O pinho de cedro não é apenas uma planta sempre-verde espetacular, que é frequentemente usada no paisagismo de parcelas pessoais, mas também oferece uma boa colheita de pinhões deliciosos e muito saudáveis. O artigo considerará uma descrição detalhada do pinheiro de cedro, suas espécies mais comuns, bem como as características de plantar e cuidar de uma planta jovem.
Descrição da árvore e regiões de cultivo
O pinheiro cedro pertence ao gênero Pines, é uma árvore ou arbusto perene que atinge uma altura de 4 a 50 m, tem um diâmetro de tronco de até 2 m. O tempo de vida é de pelo menos 500 anos, às vezes as árvores podem viver até 1000 anos. O pinheiro tem uma coroa grossa de vértices com brotos grossos. A forma da coroa depende das espécies e pode ser concha, ovóide, cônica. Às vezes, é reto e uniforme e, em algumas espécies, o tronco curvo é cinza-acastanhado, e em espécimes mais velhos aparece um latido escamoso e fissurado.
O pinheiro-do-cedro possui ramos jovens e volumosos, de cor marrom claro, com uma longa pilha vermelha. Os ramos encurtados são cobertos com agulhas verde-escuras com revestimento azulado ou azulado, o comprimento das agulhas é de 6 a 20 cm, que são macias. No contexto, cada agulha tem três faces com entalhes leves. Em um galho existem muitos pacotes, cada um dos quais consiste em 5 agulhas.
O sistema radicular é um condutor de haste curta (até 50 cm), no qual existem galhos mais finos e finos, com um grande número de pequenos pêlos radiculares. Se o pinheiro crescer em solo leve e bem drenado, raízes poderosas de âncora se desenvolvem no condutor, que mede 2 a 3 metros de profundidade e garante a estabilidade do tronco. O período de vegetação da árvore não é superior a 45 dias por ano, portanto, o pinheiro de cedro pertence a espécies de crescimento lento.
Você sabe A madeira de pinho de cedro é muito apreciada e é usada não apenas para a produção de móveis, mas também para a louça. Acredita-se que, devido ao alto teor de fitonídeos, o leite em tal recipiente retenha a frescura por mais tempo.
A árvore tolera bem a sombra, mas prefere crescer em áreas iluminadas. A natureza monóica do pinheiro de cedro envolve a colocação de cones masculinos e femininos na mesma planta. Polinizados pelo movimento do vento. Os cones masculinos estão localizados mais próximos do tronco em brotos jovens, e os femininos estão localizados nas extremidades dos processos “mais antigos”, que já estão concluindo seu desenvolvimento. Os rins caracterizam-se por uma forma cônica, estreitam-se fortemente nas extremidades, de 6 a 10 mm de comprimento, não têm resinas. Como resultado da polinização da planta, a formação de frutas - cones em forma de ovo que crescem em diferentes tamanhos, de 4 a 17 cm de comprimento e de 5 a 8 cm de largura. A cor dos cones no início do crescimento é roxa, com o tempo mudando para marrom.
Cada cone tem escamas bem pressionadas, com uma soneca curta e dura. O amadurecimento das frutas dura pelo menos 14 meses; os cones caem no final do verão ou no início do próximo ano. Depois de derrubar os cones pela árvore, eles ainda têm flocos fechados, uma fruta contém de 30 a 150 sementes, chamadas pinhões. Sementes - de forma obliquamente ovóide, de cor marrom escura, com até 18 mm de comprimento. Uma árvore por estação é capaz de "dar" de 5 a 18 kg de sementes. O início da frutificação do pinheiro de cedro depende da espécie e ocorre após 20-60 anos de crescimento.
Dependendo da espécie, o pinheiro de cedro se espalhou em diferentes partes do mundo. Por exemplo, o cedro siberiano em estado selvagem é distribuído por toda a parte da floresta da Sibéria, no oeste dos Urais e no centro de Altai, chegando a 2 mil metros de altura.Há também uma árvore no Cazaquistão, norte da Mongólia e China. O pinheiro de cedro europeu cresce nas partes montanhosas da Europa Central e Ocidental, adjacente ao abeto e lariço europeus. A criação da variedade européia é realizada por países como Áustria, Alemanha, Polônia, Romênia, Noruega, Suécia e Islândia.
