As ervilhas são a cultura favorita de muitos, cujas sementes são apreciadas por adultos e crianças. A qualidade do produto acabado depende de muitos fatores, incluindo a coleta correta, os recursos de armazenamento etc. O que você deve saber sobre os recursos da aquisição do produto e a melhor forma de armazená-lo em casa - falaremos sobre isso em nosso artigo.
Regras e termos básicos para a coleta de ervilhas
A floração da ervilha ocorre aproximadamente 28-60 dias após a semeadura, e um mês depois, vagens de ervilha aparecem nos arbustos.
A partir do momento do aparecimento das primeiras amostras maduras, é importante realizar a colheita regular com uma frequência de pelo menos 1 vez em 2-3 dias, o que permitirá não apenas obter ervilhas frescas, mas também estimulará o amadurecimento mais rápido das vagens restantes.
Você sabe Antigamente, as ervilhas eram associadas aos costumes do casamento em muitos países. Por exemplo, na República Tcheca, a noiva foi polvilhada com ervilhas e, pelo número de pessoas restantes no vestido, eles tentaram prever o número de filhos, e na Rússia antiga, após o casamento dos jovens, foram chicoteadas com chicotes de ervilha.
Considerando que uma planta pode trazer várias colheitas em uma estação, o período prolongado de frutificação (até 33-42 dias) é bastante lógico. Sujeito aos requisitos de técnicas adequadas de cultivo agrícola, até 3-4 kg de colheita saborosa podem ser facilmente colhidas em 1 m² de plantações.
Visualmente, o momento mais adequado para a coleta de ervilhas será notado pelo aparecimento nas vagens de um revestimento de malha anterior ao processo de secagem. Quanto às regras de coleta, as seguintes recomendações podem ser atribuídas a elas:
- durante a limpeza manual, rasgue as vagens com muito cuidado, segurando a planta para não arrancar o caule e, principalmente, não arrancá-lo com a raiz;
- é melhor limpar as camas por vez - assim você certamente coletará todas as amostras amadurecidas e não deixará as restantes secarem;
- com uma grande área de plantações, é mais racional usar uma colheitadeira para a colheita; no entanto, neste caso, as ervilhas serão completamente cortadas e não serão capazes de produzir uma segunda colheita (o processo de moagem pode ocorrer tanto no local quanto após o transporte dos arbustos cortados para o local de processamento posterior);
- a colheita da ervilha é preferencialmente realizada com bom tempo e com umidade mínima, para que as vagens rasgadas não fiquem úmidas e não comecem a apodrecer.
As colheitas devem ser libertadas da casca o mais rápido possível e colocadas para posterior armazenamento.
Recursos e prazo de validade
Na maioria das vezes, as ervilhas coletadas são secas ou congeladas, portanto, em cada caso, existem requisitos próprios para o processo de armazenamento. Por exemplo, ao colocar ervilhas secas em casa, você precisa garantir que a sala esteja seca e o sol não entre na loja, o que ajudará a manter todas as propriedades úteis das ervilhas em um nível alto.
Ao mesmo tempo, os requisitos gerais para o processo de armazenamento dessa cultura incluem:
- colher apenas frutos totalmente maduros e bem secos;
- use apenas um recipiente hermeticamente fechado para que os insetos não entrem;
- para preservar a alta qualidade das ervilhas secas, um pequeno saco de pano cheio de sal pode ser colocado em um recipiente;
- ao comprar um produto acabado em embalagem de um fabricante de ervilhas, é necessário despejá-lo em um recipiente separado, bem fechado com uma tampa;
- é aconselhável colocar o recipiente com ervilhas longe do fogão a gás, pois a constante exposição ao calor o tornará inadequado para uso posterior em alimentos;
- o produto infectado por insetos não pode ser consumido mesmo após uma limpeza e lavagem completas, pois os patógenos vivem não apenas fora, mas também dentro dos grãos;
- as ervilhas congeladas não devem ser descongeladas desnecessariamente, pois o congelamento destrói uma parte significativa dos nutrientes úteis.
Tipo de ervilhas colhidas | Temperatura | Prazo de validade |
Verde fresco | + 5 ... + 25 ° C | 7 dias |
Congelado | –10… –6 ° C | 10 meses |
Enlatado | + 5 ... + 20 ° C | 2 anos |
Secas | + 5 ... + 25 ° C | 1 ano |
Cozido (mingau de ervilha) | 0 ... + 6 ° C | 2 dias |
Com qualquer método de armazenamento, você não deve usar o produto preparado após a data de vencimento; caso contrário, não poderá ter certeza de seus benefícios.
