Um relvado artificial muitas vezes acaba por ser um dos revestimentos mais vantajosos, tanto para um território adjacente de uma casa particular quanto para campos esportivos ou mesmo zonas de parques públicos. No entanto, para obter o efeito decorativo mais positivo, vale a pena conhecer não apenas os possíveis tipos de gramados, mas também as características de sua colocação. O que exatamente nuances para prestar atenção em cada um desses casos - continue a ler.
Variedades de grama artificial
As coberturas artificiais de gramado no mercado diferem não apenas no preço e características do material em si, mas, antes de tudo, na forma de assentamento. É esse critério que nos permite dividir esses produtos em opções de não preenchimento, semi-enchimento ou envase, cada um com características, vantagens e desvantagens próprias.
Não preenchimento
Geralmente é usado para o design decorativo de pequenos territórios adjacentes, diferindo de outras variedades de gramados artificiais pela naturalidade de sua aparência (à primeira vista, é muito difícil distinguir a grama "viva" real).
A principal desvantagem dessa solução é sua baixa resistência ao desgaste, razão pela qual os gramados não cheios são usados apenas em locais de multidões raras, principalmente como base para decorações de jardins. O custo de um gramado para uma residência de verão é pequeno, portanto pode ser empilhado em tipos de territórios completamente diferentes.
Você sabe Antigamente, um gramado curto era considerado um luxo, e só era possível vê-lo perto das propriedades dos ricos proprietários de terras. A grama tornou-se um símbolo de riqueza nos anos 1800, primeiro na América e depois na Europa.
Semi-cheio
Este tipo de gramado é adequado para a organização de esportes e playgrounds, em comparação com a versão anterior, apresenta maior resistência ao desgaste. A base deste material é a fibra de polietileno, entre as quais deve haver areia de quartzo.
É ele quem aumenta a força e a resistência do gramado ao estresse mecânico. A suavidade e elasticidade da base de polietileno suavizam significativamente os golpes quando os jogadores caem, o que é muito importante no campo esportivo e na organização de playgrounds.
Preenchimento
O relvado artificial de aterro é geralmente feito de polipropileno, devido ao qual folhas individuais de grama são rígidas e altamente resistentes. Esta opção é merecidamente considerada a melhor solução para cobrir terrenos em locais públicos, com constante estresse mecânico. Como no caso anterior, o espaço entre as partes individuais do fabricante é coberto com areia de quartzo, complementada com um granulado de borracha especial.
Separadamente, vale a pena recordar a classificação da grama artificial com base no local de sua aplicação, ou seja, vale a pena decidir antecipadamente onde a grama ficará: na rua ou sob um dossel de uma sala fechada. Para a rua, é necessário selecionar a base com o nível máximo de higroscopicidade, para que, após a rega ou a precipitação, o líquido não se acumule no material, mas entre imediatamente no solo.Com quedas deslizantes, as amolece mais e evita lesões graves nos atletas.Para salas, é possível usar modelos com baixo nível de impermeabilização; no entanto, a limpeza úmida deverá ser realizada com menos frequência e precisão, para não provocar a formação de poças.
Tecnologia de montagem para relva artificial
Para a colocação bem-sucedida de relva artificial, é necessário preparar não apenas o material laminado, mas também as ferramentas e outros materiais necessários para a instalação. O próprio processo de alvenaria terá características próprias, que em muitos aspectos também dependem do local da instalação do revestimento (por exemplo, em um campo de futebol, onde faixas de grama artificial são colocadas ao longo do comprimento do local e se sobrepõem).
Materiais e ferramentas necessários
Para fixar com segurança um gramado artificial na superfície da terra, não basta enrolar os rolos, é necessário prender com segurança peças de material, para as quais geralmente é usado um adesivo especial.
Das ferramentas do trabalho ajudarão:
- faca com uma lâmina forte, de preferência com forma trapezoidal (neste caso, o papel de parede comum não funcionará);
- espátula com uma altura de dente de 3 mm;
- roleta;
- pá, ancinho e vassoura dura;
- uma pá ou uma pista de patinação manual (dispositivos úteis para compactar e nivelar a superfície);
- um martelo e pernos para uma base não concreta ou bucha e um perfurador para uma superfície de concreto;
- escova de borracha para remover resíduos de cola (quase sempre é necessário fixar o material usando uma base adesiva).
