Cenouras - uma colheita de raízes universal, sem a qual o primeiro, segundo prato, lanches e até sobremesas não estão completos. A cenoura ganhou o direito total de ser chamada de fruta devido ao seu alto teor de açúcar, cujo nível pode chegar a 15%. A composição e a doçura únicas fazem deste produto o ingrediente favorito para picles, remédios, vitaminas, e alguém não se importa de mastigá-lo cru.
Cenoura: é um vegetal ou fruta?
De onde veio a confusão? Sem dúvida, as cenouras pertencem a culturas vegetais. De acordo com a classificação botânica oficial, todas as raízes são vegetais, incluindo cenouras. Frutas são chamadas de frutas suculentas que crescem em árvores e arbustos. Para entender a confusão, vamos nos aprofundar na história. A primeira menção à cenoura aparece até 4 mil anos atrás, e sua aparência inicial é significativamente diferente da moderna.
Acredita-se que o local de nascimento da colheita de raízes seja o Afeganistão, onde foi usado como alimento para animais. O primeiro uso do feto na alimentação data do século I. AD Da Ásia Central, espalhou-se para a Europa desde o século X e, desde o século XVII, depois que os criadores holandeses aumentaram uma variedade melhorada de mesas, é usado como ingrediente em pratos. Agora, a cenoura é um dos vegetais mais cultivados no mundo e sua área semeada é de 1.184.000 ha.Os cinco líderes na fruticultura incluem China, Rússia, EUA, Polônia, Ucrânia. Por que a colheita de raízes começou a ser chamada de fruta ou mesmo uma baga? A Convenção, adotada em 1991 na União Europeia, que introduziu oficialmente a fruta na lista de frutas, foi confundida pelos consumidores. Isso foi feito devido à proibição de fabricação de compotas de legumes na Europa, onde a geléia de cenoura era popular e vendida.
Descrição da planta
A colheita de raízes pertence à família das plantas guarda-chuva e possui uma subespécie de cenoura selvagem e cultivada. Cultural incluem variedades de mesa e ração. O nome da fruta em si vem do antigo eslavo e é elevado ao verbo "light", devido ao sabor acentuado que o vegetal tinha em sua forma original. Esta planta é bienal, às vezes anual e perene.
Você sabe A maior cenoura da história conseguiu cultivar um americano Christopher Qually. Em 2017, ele quebrou um recorde mundial ao desenterrar uma fruta que pesava 10,18 kg, um quilograma e meio à frente do recordista anterior.
No primeiro ano, a colheita de raízes tem folhas macias e com penas de 50 a 70 cm de altura, e a colheita de raízes carnudas é de cor branca a roxa escura (dependendo da variedade). No segundo ano, pequenas flores brancas, amarelas ou avermelhadas com sementes elípticas dióicas de 3-5 mm de comprimento aparecem. Os frutos de forma cônica alongada têm um ponto final e peso na faixa de 30 a 300 g.
Composição química e teor calórico
Além de uma aparência marcante, a planta possui uma rica composição de vitaminas e minerais, que não repete nenhuma outra fruta. Cenouras - o único vegetal do planeta que é portador de caroteno em tais quantidades. Quando ingerida, a substância é transformada em vitamina A, responsável pela visão e condição da pele. A vitamina E contida é responsável pelo sistema endócrino e pelo consumo de oxigênio pelas células do corpo.
Além deles, a cultura da raiz contém vitaminas B, vitaminas PP e K, ácido ascórbico e pantotênico, flavonóides, uma grande quantidade de açúcar. A planta é uma fonte de minerais importantes como fósforo, ferro, iodo, cobre, potássio e fósforo. As sementes de cenoura contêm óleos essenciais que são usados em alimentos e perfumes.
Importante! A composição de proteínas, gorduras e carboidratos por 100 g de produto puro é de 1,3 × 0,1 × 6,9, e o conteúdo calórico é de 32 kcal, o que faz do vegetal um produto dietético.
Eles têm várias propriedades úteis:
- cicatrização de feridas;
- regenerativo;
- anti-envelhecimento;
- antioxidante;
- antiviral.
As propriedades das cenouras para o corpo
A composição do produto, única em seu armazém de vitaminas, o torna indispensável. No entanto, a concentração de vitamina A, E, beta-caroteno, retinol e tocoferol nem sempre é benéfica e há várias doenças nas quais essas substâncias são contra-indicadas. O que está oculto por trás dos efeitos negativos da cenoura e quem deve usá-la, examinaremos mais detalhadamente.
Benefício
As cenouras têm vários efeitos positivos no corpo e estão incluídas na maioria das dietas. A vitamina A reduz a fadiga ocular, previne a conjuntivite e combate a cegueira noturna. Além disso, a vitamina tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular, devido à capacidade de regenerar a pele, com doenças dermatológicas, raízes de laranja e sucos naturais espremidos na dieta. Os fitoncides matam bactérias patogênicas e as fibras melhoram o trato gastrointestinal.
Importante! Com uma ingestão fresca de vegetais, ele é combinado com creme azedo ou creme, uma vez que as gorduras do leite contribuem para uma melhor absorção da vitamina A.