Maneiras de economizar ervilhas para o inverno em casa
Como já mencionamos, as opções mais comuns para armazenar ervilhas são a secagem e o congelamento da colheita, mas essas estão longe de ser as únicas maneiras de preservar o produto. Algumas donas de casa podem, em conserva e até em conserva, e, é claro, cada processo tem suas próprias características.
Conservação
A preservação de ervilhas exigirá mais tempo da anfitriã do que secar ou congelar, mas, como resultado, o produto final será armazenado por muito mais tempo. Considere algumas receitas simples para preservação.Opção 1
Nesse caso, você não precisará de nada, exceto as próprias ervilhas, sal, vinagre e água, cujas proporções são calculadas a partir da quantidade de ingredientes: por exemplo, para preparar 1 litro de salmoura, adicione 1 colher de sopa à água. colher de sal e, em seguida, despeje em cada jarro de meio litro outra colher de chá de vinagre.
O processo de criação de espaços em branco de acordo com esta receita envolve as seguintes ações:
- Ervilhas, selecione apenas ervilhas grandes e densas, descartando danificados e amarelos.
- Lave-os e despeje em água fervente e salgada, deixando-os por 3-5 minutos.
- Após esse período, escorra a água e lave as ervilhas em água morna.
- Esterilize os frascos (0,5 L cada).
- Encha o feijão e despeje a salmoura quente cozida (1 colher de sopa. 1 colher de sopa. Sal).
- Despeje po colher de chá de uma mordida em cada recipiente e enrole.
- Vire os frascos de cabeça para baixo e deixe-os na sala esfriarem completamente. Não é necessário cobri-los com um cobertor.
As rotações resfriadas são movidas para a geladeira ou baixadas para o porão para melhor preservação.
Opção 2
Nesse caso, além das ervilhas, sal e açúcar, o ácido cítrico também é necessário. A quantidade de marinada é calculada a partir do volume total de ervilhas preparadas, mas, em geral, para três potes de 0,5 l, você não precisa cozinhar mais do que 1 l de salmoura usando 3 colheres de sopa. colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de chá de sal e 1 colher de chá de ácido cítrico.A sequência de ações neste caso é a seguinte:
- Descasque e lave as ervilhas, deixe escorrer.
- Adicione sal, açúcar, ervilhas a uma panela de água e coloque no gás.
- Deixe a mistura ferver e ferva o feijão por cerca de 15 minutos.
- Despeje o ácido cítrico na panela e retire-o do fogo após alguns minutos.
- Usando uma escumadeira, transfira as ervilhas para um recipiente limpo e encha-o cuidadosamente com salmoura, apenas para que não atinja a borda do recipiente em 1 a 1,5 cm.
- Enrole as tampas e deixe os frascos dentro de casa por 12 horas. No futuro, eles podem ser movidos para a adega ou geladeira.
Importante! As ervilhas rachadas durante o cozimento devem ser removidas imediatamente, pois, quando enroladas, provocam o escurecimento da salmoura e estragam a aparência geral de preservação.
Decapagem
Chamamos a sua atenção várias receitas populares e, ao mesmo tempo, simples para a conservação de ervilhas verdes.
Opção 1
Primeiro de tudo, é necessário preparar todos os componentes necessários, que incluem:
- ervilhas jovens (não descascadas) - 0,5 kg;
- água - 5 copos;
- ácido cítrico - 5 g;
- sal grosso - 5 colheres de sopa. colheres;
- bicarbonato de sódio - 5 g;
- açúcar - 3 colheres de sopa. colheres;
- ácido acético (3%) - 400 ml;
- ervilhas de pimenta da Jamaica - 3 unid .;
- canela - 1 pau.
- Para começar, coloque as vagens de ervilha lavadas em uma panela e, derramando água fria, deixe por duas horas.
- Em seguida, escorra o líquido e mantenha as ervilhas em água fervente por 2-3 minutos, após despejar o ácido cítrico no recipiente.
- Coloque as vagens nos frascos preparados, colocando-as na vertical.
- Adicione pimenta da Jamaica, canela e sal.
- Ferva a água em uma tigela separada, dissolva o açúcar e o ácido acético.
- Despeje o líquido acabado em um recipiente com ervilhas e cubra com tampas.
- Pegue uma panela grande, cubra-a com um pano e cubra o fundo com água.
- Coloque latas cheias e esterilize-as em fogo baixo por cerca de 20 minutos.
- Após o tempo especificado, as ervilhas em conserva podem ser enroladas, após o que as latas são baixadas para as tampas e cobertas com um pano quente.
