Hoje, existem cerca de 1,5 mil variedades de groselhas, o que pode ser muito difícil de escolher. O artigo descreve e apresenta o plantio, o cultivo e o cuidado com a variedade de mel nas cabanas de verão e nas parcelas domésticas.
Histórico de seleção
A variedade Honey foi produzida por criadores russos do Instituto de Pesquisa de Jardinagem da Rússia. Eu. Michurina. Seus frutos amadurecem no meio do início - do final de julho ao início de agosto.
Você sabe No século XX. muitas nações não conseguiram consumir groselhas, pois todas as plantações foram destruídas por uma doença perigosa — oídio. Os criadores tiveram que trabalhar novamente no cultivo de variedades, mas muitos deles desapareceram para sempre.
Descrição do produto
Os arbustos próximos à groselha O mel não cresce muito - até 1,5 m, e não é muito grande - o diâmetro da coroa é um pouco mais de um metro. Uma característica distintiva e a principal desvantagem dos arbustos é a presença de pontas afiadas ao longo de todo o comprimento dos galhos.
As bagas são apreciadas devido ao seu tamanho grande, aparência de dar água na boca e excelente sabor. Eles atingem uma massa de 4,6 a 6 g e são em forma de pêra. Eles têm uma pele fina e transparente, através da qual as sementes podem ser vistas claramente. É pintado em uma bela cor amarela dourada. A polpa é macia, delicada, com um sabor doce com uma pitada de mel floral. O teor de açúcar nele atinge 15-17%. Os provadores avaliam as características de sabor das frutas em 4,9 a 5 pontos.
Prós e contras
- Os jardineiros que já cultivaram a variedade de mel em suas parcelas observam as seguintes características positivas:
- saboroso e bonito na aparência de frutas;
- boa resistência ao inverno;
- alto nível de produtividade.
- Infelizmente, a variedade não apresenta falhas significativas, incluindo:
- assobio forte;
- imunidade fraca;
- a necessidade de corte obrigatório;
- cuidados exigentes.
Resistência à seca, resistência ao gelo
A variedade Honey tolera geadas até –25 ... –30 ° C. Suas qualidades tolerantes à seca também são boas.
Produtividade e frutificação
Após o plantio, as groselhas começam a dar frutos no terceiro ao quinto ano. Os frutos podem ser removidos por 25 a 30 anos. De um arbusto anualmente, remova até 4 kg de bagas.
Aterragem
O sucesso de cultivar uma cultura de bagas depende da escolha do local para plantio e atendimento de qualidade.
O momento
Groselhas podem ser plantadas na primavera e no outono. Na primavera, você precisa pousar assim que o chão derreter, mas os botões ainda não acordaram. Se o processo de vegetação tiver começado, é melhor adiar o plantio até o outono, pois uma planta plantada dessa maneira irá se adaptar e prejudicar por um longo tempo.
No outono, plante uma cultura de bagas de 1 a 1,5 meses antes do início da primeira geada. Assim, a planta será capaz de se adaptar às condições de crescimento antes do inverno e tolerar bem as geadas.
Escolhendo o lugar certo
Ao escolher um local para plantar arbustos de groselha, preste atenção a esses fatores:
- iluminação;
- hidratação;
- composição e acidez do solo.
Um aumento do teor de açúcar nas frutas só é possível se os arbustos forem brilhados pelo sol durante a maior parte do dia. Groselhas não crescerão em um pântano, em um local onde a água frequentemente estagna. A localização das águas subterrâneas não deve atingir a superfície do solo a menos de 1,5 m.
A colheita de bagas deve crescer em uma área ensolarada, que não caia sombra de plantas e edifícios altos.
A variedade de mel é exigente na composição e acidez do solo. Cresce bem e produz frutos apenas em barro arenoso fertilizado leve e solos arenosos com uma reação de pH neutra ou ligeiramente ácida. Em barros e solo argiloso, ele pode crescer apenas com afrouxamentos frequentes.
Seleção e preparação de material de plantio
Ao comprar mudas, você deve escolher aquelas que possuem:
- raízes de haste de 25 a 30 cm de comprimento em uma quantidade de 3-4 peças;
- sistema radicular saudável e bem desenvolvido;
- atira em uma quantidade de 2-3 peças, 20-25 cm de comprimento;
- casca lisa e sem rachaduras.
Para que a planta se enraíze mais rapidamente e cresça, deve ser embebida em “Epin” ou humato de potássio.
O corte sob a casca deve ser verde claro. 2 dias antes do plantio, você deve inspecionar o sistema radicular, remover raízes danificadas. Se estiver seco, deve ser embebido em um balde de água por 2-3 horas. Para a desinfecção, é aconselhável manter o sistema radicular por até meia hora em permanganato de potássio. No dia anterior ao plantio, é necessário revestir o rizoma com um purê de argila.
