O hemanthus de flor branca é uma planta interna comum. Seu segundo nome, todos os dias, "orelha de veado" (ou "língua de elefante") veio da forma característica das folhas. Os cuidados com o hemanto têm certas características e nuances. Quais? Leia este artigo.
Descrição e Características Botânicas
A planta pertence ao gênero Amaryllis e é uma planta perene. O habitat das espécies são os trópicos da África do Sul.
As principais características da aparência são apresentadas na tabela:
Sistema raiz | Bulbo até 12 cm |
Caule | Espesso, 15–25 cm |
Forma de folha | Alongado, em forma de cinto, até 40 cm de comprimento |
Cor da folha | Verde escuro brilhante |
Forma da flor | Inflorescência densa com brácteas |
Cor da flor | Branco |
Entre as características do hemanthus de flores brancas também devem ser mencionadas:
- carnuda da folha com borda ciliar ao longo da borda;
- a inflorescência consiste em muitos estames brancos com anteras amarelas;
- a cor verde brilhante da lâmpada no início da vida da flor;
- frutas - bagas de tons vermelho-alaranjado.
Você sabe Os cientistas trouxeram algumas espécies de hemanthus para uma espécie separada, Scadoxus. Eles podem ser indicados em ambos os nomes.
Cuidados e condições de cultivo em casa
Hemanthus pode ser atribuído a plantas pouco exigentes, mas para alcançar a floração são necessárias condições especiais. O produtor precisa trazer o ambiente interno o mais próximo possível do ambiente do "habitat" da planta na terra natal.
Escolhendo um local para uma planta de casa
Hemanthus não gosta de uma sombra completa ou de um sol brilhante com raios diretos caindo nas folhas. O local mais adequado seria um parapeito da janela no leste, nordeste ou oeste. Se apenas o lado sul estiver livre, a flor deve ser pritenit.A sala deve poder ventilar constantemente, o ar estagnado é prejudicial à lâmpada.
Umidade e temperatura ideais
A umidade na sala praticamente não afeta o estado do hemanto, mas mantém a secura do aquecimento no inverno. Não é necessário pulverizar a planta. As folhas podem ser limpas a cada poucos meses para remover a poeira.
Apesar da origem tropical, a temperatura ideal para o hemanthus é de + 18– + 22 ° C. Um calor curto não será um problema. Também no verão, você pode levar a panela para a área sombreada e protegida de correntes de ar.
Importante! Ao trabalhar com uma planta, são necessárias luvas - o hemanthus é venenoso.
Solo e escolha de um vaso para plantio
Hemanthus não precisa de solo especial. Podem ser usadas misturas prontas para plantas de bulbo. A composição ideal do solo é:
- duas partes de relva;
- uma parte de turfa, areia fina e terra de folha.
Rega e fertilizantes
Para irrigação, use água macia assentada. Não é difícil determinar a necessidade de regar: o solo seco mostra que a planta precisa de água. Você também pode se concentrar em reduzir o tom das folhas. O excesso de enchimento pode ser perigoso, porque a estagnação da água geralmente causa deterioração da lâmpada.Despeje água suficiente na panela, cujo excesso deve ser derramado da panela.A descarga das folhas durante o inverno significa que a rega após a floração deve ser gradualmente reduzida e depois suspensa por 6 a 8 semanas.
Hemanthus precisa de uma pequena cobertura, introduzida durante o período de crescimento ativo e floração. Misturas prontas podem ser usadas para plantas bulbosas uma vez a cada 2-3 semanas.O fertilizante não é usado desde o momento em que o pedúnculo cresce até sua altura de 10 cm e após a floração até o início do crescimento ativo da primavera.
Transplante e poda
O transplante anual consiste em transferir uma planta jovem de um vaso menor para um maior. Os hemantos adultos são realocados à medida que as lâmpadas crescem aproximadamente a cada 2-4 anos. As crianças (cebolas pequenas) devem ter suas folhas e raízes, para serem plantadas separadamente. O melhor horário de trabalho é a primavera.
