A lista de plantas exóticas inclui a dracaena Compacta. O compromisso de muitos com o habitante tropical é causado pela facilidade de atendimento. Leia mais sobre a cultura e as características de seu cultivo.
Descrição do Dracaena Compact
A popularidade do arbusto Dracaena Compacta é evidenciada pelo fato de adornar muitos cômodos.Esta planta extraordinária migrou para nossa região dos trópicos da África do Sul e das Ilhas Canárias. A planta é uma família de dracaena perfumadas, na qual existem de 150 a 400 espécies.
Você sabe A palavra «dracaena» muito originalmente traduzido do grego - "dragão feminino".
A compacta dracaena possui folhas verdes escuras (quase pretas) de forma cônica, com um brilho brilhante, pressionadas firmemente uma contra a outra. Formando camadas distintas, as folhas parecem estar reunidas em volta de um tronco grosso que parece um pouco com um caule. Em diâmetro, a parte foliar atinge indicadores de 1 a 1,5 m.Em casa, pode atingir 70 cm, raramente floresce. No ambiente natural, a taxa de crescimento é várias vezes maior (até 6 m), e pequenas inflorescências de cor branca cobrem a cultura. Note-se que a dracaena cresce muito lentamente. Vive até 15 anos ou mais.
Você sabe Segundo a lenda, um guerreiro que se apaixonou pela filha do líder recebeu uma tarefa de seu amado pai: enfiar uma vara de madeira no chão e molhá-la por 5 dias. Dizia-se que, após cinco dias, o bastão estiver coberto de folhas verdes, o guerreiro poderá se tornar o marido da menina. O poder do amor operou um milagre: durante esse período, a dracaena cresceu a partir de uma vara, que desde então passou a ser considerada um símbolo de felicidade, pois unia o coração dos amantes.
Vantagens e desvantagens do crescimento
Compactos de alta viabilidade e sua resistência ao "habitat" tornam possível o cultivo desta planta em casa.
- Existem outras vantagens:
- não requer cuidados especiais: o principal é escolher o “local de residência” certo, organizar a rega e a alimentação;
- aparar transferências com bastante facilidade;
- para a reprodução e transplante de cultura não requer conhecimento e trabalho especiais.
Praticamente não há desvantagens óbvias do crescimento. Alguns jardineiros consideram o crescimento lento e a capacidade de sucumbir aos ataques de pragas como desvantagens. A flor reage imediatamente se o proprietário não levar em consideração os requisitos de iluminação, rega e solo.
O que você precisa fazer imediatamente após a compra
Os cultivadores de flores experientes recomendam o replantio da Compacta imediatamente após a compra, uma vez que as regras de plantar uma planta são negligenciadas nas lojas de flores. A cultura deve ser colocada em um solo favorável, um recipiente conveniente e garantir que seu sistema radicular esteja em ordem.
Crescer e cuidar de casa
Inclui a escolha de um local favorável, em conformidade com todos os requisitos de iluminação, temperatura, umidade do ar, seleção de solo nutriente, organização de regimes de irrigação e cobertura, observância das regras de poda, formação de coroas e transplante de arbustos ornamentais. Detalhes para cada item.
Microclima
O compacto tolera dolorosamente a luz brilhante, por isso é melhor defini-lo em um canto escuro, onde apenas raios de luz dispersos caem sobre a flor. Deve-se dar preferência aos cantos oeste e leste da casa.
É estritamente contra-indicado colocar o Compact perto das janelas do sul, pois os raios solares causam imediatamente a formação de manchas amarelas e marrons em suas chapas, o que pode levar à morte. Essa folhagem precisará ser podada.
No verão, a planta é aconselhada a se mudar para uma varanda ou terraço, protegida contra correntes de ar e rajadas de vento repentinas. A cultura relatará hipotermia com suas folhas coagulantes.
A origem tropical da dracaena explica seu amor pelo calor e pela alta umidade. Condições ideais de temperatura para uma flor - + 20 ° C - + 25ºС. Não deve ser permitido estar abaixo de + 14ºС, pois com esses indicadores o Compact murcha diante de nossos olhos.
O ar deve estar úmido, entre 80-90%, o que é extremamente difícil de conseguir no inverno, quando a sala é aquecida por aquecimento central. Dracaena precisa de procedimentos de hidratação: ela precisa ser regularmente pulverizada com água morna.
A pulverização diária também é organizada no verão quente. Você precisa esfregar as folhas dos lados superior e inferior e também garantir que a água não entre nos funis decíduos, pois isso pode fazer com que o tronco apodreça. A planta precisa tomar um banho quente e remover a poeira depositada nas placas das folhas.Não deixe o solo secar, sua umidade sempre deve ser mantida. Em relação ao solo, é mais fácil comprar o substrato certo em uma loja especializada, mas você mesmo pode preparar a mistura necessária de solos.