Padrão de aterrissagem
Durante o plantio da primavera, a preparação do solo é feita no outono. O local é limpo de detritos de plantas, desenterrado uma pá em uma baioneta, adubo é adicionado para escavação: estrume podre (húmus, composto) (3-5 kg), cinza de madeira (200 g), uréia (25-30 g), superfosfato (45-60) g), cloreto de potássio (10-15 g). Alternativamente, em vez de fertilizantes minerais misture "Berry".
A tecnologia de pouso é a seguinte:
- Cavar buracos de aterrissagem com uma profundidade de 35 a 40 cm, uma largura de 50 a 55 cm a uma distância de 1,5 a 2 m um do outro. O espaçamento entre linhas deve ser de 1 a 1,5 m.
- Coloque uma camada de areia e cascalho de 6 a 8 cm de altura no fundo.
- Polvilhe com uma camada de solo fertilizado.
- Coloque as mudas no centro do poço, para que o colo da raiz fique 5-6 cm abaixo da borda.
- Cubra a cova com terra até o topo.
- Tamp.
- Água abundantemente usando um balde de água.
- Cobrir a terra com uma camada de 5 a 7 cm de turfa ou húmus.
- Aparar - encurte cada sessão, deixando 3-4 rins nela.
Características dos cuidados sazonais
A abundância e a qualidade da colheita, bem como o sabor das bagas, dependem de quão bem e regularmente o jardineiro cuida dos arbustos de groselha. As medidas de cuidados obrigatórios incluem hidratação, cobertura, cultivo, remoção de ervas daninhas, cobertura morta, corte, tratamentos preventivos contra doenças e pragas.
Cuidado do solo
2-3 semanas após o plantio, é necessário realizar o aterramento das mudas. Perto do caule, você precisa formar um monte de terra com 10 cm de altura.Gravando groselhas O mel deve ser pouco frequente, mas abundante. É importante que a planta não sofra com a falta de umidade durante a floração e a frutificação. Além disso, a irrigação por carregamento de água é necessária antes do inverno. Em média, são gastos de 30 a 50 litros por arbusto.
Importante! Como as groselhas possuem um sistema radicular superficial, elas devem ser extremamente cuidadosas durante o cultivo para não danificá-las. A profundidade do procedimento não deve exceder 7 cm.
Umedeça os arbustos sob a raiz. No entanto, a melhor maneira de regar é o gotejamento. Após cada irrigação e chuva, a área do tronco deve ser afrouxada. Isso é necessário para evitar o aparecimento de uma crosta dura na superfície da terra, impedindo o fluxo normal de umidade e ar para as raízes.
Não ignore a remoção de ervas daninhas. As ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil para impedir a reprodução de insetos e patógenos nocivos. Reduzir a quantidade de rega, afrouxamento e remoção de ervas daninhas permite um procedimento como a cobertura morta.
A cobertura morta de composto, turfa e grama cortada mantém o nível necessário de umidade do solo e inibe o crescimento de ervas daninhas.
Tratamento preventivo
O mel de groselha é suscetível à infecção por muitas doenças e resiste mal aos ataques de insetos nocivos. Portanto, medidas de cuidados obrigatórios incluem pulverização e tratamento preventivos.
Você deve seguir as recomendações de prevenção fornecidas na tabela:
Período | Que doença ou praga | Opções de tratamento |
Na primavera | Oídio |
|
Antes de brotar | Antracnose |
|
Antes de brotar | Septoria |
|
Na primavera | Ferrugem |
|
Antes de brotar | Fogo |
|
Durante o período de brotamento, após a floração | Traça |
|
Após a floração | Glassmaker |
|
Quando as folhas aparecem e durante a floração | Gallitsa |
|
Desde o final de maio | Pulgões |
|
Antes dos botões, depois que os botões caem | Ácaro aranha |
|
Top vestir
Altos rendimentos só podem ser alcançados com a aplicação regular de fertilizante. Groselhas são alimentadas com misturas orgânicas e minerais na primavera, verão e outono.
Anualmente na primavera, antes que os botões floresçam, é necessário fazer uma mistura de uréia (50 a 70 g) com ácido bórico (25 a 30 g) diluída em um balde de água sob a raiz em solo úmido. Essa quantidade será necessária para fertilizar um arbusto. Como alternativa, você pode fazer o estrume diluído em água na proporção de 1 a 4.
Uma vez a cada 2 anos recomenda-se alimentar as plantações de groselha com estrume podre, húmus ou composto (4-5 l) misturado com superfosfato (50 g), cloreto de potássio ou nitrato de potássio (20 g), cinza de madeira (1 colher de sopa). Esta quantidade de substâncias é calculada em 1 m².
