A variedade de tomate híbrido surpresa Andreevsky ganhou popularidade por um bom motivo. Sujeito à tecnologia de cultivo, permite obter rendimentos recordes. Além disso, a variedade é despretensiosa, portanto, pode dar frutos tanto em regiões quentes quanto em frias, sob um revestimento de filme. A seguir, são descritas em detalhes as principais características da surpresa do tomate Santo André, bem como as sutilezas de seu cultivo.
Descrição da nota
Surpresa Andreevsky tomate refere-se a híbridos de maturação tardia e indeterminados, a planta dá a primeira colheita de pleno direito não antes de 3-4 meses após o início da estação de crescimento. A variedade possui um sistema radicular bastante desenvolvido do tipo haste. As raízes se desenvolvem com rapidez suficiente e, em condições favoráveis, podem atingir uma profundidade de cerca de 2 m. O caule da planta é ereto, poderoso e ramificado, tipo gramíneo, verde saturado. Nos ramos principais, formam-se folhas bastante grandes, caracterizadas por uma dissecção em grandes lóbulos de 3-5 peças.
Este tomate floresce profusamente. Pequenas flores amarelas ou amarelas pálidas com um diâmetro de até 2 cm são formadas no mato, reunindo-se em inflorescências racemose características. Um tomate é considerado um tipo opcional de autopolinizador - isso significa que os órgãos de polinização masculinos e femininos amadurecem em uma flor.
Características distintas da variedade:
- caule poderoso e grande com até 2 m de altura;
- frutas grandes;
- a forma característica de um arbusto, consistindo em 1-2 hastes principais;
- a planta não tem restrições no crescimento do mato;
- os frutos amadurecem perfeitamente em campo aberto e em estufas.
Caracterização e produção de frutos
O rendimento do híbrido é bastante alto, sujeito às condições ideais de cultivo, até 8 kg de tomate podem ser colhidos em 1 m² de plantações. A planta está amadurecendo tardiamente, portanto, a maturidade técnica do fruto ocorre antes de 125-130 dias após o aparecimento das primeiras mudas.
As principais características distintivas dos frutos do tomate Andreevsky surpreendem:Você sabe Depois de chegar à Europa tomate Durante muito tempo foi considerada uma espécie decorativa e até venenosa, pois em condições clima temperado os cultivadores de plantas por muito tempo não conseguiram obter o ovário de frutas.
- o peso médio de um tomate está na faixa de 300 a 600 g, o máximo pode chegar a 800 g;
- a forma dos tomates é redonda, eles são levemente achatados na posição horizontal e também têm nervuras verticais começando na cauda e terminando na parte inferior;
- na fase de amadurecimento técnico, os frutos apresentam uma coloração rosa saturada, transformando-se em tons de framboesa;
- a polpa tem um aroma delicado de tomate e um sabor adocicado moderado.
Vantagens e desvantagens da variedade
- As principais vantagens do híbrido sobre as variedades relacionadas de tomate:
- pode suportar com sucesso a falta de iluminação;
- os arbustos são resistentes à ferrugem tardia;
- alto rendimento e grandes tamanhos de frutas;
- uma porcentagem aumentada de açúcares na polpa, o que lhe confere um sabor delicado especial;
- a colheita é distinguida por excelentes características de sabor.
- As principais desvantagens da surpresa de Andreevsky:
- uma longa estação de crescimento, os frutos amadurecem apenas no final da estação;
- tamanhos excessivamente grandes de frutas não permitem usá-las para preservação como um todo;
- tomates maduros são propensos a rachaduras;
- os arbustos são bastante altos, portanto, requerem liga obrigatória;
- as plantas precisam de beliscar semanalmente.
Condições de cultivo
Para o sucesso do cultivo da surpresa de Andreevsky, as plantas precisam fornecer condições padrão e microclima. Além da iluminação ideal e do adubo oportuno, o tomate também deve escolher o lugar certo. Para fazer isso, deve-se avaliar os antecessores, bem como identificar a compatibilidade dos vizinhos com a cultura.
