O ministro da Agricultura da Irlanda, Michael Creed, disse que implantará um esquema de apoio à distribuição de um fundo de carne bovina de 100 milhões de euros entre os agricultores "em um futuro muito próximo".
O ministro também disse que está em negociações com o comissário da UE para Agricultura Phil Hogan sobre o potencial impacto do Brexit sem um acordo.
“A Comissão já forneceu 50 milhões de euros aos agricultores irlandeses em resposta à pressão do mercado, e isso pode estar de acordo com o financiamento nacional. Estou ansioso para implantar um esquema de suporte para esse financiamento em um futuro muito próximo.
Também enfatizei a necessidade de a Comissão Europeia estar pronta para tomar medidas adicionais para mitigar o impacto potencial do Brexit sem um acordo nos setores agroalimentar e de peixes ”, afirmou Creed.
Na semana passada, o novo presidente da Associação Irlandesa de Gado e Ovinos (ICSA), Edmond Phelan, anunciou que um fundo de carne bovina de € 100 milhões deve ser distribuído o mais rápido possível.
E a Associação Irlandesa de Fornecedores de Leite Creme (ICMSA) disse que os produtores de leite não podem ser excluídos do pacote de assistência.
"Um número muito significativo de produtores de leite também possui fábricas de processamento de carne, e a suposição de que suas perdas devem ser ignoradas não passa de uma vergonha", afirmou o ICMSA.