Pepinos na Rússia são cultivados em todos os lugares, tanto nas regiões sul como em estufas no norte do país. Além das conhecidas variedades antigas de pepinos, os criadores criaram híbridos caracterizados por alta produtividade e resistência a doenças. Neste artigo, falaremos sobre o híbrido do pepino Cedric F1, suas características e descrição, além de métodos para cultivar e cuidar da lavoura.
Caracterização e descrição da variedade
Cedar Cedric é um híbrido de primeira geração; logo após o nome, você deve especificar a marca F1.
Cedric F1 apareceu graças ao trabalho de criadores holandeses, funcionários da Enza Zaden. Este é um híbrido de amadurecimento precoce, permitindo que você obtenha uma colheita precoce de frutas.
Não há flores masculinas no híbrido de pepino; todas as flores da planta são femininas, com um ovário já presente.
Pepino cresce sem a necessidade de qualquer polinização ou fertilização, este fenômeno é chamado partenocarpia.
Os frutos contêm apenas algumas dezenas de sementes finas e ocas, incapazes de se reproduzir.
A polinização com abelhas ou abelhas para Cedric F1 é ainda indesejável, pois o resultado pode ser frutos grossos contendo sementes completas.
Características do mato e frutas
Neste híbrido de pepino, o caule é poderoso, as folhas são grandes, macias, ásperas nos dois lados da chapa, verdes. A colheita principal da planta é aumentada nas hastes laterais localizadas em ambos os lados do caule central. A hibridação do híbrido é média, o mato é indeterminado, ou seja, não tem crescimento limitado, portanto, crescerá enquanto o cultivador de vegetais permitir ou antes do congelamento da temperatura.
Importante! O jardineiro deve lembrar que a utilidade das sementes coletadas dos híbridos é aparente, a próxima geração de vegetais obtidos a partir deles será diversificada e o rendimento das plantas é fraco.
Os frutos do híbrido Cedric F1 são pequenos, verde escuro, com listras implícitas esbranquiçadas, cobertas com espinhas. O diâmetro do fruto não excede 3 a 3,5 cm, o comprimento das folhas verdes varia de 12 a 14 cm e a polpa é densa, sem espaços vazios, crocante e geneticamente sem amargura. A massa média de vegetação é de 100 a 110 g.
Pepinos são adequados para consumo fresco e também são usados para decapagem e decapagem.
Frutificação
A produtividade do híbrido Cedric F1 é muito alta, precisamente devido ao ovário do feixe. De 2 a 4 pepinos se desenvolvem em cada cacho. Com 1 m², o produtor pode coletar até 15 kg de frutas híbridas, é claro, sujeito a todas as sutilezas da tecnologia agrícola. Os autores recomendam o cultivo de 3 a 3,5 plantas de Cedric F1 no solo por 1 m².
Você sabe O antigo imperador romano Tibério exigia diariamente à sua mesa, durante todo o ano, pepinos frescos. Por esse motivo, os jardineiros do palácio inventaram estufas móveis para pepinos, que foram exportados para o sol durante o dia e entregues na sala pelos funcionários à noite.
Períodos de amadurecimento e floração
As primeiras flores da planta aparecem após cerca de 30 dias de cultivo. Nas estufas, a floração e frutificação das plantas de pepino ocorre várias semanas antes do que em campo aberto.
A maturação no grupo não é simultânea, mas sequencial, uma após a outra. Os primeiros pepinos amadurecem 40 a 45 dias após o surgimento de brotos do solo. Ao mesmo tempo, não mais que 5 frutas amadurecem no mato.
Prós e contras
- O Hybrid Cedric F1 tem as vantagens indubitáveis:
- colheita grande;
- rolamento adiantado
- frutas saborosas e de qualidade;
- pacote de rolamento;
- bom gosto de verduras;
- falta de amargura;
- resistência a temperaturas de estresse;
- imunidade a certas doenças (cladosporiose, vírus do mosaico do pepino e oídio).
