O Departamento de Comércio da China confirmou na quinta-feira, 11 de abril, que está considerando um pedido da associação comercial dos EUA para rever suas tarifas antidumping sobre as importações de destilador de grãos (DDGS) dos Estados Unidos.
O ministério chinês disse que recebeu inicialmente uma solicitação do Conselho de Grãos dos EUA em 28 de fevereiro e depois solicitou materiais adicionais ao Conselho de Grãos, que apresentou em 29 de março.
“O Ministério do Comércio está investigando a solicitação e, desde que atenda aos nossos requisitos legais, decidiremos se o caso será considerado. Se o ministério decidir prosseguir com a revisão, conduzirá uma investigação imparcial e justa e tomará uma decisão final com base nos resultados ”, afirmou o comunicado.O DDGS é um subproduto da produção de etanol e se tornou uma importante fonte de lucro para os produtores de biocombustíveis. Após a introdução das tarifas em 2016, as importações chinesas de DDGS diminuíram 55% em comparação com 2015, para 3 milhões de toneladas no valor de US $ 684 milhões.
O pedido industrial dos EUA veio no contexto das negociações entre Pequim e Washington para concluir um acordo para acabar com a guerra comercial, que chocou os mercados mundiais.