O transplante é realizado com a maior precisão possível, uma vez que a planta não o tolera bem. A melhor maneira de reduzir o risco de danos é através do transbordo de um coma sólido de terra, sem separação de raízes. A lâmpada deve cair no chão a ¾ ou pelo menos metade da sua altura. A poda é feita apenas para folhas secas e pedúnculos desbotados.
Importante! Se na primavera não foi possível transplantar a planta, adie o trabalho até o final do verão, quando ele se tornar mais fresco.
Como o hemanthus de flor branca se propaga
Existem três maneiras possíveis de obter novas plantas. Na maioria das vezes, pequenas lâmpadas que aparecem perto da planta mãe são usadas.
Com a ajuda de lâmpadas filhas
Este método é o mais simples e conveniente. Quando a “terceira folha própria” aparece no “bebê” e chega a hora de transplantar a planta principal, a cebola é cuidadosamente separada e plantada em uma panela preparada. As plantas jovens criam raízes bem e podem florescer em 3-4 anos.
Estacas de folhas
Este método exigirá muito mais esforço do que o primeiro. É necessário separar uma das folhas inferiores do hemanthus adulto. Um corte é polvilhado com pó de carvão (madeira triturada ou carvão ativado) e deixado secar por um dia. Em seguida, a folha é colocada em uma mistura de turfa com a adição de areia e regada moderadamente à raiz. As estacas enraizadas são transplantadas para o seu próprio vaso. Essa planta floresce em 3-4 anos.
Sementes
As sementes amadurecidas na flor devem ser semeadas imediatamente, pois sua capacidade de germinação diminui acentuadamente com o tempo. As sementes são colocadas na superfície do solo úmido e criam uma aparência de condições de estufa para elas. Quando as mudas crescem, elas são colocadas em vasos separados. Hemanthus cultivado dessa maneira florescerá somente após 5 a 6 anos.
Recursos de dormência e floração
O hemanthus sempre-verde não se caracteriza pela floração branca. Eles recomendam reduzir levemente a rega e não usar fertilizantes. O período de floração começa no final do verão (às vezes a partir de julho) ou no início do outono e dura 2-3 meses. Neste momento, o hemanthus pode ser pulverizado com água morna e morna. Regue a cada 3-6 dias e depois corte. O pólen ativo pode deixar um odor desagradável. Hemanthus se autopoliniza e forma um ovário de bagas redondas de até 2 cm de diâmetro.
Você sabe Os híbridos modernos têm uma inflorescência maior. Por exemplo, o príncipe Albert é quase duas vezes maior que a forma original e tem uma cor laranja brilhante.
Dificuldades crescentes
Um cultivador de flores pode encontrar vários problemas ao cultivar um hemanthus de flor branca. A pergunta mais comum é por que a planta não floresce e como lidar com pragas.
Doença
A planta não floresce devido a cuidados inadequados. Tais condições podem interferir no aparecimento de flores:
- transbordamento ou solo seco, irrigação com água dura;
- baixa temperatura com rega pesada;
- pouca luz ou corrente de ar;
- excesso de volume da panela.
Antracnose infecção por fungos. Seu sinal será manchas escuras na folha e listras escuras nas bordas. O tratamento consiste na desinfecção com fundazol, bem como na remoção de folhas doentes. Neste momento, reduza a frequência da rega e controle a disponibilidade de boa iluminação.
Pragas
Pragas infectam folhas e bulbos de plantas. Pulgões e tripes raramente se instalam no hemanto. Encontrado com mais frequência:
Ao observar o regime de irrigação e iluminação, a maioria dos problemas pode ser evitada e a inspeção completa periódica ajudará a identificar pragas em um estágio inicial.Hemanthus de flores brancas é adequado para jardineiros com qualquer experiência e ficará ótimo em vários interiores. O cuidado simples e a floração espetacular proporcionaram a ele uma popularidade merecida na floricultura de interior.