Você sabe Na natureza, a reprodução de pinheiros de cedro e sua propagação em grandes áreas se deve ao pequeno pássaro - cedro, que come nozes. Estocando comida, o cedro enterra as sementes no chão e as esquece com frequência, para que logo germinem.
Algumas espécies
Cedar pine é o nome convencional para várias espécies de plantas do gênero Pines, cujas sementes são comestíveis.
O mais comum deles:
- pinho pinho - É representado por uma pequena planta lenhosa rasteira, cujos galhos estão se espalhando amplamente. Pode formar uma coroa de várias configurações: de uma forma de xícara a uma árvore. Em altura, a planta mede de 4 a 12 m. O sistema radicular de uma árvore jovem é representado por uma haste curta, que desaparece com o tempo e os processos laterais se desenvolvem e se fortalecem ativamente. A cor das agulhas nas plantas jovens é verde claro, nas antigas é verde-acinzentada. A maturação dos cones ocorre 2 anos após a floração. Os cones são pequenos, com até 7 cm de comprimento, têm forma ovóide ou alongada, pequenos pinhões (até 9 mm de comprimento) são formados e amadurecem nas escamas. A frutificação ocorre no trigésimo ano de crescimento das árvores e dura cerca de 200 anos; a colheita é colhida uma vez a cada 2-4 anos;
- Pinho de cedro europeu - cresce na forma de uma árvore, tem uma grande coroa ovóide. A altura da planta não excede 25 m, o diâmetro do tronco é de 1,5 M. O sistema radicular é bem desenvolvido, possui um condutor central curto e grosso, com um pequeno número de processos longos e mais finos. As agulhas consistem em feixes de 5 agulhas cada, o comprimento da agulha é de cerca de 9 cm, a cor é verde-azulada. Os cones de cedro europeu são pequenos, com até 8 cm de comprimento, cada cone contém até 200 sementes, com até 12 mm de tamanho. A frutificação ocorre 60 anos após o início do crescimento, a colheita ocorre a cada três anos;
- pinho coreano - É representada por uma árvore alta, de até 50 m, com um diâmetro de tronco de até 2 m, com uma coroa desenvolvida, densa cônica ou ovóide redonda. O sistema radicular é um caule subdesenvolvido e muitos pequenos processos laterais com profundidade de 1 m Os brotos são cobertos por agulhas grossas e longas (agulhas com até 20 cm de comprimento) de cor verde brilhante. A maturação dos cones ocorre no final do verão e no início do outono do próximo ano após a floração. Os cones são grandes, com até 17 cm de comprimento, formam até 150 sementes no interior, com tamanho de até 18 mm. A frutificação começa no sexagésimo ano de vida; algumas vezes mais tarde, a colheita de pinhões é coletada uma vez a cada 3-4 anos;
- Cedro de pinho siberiano - uma árvore, atingindo uma altura de 25 a 40 m, possui uma copa densa de vértices. O sistema raiz é representado por um condutor central curto e um grande número de processos raiz menores. As agulhas têm uma cor verde escura com um revestimento cinza, o comprimento das agulhas é de até 14 cm e formam na árvore cones de tamanho médio, com até 13 cm de comprimento. Cada cone pode conter até 150 sementes, com até 14 mm de tamanho. O período de frutificação começa quando a planta atinge sessenta anos; os pinhões são colhidos uma vez a cada 3 anos.
Plantio e reprodução
O pinho de cedro é pouco exigente para as condições ambientais e cresce bem em parcelas pessoais. No entanto, para minimizar os efeitos de doenças e pragas, bem como para manter uma aparência espetacular da planta em uma base contínua, é recomendável prestar atenção às seguintes dicas:
- Para o plantio, é melhor escolher um local bem iluminado e um grande espaço livre, pois a futura árvore adulta será maciça, com um sistema de raízes ramificado e forte.
- Os melhores solos para o plantio de cedro de pinheiro são o barro e o barro. É possível cultivar uma árvore em argila; no entanto, será necessária a organização de uma camada de drenagem espessa adicional.
