No início, as variedades de tomate não são incomuns, mas se você quiser uma colheita rica, considere a opção de cultivar tomates "Vermelho-vermelho F1". Este híbrido é bom para estufas e estufas e poderá surpreender com grandes tomates suculentos no final de junho. Oferecemos a você mais informações sobre o assunto e a possibilidade de aparecer em seu site.
Descrição da nota
Híbrido "F1 vermelho-vermelho" - um novo desenvolvimento reprodutivo da estação de Chelyabinsk. O tomate é resistente à maioria das doenças da espécie. Adequado para cultivo na faixa do meio, em condições de verão frio e chuvoso. Dá colheitas estáveis ao plantar em terreno fechado (estufas, estufas). Ao procriar em condições climáticas quentes, é permitido o desembarque em campo aberto.
Características do "F1 vermelho-vermelho", que devem ser consideradas na tecnologia agrícola:Você sabe Do ponto de vista botânico, um tomate é considerado uma baga. Ele se tornou um vegetal em 1893, após uma reunião da Suprema Corte dos EUA. Como uma das fortes evidências na audiência, o fato foi citado de que o tomate não foi cozido para a sobremesa, mas foi comido após o primeiro prato, juntamente com carne e peixe.
- amadurece rapidamente, posicionado como uma variedade precoce;
- tipo indeterminado, o que significa que a planta não tem crescimento limitado;
- requer a formação de um arbusto e pastoreio, precisa de uma liga;
- forma uma haste longa, com cerca de 2 metros de altura e muita massa verde de folhas e enteados;
- folhas de tamanho médio, de cor verde escura, crescem rapidamente;
- em cada pincel podem formar até 7 frutas;
- a forma da fruta é redonda, há uma ligeira nervura no pedúnculo;
- a cor da fruta é vermelha brilhante;
- alta massa de tomate: 200-400 g, nas mãos mais baixas os frutos são os maiores;
- a casca é fina, mas densa;
- a carne está solta, com açúcar no intervalo, com um pequeno número de sementes;
- alta produtividade: 8 kg de tomate de um arbusto;
- densidade de plantio: 2-3 arbustos por 1 quadrado. m;
- O tomate amadurece bem, sem perder o sabor.
Vantagens e desvantagens
- Entre as vantagens do híbrido vermelho-vermelho F1 podem ser destacadas:
- altos rendimentos;
- excelente sabor da fruta;
- despretensão em partir;
- saturação com vitaminas úteis;
- resistência à seca e baixa temperatura do ar;
- Adequação para armazenamento de longo prazo;
- tolera bem o transporte e o armazenamento a longo prazo;
- universalidade de aplicação: fresco, preservação, preparação de sucos, pastas e outros pratos culinários;
- alta imunidade a doenças e pragas solanáceas.
- De acordo com avaliações de jardineiros que cultivam este híbrido de tomate, ele tem as seguintes desvantagens:
- exigente na qualidade do solo;
- é necessário fertilizar com fertilizantes ou misturas nutritivas; caso contrário, a produtividade diminui;
- tem uma tendência a crescer demais;
- formação obrigatória de arbustos e beliscões;
- requer ligação a um suporte;
- a incapacidade de crescer em regiões com um longo inverno;
- não há como coletar sementes para germinação subsequente; portanto, são utilizadas sementes compradas na loja;
- características varietais das sementes coletadas são piores que a seleção.
Mudas de crescimento próprio
Tomates "vermelho-vermelho F1" são cultivados a partir de mudas em mudas. Em campo aberto, as sementes não germinam; portanto, para seu desenvolvimento adequado, é necessário conhecer a tecnologia agrícola do melhoramento independente de mudas em casa. Esta é a única maneira de obter um bom começo de plantas para a colheita.
Datas de semeadura
O tempo de plantio de sementes para mudas depende diretamente do tempo de plantio das plantas no solo e na região climática. O híbrido "vermelho-vermelho F1" se desenvolve rapidamente e é muito alongado em crescimento. As mudas prontas para o plantio são obtidas em 60 a 65 dias. Daqui resulta que a semeadura precoce de sementes é impraticável.
Se houver uma estufa aquecida no local, você poderá plantar sementes no início de março. Para o cultivo em casa, vale a pena iniciar o processo no final de março ou no início de abril. Tais termos são recomendados devido à boa adaptação das mudas resultantes e sua viabilidade, além do fato de o híbrido realizar seu principal crescimento já no solo, em um local de aterrissagem constante. Isso garantirá seu desenvolvimento e enraizamento.
