Ao criar patos, os criadores de aves freqüentemente enfrentam muitas dificuldades associadas à saúde das aves em diferentes estágios de desenvolvimento. Sobre as principais doenças perigosas para os patos e como tratá-las, leia abaixo.
Causas comuns da doença em patos
As principais causas da propagação de doenças entre os patos:
- seleção de uma raça pouco adaptada às condições climáticas da região em crescimento;
- negligência das regras de atendimento - condições insalubres, dieta desequilibrada, salas mal isoladas para o período de inverno;
- infecções e parasitas;
- falta de área de caminhada com um reservatório;
- deficiência sazonal de vitaminas;
- manter em um quarto indivíduos de diferentes idades.
Você sabe Os patos são bandos de pássaros e permanecem juntos, exceto para nadar. Usando esse recurso, você pode controlar grandes bandos de aves com a ajuda de cães especialmente treinados.
Doenças dos patos, seus sintomas e tratamento em casa
Para entender como tratar um pássaro, você deve primeiro determinar a causa e o tipo de patógeno. Muitas vezes, os proprietários começam imediatamente a regar o pássaro com bicilina quando percebem que seu pescoço está torto, embora neste caso seja melhor fazer um exame de sangue para descobrir a causa. Diferentes grupos de antibióticos agem sobre patógenos individuais, portanto, seu uso inadequado pode levar a complicações graves.Na maioria das vezes, a curvatura do pescoço em patos jovens ocorre em um contexto de doenças bacterianas que complicam o sistema nervoso. No entanto, a causa pode ser uma deficiência banal de vitaminas. Portanto, a falta de vitaminas do grupo B, D e cálcio é manifestada. Se na autópsia de um pássaro morto ou enviado para o abate, verifica-se que seu fígado está aumentado, isso pode ser um sintoma de uma das várias doenças:
- salmonelose;
- tuberculose.
Os patos caem de pé
Os seguintes fatores podem provocar essa patologia:
- alguns tipos de deficiência de vitaminas;
- infecção por parasitas externos;
- infecções.
Arrancar penas um do outro
Arrancar penas com patos um do outro é um fenômeno perigoso que precisa ser eliminado o mais rápido possível. O principal perigo é que, quando a caneta é removida, a pele está quebrada e uma infecção entra na ferida. Sentindo o sangue, o pássaro atacante se torna ainda mais agressivo e começa a bicar a vítima. Na maioria das vezes, o canibalismo se manifesta em indivíduos com 60 dias.
O comportamento patológico é determinado por vários fatores:
- dieta pobre em gordura - superalimentação ou falta de proteína suficiente na alimentação;
- deficiência de arginina - uma diminuição da arginina no sangue para 3,9 (norma 6.9) provoca ingestão em massa de cobertura de penas;
- baixa umidade do ar - o ar seco leva à quebra da pena, o que faz com que os pássaros se livrem dela.
Para prevenir e acelerar a formação de cobertura de penas em áreas nuas, adicione à dieta:Você sabe Para obter comida, um pato pode mergulhar a uma profundidade superior a 5 m.
- enxofre;
- compostos de bromo;
- manganês;
- metionina;
- cistina;
- arginina.
Doenças infecciosas
Existem várias doenças de natureza infecciosa às quais os patos podem sofrer, caracterizadas por um quadro sintomático semelhante:
- aspergilose - doença altamente contagiosa, afetando principalmente animais jovens de 0 a 4 meses, a incubação dura 1-2 dias;
- pasteurelose - a infecção é transmitida através das membranas mucosas da cavidade oral e dos órgãos internos do trato digestivo, trato respiratório e áreas afetadas da pele, o período de incubação dura de 2 horas a 5 dias;
- coccidiose - uma doença fúngica causada por coccídios, que entra no corpo do pássaro ao ingerir ração e água contaminadas, a incubação leva de 6 a 8 dias;
- tuberculose - as fontes de infecção são aves doentes, animais, água e alimentos, o período de incubação dura de 2 a 12 meses;
- salmonelose - doença altamente contagiosa que afeta o trato digestivo, é perigosa para os seres humanos, o período de incubação é de 3-4 dias;
- paratifóide - afeta principalmente animais jovens de 0 a 4 meses, a infecção ocorre através de áreas danificadas da pele, órgãos respiratórios, trato gastrointestinal, período de incubação de 1-2 dias.
- aumento da temperatura corporal para + 42 ° C;
- diminuição do apetite;
- fezes soltas;
- diminuição da produtividade;
- letargia;
- descoloração de brincos;
- sonolência
- penas com babados, asas caídas.
Todas essas doenças são perigosas não apenas para o estoque de patos, mas também para todos os habitantes do quintal, incluindo os humanos. Pássaro doente enviado para o abate. O tratamento é principalmente impraticável, pois os indivíduos doentes permanecem portadores de bactérias. Indivíduos saudáveis são movidos para a zona de quarentena.As paredes das casas são queimadas, após alguns dias são tratadas com solução a 3% de sulfato de cobre. A maca é completamente removida. Se o piso for feito de tábuas, é melhor separá-las e realizar o tratamento da camada inferior com uma solução a 3% de sódio líquido. Durante uma semana, as aves são alimentadas com antibióticos selecionados por um veterinário. O movimento de uma ave saudável pelo território deve ser limitado. Em fazendas disfuncionais, a área de caminhada também precisa ser higienizada, removendo o solo superficial a uma profundidade de 10 a 15 cm e, em seguida, é substituída por turfa misturada com cal abatida.
Doença de Marek
A doença de Marek causa um vírus do herpes do grupo B. É caracterizada pela supressão do sistema imunológico e uma diminuição na resistência do pássaro a outras doenças. Os portadores da doença são aves doentes. Os patógenos são secretados através de folículos de penas, sistema respiratório e produção de ovos.