- O solo excessivamente ácido deve ser calcário. Antes de cada plantio, 300 g de cal são adicionados a cada poço.
Importante! Não é recomendável plantar pinheiro de cedro perto da bétula, que absorve toda a umidade do solo e não permite que as raízes das árvores coníferas comam normalmente.
O processo de plantio de mudas jovens no território adjacente deve ter a seguinte aparência:
- Na área selecionada, o solo é limpo da vegetação daninha, desenterra e remove os rizomas das plantas, o que pode interferir no desenvolvimento normal de uma planta jovem.
- Em seguida, cavar um buraco para o plantio, cujo tamanho dependerá da idade do material plantado adquirido e do tamanho do sistema radicular. Como regra, as mudas são vendidas com um sistema de raízes fechadas, portanto não é difícil determinar o tamanho do poço - você deve adicionar metade do diâmetro de um coma de terra existente.
- Para manter a estabilidade da planta jovem e a formação de um tronco uniforme, recomenda-se fornecer suporte adicional na forma de uma estaca de madeira ou metal, que deve ser fixada no poço. O comprimento do suporte deve ser de pelo menos 2 m, para que, depois de encher o poço, haja altura suficiente para a liga do pinheiro.
- O fundo do poço é preenchido com uma camada de drenagem de pelo menos 10 cm. No caso de plantio em solo argiloso, a espessura da drenagem deve ser de 20 cm. Como camada de drenagem, são adequados pedras trituradas comuns ou fragmentos de cerâmica.
- Uma muda com sistema radicular fechado é colocada em uma cova e os vazios são preenchidos com uma mistura de turfa e uma camada fértil de solo previamente escavada (1: 1). Se não houver turfa, ela pode ser substituída por composto ou esterco em uma quantidade de 1 balde de fertilizante por 3 baldes de solo.
- O estágio final do plantio é a hidratação abundante do círculo do tronco. Pelo menos 5 baldes de água devem ser derramados sob cada muda.
- Se você planeja organizar um plantio de pinheiros com várias cópias, siga a distância recomendada para o plantio de pinheiros - pelo menos 6 m entre cada planta.
A propagação do pinheiro de cedro é realizada com mais eficiência semeando. O procedimento é realizado no período de outono, no final de setembro, quando o solo ainda está quente o suficiente. A profundidade de colocação das sementes não deve exceder 4 cm, mantendo-se uma distância de 20 cm entre cada linha, e cada semente é colocada a uma distância de 10 cm uma da outra. As culturas são cobertas com um filme plástico, que é removido na primavera, depois que as sementes são bicadas e a casca caiu das mudas emergidas. Após 2-3 anos de cultivo, são obtidas mudas jovens de alta qualidade, plantadas em local permanente.
Regras de Cuidados
O pinho de cedro exigente cresce bem na natureza, sem cuidados adicionais e intervenção humana nos processos da vida. No caso de cultivar uma árvore em casa, tudo é um pouco diferente, pois o clima e o solo, que diferem do solo da floresta, podem inibir o crescimento de uma muda jovem e imatura, o que afetará a atratividade da aparência das agulhas. Portanto, é necessário considerar as regras básicas para cuidar do pinheiro de cedro em condições de cultivo doméstico.
Você sabe Os pinhões da Sibéria são usados para fazer creme de vegetais, que têm um valor nutricional três vezes maior que o da vaca, pois contêm mais de 80% de gordura.
Rega
O pinho de cedro é uma planta higrófila, que não tolera secas prolongadas; portanto, nos primeiros anos, enquanto o sistema radicular é suficientemente forte e cresce, é necessário irrigar regularmente o tronco da árvore à medida que a camada superior do solo seca.
2-3 baldes de água devem ser derramados sob uma árvore a cada 2-3 semanas, reduzindo ou ensinando a regar, dependendo das condições climáticas - temperatura do ar e frequência das chuvas. A rega da planta é realizada do final da primavera ao início do outono, quando o solo ainda está quente.