- As desvantagens da variedade:
- o alto custo das sementes e a incapacidade de coletar independentemente o material de plantio;
- formação obrigatória de mato.
Vídeo: a experiência do cultivo de pepino Serdrick na região de Volgogrado
Sementeira e tecnologia crescente
É melhor começar a cultivar pepinos quando a temperatura da primavera estiver estabelecida e for mantida alta o suficiente, mesmo à noite. Nesse momento, durante o dia, a temperatura não deve cair abaixo de + 20 ° C e à noite - abaixo de + 15 ° C. É ainda melhor cultivar pepinos em um local em que a temperatura seja mantida constantemente na faixa de +20 ... + 22 ° C. É aconselhável começar a cultivar mudas de 3 a 4 semanas antes que o momento do plantio chegue a um local permanente.
Cultivo de mudas de pepino:
- É melhor usar vasos com um diâmetro de 12 cm, pois os vasos devem ter um orifício no fundo para drenar o excesso de umidade após a rega. Além disso, cada vaso deve ser equipado com uma bandeja bastante funda que proteja as soleiras das janelas e as mudas da umidade. Os pepinos não toleram a ansiedade do sistema radicular e reagem a isso interrompendo o crescimento por até duas semanas. Portanto, é aconselhável que o jardineiro cultive copos de orgânicos (turfa ou húmus) para o cultivo de pepinos. Este recipiente de plantio se decompõe perfeitamente no solo, sendo colocado junto com a planta diretamente em solo úmido.
- O solo para mudas de pepino é comprado em jardins nas lojas ou misturado de forma independente em casa. Para uma mistura caseira de solo, elas são tomadas em partes iguais: areia grossa, solo fértil e húmus. Além disso, vários punhados de cinza de madeira peneirados através de uma peneira obtida de madeira decídua podem ser adicionados à mistura do solo.
- O solo é derramado em vasos de plantio com pouco mais da metade do volume. Depois que os pepinos começarem a crescer, o solo será gradualmente adicionado pelo produtor diretamente sob a raiz da planta até atingir a borda da capacidade de plantio. O solo dos vasos é bem umedecido e deixado aquecer por vários dias em temperatura ambiente. Quando a temperatura do solo da semeadura se aquece até + 20 ° C, você pode começar a plantar sementes.
- No solo de cada tanque, são feitos dois orifícios de plantio com uma profundidade de 1 a 1,5 cm, e as sementes de pepino são colocadas nos poços e cobertas com solo. Após o plantio, o solo é regado com moderação. Basta umedecer um pouco, não é necessário encher o solo para que a água flua pelos orifícios de drenagem. Um excesso de umidade pode causar podridão das sementes. 7-10 dias após a germinação, apenas a planta mais forte é deixada no vaso. A muda extra não é retirada do solo, mas cortada cuidadosamente com uma tesoura na borda do solo.
- Vasos com culturas são colocados em local quente por 3-4 dias. Após o surgimento dos brotos, os contêineres de desembarque são transferidos para um local bem iluminado (na janela sul ou sob uma lâmpada especial).
- As principais condições para o cultivo de boas mudas são manter o calor na sala e evitar a desidratação da planta. Não é necessário regar mudas de pepino com muita frequência, mas também para impedir que as plantas murchem. Ao regar, você precisa monitorar cuidadosamente que a umidade não cai em plantas jovens, pois isso ameaça o desenvolvimento de oídio. Além disso, muita umidade sob a raiz das mudas pode levar à formação de uma perna preta, levando à morte do pepino. Para evitar a evaporação da umidade do caroço do solo, o vaso com mudas pode ser coberto com um filme plástico transparente. Uma fina película aderente é perfeita para isso. Além disso, a luz solar direta é indesejável para mudas, para que você possa sombrear ligeiramente as plantas com a ajuda de um jornal.
- Durante o cultivo de um pepino, a sala deve sempre ser mantida à mesma temperatura para que as plantas cresçam em um ritmo suave. Um aumento acentuado da temperatura leva a um rápido aumento da massa acima do solo, esticando o caule e as folhas. Temperaturas frias da noite levam a atrofia e enfraquecem a planta, após o que os esporos de fungos e a podridão das raízes são ativados.