12 horas após a costura, você pode transferir a preservação para a adega ou para outro local com temperatura reduzida do ar.
Opção 2
Esse método de decapagem de ervilhas frescas certamente atrairá os amantes de especiarias, que acabarão por adicionar picante e incomum à colheita.
Dos produtos que você precisará:
- ervilhas colhidas na hora - 1 kg;
- vinagre de maçã (9%) - 20 ml;
- cravo - 4 inflorescências;
- pimenta da Jamaica preta - 6 ervilhas;
- folha de louro - 4 peças .;
- baunilha - ½ palitos;
- canela - ½ palitos;
- hortelã fresca - 6 folhas;
- cardamomo - 10 grãos;
- açúcar - 100 g;
- água destilada - 450 ml.
- Cozinhe os potes no vapor, lave as ervilhas previamente descascadas.
- Despeje as ervilhas em potes e adicione o vinagre de maçã.
- Prepare a marinada adicionando a quantidade necessária de cravo, pimenta do reino, baunilha, canela, hortelã, cardamomo e açúcar à água destilada. Juntos, esses ingredientes devem ser fervidos em fogo baixo por 10 minutos.
- Despeje as ervilhas com a solução quente resultante e cubra os frascos com tampas.
- No fundo de uma panela funda, coloque um guardanapo de papel e encha-o com água.
- Mova os frascos para a panela e esterilize, não mais que 15 minutos.
- Enrole as ervilhas, vire os frascos e cubra-os com uma toalha até que esfriem completamente. Após um dia, os recipientes refrigerados podem ser levados para a varanda ou para a adega.
Usando as duas receitas, você obterá uma excelente colheita de inverno, que não só será saborosa, mas também muito bonita, porque as ervilhas em conserva corretamente mantêm quase completamente sua cor natural.
Você sabe As ervilhas são uma excelente fonte de fertilizante nutritivo para outras plantas. Após o seu cultivo, cerca de 100 g de nitrogênio mineral permanecem em 1 m² de território.
Salga
Essa opção de colher ervilhas verdes para o inverno é ainda mais simples que as anteriores, pois não requer tratamento térmico de latas cheias. Tudo o que você precisa é de 1 kg de ervilhas, 60 g de sal e 600 ml de água. O processo de preparação da salga também não é difícil e apenas as seguintes ações são necessárias:
- O feijão preparado deve ser descascado e deixado em água fria por várias horas.
- Após esse período, a água é drenada e as próprias ervilhas são colocadas em latas no vapor.
- Em seguida, você precisa preparar uma salmoura: basta dissolver o sal em água fervente.
- Ao final do processo, resta apenas encher o feijão com salmoura quente, tampar as latas com tampas de nylon e, após o resfriamento completo, transferir as peças para o frio.
As diferentes variações desta receita diferem principalmente entre si nos ingredientes utilizados, enquanto as ações básicas permanecem as mesmas.
Congelamento
Somente vagens verdes totalmente maduras são adequadas para congelamento no freezer, sem defeitos. As ervilhas devem ser macias e carnudas, por isso é melhor prosseguir com o procedimento durante as primeiras horas após a coleta.
Importante! É desejável que as saquetas para congelamento sejam pequenas em tamanho. Isso permitirá não descongelar todas as ervilhas e eliminar a necessidade de congelamento repetido, durante o qual parte dos nutrientes é perdida.
A tecnologia de processo fornece as seguintes ações:
- Ervilhas rasgadas precisam ser limpas e somente grandes ervilhas saudáveis devem ser selecionadas.
- Os grãos selecionados são lavados com água fria e deixados escorrer.
- Para preservar a cor natural dos feijões descascados, eles devem ser branqueados, ou seja, abaixe o coador com ervilhas em água fervente primeiro (apenas mantenha-o na panela por 2 minutos) e depois transfira-o imediatamente para a água fria.
- As ervilhas processadas devem ser dispostas em uma superfície limpa e secas um pouco, umedecendo levemente com uma toalha de papel.
- As frutas secas são espalhadas em uma camada em uma bandeja e enviadas para a câmara para congelamento rápido.
- Enquanto um lote estiver endurecendo na geladeira, você pode começar a preparar o próximo.
- As ervilhas congeladas são embaladas em sacos ou recipientes de plástico e colocadas em um freezer para manutenção constante.
Tal como acontece com a colheita de ervilhas, antes de tudo, é necessário selecionar apenas amostras adequadas e lavá-las. Se necessário, cada vagem pode ser cortada ao meio e mantida em água fervente por 2-3 minutos, depois mergulhada em água fria e seca um pouco em uma toalha.