Top vestir
A venda de cópias com um sistema radicular fechado não precisa ser alimentada nos primeiros 2 anos; em coma de terra contém todos os nutrientes necessários. Após o tempo mencionado, a planta é alimentada 1 vez por ano, introduzindo compostos especiais contendo nitrogênio para as coníferas. A quantidade de fertilizante aplicada depende da concentração de nutrientes na preparação e é determinada de acordo com as instruções. Bons fertilizantes para o pinheiro de cedro são considerados compostos "Agrícola", "Grandiol", "Yara Mila".
Mulching e afrouxando o solo
Como o pinheiro-do-cedro possui um sistema radicular superficial, o processo de cultivo deve ser realizado com muito cuidado, afetando apenas o solo superficial. A profundidade do cultivo não deve exceder 20 cm; é melhor executar o procedimento com um forcado ou prensa, enquanto remove ervas daninhas do círculo próximo ao tronco. O afrouxamento geralmente é realizado após a rega, quando toda a água é completamente absorvida, mas o solo ainda não teve tempo para secar.
Após o afrouxamento, é melhor aplicar o mulch imediatamente ao redor do círculo, o que permitirá reter a umidade por mais tempo e proteger a área tratada de ervas daninhas. Os materiais ideais como cobertura para o pinheiro de cedro são serragem, ramos de abeto ou folhas deterioradas. A cobertura é colocada em uma camada grossa, de 10 a 15 cm, cobrindo completamente a superfície do círculo do tronco, onde as raízes estão localizadas.
Corte de cabelo e guarnição
A partir do segundo ano de crescimento, após o plantio, eles começam a formar a coroa do pinheiro de cedro para preservar sua estrutura exuberante. A mais eficaz é a "forma de jardim" da poda, que permite formar uma coroa abaixada, extensa e com vários vértices. Nos primeiros 10 a 15 anos após o plantio, os galhos inferiores da planta são removidos a um dano de 2 m do solo. A manipulação deve ser realizada por tesouras de podar na base do crescimento da parte aérea. Para estimular a rápida cicatrização de feridas, as seções são cobertas com var.
É possível abandonar completamente a poda de árvores se, nos primeiros 3 a 5 anos após o plantio, for realizada a abertura de brotos laterais em uma brotação axial. Assim, é possível garantir que todos os nutrientes entrem no rim central da parte axial, aumentando seu crescimento ao longo do ano em 2 vezes. Quaisquer manipulações na poda ou no rompimento dos brotos são necessárias apenas no período de outono-inverno, até que a árvore entre na fase ativa da vegetação.
Não confunda pinho de cedro com cedro, adequado para a formação de várias figuras ou sebes. O pinho de cedro não tolera nem mesmo a remoção parcial de agulhas e, especialmente, um corte de cabelo abundante; portanto, é proibido executar esse procedimento.
Preparações de inverno
Apesar da alta resistência à geada do cedro, o período de inverno não é menos perigoso para ele do que para outras plantas com baixa resistência a fortes temperaturas extremas.
Os principais problemas que podem surgir são:
- fratura de galhos sob o peso da neve, o que implica uma diminuição da imunidade e infecção por fungos ou pragas da área afetada;
- descongela no invernoquando houver uma evaporação ativa da umidade do círculo próximo ao tronco. O sistema radicular é drenado e não pode compensar a falta de umidade (já que a árvore está em repouso), o que muitas vezes leva à morte da planta;
- vento gelado, que pode causar queimaduras graves em alguns brotos imaturos jovens e levar à morte deles, o que afeta negativamente não apenas a decoratividade da planta, mas também reduz significativamente a imunidade.
Importante! Árvores altas não podem ser cobertas; portanto, no inverno, as acumulações de neve nos galhos devem ser regularmente eliminadas para evitar que as dobras fiquem acima do peso.
Para evitar os problemas acima, é necessário preparar-se oportunamente para o inverno, mantendo a sequência correta de ações.
- No final do outono, 2 semanas antes das primeiras geadas persistentes severas, a irrigação por carga de água do solo deve ser realizada, o que permitirá que a planta seja saturada com umidade em quantidades suficientes e não sofra durante o degelo. Sob cada árvore, recomenda-se adicionar cerca de 10 baldes de fluido em intervalos de várias horas, 3-4 baldes por abordagem.