Solo
Para semear mudas, o solo é preparado primeiro. O híbrido F1 vermelho-vermelho exigirá solo leve, mas nutritivo. Uma mistura preparada de solo do jardim, turfa, relva e húmus serve. Todos os componentes da mistura são tomados em proporções iguais e misturados. Você pode adicionar um pouco de areia do rio ao solo para afrouxar, bem como aumentar o meio nutritivo da cinza de madeira peneirada, fertilizantes de potássio e superfosfato.
A mistura para mudas pode ser comprada na loja. Familiarize-se preliminarmente com sua composição, de modo a atender melhor aos requisitos para o cultivo de mudas de tomate.Importante! É bom tomar terras para mudas nos locais onde a urtiga cresce, torna o solo solto e leve.
O solo preparado é derramado em recipientes para mudas e regado abundantemente. As sementes são plantadas no dia seguinte.
Capacidade de crescimento
Para cultivar mudas de tomate, você precisa de recipientes de tamanho médio. Gavetas, copos de plástico ou turfa servem. A escolha dos contêineres se deve à conveniência de transportar mudas para a estufa, mas o ponto fundamental é a possibilidade de organizar a drenagem e colocar os contêineres no peitoril da janela, onde as plantas podem receber a iluminação máxima.
As caixas são convenientes para o transporte e a germinação inicial das sementes. Comprimidos de turfa ou vasos nos quais as raízes são menos lesadas durante o transplante, bem como copos individuais são usados na fase de cultivo intensivo de mudas de tomate.
Preparação de sementes
É difícil coletar sementes híbridas por conta própria, uma vez que existem poucas delas nos frutos. Não se esqueça que este é um híbrido, portanto, nas gerações subsequentes, as propriedades obtidas pelo melhoramento são perdidas, por exemplo, bom rendimento, tamanho grande do fruto e resistência a doenças. Com bastante cuidado, a presença apenas deste tomate na estufa e a exclusão da polinização por outras variedades, você pode obter quase as mesmas propriedades, mas isso não é uma garantia.
Importante! Para uma melhor germinação e desenvolvimento do tomate “vermelho-vermelho F1”, não são necessárias sementes “frescas” para o plantio, mas aquelas que foram plantadas 2–3 anos
Se você mesmo coletou as sementes, elas serão desinfetadas antes do plantio em uma solução de manganês a 1%, deixando-a por 20 minutos e depois lavadas com água corrente. Se as sementes foram compradas na loja, esse procedimento não é necessário, pois o fabricante já realizou a embalagem.
Em seguida, as sementes são tratadas com um estimulador de crescimento especial. Nele, a semente é embebida por um dia e depois seca sem lavar.
Semeando sementes
A semeadura em recipientes preparados com o solo é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- cada semente é enterrada no solo por 1,5 a 2 cm;
- é necessário observar o recuo entre as sementes de 3 cm;
- quando o tanque é plantado, as sementes são cobertas com terra;
- plantio abundantemente regado com spray fino;
- por cima, o recipiente é coberto com uma película aderente transparente ou vidro fino para criar condições favoráveis de crescimento;
- contentores com sementes são colocados numa sala em que a temperatura do ar não seja inferior a + 23 ... + 25 ° С;
- até os primeiros brotos eclodirem, a iluminação do recipiente de sementes não é importante.
Cuidados com Mudas
Quando os primeiros brotos de tomate aparecem na superfície do solo, o filme ou o vidro é removido. Durante a germinação, o abrigo forneceu umidade confortável para as sementes, mas a evaporação foi desnecessária para os brotos. Quando o solo seca, você pode borrifá-lo com uma pequena quantidade de água em temperatura ambiente. Tente não transbordar: o solo deve estar úmido, mas não úmido; caso contrário, o sistema radicular se desenvolverá mal nos tomates.
Os primeiros brotos também significam que é hora de dar às plantas a quantidade máxima de luz. Na ausência de boa iluminação e de uma longa luz do dia, é permitido o uso de luz artificial de lâmpadas fluorescentes, fitolamps LED econômicos ou de economia de energia para mudas.
Uma boa iluminação é necessária para o desenvolvimento de mudas e limita sua extensão no crescimento. Além disso, recomenda-se que o recipiente com plantas seja implantado periodicamente na fonte de luz em lados diferentes, para que todas as partes se desenvolvam igualmente bem.
Depois que duas folhas aparecem nos tomates, a planta é mergulhada. O procedimento é necessário, pois permite criar um sistema raiz poderoso. Depois disso, recomenda-se o transplante em recipientes individuais, onde as plantas se desenvolverão antes de serem plantadas no solo.
Escolha - a hora da primeira alimentação dos tomates. É preparado a partir de fertilizantes complexos, aplicados na forma líquida. O próximo curativo será em 14 dias a partir de fertilizantes da mesma composição. É realizado antes do plantio de mudas nos canteiros.
