As pessoas costumavam ouvir sobre pombos-correio desde os tempos antigos, quando eram o único meio de comunicação. Hoje, seus serviços não são mais procurados, mas continuam a criar essas aves devido à sua aparência atraente, qualidades esportivas e outras vantagens de representantes de diferentes raças. Convidamos você a aprender mais sobre esses pássaros incríveis, sobre os princípios e características de seu conteúdo.
A história da origem dos pombos-correio
Os historiadores encontraram as primeiras menções de pombos-correio nas letras do sótão encontradas no território dos assentamentos romanos, gregos, egípcios e persas, que existiam muito antes de nossa era. Esse tipo de comunicação alcançou um desenvolvimento particular durante o reinado do Egito em Nur Ad-Din, em 1146 a 1173: naqueles dias, um par de bons pássaros custava 100 dinares. Mais tarde, os pombos ganharam o favor das pessoas em 1572 (durante a captura de Haarlem, na Holanda) e em 1574 (durante a captura de Leiden, na Holanda do Sul).
Você sabe Hamsters e pombos de rua têm muito em comum: quando não há mais espaço no estômago, os pássaros enchem o bócio com comida, fazendo reservas para o futuro. Essa "bolsa" é dividida em duas partes, então primeiro a parte esquerda é cheia de comida e depois o compartimento direito.
Até 1832, os “panfletos” estavam envolvidos como elos de ligação entre corretores, financiadores e pessoas envolvidas na venda e compra de valores mobiliários no mercado. Além disso, no início do século 19, o governo holandês também organizou um sistema civil-militar de correspondência, que usava pássaros que chegavam às ilhas de Java e Sumatra de Bagdá.No século XX, os pombos desempenharam um papel na condução das hostilidades durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, e também foram usados como carteiro por repórteres da agência internacional de notícias Reuters. Eles entregaram cartas mais rapidamente do que veículos, para os quais foram avaliados não apenas por estrangeiros, mas também por correspondentes nacionais.
Hoje, representantes de várias raças de pombos-correio são usados apenas na organização de esportes: por exemplo, em 1996, na Eslováquia, eles lançaram pombos dedicados aos Jogos Olímpicos de Verão no Atlântico. Eles também são criados por entusiastas que valorizam os pássaros por sua dedicação à casa e aparência atraente.
Como os pombos determinam para onde voar?
Segundo os cientistas, os pombos têm um instinto especial que lhes permite encontrar com precisão o caminho de casa. O mecanismo de "retorno" não é totalmente compreendido, mas existe uma suposição de que ondas infra-sonoras de baixa frequência que não são acessíveis à audição humana ajudam os pássaros a navegar no espaço. Com base nesse ponto de vista, os pombos sabem para onde voltar, graças ao "som" da paisagem, pois cada objeto na superfície da Terra tem sua própria frequência. Os resultados de estudos ornitológicos mostraram uma estrutura e desenvolvimento muito complexos do cérebro dos pombos.O princípio de sua operação pode ser comparado com um pequeno computador capaz de ler, processar e salvar grandes quantidades de informações. As fontes de dados são todos os sentidos do pássaro, mas especialmente os olhos. Sua estrutura permite filtrar objetos desnecessários e focar apenas nos objetos principais que permanecem na memória. Acontece que os pombos voltam para casa de acordo com o mapa criado em sua cabeça, complementado por impressões pessoais de voar sobre uma área específica: os pássaros sempre entendem onde estão aproximadamente e em que direção voar mais longe.
Outra característica interessante dos pombos é a presença de um certo "ímã receptor" em seus bicos, graças ao qual até o pássaro recém-nascido sabe como determinar a força do campo magnético na superfície da Terra e, em particular, perto de seu próprio ninho. As informações de leitura são armazenadas para sempre na memória e também ajudam o pássaro a procurar o caminho de casa.