- Durante a estação de crescimento de pepinos na sala, as plantas precisam endurecer, adaptando-as ao futuro plantio em um local permanente. Para endurecer as primeiras semanas de vida, basta abrir a janela por um período de 15 minutos a meia hora; depois, quando a temperatura na rua não é menor que a temperatura ambiente, as plantas são retiradas ao ar livre. O endurecimento da rua começa a partir de 30 minutos e gradualmente, com o tempo, se estende até o horário de luz do dia.
- As mudas de pepino permanecem nos vasos até formar 4-6 folhas verdadeiras nas plantas. Mudas de pepino durante o crescimento em vasos são apoiadas verticalmente com a ajuda de pinos de apoio especiais.
Em campo aberto
Mudas de pepino ou sementes podem ser plantadas no solo quando o solo aquece até pelo menos + 15 ° C. Nesta temperatura, você já pode considerar o plantio, embora a temperatura ideal para um pepino seja a temperatura do solo de + 18 ° C. Mas a temperatura do ar, especialmente à noite, deve ser bastante alta.
As mudas de pepino são plantadas em campo aberto perto de 1º de junho para excluir a possibilidade de retornar geadas noturnas. Ao plantar, você precisa evitar o aglomerado no jardim, pois a cultura tem folhas grandes. Quanto menos plantas são plantadas, menor a probabilidade de ocorrência de doenças. As plantas são plantadas com um vaso (de turfa, húmus ou papel).
Importante! Você pode cultivar pepinos em vários termos, por exemplo, para plantar o primeiro jardim em meados de maio e o segundo - no início de julho. Isso permitirá que você obtenha uma colheita de frutas até o final do outono.
Ao transplantar, você precisa considerar cuidadosamente que o solo não entra em contato com o caule da planta. Após o plantio, o arbusto é regado com água morna. As raízes de uma planta jovem devem sempre estar em solo quente e levemente úmido.
Pepinos precisam ser amarrados a um suporte. A opção mais fácil de liga é um cabo conectado verticalmente. O cordão é amarrado com um nó livre à parte inferior da planta e a um fio de suporte localizado a uma altura de cerca de 2 m. Semanalmente, a haste do pepino é enrolada ao redor do cordão.
Em campo aberto, as plantas são cultivadas de acordo com um esquema mais flexível do que em uma estufa. Em um canteiro de 60 cm de largura, apenas 1 fileira de plantas é cultivada. Está centrado ao longo da cama. Neste caso, a distância entre as plantas de 20 a 25 cm é observada.
Se a largura dos canteiros exceder 120 cm, poderão ser cultivadas 2 fileiras paralelas de pepinos. Além disso, a distância em cada linha entre plantas é mantida de 20 a 30 cm, os pepinos da primeira linha são dispostos em relação aos pepinos da segunda linha em zigue-zague (escalonado).
Um layout quadriculado permite que as plantas obtenham mais iluminação e melhor ventilação. Para pepinos vegetativos, é necessário estabelecer um suporte na forma de uma treliça longitudinal de até 2 m de altura.Um plantio de duas fileiras de plantas pode ser suportado com uma treliça comum colocada entre essas duas fileiras.
Desembarque na estufa
Na Rússia central, as mudas de pepino podem ser plantadas em uma estufa sem aquecimento a partir de 1º de maio. Em áreas mais frias, é melhor para um jardineiro esperar até 15 de maio. Ao mesmo tempo, você pode plantar as sementes dos pepinos, mas as plantas cultivadas com mudas se desenvolverão com mais vigor, fornecerão um rendimento mais alto e sofrerão menos com pragas e doenças.
Como o espaço das estufas deve ser economizado, o cultivo de arbustos de pepino em estufa é realizado de acordo com um esquema mais denso do que em campo aberto.
