No âmbito do Esquema de Financiamento do Leite, Frutas e Vegetais para Crianças em Idade Escolar, a União Europeia concordou em continuar financiando o Programa de Leite Escolar no Reino Unido para o ano acadêmico de 2019/2020.
A Comissão da UE publicou suas dotações orçamentárias juntamente com seu relatório anual sobre a avaliação do currículo escolar de frutas, legumes e leite. De um total de 250 milhões de euros, foram atribuídos 105 milhões de euros a leite e outros produtos lácteos no âmbito deste regime, o que representa 5 milhões de euros a mais para o leite do que no regime 2017/18.
O relatório também afirma que em 2017/2018, cerca de 159.000 escolas participaram do Esquema e 178 milhões de litros de leite foram distribuídos entre as crianças em toda a União Europeia. O comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, disse: “Graças ao currículo escolar da UE, nossos jovens cidadãos podem se beneficiar dos alimentos nutritivos, seguros e de alta qualidade produzidos por nossos agricultores europeus, além de descobrir de onde vêm.A Comissão se orgulha de ter contribuído para esse importante caminho educacional, promovendo hábitos saudáveis desde tenra idade. ” Hilary Jones, porta-voz da School & Nursery Milk Alliance, disse: “O leite é um lanche saudável e saboroso para nossas crianças em crescimento, e ficou provado que ajuda a resolver problemas importantes, como cárie em crianças.
É uma boa notícia que estudantes de todo o Reino Unido continuarão recebendo leite à medida que aprendem a comer corretamente e a se cuidar. É imperativo que o Reino Unido desenvolva um substituto para esse esquema depois que o país deixar a UE e esse esquema. ”