Endurecimento de mudas
Antes de plantar mudas de "F1 vermelho-vermelho" em campo aberto, é preparado para esse período por endurecimento. O procedimento começa em maio, levando recipientes com plantas para uma varanda ou varanda envidraçada. Os primeiros "passeios" não duram mais que uma hora. Em uma semana, você pode aumentar a duração do endurecimento para um dia inteiro.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas de tomate "F1 vermelho-vermelho" estão prontas para o plantio no solo 2 meses após a germinação das sementes. No entanto, o desembarque no solo é realizado durante o período em que a ameaça de geada durante a noite é completamente eliminada.
Para diferentes regiões, esse período varia, portanto, é recomendável plantar um híbrido:
- para um clima quente - de maio a início de junho;
- para regiões frias - a segunda década de junho;
- para plantar em estufa - meados de maio.
Você sabe Acredita-se que o ketchup tenha sido inventado na América, mas um prato com esse nome foi trazido do século XVII da China para a Inglaterra. Foi preparado a partir de anchovas, nozes e cogumelos, e absolutamente não continha tomates.
O canteiro para plantio de mudas é completamente afrouxado. Em seguida, faça buracos nas fileiras para obter mudas.
Padrão de aterrissagem:
- a distância entre as mudas é de 50 a 80 cm;
- a distância entre as linhas é de 80 a 100 cm.
Se você continuar a formar plantas em uma haste, poderá plantar até 4 arbustos por quadrado. m) A frequência recomendada para o plantio de mudas é de 2 a 3 arbustos por 1 quadrado. m
Ao plantar em um buraco, você pode derramar cinzas de madeira ou superfosfato. É bom molhar o solo. Um orifício individual é destinado a cada arbusto de mudas, cuja profundidade deve acomodar livremente o sistema radicular. As plantas são colocadas em buracos, polvilhadas com terra, abarrotadas e regadas novamente.
Cuidado
Cuidar do tomate Red-Red F1 não difere de medidas complexas para outras variedades de tomate: rega, cobertura periódica, capina e amontoamento. Cada uma das etapas é importante para a obtenção da colheita desejada, pois as mudas começam rapidamente a crescer imediatamente após o plantio.
Alguns jardineiros, ao cultivar tomates, criam condições especiais para eles com aumento de temperatura e umidade, o que contribui para o rápido desenvolvimento das plantas. No entanto, é preciso ter cuidado com a temperatura do ar na estufa. Acima de +35 ° C, o pólen do híbrido se torna estéril, e você pode obter um excelente crescimento e uma exuberante floração das plantas, mas não pode esperar que a fruta endureça.
Rega
Molhe o tomate "Vermelho-vermelho F1" deve ser o necessário quando secar o solo. O volume de rega é moderado. A água destinada à irrigação é pré-sedimentada e aquecida ao sol.
Em estufas e viveiros, é melhor organizar a irrigação por gotejamento das plantas. Permite consumir água economicamente e fornecer umidade diretamente às raízes dos tomates. Sem irrigação por gotejamento, a rega é feita com um regador de jardim, umedecendo apenas as raízes das plantas. O evento é realizado no período da tarde, no final da tarde.
Ao regar, você deve aderir a uma determinada norma, enquanto alcança a saturação com a umidade e elimina o excesso. É especialmente regada com cuidado durante o ovário da fruta, pois a umidade excessiva pode causar rachaduras nos tomates. A primeira rega é realizada 7-10 dias após o plantio de mudas. A irrigação subsequente é realizada aproximadamente 1 vez por semana.Aplicação de fertilizantes
A cobertura do híbrido “F1 vermelho-vermelho” afeta diretamente sua produtividade.
Os fertilizantes são entregues durante o cultivo em várias etapas:
- durante o período de crescimento ativo do mato e antes da fase de floração, é necessária a fertilização com fertilizantes contendo nitrogênio, que fortalecem a planta. Tempo de aplicação - 10-14 dias após o plantio;
- depois da floração o tipo de fertilizante é alterado para fósforo-potássio, o que melhora a formação de ovários, a formação de frutas e seu avermelhamento o mais rápido possível, enquanto os fertilizantes de nitrogênio não são mais usados até o final do cultivo. Tempo de aplicação - aproximadamente 2 semanas após fertilizantes contendo nitrogênio;
- permitido fazer vários curativos com infusões estrume, fezes ou composto de pássaros, especialmente nos casos em que o cultivo é realizado em solos empobrecidos.
Stepson
O arbusto “F1 vermelho-vermelho” cresce ilimitado em altura, forma novos brotos e folhas. Há muita massa verde e diminui a frutificação. Portanto, para o híbrido, a formação oportuna de um arbusto e beliscar é importante.