Na estufa, os pepinos são plantados em 1 e 2 linhas, dependendo da largura da estufa. Ao plantar em 2 fileiras paralelas, os arbustos são dispostos em zigue-zague em relação às plantas da fileira oposta. A distância na linha entre os pepinos é de 10 a 15 cm.
Para que essa distância mínima não crie densidade de plantio excessiva, o produtor precisa remover as folhas das plantas. As 5-6 folhas inferiores são removidas completamente, para que 1 haste central permaneça.
No futuro, as folhas também serão afinadas, mas não de maneira tão dramática: das 3 folhas cultivadas, cerca de 1 será deixada no caule, o que permitirá que o ar circule livremente entre as plantas da estufa, assim como os pepinos serão totalmente iluminados, o que é importante para definir e promover o desenvolvimento das frutas. .
Recursos de Cuidados
Durante o verão, as plantações de pepino devem ser cuidadas regularmente. A partida consiste no processamento oportuno do solo (remoção de ervas daninhas e soltas), irrigação, formação de um arbusto, liga de plantas, cobertura morta, proteção contra insetos e doenças.
Rega e fertilização
Durante a frutificação, os pepinos precisam ser regados. Nas camas de rua, a frequência da irrigação depende do clima; se não houver chuva, basta regar os pepinos duas vezes por semana. Ao crescer sob o teto de uma estufa, cada planta deve receber pelo menos 2 litros de umidade para irrigação.
Em estufas e viveiros, as plantações são regadas com a ajuda de canais radiculares ou um sistema de gotejamento ramificado. A rega por gota ajuda a economizar água e a aplica exatamente sob a raiz de cada planta.
Orgânicos é um fertilizante bem absorvido pelos pepinos. No solo enriquecido com esterco ou composto de gado, os rendimentos serão várias vezes superiores aos do solo escasso.
Além disso, os pepinos podem ser alimentados durante a estação de crescimento com uma pequena quantidade de nitrogênio e potássio na forma mineral. O nitrogênio suporta o crescimento de folhas exuberantes, e o potássio fornece a dureza da polpa do pepino e a pele escura da fruta.
Importante! Se o procedimento de alimentação não for combinado com a irrigação, mas for realizado separadamente, o jardineiro precisa lembrar que todos os fertilizantes líquidos são aplicados somente em solo úmido, ou seja, após a irrigação.
Para alimentar pepinos, polvilhe 60 g de nitrato de amônio e 30 g de fertilizantes à base de potássio na zona das raízes das plantas, em uma área de 1 m², depois solte o solo e misture a adubação com o solo. Você também pode dissolver fertilizantes em água para irrigação e servir sob a raiz de pepinos.
Dependendo da rapidez com que o arbusto acumula a safra, a planta se esgota. Portanto, durante a frutificação, o leito de pepino requer cobertura periódica. Normalmente, o primeiro curativo é realizado durante a floração dos arbustos.
Em seguida, as plantas precisam ser alimentadas a cada 2 semanas durante o verão. É mais conveniente usar fertilizante orgânico líquido para a cobertura. Pode ser preparado em casa a partir de excrementos de pássaros. Para esses fins, excrementos de quaisquer aves são adequados, por exemplo: patos, galinhas, pombos, gansos ou avestruzes.
Produtos orgânicos secos ou frescos são misturados em partes iguais com água e depois são deixados para fermentar por algumas semanas em um tanque com a tampa fechada. Feche o tanque para que o nitrogênio não evapore do fertilizante. Todos os dias, a solução é agitada, provocando a liberação de dióxido de carbono.
Importante! Um recipiente aberto com uma solução móvel de fezes e água de aves, instalado em uma estufa com pepinos em crescimento, será um excelente estimulador de frutificação para a colheita. Os pepinos gostam muito de dióxido de carbono, que constantemente cai no ar da estufa a partir do tanque de solução.
O fertilizante concentrado maduro e pronto para usar não libera bolhas na superfície. O curativo concentrado é derramado sob a raiz da planta, previamente diluída com água limpa. Aproximadamente um balde de água é adicionado a 500 ml do concentrado. Para alimentar uma planta, basta 2 l de líquido.