- Realize o procedimento de aquecimento de árvores envolvendo o tronco e os galhos com agrospan, que é um material de cobertura bastante fino que pode passar pelo ar, mas ao mesmo tempo permite proteger as plantas do vento e da neve congelantes. O procedimento deve ser realizado no final de novembro, quando a árvore inicia um período de descanso.
Doenças e Pragas
O pinheiro cedro tem uma alta resistência a doenças e pragas, mas durante um período de imunidade enfraquecida, espécimes jovens e até alguns adultos podem sofrer por seus efeitos nocivos.
As pragas mais comuns que podem aparecer em pinheiros de cedro são:
- hermes - um inseto cujas larvas pequenas não podem ser vistas a olho nu. Eles se fundem em um revestimento branco sólido em galhos de coníferas. As larvas se alimentam da seiva da planta, o que leva ao amarelecimento e à secagem das agulhas. Para combater a praga, são utilizados os preparativos “Fufanon”, “Decis” ou “Actellik”, que tratam a copa da árvore afetada e despejam “Aktara” sob a raiz. Use inseticidas cuidadosamente, de acordo com as instruções da embalagem, observando a dosagem e a frequência recomendada de aplicação;
- pulgão pinho - É representado por um pequeno inseto oblongo-ovóide, altamente pubescente, de cor cinza, que se deposita nos galhos das agulhas, formando colônias inteiras e se alimentando da seiva da planta. Os ovos do inseto ficam bem no inverno, grudados no fundo dos brotos. Uma maneira eficaz de combater os pulgões é o tratamento de primavera da planta "Karbofos" (de acordo com as instruções), que destruirá os ovos dos insetos;
- bicho da seda - uma borboleta marrom com envergadura de até 85 mm, lagartas cinza, grandes, com até 80 mm de comprimento. Esta é a praga mais perigosa, cujas lagartas comem agulhas e pequenos brotos da planta, muitas vezes destruindo a árvore inteira com uma derrota maciça. Para proteger as plantas, o produto biológico "Lepidocida" é utilizado de acordo com a anotação do medicamento.
Doenças que às vezes afetam um pinheiro de cedro são apresentadas:
- ferrugem - se manifesta na forma de bolhas amarelas, eventualmente se transformando em pó, que se espalha pelos galhos e afeta as agulhas. O fungo geralmente vive em gramíneas e ervas daninhas que crescem perto da árvore, portanto, limpar o círculo do tronco ajudará a impedir a propagação da ferrugem. Não existem preparações eficazes para o controle da ferrugem; portanto, é melhor interromper e queimar os galhos afetados para evitar a disseminação em massa do fungo para outras partes da planta;
- câncer de seryane ou alcatrão - É uma conseqüência da derrota da planta por um fungo da ferrugem, que infecta todas as partes terrestres da planta, esgotando as plantas e suprimindo completamente a imunidade, o que leva à morte rápida do pinheiro de cedro. As partes afetadas são removidas e queimadas; após o assentamento em massa do fungo, o pinheiro é completamente cortado para proteger as amostras restantes da morte.
Aplicação de desenho paisagístico
O pinheiro de cedro é usado ativamente por paisagistas em grandes casas de verão para criar composições interessantes. Parece bom em jardins, criando uma imitação de uma floresta real. O desembarque de plantas de tamanho grande é melhor realizado em grupos de 3 a 4 unidades, com as quais você pode cercar o mirante ou a casa de banhos.
Além da aparência espetacular de uma plantação de pinheiros, você pode criar um espaço maravilhoso com ar puro e um agradável aroma de coníferas. Ao colocar o pinheiro de cedro, deve-se ter em mente que a árvore cresce grande o suficiente, criando grandes áreas sombreadas, e isso pode ser prejudicial para um número crescente de plantas que amam o sol.
Assim, o cedro é uma excelente opção para decorar uma casa de verão. Para que a árvore cresça bonita e saudável, é necessário executar os procedimentos de cuidados em tempo hábil, protegê-la dos efeitos de doenças e pragas e seguir as recomendações básicas para o cultivo.