Esse recurso funciona independentemente da raça, embora em espécies decorativas essas "habilidades" não sejam tão desenvolvidas quanto nos pombos esportivos. Se você observar até que ponto os pombos podem voar, de acordo com estudos, a maioria das aves não conseguiu ultrapassar mais de 1.100 km. Portanto, quanto mais próximos o destinatário e o destinatário estiverem do outro, maior a probabilidade de estabelecer um sistema de comunicação sem pensar em quanto o pombo pode voar o máximo possível.
Caracterização de rochas
Entre as muitas raças conhecidas de pombos-correio, apenas algumas são consideradas as mais populares:
- Russo
- Alemão
- Inglês
- Belga
- Tcheco.
Cada variedade tem suas próprias características únicas.
Russos
Representantes dessa raça de pombos são comuns na Rússia. Eles se distinguem por sua aparência atraente, com linhas corporais graciosas. As pernas e o pescoço são longos, a cabeça é pequena, com bico afiado e olhos vermelho-alaranjados, com bordas brancas. Nas asas e cauda alongadas, há uma curva que ajuda os pássaros a manobrar durante o vôo. As pernas dos pombos russos são alongadas e completamente carecas. A cor principal da plumagem é branca, embora às vezes sejam encontrados indivíduos malhados.
Alemão
Os ancestrais dessa espécie de pombo-correio são representantes das raças inglesa e holandesa, das quais as aves foram transferidas para a capacidade de voar rapidamente e para um crescimento e desenvolvimento não menos rápidos. Com um tamanho corporal relativamente pequeno, o pescoço dos pombos alemães é caracterizado por um comprimento aumentado. A cabeça é média, mas o bico é muito encurtado e apresenta um crescimento característico que a cobre quase até a ponta.
Você sabe A primeira associação de amantes de raças foi criada em Leipzig (Alemanha) já em 1905, mas já naquela época eles podiam ser chamados de mais decorativos do que postais.
Pelo lado, pode parecer que o pássaro tem um nariz corcunda e nenhum bico. Além disso, os pássaros também têm uma cauda encurtada, embora as asas sejam de tamanho médio e se ajustem firmemente ao corpo. As pernas são longas e, exceto pelos dedos vermelhos, densamente emplumadas. A cor da plumagem pode ter uma variedade de tons, mas na maioria dos casos:
- branco puro;
- azulado;
- marrom;
- avermelhado;
- amarelado.
Inglês
Os pombos, que são mais adequados para os padrões modernos de raça, foram criados em meados do século 19 e desde então foram criados ativamente em muitas casas particulares de pombos. Na aparência, eles são facilmente confundidos com pássaros comuns no quintal, mas ainda possuem algumas características do exterior. Os ancestrais dos pombos ingleses foram criados no século XIV, mas desde então sua aparência sofreu muitas mudanças.
A cabeça dos pássaros é pequena, o corpo é grande, com uma plumagem dura. Os olhos são grandes, pode-se até dizer mais do que outros pombos, eles têm pálpebras neles. O bico é reto, grosso, com crescimentos característicos semelhantes a verrugas. Pernas de comprimento médio, parcialmente emplumadas. A cor da plumagem tem várias variações e pode ser cinza, manchada, branca ou preta. Às vezes, são encontrados pombos castanhos e quase amarelos.
Belga
Os representantes dessa raça também são considerados um dos antigos "carteiros" cujas características foram aprimoradas no século XIX, cruzando com pombos da raça Homer e Turbite. O corpo dos "belgas" é distinguido por formas arredondadas, mas a principal característica distintiva da raça é a parte do peito bem definida. O pescoço e a cabeça são de tamanho médio, as pernas são curtas.A cauda é estreita, com poucas penas. As asas ajustam-se confortavelmente nas costas e distinguem-se por uma estrutura de penas encurtada. A cor da plumagem pode ser a mais diversificada: do cinza e cinza ao vermelho, preto, marrom e até amarelo.