O teor de ácido ajuda a aumentar a imunidade e combater doenças virais. Devido ao efeito no desenvolvimento geral do corpo e no crescimento, a cenoura é um componente essencial na nutrição de mulheres grávidas. As cenouras são prescritas para varizes, doenças cardíacas, aterosclerose, patologias oculares, constipação, resfriados, rompimento dos órgãos digestivos. Durante o tratamento térmico, as cenouras são melhor absorvidas e, portanto, são consumidas cruas e cozidas.Benefícios de saúde das cenouras
Danos e contra-indicações
O efeito negativo do feto no corpo pode ser causado por uma overdose. O amarelecimento da pele e uma erupção cutânea indicam muito caroteno no corpo, o que não é capaz de processá-lo. A alta acidez do produto torna a colheita de raízes indesejável para uso em doenças do estômago. Além disso, o vegetal é contra-indicado no caso de urolitíase com pedras grandes (eles podem obstruir os canais devido ao efeito diurético do feto), doenças hepáticas (um órgão enfraquecido não pode lidar com o processamento de caroteno), uma alergia aos componentes da cenoura.
Você sabe É interessante que as cenouras estejam no TOP 10 das culturas mais cultivadas no mundo, e a taxa de semeadura desde 2014 excedeu a taxa de crescimento da população do planeta.
A dose ideal para um adulto é de 250 a 300 g de vegetais por dia, o que corresponde a 2-3 cenouras. É suficiente para as crianças reduzirem a quantidade para 1 feto por dia.
Funcionalidades da aplicação
Devido ao seu sabor único e propriedades químicas, há muito que as cenouras são usadas em vários campos.
Seu uso é popular nas seguintes áreas:
- Na cozinha. O sabor adocicado das cenouras complementa perfeitamente muitos pratos, e o cheiro apimentado pode ser ouvido "da porta". Os legumes são adicionados ao primeiro e segundo pratos, aperitivos frios e quentes, bolos, picles, sobremesas, conservas e tinturas. O suco de cenoura é frequentemente combinado com maçã, abóbora ou creme para melhor digestão.
- Em medicina. Os extratos vegetais são usados para a produção de daucarina, medicamentos para angina de peito e as doenças acima. O feto é o principal componente de muitas dietas (por exemplo, com diabetes, para perda de peso) e é popular na medicina popular.
- Em perfumaria e aromaterapia. Os óleos essenciais obtidos a partir de sementes de raízes têm um aroma picante com notas de frescura e vegetação. Devido ao efeito calmante, eles fazem parte dos óleos puros de cenoura e são capazes de aliviar o estresse e a ansiedade.
- Em cosmetologia. O efeito profundo da pele e o efeito antienvelhecimento fazem do vegetal um dos ingredientes favoritos entre os fabricantes de cosméticos. Os óleos essenciais e os extratos de suco de cenoura fazem parte de cremes, loções, tônicos e máscaras. A colheita de raízes é usada para cozinhar e máscaras "naturais" na forma ralada crua (com a adição de creme de leite ou óleo).
Regras de crescimento
Para que o vegetal traga o máximo de benefícios, ele deve ser cultivado de acordo com as regras da tecnologia agrícola. As cenouras precisam ser alimentadas pelo sol, para que selecionem as áreas iluminadas para o plantio de acordo com a ordem de rotação (os melhores predecessores são pimentos, tomates, cebolas, berinjela). Para obter uma colheita precoce, as cenouras são plantadas antes do inverno (antes do início do tempo frio) ou no início da primavera. Para o amadurecimento de frutas suculentas e saudáveis, é necessária lavoura periódica. Isso é feito para que a terra se alimente do ar e o vegetal receba a quantidade necessária de oxigênio.A primeira remoção de ervas daninhas é realizada antes do crescimento das sementes, porque as ervas daninhas sempre “se fazem sentir” e suas raízes têm um efeito deprimente nas mudas. Se o crescimento for muito denso, é realizado o afinamento das fileiras, pois a proximidade estreita o solo do sol, o que leva ao desenvolvimento de podridão e retardo de crescimento. Uma garantia da doçura da fruta é um nível suficiente de umidade, que nutre o solo e dá ao feto "tudo de bom". Para fazer isso, a terra na cama não deve secar e cobrir com uma crosta (faça um afrouxamento oportuno e rega profunda). A base do futuro vegetal saboroso e saudável é a presença de vitaminas, que o solo recebe por meio de nutrição medicinal ou natural.
Podem ser cobertura morta, composto, adubo, nitrofoska, cinzas de madeira. A cobertura é realizada na fase de crescimento das mudas e um mês após a primeira aparição. Esperamos ter conseguido desmascarar os mitos de que as cenouras pertencem às frutas, e você descobriu a confusão. Seja isso ou aquilo, sua presença na dieta terá um efeito benéfico no organismo, devido ao alto teor de nutrientes. No entanto, lembre-se de que as propriedades curativas são provocadas pelo ambiente em crescimento, por isso trará benefícios ou danos ao vegetal - depende de você de várias maneiras.