Iluminação
Os tomates pertencem aos representantes fotófilos e amantes do calor da flora: as mudas podem ser formadas com sucesso em um dia claro de cerca de 8 horas; no entanto, as plantas precisam de pelo menos 14 horas para crescer e se desenvolver normalmente. A luz deve ser brilhante e intensa ao longo do dia, isto permite acelerar o crescimento de massa verde e encurtar a estação de crescimento.
Saiba mais sobre outras variedades de tomate indeterminado:
Temperatura e umidade
A temperatura do tomate também é exigente. As sementes começam a germinar a +14 ... + 16 ° C, no entanto, o período mais favorável para o crescimento e desenvolvimento do tomate ocorre apenas na faixa de +20 ... + 25 ° C. Em temperaturas acima de + 35 ° C e abaixo de + 12 ° C, há uma forte inibição da atividade de tecidos e células e, com exposição prolongada, essas condições podem causar a morte de arbustos.
Os tomates precisam de umidade moderada. Embora a planta venha das zonas tropicais e subequatoriais quentes da América do Sul, para seu crescimento, o indicador deve estar na faixa de 45 a 60%, enquanto a umidade desejada do solo é de cerca de 65 a 75%. Caso contrário, as camas criam condições favoráveis para a derrota de fungos. Além disso, para proteger as plantações dos fungos, os indicadores de umidade nos canteiros devem ser estáveis e com flutuação mínima.
Fertilizantes
O cultivo de tomate no local envolve a seleção de uma enorme quantidade de vários nutrientes e minerais do solo, de modo que os canteiros precisam de fertilizante obrigatório.
Durante todo o período de vegetação, o tomate precisa de pelo menos três molhos, mas é melhor executá-lo a cada 2-3 semanas, até a fase verde-madura da fruta. Quaisquer fertilizantes minerais à base de fósforo e potássio são utilizados para isso. Eles são aplicados tanto na forma líquida quanto na seca, imediatamente antes de molhar o solo. Os fertilizantes químicos podem ser substituídos por recarga orgânica complexa, para isso, use uma solução de excremento de frango (1:15) com uma vazão de 5-10 l / m².
Solo e antecessores
Os tomates requerem substratos bem fertilizados e moderadamente densos, solos argilosos ou argilosos com alto nível agrícola (solo bem preparado) e o pH dentro de 5-6 unidades é o mais adequado. Se o terreno contiver terra preta ou terra argilosa, recomenda-se clarificá-los com areia do rio. Os tomates não gostam de quantidades excessivas de matéria orgânica no substrato; portanto, antes do plantio, o território dos futuros leitos é fertilizado exclusivamente com substâncias minerais.
Muitas vezes, a cultura produz frutos em praticamente qualquer solo, mas é necessário prestar atenção especial aos antecessores da planta.
Os tomates crescem melhor depois de:
- Abóboras
- abobrinha;
- abóbora;
- pepinos
- nabos;
- cebolinha;
- beterraba;
- ervas aromáticas.
Você não deve cultivar uma colheita após outras variedades de tomate, batata e outros solanáceos, antes de 3-4 anos. Caso contrário, o solo se tornará um portador potencial de uma variedade de infecções e larvas de pragas. Também vale a pena prestar atenção ao bairro com outras culturas.
O tomate suporta perfeitamente o bairro com:
- milho
- pimenta;
- cebolas;
- alho
- rabanete;
- aipo;
- salsa;
- melancia;
- melão
- espargos
- feijão.
Os efeitos adversos nos canteiros de tomate são a vizinhança de:
- outras variedades de tomate;
- ervilhas;
- batatas;
- repolho;
- pepinos;
- uvas;
- nabos.
Importante! Antes de plantar os tomates, os estandes devem ser fertilizados com adubo verde. Para fazer isso, no outono, a parcela é semeada com leguminosas (alfafa, sainfoin, trevo etc.), que são cortadas e aradas no solo duas semanas antes do plantio.