Variedades híbridas de tomate de alto rendimento se formam em uma haste. Isso é conseguido removendo todos os processos laterais (enteados) do arbusto. Além dos enteados, é recomendável remover todas as folhas do caule para o primeiro pincel com frutas. A inspeção dos arbustos quanto à presença de novos processos deve ser realizada 1-2 vezes por semana.
Importante! Não é necessário remover completamente os enteados sob o próprio caule, mas deixar uma pequena “perna” para impedir que os brotos reapareçam no mesmo local. As folhas são rasgadas lateralmente para manter a casca do caule intacta.
Com isso, as atividades de formação do mato não param por aí. O tomate pode crescer em altura tanto quanto a estufa permitir, mas o teto não o impede. Portanto, para que todas as frutas ganhem massa suficiente e amadureçam até o final da temporada, é necessário beliscar o arbusto F1 Vermelho-Vermelho.
Após o último pincel, restam mais algumas folhas e a parte superior da cabeça é removida. Para estufas, a taxa de cultivo é de 7 escovas de frutas e para áreas abertas - 5. Geralmente, esse período é o final de julho - o início de agosto.
Junto com a formação do arbusto, você deve prestar atenção à qualidade das flores no pincel. Inflorescências subdesenvolvidas ou deformadas são removidas.
Vídeo: Como plantar tomates adequadamente
Cuidado do solo
O cuidado do solo consiste na limpeza oportuna das ervas daninhas entre as fileiras dos canteiros de tomate. A capina cuidadosa é importante durante o período de crescimento ativo de mudas de tomate ainda pouco cultivadas. Além disso, o material de cobertura preta é frequentemente usado para controlar as ervas daninhas, que são depositadas diretamente no solo.
Para garantir uma boa troca de ar para as raízes, recomenda-se afrouxar o solo. No entanto, faça isso afastando-se levemente do caule para não danificar o sistema radicular, que é um tomate do tipo de superfície. Em vez de afrouxar, a cobertura com turfa, palha ou amontoar o caule é mais útil. Você pode bater várias vezes até que as frutas comecem a endurecer.
Amarrando arbustos
Hastes de tomate altas precisam ser amarradas. O Garter ajuda a organizar a circulação de ar entre as plantas, simplifica a rega e a cobertura das plantas, facilita a condução de beliscões. O híbrido "Red-Red F1" forma pincéis pesados com frutas grandes, então eles também são amarrados para evitar quebras.
O caule é reforçado de várias maneiras:- O mais fácil é usando estacas, que são aprofundados em 20 cm, longe do caule. O híbrido pode crescer até 1,5–2 m, portanto, o material para as estacas deve ser imediatamente selecionado com o comprimento apropriado. Também precisa de material para uma liga (de preferência sintético).
- Maneira linear envolve a instalação de uma barra em cada extremidade da cama, entre as quais o fio é esticado horizontalmente. Um talo de tomate está ligado a ele.
- Método tapeçaria conveniente em termos de menor consumo de pinos que dirigem apenas nas extremidades das linhas. Entre as estacas, é instalada uma forte treliça horizontal (arame, haste, fio denso), capaz de suportar a massa de arbustos de tomate. Os talos de tomate estão presos à treliça.
- Na loja de jardinagem você pode comprar kits de plástico para amarrar tomates altos. Tais grades são convenientes e durarão várias temporadas.
Colheita
A colheita de tomates "F1 vermelho-vermelho" é um processo contínuo. Muitos frutos são formados nos galhos e amadurecem em etapas. Recomenda-se não esperar pelo amadurecimento completo até uma cor vermelha saturada, pois o amadurecimento inibe o crescimento de frutas nas escovas superiores. Os vegetais podem ser removidos do mato e não amadurecidos. Com o amadurecimento artificial, o sabor do tomate não se perde.
Veja também outras variedades de tomate indeterminadas:
Reúna tomates diariamente ou em dias alternados. Isso é necessário não apenas a favor dos tomates restantes no mato, mas também por motivos de segurança. Os frutos do híbrido são pesados e, se vários gigantes se acumularem nas mãos, ele poderá se romper.
Para prolongar a vida útil, você pode remover os tomates com a haste. Recomenda-se colher antes do anoitecer fresco, excluindo o início da manhã, quando o orvalho se assenta. Se você colher os frutos do mato a tempo, poderá obter bons indicadores de rendimento e obter tomates F1 vermelho-vermelho frescos antes da queda.
Os cientistas descobriram que nos tomates existe serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, e tiamina, da qual nosso corpo sintetiza novamente serotonina. Isso significa que o tomate pode funcionar perfeitamente como antidepressivo natural. Portanto, cultive "F1 vermelho-vermelho", obtenha excelentes colheitas de tomate e seja feliz!