Os Estados Unidos podem insistir em um rápido acordo comercial com o Japão para obter o mesmo acesso aos mercados agrícolas japoneses que alguns outros parceiros comerciais japoneses, afirmou o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Purdue, na terça-feira, 30 de abril.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na semana passada, após conversas frente a frente com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que ele espera ter um acordo com o Japão quando visitar Tóquio em maio.
"Queremos resolver rapidamente nosso pedido agrícola aqui ... talvez temporariamente, que pode ser implementado por um período mais longo", disse Purdue a repórteres.Purdue disse que os agricultores dos EUA devem ter o mesmo acesso aos mercados japoneses que os países que assinaram um acordo comercial no Pacífico. Trump se afastou do acordo no início de sua presidência, alegando que era um mau acordo para a economia e os trabalhadores dos EUA.
Outros países que permaneceram no comércio do Pacífico, como o Canadá, têm maior acesso ao lucrativo mercado japonês.Durante as negociações na semana passada, Trump chamou as tarifas japonesas de produtos agrícolas dos EUA de irritantes.