A segunda cebola é esmagada para um estado homogêneo.
- No caldo de cebola quente, o milho é cozido no vapor por 35 a 40 minutos.
- A polpa de bulbo é aplicada ao milho, coberta com filme plástico, e meias quentes de terry são colocadas em cima.
- A compressa pode suportar 3-4 horas.
Se houver calos muito velhos e secos, o procedimento é repetido 3-4 vezes.
Para acne
A acne inflamada ou interna pode ser curada usando mingau de cebola na forma de uma máscara, que é aplicada à pele do rosto limpa. Os componentes do vegetal cozido têm efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e anti-sépticos, portanto, permitem remover rapidamente a vermelhidão, remover formações pustulares, acalmar a pele e restaurar sua cor natural.
Recomenda-se aplicar mingau de cebola picada diariamente, até que a acne seja completamente eliminada.
Esporões de calcanhar
Para reduzir a dor nos calcanhares e aliviar a inflamação, os curandeiros tradicionais aconselham o uso de compressas de vegetais cozidos. Para fazer isso:
- Uma cebola grande é cortada ao meio e assada no forno por 15 minutos.
- Pétalas de cebola são aplicadas nos pés, na área do calcanhar, fixadas com filme plástico e um curativo.
- Após 2 horas, a compressão é alterada.
Você sabe Surpreendentemente, as cebolas contêm mais açúcar do que uma maçã ou pêra. Ao mesmo tempo, na forma assada, é capaz de reduzir a glicose no sangue devido à presença de substâncias especiais.
Aplicação interna
O uso regular de cebola assada no interior é indicado para várias doenças, incluindo câncer. É útil para o fígado, rins e baço, trato digestivo, sistema cardíaco e nervoso, articulações, ossos e tecidos musculares.
De hemorróidas
Com hemorróidas externas, o tratamento com cebola cozida pode se tornar uma das melhores soluções. A receita para um remédio de cura é simples:
- A cebola é cortada em duas partes e assada a uma temperatura de + 150 ° C até formar uma tonalidade dourada.
- Quando o vegetal esfria a uma temperatura confortável, uma metade é aplicada com o lado interno na área do ânus.
- Deixe a cebola na área afetada até que esfrie completamente.
- À noite, o procedimento é repetido usando a segunda metade pré-aquecida da cebola.
Com hemorróidas em paralelo ao uso externo, recomenda-se a aplicação de mingau de cebola assada por via oral diariamente, meia lâmpada duas vezes ao dia. O consumo do produto reduzirá a inflamação interna, a dor no ânus, o sangramento, a circulação sanguínea e aliviar a constipação.Importante! Apenas hemorróidas externas podem ser tratadas com mingau de cebola, que não sangra.
De parasitas
A medicina tradicional usa cebolas cozidas como uma ferramenta para a prevenção e tratamento de parasitas (vermes). Para preparar o medicamento:
- Asse a cebola no forno por 15 a 20 minutos.
- O vegetal é moído com um liquidificador, o mel é adicionado em proporções iguais.
- A mistura é bem misturada e tomada 3-4 vezes ao dia por 1 colher de chá.
Com diabetes
O produto descrito é frequentemente usado no tratamento da diabetes, pois tem a capacidade de reduzir a glicose no sangue e controlar sua concentração.
O vegetal contém uma substância especial - glconina, responsável pela normalização dos níveis de açúcar. O efeito é suportado por outro componente - alicina, que elimina a necessidade de administração frequente de insulina.Os diabéticos devem ser consumidos diariamente diariamente por uma cebola pequena, independentemente da hora do dia. Você também pode fazer uma infusão de vegetais cozidos:Importante! Os efeitos benéficos da cebola assada na diabetes foram comprovados não apenas pelos curandeiros tradicionais, mas também pela medicina tradicional.
- As cebolas cozidas são esmagadas e colocadas em uma tigela de vidro.
- O mingau é vertido com água fervida para que o líquido cubra completamente a mistura.
- Insista na geladeira por um dia.
- Eles bebem a infusão 15 minutos antes da refeição, 1/3 xícara três vezes ao dia, adicionando algumas gotas de vinagre de vinho à bebida.
Contra-indicações e possíveis danos
Apesar da enorme variedade de qualidades úteis, as cebolas cozidas têm contra-indicações, principalmente associadas ao seu consumo excessivo.
- O consumo do produto é descontrolado, em grandes volumes pode causar:
- distúrbios do sistema nervoso, irritabilidade;
- dor de cabeça
- aumento da acidez do estômago;
- aumento da pressão arterial;
- mudanças de humor.
Em outros casos, com estrita observância de dosagens e proporções, as cebolas não são capazes de prejudicar o corpo humano.Você sabe As cebolas cozidas contêm substâncias únicas - voláteis, que impedem o desenvolvimento de patologias oncológicas, e também são capazes de interromper o crescimento e o desenvolvimento das células cancerígenas existentes.
Recomendações de culinária
Cebola assada é verdadeiramente um remédio único que pode lidar com muitas doenças. Ele provou ser eficaz no tratamento de diabetes mellitus, distúrbios gastrointestinais, hemorróidas, acne, focos de inflamação na pele, furúnculos, ajuda contra vermes, abscessos na boca, calos. Pode ser aplicado externamente, colocado na bochecha, consumido por dentro.No entanto, a utilidade do produto é amplamente determinada pela correção de sua preparação. Os especialistas aconselham assar cebolas usando um dos métodos descritos abaixo:
- Clássico As cebolas, juntamente com as cascas, são lavadas, secas, embrulhadas em papel alumínio e assadas por 15 a 20 minutos no forno a temperaturas de + 180 ... + 200 ° C.
- Com azeite e sal. Você pode diversificar o sabor do produto se adicionar azeite. Para isso, as cebolas são cortadas em quatro partes, cada uma das quais é salgada e polvilhada com uma pequena quantidade de óleo. Os legumes são cobertos com papel alumínio, assados até dourar, cerca de 30 minutos.
O consumo regular de cebola cozida impedirá o desenvolvimento de problemas de saúde e superará com sucesso muitas das doenças existentes. O produto é caracterizado por uma rica composição biológica, que é completamente preservada após o tratamento térmico. Outra vantagem do vegetal é a quase completa ausência de contra-indicações, pelas quais pode ser utilizada por crianças, mulheres grávidas e idosos.