Para uma melhor fixação das pinturas, é usada uma fita de acoplamento, que, de fato, é revestida com cola. Às vezes, para o arranjo competente do território, alguns produtos adicionais são necessários, como uma grade de gramado para caminhos. Se possível, eles a compram ao mesmo tempo que outros materiais, tendo pré-calculado as dimensões mais adequadas da estrutura e o método de fixação.
Importante! Ao colocar a relva artificial por conta própria, é melhor comprar materiais básicos com uma pequena margem, dada a possibilidade de desperdício devido a uma abordagem não profissional.
Preparação do local e da fundação
O rolo de relva artificial é igualmente adequado tanto para colocar em uma superfície de sujeira quanto para espalhar sobre uma base de concreto, o principal é prepará-lo adequadamente em cada um desses casos.
Os requisitos gerais incluem:
- definição precisa dos limites do território com grama;
- limpar a superfície de detritos, detritos de plantas, pedras, vidro e poeira;
- organização de um sistema de drenagem para remover a umidade (as valas de drenagem são planejadas no lado da encosta, para que a água possa drenar mais facilmente).
Se você planeja instalar grama artificial diretamente no chão, a superfície do local deve ser tamponada adicionalmente com um tronco ou tábuas pesadas, observando um leve viés no fluxo de água no futuro. Obviamente, essas ações serão supérfluas na área pavimentada, mas, para maior resistência ao desgaste do material, será necessário usar um substrato com uma espessura de pelo menos 1 cm (suaviza a carga nas fibras).
Importante! É melhor não usar uma base muito fina, pois no futuro poderá tornar o site irregular.
Processo de estilo
A instalação de qualquer tipo de gramado artificial em um local pré-selecionado consiste em várias etapas principais, independentemente do tipo de base e do próprio material.
A sequência de ações é a seguinte:
- Depois de preparar a superfície, estique sobre ela trechos adequados de grama artificial, colocando-os sobrepostos (cerca de 1,5 cm) entre si. Ao aparar cada folha, obtenha a máxima coincidência das bordas, o que elimina a probabilidade de rugas.
- Deixe o relvado artificial amadurecer e só depois proceda à sua fixação na superfície. Normalmente, leva cerca de 12 horas para espalhar a grama e colocá-la na vertical, e então os lençóis começam a ser presos com cola ou grampos, saindo do inchaço e dobras. As fitas de conexão, colocadas nas juntas, geralmente têm uma largura não superior a 25 a 30 cm e são revestidas com cola aplicada a ela com uma espátula especial. Uma fita adesiva deve ser colocada sob as bordas de duas folhas com a camada adesiva para cima e depois enrolar as costuras com um rolo para melhor aderência.
- Fixe o revestimento ao redor do perímetro usando um rodapé especial (borda). Esta peça é temperada com o mesmo adesivo que as juntas de folhas individuais do próprio gramado. Se possível, não adie o trabalho de instalação por um longo período; caso contrário, no processo de alteração da temperatura diurna, as bordas das folhas poderão divergir. É melhor consertar o gramado imediatamente após aparar as bordas.
- Polvilhe o revestimento com areia e granule. Ao usar um gramado semi-cheio ou preenchido, ele é uniformemente polvilhado com areia de quartzo com uma fração de até 0,6 mm (o tamanho exato dos grãos de areia será recomendado com base no tipo de produto artificial).
- Assim que todo o trabalho de instalação estiver concluído, resta apenas "pentear" o gramado com um ancinho e coletar todo o lixo restante do local finalizado.
A taxa de consumo recomendada de areia ou granulado de borracha pode ser encontrada nas instruções de uso do revestimento artificial adquirido.
Importante! A grama é preenchida com areia ou granulado de borracha somente em clima seco, tentando alcançar a máxima penetração de grãos de areia entre as lâminas de grama.
Cuidado artificial do gramado
Como em qualquer outro caso, a cobertura do gramado permanecerá o mais limpa possível somente se for usada com cuidado e não com lixo.
As regras gerais para a operação desse revestimento devem incluir as seguintes recomendações:
- O uso do gramado é apenas para a finalidade a que se destina. Ou seja, se a grama é destinada à decoração de um local, para uso em jogos ou esportes, não a exponha a tensões mecânicas aumentadas como resultado do uso diário.
- É desejável remover as ervas daninhas que crescem sob o revestimento o mais rápido possível, impedindo seu crescimento rápido e violando a uniformidade do revestimento.