Todas as outras ações de congelamento são executadas da mesma maneira que no caso anterior. Para preparar as refeições, as vagens de ervilha não podem ser descongeladas, especialmente quando se trata dos primeiros pratos.
Secagem
Para executar o procedimento corretamente, é importante seguir as seguintes recomendações:
- Antes de colocar as ervilhas no forno, como nos casos anteriores, elas devem ser limpas, classificadas e secas bem;
- os frutos secos são derramados em uma assadeira em uma camada e enviados ao forno, pré-aquecidos a + 45–55 ° C por três horas (a porta pode ficar entreaberta);
- assim que as ervilhas se enrugam e adquirem um tom verde escuro, elas podem ser removidas, deixando esfriar por algum tempo;
- é melhor despejar ervilhas secas refrigeradas em um frasco hermeticamente fechado e deixá-lo em um local seco e escuro, inacessível aos insetos.
Os indicadores de temperatura no armazenamento não devem exceder +25 ° C e a umidade, se possível, permanecer o mais baixo possível.
Possui ervilhas de armazenamento
Na maioria dos casos, são as ervilhas enviadas para armazenamento, mas em algumas situações, as donas de casa colhem vagens de ervilha inteiras durante o inverno. Isso não quer dizer que os processos de armazenamento de ambas as opções sejam muito diferentes, mas, ao mesmo tempo, vale a pena conhecer alguns recursos de cada uma delas.
Nos pods
As vagens de ervilha doce totalmente amadurecidas podem ser armazenadas na geladeira imediatamente após a coleta, mas, nesse caso, seu frescor e utilidade são limitados a várias semanas. Para prolongá-lo, o congelamento ou a preservação ajudarão, mas mesmo aqui as receitas são mais orientadas para "amadores".
Ao congelar, certifique-se de que as vagens não grudem e, ao preservar, tente não exagerar com o efeito da temperatura, caso contrário elas ferverão e você terá mingau nos frascos. Os requisitos de temperatura e outras nuances do processo de armazenamento de vagens de ervilha preparadas não são diferentes do armazenamento de ervilhas.
Depois de abrir os pods
A colheita de ervilhas é caracterizada por uma ampla variedade de métodos, além da preparação para armazenamento de vagens. Os feijões descascados e lavados podem ser enrolados em frascos, congelados, secos ou até cozidos, para que possam ser armazenados na geladeira dessa forma.
Aqui não haverá excesso de frutas, porque existem muitas receitas para o processamento de ervilhas após a abertura das vagens.O principal é que, durante o armazenamento de produtos não enlatados, o acesso ao ar não se limita a ele (as ervilhas secas devem ser ventiladas periodicamente) .As ervilhas secas devem ser colocadas apenas em salas ou despensas protegidas de roedores e insetos, e sorvetes em um freezer a temperatura constante (não permita o degelo )Ervilhas frescas podem ser armazenadas na prateleira mais baixa da geladeira por um mês, ou às vezes duas, apenas todos os dias a peça perde sua atratividade e parte dos benefícios.
Diretrizes úteis de armazenamento
Além dos requisitos gerais para o armazenamento de ervilhas colhidas, podem ser identificadas várias recomendações adicionais que ajudarão a manter sua qualidade.
Primeiro de tudo, eles incluem o seguinte:
- as ervilhas secas devem ser semeadas pelo menos uma vez a cada poucos meses e verificadas quanto a insetos;
- é melhor retirar a preservação resfriada imediatamente para o porão e, se isso não for possível, você deverá colocá-la no canto mais frio da casa e verificá-la regularmente (as tampas das margens podem romper com a alta temperatura);
- o produto congelado não precisa de controle adicional, mas, ao mesmo tempo, a umidade não deve entrar nele; caso contrário, as ervilhas grudam em um pedaço e fica mais difícil usá-las;
- para que as camadas de ervilhas congeladas não grudem, você pode trocá-las com folhas de papel, mas é preciso colocar a peça em uma superfície horizontal e não enrugar as sacolas;
- as ervilhas em conserva são às vezes lavadas e transferidas para outras latas, mas isso só é apropriado se você deseja prolongar sua vida útil por costura ou se aparecerem vestígios de fermentação no produto.
Qualquer que seja o método de armazenamento de ervilhas que você escolher, em qualquer caso, essa colheita será uma ótima maneira de reabastecer as reservas de vitaminas do corpo no inverno, e você não deve recusar essa oportunidade.