No verão, no início de junho, as groselhas precisam de misturas minerais complexas prontas, por exemplo, "Berry", "Stimul-1", "Biohumus". Entre as opções para a cobertura do verão, estão também a pasta (com água de 1 a 5), uma mistura de nitrofoska (20 a 25 g) e humato de potássio (35 a 40 g) diluído em um balde de água.
Outono a fim de fortalecer os arbustos antes do inverno, misturas complexas contendo fósforo e potássio, por exemplo, outono, nitrofos, são introduzidas no solo. Você também pode usar esterco diluído em água na proporção de 1 a 10 ou excrementos de pássaros.
Prop
Para excluir o contato dos galhos mais baixos com o solo e, assim, reduzir o risco de desenvolver doenças fúngicas, é aconselhável estabelecer suportes de apoio.
Poda
O corte é um procedimento muito importante que nunca deve ser ignorado. Se você não podar os arbustos, logo eles começarão a produzir pequenas frutas com um sabor amargo, e o período de frutificação será adiado para uma data posterior. É também uma boa prevenção contra o desenvolvimento de doenças.
Traços de seções são tratados com sulfato de cobre (10 g / 1 litro de água) e var.
Aparam 2 vezes por ano - na primavera e no outono. Durante o procedimento, todos os galhos velhos (com idade entre 5 e 7 anos), danificados, doentes, secos e curvos são removidos. A poda é feita com uma ferramenta de jardim higienizada.
Colheita e armazenamento
Comece a colher as frutas que são planejadas para serem consumidas frescas quando elas atingirem a variedade, tamanho, cor e sabor especificados na descrição. Se os frutos forem processados posteriormente, eles poderão ser colhidos em um estado de maturidade técnica, isto é, azedo. As groselhas podem ser limpas à mão, usando um pente ou um vibrador especial. Residentes de verão e proprietários recorrem frequentemente aos dois primeiros métodos.
Groselha não é armazenada por muito tempo. Finalmente, as frutas maduras podem ficar na geladeira por apenas 4 dias. Verde - até 10 dias.
Ao coletar manualmente as mãos, é imperativo proteger com luvas e o corpo com roupas com mangas compridas. Para remover as bagas, o galho deve ser levantado com uma mão e a outra para pegá-las junto com os caules. Você pode comprar um pente em uma loja especializada ou fazer você mesmo. O dispositivo é colocado no polegar, segurou-o em um galho e arranca várias frutas ao mesmo tempo sem um pedúnculo.
Se os frutos completamente secos forem armazenados a uma temperatura de 0 ° C, o período de uso será estendido para 1,5 meses. Para poder comer frutas saudáveis durante o inverno e a primavera, elas devem ser congeladas. Para transportar a colheita, você deve usar um pequeno recipiente - até 2,5 litros. É melhor tolerar o transporte de frutas imediatamente após a coleta ter sido resfriada.
Você sabe Moradores da Rússia começaram a cultivar groselhas antes dos europeus. A partir do século XI eles o plantaram nos jardins dos mosteiros.
Preparações de inverno
Para que a planta tolere geadas de inverno normalmente, ela deve estar adequadamente preparada. Medidas preparatórias incluem:
- poda
- cobertura superior;
- tratamento preventivo contra doenças e insetos nocivos;
- mulching o solo.
No outono, após a retirada da fruta, é necessário realizar a poda sanitária. Durante isso, todos os galhos quebrados, doentes, secos, velhos e deformados são cortados. Em cada arbusto, não devem ser deixados mais que 10 a 15 rebentos. O próximo passo é fertilizar com fertilizantes orgânicos e minerais. Sobre a composição recomendada que mencionamos acima.
Se houver risco de ataque de roedores, você precisará se abrigar com galhos de abeto, serapilheira, palmo.
Como os insetos e patógenos nocivos invernam no solo e na casca, a fim de evitar o inverno, os arbustos devem ser pulverizados com fungicidas e inseticidas sistêmicos. Complete a preparação mulching o solo. Nos corredores e na zona próxima ao tronco, é colocada uma camada de 10 centímetros de húmus ou turfa. Nenhum abrigo adicional para groselhas é necessário. Você só precisa cobri-lo com neve. Se a cobertura de neve é insuficiente, vale a pena cobrir as plantações com agrofibra.
Métodos de criação
O mel de groselha é melhor propagado de duas maneiras:
- Camadas.
- Estacas verdes.