Preparando e plantando sementes
Para obter dos tomates não apenas altos rendimentos, mas também um excelente sabor, você precisa não apenas de uma preparação especial, mas também de uma maior conformidade com o microclima ideal para brotos jovens. Sem isso, as lavouras sofrerão com baixa imunidade, que quase sempre as ameaça de morte.
Preparação de sementes
A preparação das sementes começa com a esterilização. Essa medida é obrigatória, pois somente com a ajuda da esterilização os patógenos de várias infecções fúngicas podem ser eliminados da superfície das sementes. Para isso, as sementes são embebidas em soluções bactericidas especiais, na maioria das vezes para esse fim, são utilizadas permanganato de potássio a 2% ou solução a 70% de álcool. No primeiro caso, as sementes são embebidas por 20 minutos, ao usar álcool - não mais que 10 minutos.
Para melhorar a qualidade das mudas, imediatamente antes da semeadura, as sementes devem ser embebidas em estimulantes de crescimento por 6-8 horas. Na maioria das vezes, soluções de "Humate de sódio", "Kornevin" ou "Zircon" são usadas para isso. Substitua produtos químicos por suco de aloe. Para fazer isso, ele é misturado com água limpa em temperatura ambiente (1: 1), enquanto a imersão em uma solução orgânica é estendida para 24 horas.
Semeando mudas
A semeadura é geralmente realizada em pequenas bandejas de jardim ou caixas plásticas com uma profundidade de pelo menos 10 cm. Para isso, use qualquer substrato especializado para mudas. Substitua-o por uma mistura de partes iguais de terra, turfa e areia.
Semear em fileiras comuns ou em poços individuais.- No método de fileira, são criadas fileiras com espaçamento de 3-4 cm em toda a superfície do contêiner e a semeadura é realizada para que, no futuro, haja pelo menos 1-2 cm de espaço livre entre as sementes.
- Com o método do buraco, os buracos são feitos no solo a uma distância de 3-4 cm, 2-3 sementes são colocadas em cada uma delas, das quais apenas um broto sai com o tempo.
Independentemente do tipo de semeadura, a profundidade da semente deve estar dentro de 1-2 cm.
Cultivo de mudas
Os recipientes semeados umedecem bem e depois cubram com um domo de polietileno transparente ou vidro. Depois disso, eles são transferidos para um local bem iluminado, com uma temperatura de cerca de + 25 ° C. O parapeito da janela sul ou sudoeste é mais adequado, pois a iluminação mais intensa é observada aqui. Uma semana depois, aparecem os primeiros rebentos, após os quais a cúpula pode ser removida; neste momento, os estandes são afinados, se necessário, deixando um espaço de 3-4 cm entre cada broto.
Após a remoção da cúpula, os tomates são cultivados a uma temperatura de +18 ... + 20 ° C durante o dia e cerca de + 15 ° C à noite. Antes do transplante para um local permanente, as plantas recebem luz do dia entre 10 e 15 horas. Para isso, os vasos devem ser iluminados com um candeeiro de jardim ou de mesa. Na primeira semana após a remoção da cúpula protetora, as mudas são regadas uma vez por semana, na fase de 2-3 folhas, a rega é realizada a cada 4 dias. A água é trazida para os vasos em pequenas porções, enquanto são proibidas mudanças bruscas na umidade do solo, que são sempre repletas de opressão pelas plantas.
Você sabe O país líder no cultivo de tomates é a China. Todos os anos, os agricultores chineses conseguem obter mais de 50 milhões de toneladas de frutas, que é um terço da produção mundial desse vegetal.
Aterragem permanente
Aproximadamente 40 a 50 dias após o aparecimento das primeiras mudas, o tomate pode ser replantado em solo aberto. Nesse ponto, as plantas devem formar de 6 a 8 folhas e, no clima, um degelo estável com um mínimo diário médio de cerca de + 15 ° C deve se formar. Na maioria das vezes, esse período não chega antes de meados de maio.