Tcheco
Os pombos tchecos não voam longas distâncias, mas muitos os consideram os melhores mensageiros. Eles têm uma excelente aparência e são caracterizados por boa obediência, por isso são frequentemente representados em todos os tipos de exposições. Esses pássaros têm pescoço longo, cauda curta e bico relativamente longo com crescimento.A cabeça é de tamanho médio, a plumagem é suave e confortável contra o corpo. As pernas são enormes, as asas são longas (as penas da mosca atingem a base da cauda). A cor da plumagem pode variar de branco puro a acinzentado e até avermelhado.
Importante! Comparados a outros "carteiros", os pombos tchecos precisam de mais atividade física, pois são muito mais ativos.
Pombos-correio em casa
Em termos de cuidados, os pombos-correio não são muito diferentes de seus parentes de outras raças; no entanto, o proprietário precisa conhecer algumas características de sua manutenção e criação.
Condições de detenção
Como muitos outros animais de estimação, os pombos precisam de uma casa quente e seca, com refeições regulares e a possibilidade de caminhar. Pombos diferentes podem diferir em recursos de design individuais, mas, em qualquer caso, devem atender aos seguintes requisitos:
- Densidade de aves - pelo menos 0,5 m² por um par de aves, e antes de colocar os pombos, é aconselhável dividir a sala com antecedência em seções separadas com células internas de profundidade suficiente (cerca de 20 × 40 cm).
- Características de portas e janelas para a partida de pássaros. Uma passagem com uma altura de 150 a 180 cm e uma largura de 55 a 70 cm será suficiente para uma pessoa, mas é aconselhável dobrar a porta: do lado de fora deve haver um pano sólido de madeira ou metal e, do lado de dentro, uma grade ou malha. A última opção (portas de treliça) é ótima para a temporada de verão. O tamanho das janelas para os pássaros depende da raça, mas em média não excede 25 × 20 cm (em cada compartimento deve haver pelo menos duas dessas aberturas, a uma altura não inferior a 11,5 m da superfície do piso).
- O piso da sala é melhor feito de tábuas bem colocadasque, para proteger contra a umidade, eleva os pombos acima do nível inferior a uma altura de pelo menos 25 cm.
- O telhado da cobertura pode ser de dois tipos: inclinação única e inclinação dupla, mas deve ser coberta com material de cobertura ou protegida da umidade de outra maneira (a inclinação mais conveniente do telhado é uma proporção de 1:10 em comparação com a área coberta).
- Sistema de ventilação. Geralmente é representado por um orifício de suprimento localizado a uma altura de 1,15 m do chão (coberto com uma rede) e um orifício de exaustão (feito no ponto mais alto do telhado). Nos dois casos, essas janelas devem fechar bem durante resfriados.
- Iluminação Antes da competição ou durante a estação de reprodução, o horário de verão deve ser aumentado para 16 a 17 horas por dia, portanto, fontes adicionais de luz deverão ser instaladas no pombo para compensar sua falta na estação de inverno.
- Temperatura Ideal para representantes da maioria das raças serão os valores de temperatura dentro de +20 ° C, diminuindo no inverno para +5 ° C. Em casos extremos, a temperatura zero é permitida, mas um "menos" prolongado deve ser evitado, se possível. Para isso, é necessário pensar com antecedência no sistema de aquecimento e isolar o pombal com espuma e lã mineral o máximo possível.
- Umidade. Idealmente, esse valor não deve ser inferior a 65%; portanto, no verão, para aumentar a umidade dentro da casa, você pode regar periodicamente o telhado com água da mangueira.
- Bebedouros e taças. Não existem requisitos especiais para esses produtos, o principal é que todos os pombos sejam colocados nas proximidades e possam obter comida. Normalmente, os produtos são feitos na forma de um palete longo, com separação em compartimentos com a ajuda de estacas, entre as quais cada ave pode enfiar a cabeça e levar comida. É possível instalar e comprar taças para beber, por exemplo, plástico, com as mesmas divisões em compartimentos.