Na maioria das vezes, os jardineiros recorrem à reprodução por camadas. Esta é a maneira mais fácil e rápida. Para reproduzir com sucesso, escolha uma foto forte, que completou 2 anos. Ele deve ser cavado no sulco, preso com um suporte e periodicamente umedecido. Após o enraizamento, geralmente na primavera do próximo ano, as camadas podem ser separadas da planta-mãe.
Estacas verdes com 20 cm de comprimento são cortadas desde o início até meados de julho. Eles precisam ser plantados em um substrato de turfa-areia para enraizamento, aprofundando em 2 cm, depois de terem permanecido anteriormente no agente formador de raízes. Para manter o microclima necessário - temperatura + 27 ° C e umidade 90% - é necessário organizar uma mini-estufa. Após o enraizamento, as mudas podem ser plantadas em um local permanente. A propagação por estacas lignificadas é indesejável, pois seu enraizamento é difícil.
Doenças e Pragas
As seguintes doenças podem representar uma ameaça para o mel de groselha:
- Oídio . Um sinal característico de infecção é um revestimento branco, semelhante à farinha, nas folhas e brotos, que posteriormente adquire um tom acinzentado. As folhas dobram-se, os arbustos param o crescimento e morrem se não forem tratados.
- Antracnose. Quando infectadas, pequenas manchas marrons com tubérculos se formam nas folhas. Para curar a doença, recorra à pulverização "Nitrofenom", sulfato de cobre, líquido de Bordeaux.
- Septoria. A doença se manifesta como manchas marrons nas folhas, que, à medida que se desenvolvem, tornam-se brancas com uma borda escura. O tratamento é feito com medicamentos "Nitrofen", "Tsineb", "Kaptan", líquido de Bordeaux, sulfato de cobre.
- Ferrugem. Os sintomas podem ser detectados na placa inferior da folha - aparecem manchas amarelas convexas. A doença é difícil de tratar, portanto, é necessário recorrer à pulverização preventiva.
- Mosaico. O principal sintoma são manchas verdes claras nas folhas. Mosaico não é tratado. Só pode ser avisado. Se ocorrer infecção, arbustos doentes precisam ser arrancados e queimados.
Importante! A pulverização química deve ser realizada em um dia em que não está quente e não há sol, precipitação e vento ou à noite em clima calmo.
Entre as pragas da cultura de bagas, as mais perigosas são:
- Sawfly. O inseto come folhagem e brotos jovens, o que causa graves danos à planta.Contra esse inseto, é imperativo realizar medidas preventivas. Em caso de infecção, recorra à pulverização com drogas "Bitoxibacilina", "Lepidocida", "Inta-Vir", "Decis".
- Fogo. As larvas de um vaga-lume de borboleta roem de dentro do ovário, resultando em uma produtividade significativamente reduzida. Para não deixar a borboleta entrar no jardim, você deve plantar hortelã ou tomate por perto, cujo cheiro a assusta. Com a derrota dos arbustos de groselha, é necessário o uso de drogas "Bitoxibacilina", "Iskra", "Karate", "Actellik", "Karbofos".
- Traça. Parasita de folhas. Capaz de destruí-los em pouco tempo, deixando apenas uma veia. Spray é usado para combater insetos nocivos. "Actellicus", "Karbofos".
- Gallitsa. Sinais característicos de infecção: manchas escuras e rachadas na casca, folhas secas e enegrecidas, botões caídos. Dos remédios populares contra o mosquito da galha, são usadas infusões de menta e tomate. De produtos químicos - Actellik, Karbofos.
- Glassmaker. Danifica severamente os rebentos. O tratamento deve ser realizado "Actellicus" ou "Karbofos". Durante o corte, você precisa processar os locais dos cortes com sulfato de cobre, var de jardim ou uma ferramenta "RunNet".
- Pulgões. Um inseto sugador que se alimenta de sucos de plantas. A presença de pulgões é indicada por folhas secas, parada e deformação dos rebentos. Com uma leve infecção, eles recorrem à decocção de partes de tomate, infusão de alho, solução de sabão, infusão de mostarda. Se houver muitos insetos, você precisará conectar produtos químicos, por exemplo, Fitoverm, Aktaru, Iskra, Inta-Vir.
- Ácaro aranha. Como pulgões, bebe suco de vegetais. Um sintoma característico de sua atividade prejudicial é a presença de uma teia na planta. Acaricidas combatem o carrapato "Akartan", "Metaphos", "Fosfamida".
Assim, o mel de groselha é apreciado por causa de frutas saborosas e bonitas, no entanto, é difícil cuidar dele. Além disso, a planta é caracterizada por fortes assobios, o que complica o processo de colheita. Se você não tem tempo e deseja trabalhar muito no jardim, é melhor observar outras variedades, mais despretensiosas e desinteressantes.