Algumas plantas de interior surpreendem e encantam com sua aparência. Um deles é o calathea listrado, ou zebrina. Seu cultivo é semelhante à arte, por isso sugerimos que você se familiarize com suas sutilezas e características.
Descrição da planta calathea listrada
Perene da família Moraine. Pátria - florestas tropicais da América do Sul e Central, onde existem cerca de 120 espécies de calathea.
A altura do arbusto doméstico é de até 60 cm; as folhas são aveludadas, ovais, carnudas, fortes, grandes (30 a 45 cm). A espécie foi criada para cultivo no peitoril da janela e é caracterizada por uma maior excentricidade nas condições de detenção e cuidado.
Você sabe O nome da flor vem da palavra grega kalathos - «cesto». Na natureza, algumas variedades atingem tamanhos enormes, e os moradores locais usam suas folhas para equipar os telhados de edifícios auxiliares e, às vezes, até de casas.
Condições de cultivo
Kalatea, sendo um residente tropical, está exigindo a umidade do ar circundante e precisa de água de alta qualidade. Ao manter uma planta assim, você precisa organizar as condições certas para o conforto.
Localização
Na natureza, o calathea cresce sob o dossel da floresta tropical, onde é leve o suficiente, mas os raios do sol rompem com dificuldade. Nesse sentido, em casa, o vaso com a planta deve ser colocado onde está claro, mas a iluminação não é clara - como muitas flores de interior, a zebrina não tolera a luz solar direta. O melhor lugar é o parapeito das janelas leste ou oeste, - com iluminação geral suficiente, o sol brilhará de manhã cedo ou tarde da noite.
Temperatura e iluminação
A iluminação deve ser ajustada de acordo com a estação e as condições de crescimento. Às vezes, o arbusto é cultivado como uma planta ao ar livre no fundo da sala. Nesse caso, a luz natural é aumentada com a ajuda de artificial - lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas LED devem funcionar pelo menos 12 horas por dia.
Calathea listrado adora calor e conforto, portanto, é necessário manter uma temperatura de +21 ... + 24 ° C no verão e +16 ... + 20 ° C no inverno o tempo todo. Ao mesmo tempo, elimine rascunhos.
Humidade do ar
A umidade é regulada usando tanques de água localizados perto da panela. A planta responde à pulverização e lavagem das folhas com água morna e limpa (água fervida é adequada). O ar com uma umidade de cerca de 90% é perfeito para a parte acima da planta, e o subsolo pode ser umedecido através de um suporte e roupas de cama de argila expandidas no fundo da panela.
Importante! Calathea pode ser colocada no banheiro, onde ela gosta da umidade. No entanto, não se deve esquecer a iluminação e não se deixar levar pelos produtos químicos domésticos perto da fábrica.
Calathea Striped Plant Care em casa
O cuidado com a zebrina é clássico: você precisa regá-la a tempo, fertilizar e soltar a terra em um vaso de flores.
Taxas de rega
A rega do arbusto deve ser defendida, água purificada ou fervida ligeiramente acima da temperatura ambiente. Um pouco de água morna é fornecida através de um regador para a área basal. Ao mesmo tempo, tente não respingar o soquete e as folhas.
A irrigação no inverno é minimizada e produzida apenas quando o solo superficial seca de 2 a 3 cm, o que geralmente é feito uma vez por semana. No verão, a rega deve ser frequente e abundante, mas sem excessos, para que as raízes não fiquem constantemente no solo úmido e apodreçam.
Vídeo: Zebrin Calathea Home Care
Top vestir
Durante a estação de crescimento, calatea deve ser alimentado. Eles fazem isso usando fertilizantes complexos para plantas decíduas ornamentais. Freqüência do fertilizante - uma vez a cada 14 dias. Durante esse período, o mato consegue processar o lote anterior de fertilizantes e descansar depois deles.
A dosagem para uma planta tenra deve ser reduzida pela metade e o uso separado de fertilizantes nitrogenados ou de cálcio deve ser excluído.