Formação de ligas e arbustos
A formação de um arbusto de pepino depende do método de cultivo desta cultura. Se os pepinos são cultivados sem uma liga, “espalham-se”, ou seja, ficam no chão - os jardineiros não estão envolvidos em sua formação. Ao crescer na grade de uma cama de rua e em uma estufa, os arbustos de pepino são necessariamente formados pela truncagem dos pontos de crescimento das hastes laterais ou principais.
Formação:
- A colheita principal de pepinos está amarrada nos brotos laterais, localizados à esquerda e à direita nas axilas das folhas da parte principal.Jardineiros experientes recomendam deixar brotos laterais dos seios da sexta e sétima folhas de 3 feixes de ovário e depois beliscar o broto lateral. Nas brotações nos seios 8 e 9 da folha, restam 2 feixes de ovário, após o que são beliscados. Em todas as brotações laterais subsequentes (até o final da frutificação do mato), deixe 1 ramo de ovário de frutas.
- Como o Cedric tem um arbusto indeterminado, ou seja, não possui um ponto de crescimento limitado no caule principal, depois que a planta atinge a barra superior da treliça, aperte o caule principal ou continue seu crescimento, jogando-o do outro lado da treliça e direcionando-o para o chão.
A maneira mais bem-sucedida de cultivar pepinos é crescer em uma liga. Para isso, os jardineiros usam estacas ou treliças. Eles podem ser de madeira e metal.
Além disso, os jardineiros costumam usar uma rede para trepadeiras, montadas em postes cavados nas extremidades dos canteiros. Em uma grade ou treliça, as pestanas de pepino são fixadas usando materiais macios, por exemplo, abas de tecido.
Cuidado do solo
Desde o plantio das plantas no solo até o final da estação de crescimento, o produtor deve monitorar a limpeza do espaçamento entre linhas. Quando as ervas daninhas aparecem, o solo nos corredores deve ser danificado. Tradicionalmente, em nosso país, a remoção de ervas daninhas é feita com um helicóptero.
Na última década, uma ferramenta de remoção de ervas daninhas, como o cortador de avião Fokin, tornou-se muito popular entre os jardineiros, permitindo realizar a remoção de ervas daninhas rapidamente e sem muito esforço. A remoção de ervas daninhas é realizada duas e às vezes três vezes por mês, dependendo da contaminação do solo com sementes de ervas daninhas.
Periodicamente, após os banhos anteriores, as camas devem ser afrouxadas. Este procedimento foi desenvolvido para destruir a crosta do solo, que permitirá livremente que o calor, o ar e a umidade penetrem nas raízes das plantas.
Para reduzir a atividade física, reduzindo o número de capinas e afrouxamentos - o solo sob os arbustos e corredores é coberto por uma espessa camada de cobertura orgânica (feno, palha, grama cortada). A camada de cobertura morta não apenas impede que as ervas daninhas germinem, mas também retém a umidade do solo, o que reduz a frequência da rega.
Você sabe Na América do Norte, no século XVIII, revistas e jornais sérios publicaram artigos alegando que os pepinos são prejudiciais à saúde humana. Graças a essas publicações, o consumo de pepinos no país caiu acentuadamente por muitos anos, a popularidade desses vegetais reviveu apenas no século XIX.
Controle de Pragas e Doenças
A cultura do pepino é bastante suave e reage negativamente não apenas às mudanças repentinas na temperatura do solo e do ar, mas também à invasão de pragas ou ao aparecimento de doenças.
As pragas e doenças mais perigosas dos pepinos:
- Pulgões - São insetos muito pequenos pintados em verde, preto ou cinza-branco. Pragas vivem em simbiose com formigas, que ajudam os pulgões a entrar nas plantas. Geralmente pragas ocupam a parte superior do arbusto de pepino e brotos laterais jovens. Os pulgões se alimentam de células de suco e folhas, o que esgota e, eventualmente, destrói o arbusto do pepino. Como medida preventiva, os jardineiros pulverizam as plantações de pepinos com infusões amargas de ervas, por exemplo, em absinto, em folhas de pimenta ou tabaco. Pragas também podem ser destruídas com inseticidas.