Importante! Ao organizar uma casa, não se esqueça de organizar uma pista - a partir daí os pombos podem decolar e pousar novamente antes de entrar no pombal. Pode ser uma pequena folha de madeira compensada ou outro material durável montado na parte externa de uma casa de pássaros.
Alimentação
Para o bem-estar e a alta atividade, os pombos devem receber alimentos que lhes forneçam vitaminas e minerais. Cada raça tem suas próprias nuances do processo de alimentação, que no caso de "carteiros" são baseadas em moderação. Em nenhum caso os pássaros devem ser gordos, mas ao mesmo tempo devem ter força para superar as distâncias necessárias. Os principais componentes da dieta dos pombos-correio no verão podem ser:
- trigo, milho, aveia (não mais de 10% da quantidade total de alimento fornecido);
- ervilhas (20%);
- ervilhaca (10%);
- milheto (20%);
- cevada (20%).
Além disso, verduras jovens serão uma parte muito útil do menu durante a temporada de verão. Na estação quente, os pássaros mudam, de modo que a dieta deve estar com uma quantidade suficiente de proteína. Boas fontes de proteína são cevada, aveia, pelo menos trigo e estupro e colza podem ser usados como fertilização adicional. Como uma massa verde, as folhas do repolho jovem são perfeitas para pombos. Um dia, um indivíduo come cerca de 40-50 g de diferentes alimentos, divididos no verão em 3 refeições.
Você sabe Ao criar pombos, os proprietários usam a marcação de indivíduos com anéis para que possam ser distinguidos de outros pássaros.
No inverno, a dieta dos pombos muda, devido à falta de vegetação e à relevância dos suplementos vitamínicos e minerais. A quantidade de proteína na ração deve ser reduzida - isso evitará possíveis postura indesejada de ovos. Portanto, os pombos não devem receber legumes, e cevada e aveia ajudarão a substituí-los. Você pode aumentar o valor nutricional dos alimentos com a ajuda de cereais e batatas. Em proporção proporcional, o menu diário de "carteiros" no inverno será semelhante a este:
- cevada (40%);
- aveia (40%);
- lentilhas (10%);
- milho triturado (10%).
Importante! Em qualquer época do ano, os pombos devem ter acesso a água limpa e fresca.
Cuidado e higiene
A aparência dos pombos e sua saúde dependem em grande parte da conformidade com os padrões sanitários da casa. Idealmente, uma pequena limpeza deve ser feita diariamente, varrendo os restos de comida e lixo do chão, e uma desinfecção mais completa do pombal pode ser adiada para o final da semana.A limpeza geral das instalações com a desinfecção de todas as superfícies deve ser realizada 1-2 vezes por ano, com a realocação temporária de aves para outra casa (de preferência antes do início do tempo frio), e prevê o seguinte:
- limpeza de alimentadores e tigelas, tratamento com uma solução alcoólica de iodo ou outra solução desinfetante;
- remoção de poeira e tratamento adicional com um desinfetador de parede e teto;
- limpeza de pisos com substituição completa da cama existente;
- Cal caiada com o tratamento de todas as rachaduras e pequenos sulcos nas paredes;
- desinfecção de inventário;
- arejando a sala.
Quando todas as ações tiverem sido concluídas com sucesso, você poderá devolver os pombos ao local de residência anterior - o principal é que, nesse momento, o pombal já foi ao ar e todas as superfícies estão secas. Se os pássaros ainda não tiverem um lugar para se instalar temporariamente, então, durante o período de limpeza, eles poderão permanecer em ambientes fechados. No entanto, nesse caso, em vez de usar muitos desinfetantes especiais, você terá que se limitar à lavagem de cal.Você pode desinfetar tigelas e alimentadores, fervendo várias vezes por mês.
Importante! Cobrindo o chão com novas camas limpas, é aconselhável espalhar cinzas de madeira, folhas de tabaco raladas ou absinto seco por baixo, o que afastará os parasitas.
