Prímula, ou prímula, foi introduzida na Europa no início do século XVII. da América do Norte. Na primeira metade do século seguinte, foi usado ativamente na medicina popular e tradicional como medicamento, bem como na cosmetologia. Qual é o efeito terapêutico e como usar adequadamente os materiais vegetais para eliminar problemas com a saúde das mulheres, leia abaixo.
Descrição da planta
O tipo de prímula em questão é um dos mais populares, devido às suas propriedades medicinais. É uma planta pequena, com até 25 cm de altura, da família cipriota. As folhas estão enrugadas, pintadas de verde, de forma elíptica. As flores são coletadas em inflorescências de guarda-chuva. Pintado de amarelo brilhante. Exala um aroma forte e agradável. O crescimento do interesse pela prímula como medicamento aumentou acentuadamente após o estudo de sua composição química.
Você sabe Na Europa no século XIX a prímula foi usada como alimento. As folhas e raízes jovens foram colocadas em saladas, sopas e também usadas em vez de chá e café com o processamento apropriado.
Todas as partes da planta contêm um grande número de compostos úteis, entre os quais os mais significativos são:
- alfa tocoferol;
- ácido ascórbico;
- ácidos gordos;
- aminoácidos;
- polissacarídeos;
- flavonóides;
- taninos;
- minerais.
Propriedades curativas
A principal propriedade da planta em questão é sua capacidade de ter um efeito complexo em todo o organismo. Isso torna possível o uso muito amplo de matérias-primas no tratamento de várias patologias. Na medicina popular, todas as partes da planta são usadas. Na farmacologia, desde a prímula produzem óleo e preparações em cápsulas, que também têm um amplo espectro de ação. Eles são usados como uma ferramenta adicional na terapia complexa.
Calmante
As matérias-primas podem ser usadas no tratamento de doenças do sistema nervoso. Devido à rica composição química, é realizado um efeito ativo nas células do sistema nervoso, o que permite acelerar sua regeneração. Isso ajuda a reduzir a irritabilidade, melhorar a qualidade do sono e estabilizar a pressão sanguínea.
A admissão é indicada para neurose de graus variados, distonia vegetovascular. O uso de medicamentos com base nessa matéria-prima será aconselhável após o tratamento com antidepressivos, quando o corpo precisar de recuperação e houver um efeito de abstinência.
Anti-inflamatório
Devido à presença de vários ácidos e vitamina C, a matéria-prima tem um efeito anti-inflamatório. Devido à sua combinação com flavonóides, é possível não apenas destruir microorganismos estranhos, mas também aumentar a estimulação da produção de seus próprios anticorpos.Tal efeito acelera significativamente a recuperação de doenças virais. Além disso, a prímula ajuda a melhorar a condição nos processos inflamatórios no sistema músculo-esquelético, mucosa oral (estomatite, gengivite, etc.).
Antibacteriano
Os flavonóides são antibióticos naturais. Eles têm um efeito antibacteriano ativo em vários processos inflamatórios.. O melhor de tudo é que essas substâncias são absorvidas pelo organismo a partir de produtos naturais, que é a prímula. Eles mesmos não são produzidos, portanto, na presença de processos patológicos, uma combinação de medicamentos antibacterianos de farmácia e extratos de plantas será eficaz, a menos que, é claro, haja contra-indicações para um determinado produto.
Adstringente
Taninos têm um efeito adstringente. Esse efeito é manifestado pelo contato direto desses compostos com membranas mucosas, pele e feridas. A superfície do tecido é compactada. Devido à conversão físico-química inespecífica de coloides celulares, exsudato, muco, fluido extracelular, um filme protetor é formado ao interagir com proteínas, o que reduz a permeabilidade.
Como resultado, os efeitos nocivos dos fatores ambientais são eliminados, bem como:
- a dor está parada;
- vasos são estreitados;
- a reprodução de microrganismos patológicos na lesão é bloqueada;
- sangramento para;
- as paredes vasculares tornam-se mais densas.
Regenerativo
O corpo humano é estruturado de forma que, a cada segundo, ocorram os processos de morte celular, construindo novos e substituindo-os pelos antigos. Os tecidos são compostos de aminoácidos. Devido ao seu grande número na prímula, os processos metabólicos são estimulados.
Você sabe Na Alemanha, a prímula era considerada a chave para a vida de casada de uma menina. Se ela tiver sorte o suficiente para encontrar uma flor na Páscoa, então até o final do ano ela certamente encontrará sua outra metade.
A aceleração da regeneração celular permite reduzir os riscos de desenvolver várias doenças associadas à destruição dos tecidos do sistema músculo-esquelético (protrusão, etc.), sistema nervoso (aterosclerose, distúrbios nervosos), pele (envelhecimento prematuro, descamação, inflamação). Também permite aumentar o metabolismo e combater a obesidade, o surgimento de problemas com o sistema endócrino, as interrupções hormonais.