As mudas são plantadas em uma linha ou cava, a uma profundidade de 25 a 30 cm. Um padrão tradicional de plantio é considerado 60 × 60 cm, mas ao plantar em uma fileira, você pode manter um padrão de 70 × 40 cm. Assim, cerca de 6-8 tomates devem ser colocados em 1 m² de plantações .
Cultivo e cuidado
Para obter boa qualidade de futuros tomates, é necessário prestar atenção às plantações após o plantio em solo aberto. Até os frutos amadurecerem, os arbustos de tomate requerem cobertura regular e cuidados com o solo. Isso ajuda a criar um microclima especial nas camas, com a ajuda da qual as frutas serão não apenas grandes, mas também saborosas.
Stepson
Como a variedade surpresa de Andreevsky é caracterizada pelo crescimento ativo dos brotos ao longo da estação de crescimento, as plantas precisam necessariamente ser plantadas e formadas. A poda dos arbustos é realizada regularmente, apenas neste caso é possível evitar o crescimento excessivo de peças ineficientes. A primeira vez que o procedimento é realizado após 2-3 semanas após o transplante de mudas. Os brotos extras são removidos em cada tomate, deixando não mais que 2-3 galhos principais; no entanto, nas condições de plantio espessado, um broto pode ser deixado em cada arbusto.
Posteriormente, durante toda a estação de crescimento, todos os enteados formados a partir do seio das folhas são removidos. Faça isso antes que eles sejam estendidos para 4 cm, caso contrário, o procedimento poderá afetar negativamente as plantas. À medida que o arbusto cresce, também é necessário cortar a camada mais baixa de folhas e deixar as frutas sombreadas. Em climas frios, isso ajudará a reduzir a estação de crescimento para 2 semanas.Importante! Todos os locais de corte devem ser tratados com carvão picado, o que ajudará a proteger os tomates contra danos causados por fungos.
Fertilizantes
Como mencionado acima, o tomate é fertilizado pelo menos 3 vezes por temporada:
- 2 semanas após a germinação;
- 2-3 semanas após o transplante;
- durante a floração.
Mais frequentemente usado para isso:
- superfosfato (15–20 g / m²);
- farinha fosfórica (50 g / m²);
- nitrato de potássio (15–20 g / m²).
Os medicamentos são aplicados tanto na forma seca quanto na forma de solução, para isso são utilizados cerca de 1 litro de água por 1 m². A maior eficiência para as plantações é dada pela alternância de diferentes tipos de preparações com cobertura orgânica (solução de esterco de frango 1:15). Além disso, ao fertilizar tomates, lembre-se de que os fertilizantes nitrogenados para plantas são contra-indicados - eles geralmente ativam o crescimento de massa verde, o que afeta negativamente o rendimento.
Você sabe Juntamente com os tomates, a família Solanaceae inclui culturas tão conhecidas, mas ao mesmo tempo, diversas, como batatas e tabaco.
Amarrar
Amarre os arbustos o mais cedo possível, na maioria das vezes, execute esse procedimento duas semanas após o transplante de mudas. Os tomates são presos a um forte suporte, para isso, utilizam estacas individuais de madeira ou varas de aço, instaladas a uma distância de 10 a 15 cm do tronco das plantas. Como a surpresa de Andreevsky se distingue por um tronco bastante grande, o comprimento do suporte é escolhido de modo que sua parte acima do solo seja de pelo menos 2 metros.
Os arbustos são amarrados a um suporte no meio do tronco ou um pouco mais alto; conforme os pontos da liga crescem, eles se movem para cima. Eles fixam as plantas livremente, de modo que a liga não atrapalhe o crescimento e também não cause danos ao tronco e às brotações de frutas. Para o procedimento, é utilizado um fio rígido de materiais sintéticos ou naturais.