Além disso, uma boa solução para limpeza será o refrigerante dissolvido em água fervente, após a aplicação da qual é necessário enxaguar o equipamento novamente em água corrente limpa. Quanto aos próprios pássaros, para fins preventivos, é aconselhável inspecioná-los todos os dias, principalmente durante as refeições. Aves saudáveis voam rapidamente para se alimentar e os pacientes sentam-se languidamente ao lado, com as cabeças nos ombros e as asas abaixadas. Obviamente, esses indivíduos devem ser imediatamente isolados.
Treinando e ensinando pássaros
Pombos-correio são perfeitamente treinados, sem os quais o dono não pode fazer se ele quiser que os pássaros voem para longe de casa e retornem regularmente. Você pode iniciar o processo de criação a partir dos quatro meses de idade, quando o pombo estiver completamente coberto de plumagem constante. É aconselhável dedicar as primeiras lições ao estudo da área em torno do pombal e somente após várias semanas de voos bem-sucedidos podemos prosseguir para a tarefa mais difícil: voltar para casa a grandes distâncias.
Importante! Para manter a resistência dos “carteiros”, o tempo gasto em cestas fechadas deve ser minimizado. Por esse motivo, criadores experientes tentam transportar aves de um lugar para outro o mais rápido possível.
No primeiro ano de estudo, não é recomendável levar o pássaro a mais de 300 km da casa. Além disso, se a rota do pombo fornecer uma distância de mais de 100 km, o proprietário precisará incluir um dia para o descanso do pombo no plano de voo. O momento mais adequado para o treinamento é o período de meados da primavera a outubro, quando o clima é quente e claro, com vento fraco. Quando o pombo se acostumar a voar nessas condições, você poderá complicar a tarefa organizando o treinamento em um dia de neblina ou vento.Se a primeira experiência desses voos não for bem sucedida, será necessário excluir as aulas por vários dias, para que o pássaro se recupere e recupere a força. Cada sucesso emplumado deve ser incentivado pelo proprietário, e tarefas adicionais devem se tornar mais difíceis. As mesmas instruções serão rapidamente entediantes para os pombos e deixarão de obedecer; portanto, pelo menos uma vez por mês, vale a pena liberar os pássaros em todo o percurso. É aconselhável liberar pombos pela manhã, quando todos os processos em seu corpo corresponderem à ocupação produtiva, tanto quanto possível.
Partidas frequentes após o jantar podem prejudicar a saúde das aves, por isso é recomendável evitá-las. Não importa o quanto você domine e treine seus "carteiros", o sucesso desse processo também dependerá da atitude pessoal do proprietário em relação aos pássaros; portanto, ao considerar a melhor maneira de ensiná-los, escolha apenas métodos humanos, porque às vezes os pássaros são treinados por meio de cargas excessivas.
Prevenção de doenças
Os pombos são caracterizados não apenas por doenças puramente de aves, mas também por infecções que podem ser transmitidas aos seres humanos (por exemplo, ornitose ou tricomoníase). Nesse sentido, qualquer proprietário de casa deve seguir os seguintes requisitos preventivos:
- realizar limpeza e desinfecção regulares do pombal;
- use alimentação de qualidade;
- quarentena para novos membros da família das aves (pelo menos 10 dias);
- faça injeções preventivas contra a doença de Newcastle (em 35 a 45 dias), salmonelose (3 vezes por ano, bebendo a vacina por 10 dias), tricomoníase (1 vez em três meses), varíola (1 vez por ano);
- realizar desparasitação das aves (2 vezes por ano);
- use suplementos vitamínicos e minerais durante a muda, durante cargas aumentadas ou simplesmente com o crescimento ativo de animais jovens (você pode adicionar 1 vez por semana aos alimentos);
- use drogas imunoestimulantes (por exemplo, Nefrogep ou Perpulmin).