Ervas como salsa, endro, coentro e manjericão são amplamente utilizadas na culinária e são apreciadas por nós por seu sabor picante expressivo que pode enfatizar e complementar qualquer prato. Distingue-se especialmente da lista geral de especiarias de coentro, pois possui um sabor e um cheiro tão ricos que ofusca todos os outros ingredientes. Em nosso artigo, consideraremos se é possível comer coentro para mulheres grávidas, quais são seus benefícios e malefícios, bem como as regras para tomar especiarias e a taxa de consumo.
Valor nutricional e teor calórico
Coentro (ou coentro) é uma planta herbácea anual. É onipresente, mas a melhor vegetação é o coentro, crescendo em regiões com muito sol - são a Ásia, o Cáucaso etc. O uso ativo em vários campos da atividade humana é encontrado tanto na especiaria verde fresca, que geralmente chamamos de coentro, quanto nas sementes desta planta, chamado coentro.
Você sabe O coentro foi a base da maioria das dietas projetadas para prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson e tumores cerebrais malignos.
É interessante que o uso inicial de especiarias em povos antigos tenha sido reduzido exclusivamente para fins medicinais e, somente com o tempo, o coentro se tornou popular na culinária. A composição da planta é caracterizada pela presença de 11 óleos essenciais e vários tipos de ácidos orgânicos, incluindo o ácido ascórbico, o que ajuda a fortalecer a imunidade. Além disso, o coentro é um verdadeiro depósito de vitaminas e minerais, cuja concentração mais alta cai nas folhas da planta. O conteúdo calórico de verduras por 100 gramas de produto é de apenas 24 kcal.
Mais detalhadamente, considere a composição do coentro abaixo:
- proteínas - 2,15 g;
- gorduras - 0,55 g;
- carboidratos - 0,90 g;
- água - 93,20 g;
- fibra alimentar - 3,1 g.
Vitaminas:
- colina - 13,9 mg;
- PP - 1.116 mg;
- K - 312 mcg;
- E - 2,7 mg;
- A - 341 mcg;
- C (ácido ascórbico) - 28 mg;
- B9 (ácido fólico) - 65 mcg;
- B6 (piridoxina) - 0,151 mg;
- B5 (ácido pantotênico) - 0,60 mg;
- B2 (riboflavina) - 0,163 mg;
- B1 (tiamina) - 0,071 mg;
- beta-caroteno - 3,96 mg.
Importante! Quando seco, o teor calórico do tempero aumenta significativamente — até 217 kcal.
Elementos micro e macro:
- zinco - 0,7 mg;
- fósforo - 50 mg;
- ferro - 1,81 mg;
- potássio - 523 mg;
- Manganês - 427 mg;
- sódio - 48 mg;
- cálcio - 68 mg;
- magnésio - 27 mg;
- cobre - 227 mg;
- selênio - 0,10 mcg.
Propriedades úteis de coentro durante a gravidez
As pessoas sabiam sobre as propriedades curativas desse tempero nos tempos antigos. Um grande número de substâncias úteis e benéficas que afetam o corpo humano tornou possível o uso do coentro como profilático contra muitas doenças perigosas. O coentro possui propriedades analgésicas, diuréticas e antioxidantes. Os óleos essenciais contidos nas folhas da planta normalizam o funcionamento do sistema nervoso e também desempenham o papel de um antidepressivo natural, proporcionando um efeito calmante e relaxante.
- Entre as muitas características positivas do coentro, também podemos distinguir:
- normalização do trato digestivo, melhora da digestão e motilidade intestinal;
- fortalecimento da imunidade;
- eliminação de colesterol e substâncias tóxicas do corpo;
- eliminação de sangramento nas gengivas e prevenção de cárie;
- melhora do apetite;
- estabilização do sistema cardiovascular, diminuindo a pressão sanguínea;
- normalização do metabolismo no corpo.
A capacidade de remover substâncias tóxicas do corpo faz do coentro um produto indispensável para mulheres grávidas. O tempero será especialmente útil para mulheres que moram perto de rodovias movimentadas ou em uma cidade grande. Graças a uma das principais propriedades benéficas dos vegetais - a normalização do sistema digestivo, o coentro pode aliviar significativamente a toxicose.Nos estágios iniciais, é recomendável tomar decocções e infusões das sementes da planta, que contribuem efetivamente para a eliminação do edema. Esses mesmos medicamentos que têm um efeito benéfico no sistema nervoso ajudarão a se livrar das convulsões. Além disso, o coentro ajuda perfeitamente a aliviar o estresse dos rins, que durante a gravidez aumentam especialmente.