- Não instale produtos muito grandes e pesados no gramado que possam deformar a pilha e atrapalhar a aparência do revestimento. Pelo mesmo motivo, é proibido dirigir sobre uma superfície com grama artificial por veículos ou veículos a motor, com exceção de apenas equipamentos de limpeza especialmente projetados.
- A probabilidade de entupir o local com resíduos domésticos e de construção deve ser minimizada, pois a remoção ideal será problemática (se pequenas partículas entrarem na grama, não será tão fácil selecioná-las).
- Se, por qualquer motivo, ocorrerem danos no revestimento do gramado, esse local deverá ser isolado até que seja completamente restaurado, sem permitir que o problema se agrave como resultado de uma operação adicional.
A limpeza de relva artificial também tem características próprias. Você pode se livrar da poluição simples (em particular causada pela precipitação natural) usando água comum; no entanto, é melhor usar um ancinho ou aspirador especial para remover folhas e outros detritos de plantas. Com a ajuda deste último, é conveniente remover pequeno lixo, no entanto, apenas na ausência de uma carga especial: areia de quartzo ou granulado de borracha.
Você sabe O primeiro relvado artificial de todos os tempos foi desenvolvido por David Cheney em 1960. Essa cobertura ganhou grande popularidade após os anos 70, quando os atletas apreciaram suas vantagens e começaram a usá-la para equipar campos esportivos e estádios.
Se estiverem presentes, é possível garantir a uniformidade da superfície e a preservação de sua decoratividade apenas adicionando anualmente uma substância específica e monitorando constantemente sua quantidade ideal. Penteie a grama em diferentes direções para torná-la atraente. As manipulações para o cuidado do gramado não levarão muito tempo e podem ser realizadas não mais que uma vez a cada 1-2 meses.
Vantagens e desvantagens do relvado artificial
Qualquer produto moderno tem suas próprias forças e fraquezas; portanto, não é de surpreender que, ao avaliar a relva artificial, você possa destacar seus prós e contras.
- O primeiro grupo geralmente inclui as seguintes características do material de qualidade:
- alta resistência ao gelo, atropelamento e temperaturas elevadas;
- custos físicos mínimos de cuidados e manutenção;
- boa permeabilidade à água, o que geralmente impede a formação de poças;
- a possibilidade de escolher várias soluções de cores que possibilitem realizar até as mais ousadas soluções de paisagem de design ao organizar um território doméstico;
- a possibilidade de uso multifuncional: por exemplo, a temperaturas negativas, um campo de futebol pode facilmente se transformar em uma boa pista de patinação, basta preencher a superfície com água e esperar que ela congele completamente;
- decoração rápida e fácil do local usando relva artificial, que é especialmente valiosa se você precisar organizar rapidamente o território;
- preservação da cor da grama em qualquer época do ano.
- Quanto às desvantagens do uso de grama artificial, em comparação com a grama natural, as principais incluem:
- alta taxa de aquecimento do revestimento (geralmente até + 60 ° C), o que geralmente causa desconforto quando sobre ele;
- uma maior probabilidade de multiplicação de bactérias e outros microorganismos nocivos, que podem entrar no corpo humano se a pele for danificada como resultado de uma lesão;
- a liberação de substâncias tóxicas após o aquecimento da superfície da grama (geralmente na composição de um gramado artificial, existem componentes como látex ou plastificantes, que são muito difíceis de chamar de úteis para pessoas e animais);
- vida útil limitada do relvado artificial (apesar de materiais de alta qualidade poderem ser utilizados por até 10 anos, após esse período, eles não poderão mais ser restaurados, o que significa que o gramado precisará ser trocado);
- o alto custo de produtos de alta qualidade (produtos fortes e duráveis custam muito; portanto, nem todos os proprietários de propriedades privadas estão dispostos a gastar dinheiro com cobertura artificial do território adjacente);
- a naturalidade do revestimento (de acordo com as sensações, essa grama nunca será tão agradável ao toque quanto real);
- a necessidade de limpeza periódica, às vezes com aspirador, escova e até detergentes especiais.
Comparando todos os prós e contras da aquisição de um gramado artificial, é muito mais fácil tomar uma decisão final sobre sua relevância em um território específico. Portanto, se você deseja equipar um campo de jogo prático ou se não quer dedicar muito tempo à rega de um gramado natural, vale a pena considerar esta opção para cobrir o local, depois de descobrir previamente como colocar o material. A compra de um produto de alta qualidade e a observância de todos os requisitos para sua instalação dão todos os motivos para acreditar que esse tapete se tornará uma decoração real de qualquer território.