Você sabe Na base das penas da cauda nos patos, há ferro que secreta um segredo oleoso. O pássaro o distribui por toda a superfície da cobertura de penas com o bico, o que permite que ele se mova livremente na água sem se molhar.
Imagem sintomática:
- cauda caída;
- falta de coordenação dos movimentos, marcha impressionante;
- paralisia, cãibras;
- um aumento no bócio, respiração prejudicada;
- curvatura do pescoço;
- descoloração da íris, perda parcial ou total da visão;
- 30% dos adultos sofrem danos nos órgãos reprodutivos;
- falta de apetite.
Helmintíase
Se você tiver a maioria dos sinais da doença acima, precisará descobrir se há casos de infestações por helmintos na sua região. Os vermes podem ser um motivo de imunidade ao pato. Os parasitas podem ser localizados em diferentes órgãos das aves:
- oviduto;
- sistema respiratório;
- aparelho digestivo.
- Piperazina - 5 g de pó por 10 cabeças - eficaz para toxocaríase, parascoriose, amidostomíase, estrólise;
- Alben - 10 mg por kg de peso vivo - eficaz não apenas na helmintíase, mas também em certas doenças bacteriológicas.
Importante! Na presença de infestação helmíntica em patos, todas as pessoas em contato com a ave também precisam passar por um curso preventivo de tratamento para vermes.
Varíola
Entre os patos, a doença é rara. Seu corpo é altamente resistente ao vírus.
Quando infectados, nas cabeças dos pássaros, principalmente perto das órbitas oculares, aparecem crescimentos de cor de icterícia, possuindo uma estrutura suave, cheia de exsudato purulento. Com o tempo, a varíola se torna difícil.
Para se livrar da doença, os crescimentos da pele imediatamente após a detecção são lubrificados com gordura ou glicerina. Cheios de pus, as conseqüências são tratadas com uma solução de iodo a 1% de álcool em combinação com cloramina e glicerina na proporção de 1: 1: 1. Durante uma semana, os patos estão bêbados com paracilina. Para 1 litro de água, adicione 1 g da droga. Em combinação com antibióticos, suplementos fortificados selecionados por um médico são adicionados.
Deficiência de vitamina
A mortalidade de aves de capoeira pode ser devido à falta de proteínas, cálcio, vitaminas D e E. Um sinal de deficiência de vitamina D é a curvatura das extremidades. As fêmeas põem ovos com casca macia. Os jovens desenvolvem raquitismo. Nesses casos, o óleo de peixe ajudará a preencher a deficiência de vitaminas. É adicionado ao alimento à taxa de 2 ml por indivíduo.A falta de vitamina E leva à coordenação prejudicada dos movimentos. O pássaro se torna letárgico, inativo. Contrações musculares convulsivas são observadas, o que leva a uma queda nas pernas. Para resolver o problema, a dieta é enriquecida:
- tocoferol;
- produtos lácteos;
- levedura forrageira;
- vegetais de raiz (cenouras, folhas de beterraba).
Peroed
Um grande número de parasitas sugadores de sangue pode causar a morte de animais jovens. Na maioria das vezes, os patos são afetados por piolhos, pulgas e comedores de penugem. Encontrá-los é bem simples. Você precisa pegar o pássaro e examinar cuidadosamente a pele da barriga dela, espalhando a capa de penas. Além desses sinais, em patos adultos, é observada uma diminuição na produção de ovos; em animais jovens, é observado retardo no crescimento.Os pássaros ficam superexcitados. Se forem encontrados parasitas, você pode usar o Butox. 10 ml do medicamento devem ser dissolvidos em 4 l de água e pulverizados sobre todo o gado, bem como tratar a casa e a área circundante.
Diarréia
Distúrbios digestivos e diarréia em aves causam desnutrição. Ao primeiro sinal de desconforto, verduras, frutas e vegetais crus devem ser excluídos da dieta. É necessário adicionar permanganato de potássio à água potável para que adquira um tom rosado. Como bebida, você pode dar o caldo de arroz para aves e o arroz mal cozido.
Importante! A diarréia pode ser um sintoma de uma doença infecciosa, por isso é melhor agir com segurança e fazer uma análise bacteriológica em laboratório.
Como os patinhos ficam doentes?
As doenças mais comuns dos patinhos:
- hepatite viral;
- salmonelose;
- cólera;
- aspergilose;
- falta de plumagem.
Todos os patinhos saudáveis devem ser imediatamente postos em quarentena, após tratamento profilático, vacinados e organizados os cuidados adequados.
Que doenças causam a morte em patos
Uma alta porcentagem de mortalidade entre a população de patos é observada em doenças infecciosas:
- pasteurelose - 65-80%, dependendo da forma da doença;
- tuberculose — 80%;
- paratifóide — 80%;
- hepatite viral — 95%.
Medidas preventivas
As principais medidas para prevenir a propagação de doenças e parasitas:
- Uma dieta balanceada, selecionada de acordo com as necessidades dos patos em diferentes estágios de desenvolvimento.
- Vacinação de animais jovens com idade superior a 7 dias contra doenças características.
- Cumprimento do cronograma do calendário de vacinação.
- Desinfecção regular da casa, taças, alimentadores, área de passeio.
- Fornecer aos pássaros uma área de caminhada grande o suficiente com um reservatório artificial.
- Aquecimento qualitativo da casa para o inverno.
- Manutenção separada de animais jovens e adultos.
- A introdução de suplementos fortificados de acordo com as características da idade das aves.
A maioria das doenças de natureza infecciosa leva à morte de 60% dos adultos e 90% dos animais jovens. Os cuidados adequados e a vacinação oportuna ajudarão a proteger os patos da propagação de doenças e parasitas.