Verduras frescas e ricas em vitaminas podem ser adicionadas em pequenas quantidades a vários pratos, especialmente na primavera, quando o estresse é muito provável. No final da gravidez, o coentro servirá como uma excelente alternativa aos temperos e sal, cujo consumo durante esse período deve ser o mais limitado possível.
Você sabe Sementes de ervas picantes podem aliviar uma ressaca — apenas mastigue-os por alguns minutos. Durante esse período, eles também eliminam completamente o odor desagradável característico.
Os efeitos analgésicos, calmantes e vasodilatadores do coentro permitem que ele seja consumido algumas semanas antes do parto - a maioria dos médicos recomenda tomar 2-3 ramos de hortaliças neste momento.
Regras de Admissão
Devido à composição única e versatilidade em uso, o coentro pode ser incluído com segurança em sua dieta, combinando-o com vários componentes. Na forma picada, o tempero complementa perfeitamente o primeiro e o segundo pratos, e as sementes verdes usadas como tempero podem ser usadas na forma inteira ou moída. O coentro combina bem com o restante dos vegetais - endro, salsa e manjericão, para que você possa saboreá-los em quantidades iguais, sem medo de sabor e cheiro muito específicos.As ervas frescas podem adicionar um sabor único a vegetais, peixe e carne. Uma decocção de uma planta medicinal, que possui propriedades coleréticas e anti-sépticas, é extremamente útil na gravidez, provou-se muito bem. É preparado de acordo com a seguinte receita: 30 g de verduras são vertidos em 600 ml de água fervente, após o que o caldo é permitido infundir por cerca de uma hora e depois filtrado. Em seguida, a mistura é tomada ao longo do dia em pequenos goles.
As sementes de coentro (coentro) também são muito procuradas - este produto é usado ativamente na fabricação de pratos de peixe e carne. No entanto, essa não é a maneira correta de usar o coentro, pois não deve ser cozido por causa do risco de perder todo o sabor. Ao escolher ervas perfumadas, você deve prestar atenção à maturação das sementes, que tem um impacto significativo na qualidade do aroma.
Importante! Em casos especialmente graves de abuso de coentro, pode ocorrer uma reação alérgica que se manifesta na forma de inchaço da nasofaringe e vermelhidão da mucosa nasal e da cavidade oral.
O coentro verde tem um odor desagradável, que não permite seu uso posterior para fins culinários. Ao contrário das ervas frescas, que são adequadas para uso somente no verão, as sementes de coentro são muito mais usadas na culinária devido à possibilidade de pré-colheita.
Taxa de consumo para mulheres
Ao usar qualquer produto, incluindo coentro, você deve conhecer a medida para evitar intoxicações e a maioria dos outros problemas. As mulheres grávidas devem ter um cuidado especial ao incluir tempero em sua dieta, após consultar um médico sobre sua dosagem e taxa de uso.Geralmente, recomenda-se consumir na maioria das vezes coentro em uma quantidade muito limitada - não superior a 35 g e nem todos os dias. Isto é devido à capacidade da vegetação de provocar a ocorrência de coágulos sanguíneos. Quanto às mulheres que amamentam, muitos especialistas ainda insistem na exclusão do coentro do cardápio, devido à alta probabilidade de alergias e distúrbios alimentares na criança.
Contra-indicações e possíveis danos
Juntamente com as propriedades curativas das ervas picantes, também existem contra-indicações, as quais devem ser familiarizadas antes do uso. O coentro só pode causar mais danos se consumido em excesso, por isso nunca se esqueça da ingestão diária recomendada do produto - 35 gramas.
O perigo que está por trás de uma superabundância no consumo de vegetação pode ser expresso no sono prejudicado, na atividade cerebral e no ciclo mensal das mulheres. Para quem sofre de alergias que adicionam o tempero descrito a um grande número de pratos, o coentro pode causar erupções na pele e para pessoas que sofrem de indigestão, intoxicação leve e grave.
Também é recomendável abster-se do uso de coentro para essas doenças:
- gastrite aguda;
- hipertensão
- diabetes mellitus;
- isquemia cardíaca;
- trombose
- infarto do miocárdio;
- tromboflebite;
- intolerância ao produto.