Cicatrização de Feridas
O efeito de cicatrização de feridas é fornecido por taninos e aminoácidos. O primeiro estimula ativamente a aparência de um tipo de filme protetor, o segundo acelera a regeneração. Esta propriedade permite eliminar a hiperemia, aliviar a dor, aumentar a resistência a fatores externos.Devido à destruição de microrganismos nocivos na lesão, que é fornecida pelos taninos, é possível evitar um fenômeno desagradável como sepse, apodrecimento das superfícies da ferida.
Imunoestimulador
Graças à combinação harmoniosa de enzimas, ácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais, o extrato da planta estimula os processos imunológicos. Todas as substâncias são totalmente absorvidas pelo organismo em uma extensão adequada. Isso permite o uso de matérias-primas como imunomodulador, homeopatia na prevenção de resfriados. Devido à presença de flavonóides, a eficácia dos antibióticos pode ser aumentada.
Antitumor
O agente considerado pode ser utilizado como elemento profilático, se houver pré-requisitos para a formação de tumores. Por exemplo, quando uma pessoa trabalha em um local de trabalho perigoso ou na anamnese de parentes, existem doenças oncológicas que podem ser transmitidas geneticamente.A quercetina flavonóide fornece um efeito antitumoral. Devido à sua combinação com outros elementos úteis, é estimulado o aumento das funções protetoras do corpo, o que, de fato, reduz significativamente o risco de formação de neoplasias.
Antioxidante
Os benefícios tangíveis ao corpo são fornecidos às custas de antioxidantes. Eles contribuem para a melhoria dos processos metabólicos. Isso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, aumenta o tônus da pele e dos músculos. Além disso, os antioxidantes estimulam o metabolismo energético, o que ajuda a aliviar a tensão do sistema nervoso, melhora a atividade mental e também o aumento da força.
Desintoxicação
Esta planta estimula a eliminação de toxinas do corpo. O efeito é alcançado devido a antioxidantes e flavonóides. Ao acelerar os processos metabólicos no trato gástrico, é garantida a eliminação natural de sais e outros compostos nocivos. A ferramenta pode ser usada para envenenamento, bem como para perda de peso.
Descongestionante
Dadas todas as ações já descritas, também é fornecido um efeito anti-edematoso. Devido à estimulação dos processos metabólicos, é possível conseguir a eliminação do excesso de líquido dos tecidos. Isso permite fortalecer os vasos sanguíneos e reduzir a pressão sobre eles. Essa propriedade será eficaz na eliminação dos riscos de placa, varizes, etc. problemas no sistema cardiovascular.
Diurético
Uma flor de prímula útil também pode ter um efeito diurético. Esse recurso é usado ativamente no tratamento e prevenção de várias patologias do sistema geniturinário. Devido ao alto conteúdo de elementos benéficos que são rapidamente absorvidos pelo sangue, é possível evitar um efeito colateral como a lixiviação de cálcio, em contraste com o uso de preparações farmacêuticas diuréticas convencionais.
Benefício e dano para as mulheres
O efeito positivo para o corpo feminino do uso de tal remédio é óbvio. No entanto, você deve ter cuidado com isso durante a gravidez. Antes, quando a medicina não era tão desenvolvida, o extrato era usado para estimular o trabalho de parto. A ferramenta permite acelerar as contrações uterinas.Hoje, para esse fim, a alga marinha é usada com mais frequência (para aumentar a abertura da trompa de Falópio) e medicamentos hormonais (para acelerar as contrações uterinas). Você não pode tomar prímula por conta própria, para não provocar um parto prematuro. Mas pode ser prescrito pelo médico assistente para determinadas indicações.
Funcionalidades da aplicação
Especialistas em ginecologia costumam usar extratos de plantas como adjuvantes para vários desvios no trabalho do sistema reprodutivo feminino. Em particular, a indicação para o uso da prímula é a adenomiose. Esta doença ocorre como resultado de um aumento patológico na quantidade de tecido endometrial. Suas células germinam dentro das camadas intermediária e muscular do útero. Como resultado, formam-se selos inflamados.
A patologia é perigosa, com o risco de desenvolver tumores malignos nas áreas afetadas. Além disso, as áreas inflamadas podem interferir na fertilização e na gestação. No tratamento desta doença, será utilizada terapia complexa, dependendo completamente do grau de complexidade da patologia. Se a doença foi detectada no estágio inicial, pode ser possível conviver com medicamentos e um imunomodulador, no qual esta planta atua.Nesses casos, pode-se usar óleo de prímula ou cápsulas com seu extrato. A primeira opção é tomada em 1 colher de chá. antes das refeições pela manhã e à noite. As cápsulas são tomadas 2 ou 3 de cada vez. Multiplicidade de refeições por dia - 2 ou 3 antes das refeições. Certifique-se de beber bastante água. Uma dosagem mais precisa é prescrita pelo médico.
Além da adenomiose, o extrato da planta pode ser prescrito para:
- mastopatia e PMS;
- cisto ovariano;
- endometriose e infertilidade;
- dor nas articulações.