- Ácaro vermelho - pequenos insetos, nos adultos a cor do corpo é bordô e nos animais jovens é transparente. Mesmo os insetos adultos não são fáceis de localizar nos arbustos de pepino devido ao seu tamanho minúsculo (2-3 mm). A presença deles na planta dá uma leve teia de aranha agarrada às folhas e caules. Em um pequeno número de arbustos de pepino, pode-se tentar destruir os ácaros sem o uso de inseticidas, por exemplo, limpe as folhas com água morna e sabão ou borrife com tintura de absinto. Com uma grande população de pepinos com um ácaro, o uso de inseticidas é inevitável. O ácaro se alimenta de células foliares. Após sua nutrição, pequenas manchas necróticas permanecem nas folhas, que secam com o tempo. A ocupação maciça de plantas pelo ácaro leva ao crescimento oprimido das plantações de pepino, deformação e morte de folhas, em casos especialmente graves, e à morte do mato.
- Tabaco ou mosaico de pepino - Esta é uma doença viral, no momento não existem métodos para o tratamento de plantas. A doença se manifesta na forma de manchas de cores bizarras nas folhas, onde cores amarelas, verdes, verdes escuras e azeitonas podem estar presentes ao mesmo tempo. Os vírus da doença podem entrar no jardim ou na estufa através de sementes, recipientes de plantio, ferramentas de jardim e sapatos de jardineiro. Para excluir o aparecimento de doenças virais no jardim, é necessário tomar as medidas preventivas necessárias: use apenas material de plantio desinfetado para semear, desinfete o jardim e as ferramentas de jardim, plantando vasos para mudas no final da temporada. Você também pode decompor o “tampão sanitário” na entrada da estufa - um pano umedecido no desinfetador, no qual as pessoas que entram pisam com os pés, desinfetando as solas dos sapatos.
- Oídio e peronosporose São doenças causadas por esporos de fungos. Com oídio, as folhas do pepino são cobertas com um revestimento branco macio, as flores e os ovários em desenvolvimento morrem, as folhas e os caules secam. Na peronosporose, manchas secas e ásperas aparecem na parte inferior das folhas do pepino, cuja superfície aumenta rapidamente de tamanho até se fundir com as manchas vizinhas, após o que a folha inteira seca. Ambas as doenças são muito perigosas para o pepino. Sua ocorrência pode ser evitada tratando as plantações como profilaxia com fungicidas ou com uma solução de água e produtos de leite azedo (soro de leite, kefir, leite azedo). Os tratamentos preventivos devem ser realizados semanalmente, a partir de 14 dias após o transplante de mudas no solo. Se a plantação de pepinos já estiver doente, é necessário tratar as plantas com fungicidas ("Ridomil Gold", "Quadris").
Você sabe Cerca de 90% da massa do pepino é água, os 10% restantes são vitaminas e minerais úteis ao corpo humano.
Colheita e armazenamento
Colha pepinos em um dia. Há muito tempo os jardineiros percebem que quanto mais o proprietário tira pepinos maduros dos cílios, mais rápido a nova safra cresce nos arbustos. As frutas são coletadas em caixas ou baldes com paredes lisas.
Esta é uma condição importante para que os pepinos não sofram danos mecânicos na pele e não comecem a apodrecer. Frutos de pepino podem ser armazenados a uma temperatura de +10 ... + 12 ° C por 2 semanas. Observando o regime de temperatura, os pepinos podem ser transportados por longas distâncias.
O pepino híbrido Cedric F1 difere de outras variedades e híbridos na frutificação intensiva e precoce. Uma dúzia de plantas de pepino pode fornecer a uma família de 5 pessoas pepinos frescos durante todo o verão.