Anteriormente, apenas as abelhas faziam cera, mas agora a tecnologia chegou ao ponto de poder ser feita não apenas na produção, mas também de forma independente. Como fazer isso e o que será necessário serão discutidos neste artigo.
Tipos de ceras e métodos para a sua fabricação
A cera se parece com várias folhas finas de cera, em ambos os lados das quais existem recessos hexagonais - células.
A cera é feita de diferentes materiais e, portanto, é dividida em vários tipos:
- natural (produzido por abelhas);
- parâmetros semelhantes aos da cera;
- plástico (principalmente polipropileno).
Mas a produção de cera ou seus análogos pode ser dividida em duas maneiras:
- o primeiro - rolos equipados com diferentes acionamentos. Os componentes de trabalho desses rolos têm um alívio na forma de células. Nomeadamente, entre eles uma folha de cera fina já aquecida será passada;
- segundo - a impressora é usada. Peças de trabalho - 2 placas com saliências hexagonais, nas quais as "células" necessárias são formadas.
Importante! Comparando com os rolos, a impressora não difere em alta produtividade e, portanto, é melhor usá-la na fabricação de várias folhas de cera.
Características da produção de cera usando rolos
Este dispositivo consiste nos seguintes componentes: 2 eixos gravados, 2 engrenagens, parafusos de ajuste e base.
Os rolos são colocados em um recipiente com uma solução de separação. Ele é usado para facilitar o processo de fabricação: dessa forma, a cera amolecida não adere às saliências, e apenas “poços” de alta qualidade da forma exigida serão formados na folha.
Esta solução é vendida em lojas especializadas, mas pode ser fabricada de forma independente. Para isso, é necessário: um líquido cheio de mel ou uma solução de 1 litro de água, 100 g de sabão líquido sem sabor e 2 colheres de chá. glicerina para formar uma camada fina na superfície da cera com um cheiro que atrai abelhas.
Vídeo: Rolos para cera
O processo de produção de cera é o seguinte:
- A folha de cera é colocada no banho.
- Esta folha é cuidadosamente empurrada em direção ao espaço entre os rolos e guiada para dentro.
- A alça está afastada de você e os rolos começam a girar. Graças a esse processo, a folha será completamente colocada no espaço e passará por ele.
As vantagens dos rolos caseiros
Os rolos manuais são os mais convenientes e práticos, porque seu funcionamento não requer eletricidade. Os grampos, fornecidos pelos rolos e com transmissão por corrente, são montados na estrutura principal e, portanto, são mais confiáveis, compactos, convenientes de ajustar e duráveis. A produção de maneira independente é um processo trabalhoso e trabalhoso, mas custará muito menos do que o equipamento adquirido em uma loja.
Você sabe As abelhas podem produzir não apenas favos de mel hexagonais, mas também pentagonais. Estes últimos são geralmente entre células grandes e pequenas.
Faça você mesmo em casa
Embora seja difícil fazer cera com suas próprias mãos, você pode dominar essa ciência. Para fazer isso, você precisa estudar a tecnologia de montagem e preparar as ferramentas para o trabalho.
Ferramentas e materiais para o trabalho
Você precisará das seguintes ferramentas:
- quadro de tubo;
- Perfil em forma de u;
- braçadeira de rosca;
- cadeia de transmissão.
Tecnologia de montagem
Este processo consiste nas seguintes etapas:
- Montagem da estrutura principal, que pode ser realizada retirando a estrutura do tubo como base.
- Operação com perfil em U. Uma parte deformada do mecanismo é colocada em cima da parte aberta deste componente, que é então conectada usando um grampo de rosca.
- Operação da cadeia de transmissão para montar o mecanismo.
- Montagem em corrente nas rodas dentadas. Depois puxamos ao longo da linha e verificamos e também executamos a instalação da alça de alimentação.
- Produção de rolos.
- Prenda os rolos nas estruturas usando rolamentos.
Importante! Para fazer os rolos, o aço temperado é o mais adequado. Graças a ela, a máquina vai durar mais tempo e será mais confiável.
Recursos do uso do dispositivo
Use esse dispositivo o mais cuidadosamente possível, caso contrário, ele será atendido brevemente e falhará. Para fazer isso, após o uso, lave-o em água morna e seque-o. É necessário armazenar os rolos em local seco e em condições de temperatura positiva.
Possíveis erros de fabricação
Ao fabricar, é necessário não apenas aderir à tecnologia de coleta, mas também evitar erros como se segue:
- rachaduras na superfície;
- uma superfície esticada no local de maior carga;
- peças deformadas.
Você sabe O mel de trabalho médio de uma abelha é 1/12 de uma colher de chá.
Portanto, é bastante difícil fabricar os rolos por conta própria, mas se você estudar cuidadosamente todos os recursos desse processo, aderir à tecnologia de montagem correta, esse evento não será tão difícil. De qualquer forma, com esta opção, você pode economizar e aproveitar a conveniência, a compacidade e a confiabilidade da máquina.