Com mastopatia e TPM
Com mastopatia e TPM, essa ferramenta ajudará a restaurar a funcionalidade normal do sistema endócrino, os níveis hormonais, reduzir a dor e aumentar a imunidade. Com mastopatia, o extrato de prímula é tomado junto com antibióticos. O tratamento é continuado de 1 a 6 meses. intermitentemente. O termo depende completamente da complexidade do processo patológico, da condição do paciente.
Importante! No tratamento de doenças ginecológicas que podem levar à formação de um tumor maligno, o extrato de prímula medicinal não pode substituir a terapia principal, mas é apenas um adjuvante.
O óleo é tomado 1-2 horas por dia antes das refeições. Cápsulas três vezes ao dia por 3 peças. de cada vez, também antes das refeições. No caso de TPM dolorosa, a prímula pode substituir completamente um medicamento como o Remens. Também é mais eficaz que o extrato de linhaça (também é usado no tratamento de problemas associados ao ciclo menstrual).O óleo de prímula é melhor para esses fins. É prescrito por 1 hora por dia durante 3 meses. De manhã, é bebido com o estômago vazio na sua forma pura ou diluído com mel. Ao longo do ano, são realizados 2 cursos com intervalo de 2 meses. Uma abordagem semelhante é usada quando uma mulher entra na fase da menopausa e sofre de ondas de calor freqüentes.
Com cisto ovariano
Com o desenvolvimento dessa patologia no estágio inicial, o regime de tratamento será o mesmo da TPM dolorosa. Medicamentos anti-inflamatórios são prescritos como terapia principal. O tratamento é realizado sob rigorosa supervisão. Certifique-se de 2 vezes por mês. para controlar uma ecografia.
Com endometriose e infertilidade
Com a endometriose, é utilizado um regime de tratamento, como é o caso da adenomiose. Certifique-se de seguir rigorosamente o regime prescrito pelo seu médico. Com a infertilidade, o extrato só será eficaz se for desencadeado por interrupções hormonais.Tome 1 hora diária de óleo pela manhã com o estômago vazio ou 1 cápsula 3 vezes ao dia antes das refeições por 3 meses. Além disso, são apresentados vários exames para a detecção de patologias. Além disso, durante o período de tratamento, você deve seguir a dieta prescrita pelo médico, aderir a um estilo de vida saudável.
Em preparação para o parto
Como já descrito acima, esta ferramenta não é usada na preparação para o parto. Até o momento, existe um número suficiente de medicamentos para reduzir a dor desse processo. É aconselhável usá-lo se a gravidez for planejada apenas. Nesta fase, é usado como um imunomodulador, para restaurar o fundo hormonal ou eliminar problemas com o ciclo menstrual.
Ao planejar a gravidez, é usado óleo ou cápsulas de prímula. A primeira opção é tomada de manhã com o estômago vazio por 1 hora e 20 minutos antes das refeições. Se a matéria-prima medicinal estiver na versão encapsulada, 1 peça será consumida por dia. três vezes 20 minutos antes das refeições. O curso dura de 1 a 2 meses, dependendo das características individuais da saúde da mulher.
Dor nas articulações
Para dores nas articulações, a tintura nas folhas da prímula é eficaz.
Para prepará-lo, você precisa:
- 500 ml de álcool etílico ou vodka purificada;
- 200 g de material vegetal.
Os ingredientes são misturados e insistiram em uma sala escura e fresca por 2 semanas. Quando a dor ocorre, eles são usados como um agente de aquecimento. É aplicado na área afetada e esfregado em um movimento circular. Eles são manipulados 2 vezes por dia - de manhã e à noite.
Importante! Não use prímula para crianças menores de 16 anos de idade. Pode causar danos irreparáveis a um corpo em crescimento.
O curso é de 7 a 10 dias. Em combinação com a moagem, você pode tomar óleo ou cápsulas. Durante um mês, eles bebem óleo por 1 hora pela manhã antes de comer. Se o medicamento estiver em cápsulas, então 1 pc. 3 vezes ao dia antes das refeições. Essa abordagem ajudará a preencher rapidamente a falta de nutrientes e evitar a recaída.
Contra-indicações
Essa ferramenta, em alguns casos, pode prejudicar o corpo. Os efeitos colaterais ocorrem quando a dose é excedida ou quando uma pessoa não sabe que tem uma contra-indicação para tomar o extrato. Eles se manifestam na forma de náusea, vômito, tontura, erupção cutânea.
- Casos em que a recepção de prímula não é permitida:
- intolerância individual a matérias-primas;
- esquizofrenia
- exacerbação de doenças gastrointestinais;
- epilepsia.
Prímula é bastante popular na medicina e na cosmetologia. É utilizado estritamente conforme prescrito pelo médico no tratamento de várias condições patológicas. Disponível na forma de óleo, cápsulas ou parte de bioaditivos.