Poda
A planta não deve ser cortada especialmente. É necessário inspecionar periodicamente o arbusto, remover as folhas amareladas e enxaguar esses locais com uma solução fraca de permanganato de potássio. Às vezes, caules velhos são cortados quase do chão e crescem novos.
Transplante
O transplante é realizado à medida que a flor cresce, mas não durante a dormência no inverno. O arbusto que você acabou de comprar precisa ser transplantado para o seu primeiro vaso, já que a terra em que foi vendido não é adequada para o cultivo a longo prazo. Se a compra for feita no inverno, você precisará aguardar o procedimento até o início da primavera.
Vídeo: Zebrin Calathea Transplant
O substrato para transplante é comprado em uma loja de flores ou preparado de forma independente.
No segundo caso, a composição do solo é a seguinte:
- turfa;
- terra de folha;
- húmus.
Todos os ingredientes em proporções iguais são bem misturados, umedecidos e colocados em uma panela. Antes de plantar o arbusto, faça fertilizantes complexos para flores em casa. Posteriormente transplantado como Calathea cresce - após 1-2 anos com um aumento no volume do vaso.
Importante! Metade da areia pode ser adicionada ao solo, o que ajudará a reter a umidade no substrato.
Como propagar uma planta?
Kalatea é propagado de maneiras diferentes, com mais frequência:
- estacas;
- plantio de sementes;
- dividindo o mato.
Estacas
As mudas são feitas com brotos de caule com cerca de 15 cm de comprimento e são plantadas imediatamente em solo macio e leve preparado ou pré-germinadas em recipientes com água. No segundo caso, quando várias raízes normais aparecem, o caule pode ser plantado no chão.
Sementes
O método das sementes é o que consome mais tempo, mas, neste caso, novas plantas são criadas e não divididas por adultos.
Calatheas pequenas são cultivadas a partir de sementes na seguinte ordem:Você sabe Algumas plantas da família Moraine, incluindo Calathea, sob condições desfavoráveis levantam as placas de folhas verticalmente e as dobram, e é por isso que receberam o nome popular "ervas de oração".
- Enxágüe o material de plantio em uma solução de permanganato de potássio.
- Coloque em solo úmido, gaze ou um guardanapo.
- Cubra com vidro ou filme transparente.
- As sementes para incubação são colocadas no solo a uma profundidade de 1 cm e novamente cobertas com vidro ou filme.
- Todos os dias, retire o abrigo e areje as mudas por alguns minutos.
- Quando os brotos atingirem 3 cm de comprimento, transplante-os para o primeiro vaso.
Dividindo o mato
A maneira mais fácil de propagar uma flor é dividir o arbusto durante o transplante. Uma parte significativa dos caules e raízes é selecionada, que são separadas do arbusto-mãe e plantadas em uma panela preparada.
Com esse método de propagação, a nova planta rapidamente se enraíza e começa a crescer ativamente. Todas as manipulações são realizadas durante a atividade da flor, e não durante o período adormecido.
Possíveis dificuldades crescentes
Ao cultivar Calathea, podem ocorrer problemas de folhagem que requerem intervenção imediata:
- Secagem - é necessário regular a rega e a pulverização, bem como eliminar correntes de ar.
- Torção - você precisa cuidar da ausência de rascunhos e diminuir a iluminação.
- Amarelecimento - Talvez tenha sido irrigado com água fria ou houve um excesso de fertilização.
- Manchas marrons - queimaduras solares ou rega excessiva.
Além de cuidados inadequados, as pragas também podem causar mal-estar às plantas. Zebrina está sendo atacada tripes, escuteiros e ácaros. O arbusto deve ser inspecionado regularmente com cuidado e, se forem encontradas pragas, lave o fundo das folhas com uma solução com sabão. Se houver muitas pragas e elas causarem danos significativos, o arbusto é tratado com um inseticida.
Com cuidados de qualidade, a kaleatea listrada está crescendo ativamente e agradando com uma aparência saudável. Para iniciantes no cultivo de plantas de interior, será difícil, a princípio, lidar com esse morador caprichoso do peitoril da janela. Mas a planta vale a pena desenvolver as habilidades de cuidar dela.