Molhar os tomates após o plantio
Embora a surpresa de Andreevsky seja capaz de suportar uma seca curta, é necessário regar as camas regularmente. O efeito mais favorável sobre a cultura é a hidratação moderada - para isso, as plantações devem ser umedecidas regularmente, mas em pequenas porções.
Na maioria dos casos, a rega é realizada não mais do que uma vez por semana e, durante a estação chuvosa, elas são reduzidas para 1 vez em 2 semanas. Para irrigação, use apenas água limpa e sedimentada, pré-aquecida à temperatura ambiente. Molhar as camas sob a raiz, evitando molhar as folhas, caso contrário, é criado um ambiente ideal para o desenvolvimento de infecções perigosas.
Uma vez por semana, no dia seguinte à rega, as plantas danificam. Esse procedimento é obrigatório, pois ajuda a saturar o solo com oxigênio, além de proteger os canteiros da aparência de ervas daninhas. O solo é eliminado de ervas daninhas até uma profundidade rasa - pela primeira vez, não deve ser superior a 10 cm, com cuidados subseqüentes a remoção de ervas daninhas é realizada de 5 a 7 cm.Prevenção de Doenças e Pragas
A prevenção do desenvolvimento no local de todos os tipos de doenças e pragas perigosas do tomate deve começar no outono. Em outubro, antes da primeira geada, a futura parcela dos tomates deve ser cuidadosamente escavada a uma profundidade de pelo menos 25 cm (antes do plantio de adubo verde). Isso permitirá que o solo congele bem, o que destruirá os insetos mais perigosos. Para o mesmo fim, é necessário coletar do local todos os restos de outras plantas cultivadas e descartá-las.
Imediatamente antes de plantar mudas, suas raízes devem ser embebidas em uma variedade de meios complexos de proteção. Frequentemente, as soluções Aktara são usadas para esses fins, o que melhor protegerá o tomate do desenvolvimento de pulgões, chafers e outros insetos.
A pulverização com preparações fungicidas complexas (“Quadris”, “Ridomil”) ajudará a resistir ao desenvolvimento de infecções entre as plantações. Esse procedimento é realizado pelo menos 1 vez por mês, em clima seco e somente após o enraizamento completo das plantas (2-3 semanas após o plantio). Como alternativa, você pode usar a pulverização com permanganato de potássio a 2% ou espanar as plantas com cinza de madeira picada.
Importante! O tratamento das plantações é interrompido 2 semanas antes da colheita; caso contrário, toxinas perigosas e seus derivados se acumularão na colheita.
Colheita e armazenamento
A primeira colheita da variedade surpresa de St. Andrew é realizada em meados de setembro. Os frutos amadurecem amigavelmente, e são removidos da planta a cada 2-3 dias. A colheita em massa é realizada após a redução da temperatura noturna para + 13 ° C; caso contrário, os tomates perdem sua elasticidade e resistência.
A colheita do tomate é realizada manualmente, usando uma faca afiada ou tesouras de podar, que separam o caule do caule principal. Se a colheita não tiver tempo para amadurecer, é colocada em local quente e bem iluminado, a uma temperatura de +20 ... + 25 ° C. Dependendo do estágio de maturação nessas condições, os frutos resistem de 5 a 10 dias, após os quais se tornam completamente adequados para a alimentação.
As frutas coletadas são colocadas em caixas de papelão ou plástico em várias camadas e depois transferidas para um local frio e seco, com temperatura de 0 ... + 10 ° C, nessas condições, a cultura é capaz de manter seu frescor por várias semanas. Um armazém de vegetais especial é mais adequado para esses fins, mas você pode manter a colheita na geladeira.
A surpresa de St. Andrew é um híbrido moderno de alto rendimento que pode agradar o jardineiro não apenas com frutas grandes, mas também com a excelente qualidade de sabor da colheita. A variedade é considerada despretensiosa, mas para o cultivo bem-sucedido, o tomate precisa de cuidados oportunos e cuidadosos. Incluindo tratamentos profiláticos contra infecções e pragas, sem os quais a eficácia do cultivo será reduzida significativamente.