Geralmente eles misturam terra, turfa e areia nas mesmas proporções, acrescentam um pouco de carvão, serragem, que é uma medida preventiva contra a podridão das raízes. O fundo do tanque deve ser bem drenado para evitar estagnação da água. 2-3 vezes por mês, envolva-se em afrouxar o solo. Tais procedimentos aumentam a permeabilidade do solo.
Importante! Jardineiros experientes, além de pulverizar, recomendam limpar folhas exóticas de vez em quando. «preso» em casa. Ao executar esse procedimento, você pode perceber pragas que atacam a planta a tempo.
Rega e alimentação
A Dracaena Compacta precisa de rega abundante e regular. No verão, é regada todos os dias. No inverno, o número de irrigações é reduzido para 3 vezes por semana. Você pode descobrir se uma planta precisa ser regada sondando o solo.
Se a camada superior estiver seca de 2 a 3 cm, será necessário regar a planta imediatamente. Meia hora após a rega, a água que se acumulou na panela deve ser drenada.
A rega excessiva também pode prejudicar a colheita, portanto, verifique se o solo sob esse representante dos trópicos está sempre úmido (mas não pantanoso). O molde não deve ser permitido: isso pode afetar adversamente a cultura e criar condições favoráveis para pragas.
Recomenda-se levar água filtrada para irrigação. Temperatura - sala.
A cobertura deve ser aplicada a cada duas semanas, da primavera ao outono. No inverno, começa um período inativo, para que a planta não precise de fertilizantes. Você pode recorrer ao uso de fertilizantes complexos para dracaena, palmeiras (por exemplo, "Ideal", "Arco-íris").Você pode usar cobertura líquida com alto teor de fósforo, potássio e nitrogênio. Esses componentes devem ser adicionados à água para irrigação.
Aparar e modelar o tronco
Para que a dracaena cresça exuberante e esbelta, é necessário um corte oportuno e a formação do tronco. O momento mais favorável para o procedimento é de maio a junho. É durante esse período que a máxima ativação do crescimento e a formação de novos brotos na planta são rastreadas.
Os rudimentos das brotações desempenham funções regenerativas: secretam hormônios que curam a seção o mais rápido possível e participam da formação de uma nova e magnífica coroa. Como regra, o topo é cortado. Você pode escolher a altura de corte a seu critério (dependendo da eficácia com que a planta se encaixe no interior).
Importante! Você pode aparar apenas as plantas cujo crescimento atingiu 30 cm (referindo-se à distância do solo à formação das folhas superiores).
O topo cortado não deve ser jogado fora: com os devidos cuidados, pode criar raízes. Pegue outra planta. Use uma faca afiada para aparar. Tente não espremer o tecido da planta.
Às vezes, existem situações de emergência, como resultado das quais a poda é necessária sem agendamento (por exemplo, se a cultura é quebrada). Eles são cortados de acordo com o mesmo princípio, e o local do corte é tratado com uma mistura de verniz de jardim ou parafina (esta medida também é recomendada para poda planejada).
Isso protegerá a flor da secagem e evaporação da umidade. No lugar do corte, formam-se os rudimentos de novas folhas ou brotos.
Datas e tecnologia de transplante
A cada 2 anos, um adulto Compacta (a partir de 5 anos) precisa de um transplante, o que é desejável que seja organizado na primavera, depois de despertar a cultura da chamada hibernação de inverno. Plantas jovens são transplantadas anualmente.
A cada transplante, você precisa escolher um recipiente cujo diâmetro é 3-4 cm mais largo que o anterior. Vasos feitos de materiais naturais (argila, por exemplo), proporcionando uma boa troca de ar, são bem-vindos. Ao transplantar, siga as dicas acima para selecionar o solo.
Importante! Antes do transplante, recomenda-se derramar sobre uma panela de barro com água fervente e deixá-lo na água por um curto período de tempo. Isso ajuda a abrir os poros da cerâmica.
A tecnologia de pouso é a seguinte:
- drene o solo usando areia perlita ou grossa (2-3 cm);
- um substrato é derramado sobre materiais de drenagem;
- Dracaena é colocado no centro da lâmina do substrato e, consequentemente, da panela. O sistema radicular da planta antes disso já precisa ser limpo da terra em que cresceu antes e também inspeciona-o cuidadosamente quanto a pragas e danos;
- espalhe cuidadosamente as raízes e encha-as com terra, um pouco de socada;
- regar a planta e transferir para um canto favorável a ela.
Acontece que a planta desaparece após o transplante. Isso ocorre devido ao chamado estresse (a flor sobreviveu a algo semelhante a uma pequena operação).
Métodos de criação
Existem três métodos principais de reprodução: estacas apicais, cortadas por fragmentos e sementes de caule.
Importante! O tronco da parte superior cortada deve ser limpo de folhas.
É mais ideal e simples recorrer à reprodução por estacas apicais. O topo aparado é colocado na água, o que é recomendado para "fertilizar" com algumas gotas do medicamento chamado "Heteroauxina". Quando as raízes aparecem, o processo é transplantado para o solo e resolvido, observando todas as regras acima.
A essência da reprodução ao dividir o caule é dividir o tronco em cubos iguais, com um comprimento de cerca de 7 cm cada. Os pontos de corte são tratados com “Kornevin” ou vazados com parafina quente. Tais estacas são imediatamente colocadas em um substrato de turfa-areia.
É aconselhável criar uma pequena estufa acima do recipiente com estacas usando um filme. O tanque em si é transferido para uma sala quente (+ 25ºС) com alta umidade. A aparência das primeiras folhas deixa claro que é hora de transplantar a planta em um vaso separado.
A vantagem desse método de propagação é que os contêineres com estacas são muito fáceis de transportar.
O método de reprodução mais problemático e difícil é a semente. As sementes são geralmente compradas em lojas especializadas. Imediatamente antes do plantio, eles são embebidos em uma solução de zircão, que ajuda a aumentar a germinação das sementes, estimular o crescimento de uma futura planta e aumentar sua imunidade.
Você sabe Algumas espécies de dracaena suco vermelho (“sangue de dragão”), que antigamente era usado ativamente na medicina, além de dar cores vivas aos produtos de vinho e chá. Hoje é adicionado a vernizes para trabalhar com metal.
A temperatura da solução estimulante deve ser + 30ºС. As sementes são semeadas em um substrato para palmeiras, regadas e cobertas com um filme, transferidas para uma sala quente. Após 1-2 meses, as sementes germinam. Com o advento dos brotos, o filme é removido.As mudas devem receber água e fertilizantes regulares; eles são mergulhados em um local permanente somente depois que crescem (cerca de 6 cm).
Características do período de floração
Nem todos os proprietários do Compact conhecem as características de sua floração. Floresce uma vez a cada 7-10 anos. Representantes do gênero dracaena perfumado, diferentemente de seus "parentes", emitem um aroma agradável. Suas flores são coletadas em inflorescências soltas, panículas de cor branca com manchas cor de rosa.
Após a floração, apenas um grão de semente é formado. A fruta é de cor laranja, semelhante a uma baga.
Doenças, pragas e métodos para lidar com eles
Muitas vezes, a aparência da planta piora, o que pode ser causado pelo desenvolvimento de doenças e pelo aparecimento de pragas.
Você pode descobrir facilmente o que exatamente impede que o dracaena se desenvolva ativamente estudando os sintomas:
- Murcha e secagem de folhas indica falta de umidade no solo e no meio ambiente. Sintomas semelhantes se desenvolvem e, como resultado, ao usar água fria para irrigação.
- Se a folhagem se formar manchas incolores, isso indica que a planta recebeu uma queimadura: ficou sob a luz direta do sol. O aparecimento de manchas marrons pode ser desencadeado por rega insuficiente. Sintomas semelhantes aparecem como resultado da localização da flor em um rascunho.
- Bordas enegrecidas da folha eles sinalizam que a planta sofre de secura excessiva do ar, o amarelamento indica falta de fertilizante.
- Sobre hipotermia a cultura relata torcendo as folhas.
- Murcha e depressão cultura sinaliza a decadência das raízes.
- Dracaena pode bater fitossporose, que é acompanhada pela formação nas folhas de manchas marrons claras cercadas por uma borda escura ou filosticose - o aparecimento de manchas marrons com bordas amarelas e pontos escuros. Em ambos os casos, é necessário tratamento com fungicidas - Fitossporina, Fundazol.
- Se a dracaena começasse a cair folhasVale a pena uma inspeção completa. Tal fenômeno é um sinal de que a flor sucumbiu aos ataques de pragas: tripes, ácaros, insetos. Para se livrar deles, lavar a cultura com água e sabão e tratá-la com um inseticida (por exemplo, Fitoverm) ajudará.
Importante! Não toque o alarme em caso de amarelecimento e queda das folhas inferiores da planta: este é um processo natural.
Além disso, torna-se um "destaque" do interior, introduzindo notas de exotismo e elegância.