O endro é uma das variedades mais comuns de ervas domésticas, o que não é surpreendente, dada a grande variedade de usos. Os ramos cultivados são adicionados ao primeiro e segundo cursos, usados em receitas da medicina tradicional e até preparados a partir deles, para que a questão do cultivo de ervas aromáticas nunca perca sua relevância. O que você precisa saber sobre o cultivo de uma variedade arbusto de endro e quais variedades devem prestar atenção em primeiro lugar - leia sobre isso no artigo.
As melhores variedades
Todas as variações varietais de endro espesso podem ser divididas em plantas de maturação precoce, intermediária e tardia. Cada grupo tem suas próprias vantagens, o que é fácil de verificar, estudando as características das variedades conhecidas.
Milagre de Bush
A variedade pertence às variedades de endro resistentes ao frio, cujas sementes são capazes de germinar a uma temperatura de + 3 ... + 5 ° C, embora + 18 ... + 25 ° C ainda sejam valores adequados. Durante a temporada, você pode semear diversas vezes, aderindo ao intervalo de 10 a 15 dias. Então você se fornece verduras por toda a temporada e também permanecerá durante o outono.
A principal condição para a organização do cuidado é a rega suficiente e oportuna, uma vez que, com umidade limitada, as folhas grandes e altamente dissecadas rapidamente se tornam mais finas e grosseiras, por causa das quais o endro não apenas perde suas propriedades decorativas, como também se torna inadequado para fins culinários (o gosto das folhas grossas não é tão gentil).
A variedade milagrosa de Bush é altamente resistente a doenças e pragas, além de sua versatilidade, pelas quais os jardineiros são muito respeitados.
Você sabe Dill tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. A infusão desta planta alivia as manifestações desagradáveis da cistite, diminui a pressão sanguínea, relaxa o intestino e promove a produção de leite em mulheres que amamentam.
Jacaré
Pertence ao grupo de variedades de médio e tardio, pois não passam de 42 a 45 dias desde o aparecimento das primeiras plantas jovens até a coleta da primeira colheita verde. Uma característica do dill Alligator é um longo período de ausência de guarda-chuvas, sem o qual as folhas podem ser cortadas não em duas, mas em 3 ou até 4 doses por estação.
A melhor época para plantar sementes em solo aberto é meados de abril ou início de maio. a verdadeira roseta da variedade é grande, levemente elevada acima da superfície do solo, de modo que as folhas verde-acinzentadas baixas permanecem limpas e mantêm propriedades aromáticas. A partir de 1 m², em média, são coletados até 2 kg de verduras suculentas.
Tamanho russo
O tamanho russo é endro, com arbustos extensos atingindo um diâmetro de 50 cm.A roseta foliar é bastante poderosa e consiste em folhas grandes, fortemente dissecadas, semelhantes a fios, localizadas em hastes arredondadas e eretas, geralmente crescendo até 1 m de altura.
A variedade não forma pedúnculos por um longo tempo, o que afeta positivamente o sabor. Pode ser utilizado na preparação de primeiro e segundo pratos, saladas, conservação.
É aconselhável plantar uma variedade em um substrato fértil aberto até meados de julho, plantando sementes a uma profundidade de 2-3 cm. No futuro, é útil alimentar o endro com compostos orgânicos para formar uma grande quantidade de massa verde.
Importante! Para obter arbustos de tamanho máximo, pelo menos 30 cm de espaço livre devem permanecer entre as plantas adjacentes, o que deve ser levado em consideração mesmo na fase de semeadura.
Árvore de natal
Outra variedade no meio do início, cuja estação de crescimento é de 33 a 40 dias. Após esse período, as verduras estão prontas para o corte; no entanto, se você quiser preparar o endro para temperos, terá que esperar um pouco para colher: pelo menos mais 20 dias.
Placas de folhas de endro são sempre grandes, verde escuro com um tom azulado azulado. Em uma haste robusta, internódios são frequentemente encontrados próximos um do outro. O arbusto se assemelha a uma bola densa e densamente arborizada. Após o corte, as verduras coletadas mantêm a frescura por muito tempo, o que significa que você terá mais tempo para sua aplicação.
A variedade é adequada para consumo fresco, secagem, salga e congelamento no inverno. Sementes de erva-doce O abeto é caracterizado por altas propriedades aromáticas, por isso é frequentemente usado como aditivo à preservação de tomate e pepino.
Fogos de artifício
Uma característica distintiva da variedade é a preservação a longo prazo da cor verde da folhagem. Desde o aparecimento das primeiras mudas até o corte da primeira colheita de verduras, passam de 55 a 60 dias.Os arbustos de saudação de endro crescem até 56 cm de altura e uma roseta pode combinar cerca de 30 folhas dispostas verticalmente. Todos eles são grandes, com um revestimento de cera na parte superior. Pecíolos longos crescem entre 14 e 16 cm.
Uma planta fornece cerca de 100 g de vegetação, e não há flechas nos arbustos. Isso permite cortar folhas em 2 a 3 recepções, aumentando o uso de endro fresco por toda a temporada. De 1 m² de plantas, são colhidos cerca de 2,8 kg de ervas frescas.
Kibray
Como as variedades anteriores, a Kibray é capaz de crescer rapidamente a massa verde, o que significa que após 30 a 40 dias você pode executar o primeiro corte de folhas perfumadas. A saída das folhas é larga e se espalha; portanto, se o plantio for excessivamente espessado, elas terão que ser mais finas (sem isso, você não poderá obter o rendimento máximo). O intervalo ideal entre as plantas vizinhas é de 20 cm e, nessas condições, podem ser coletados até 5 kg de verduras aromáticas a partir de 1 m².
As folhas da variedade são grandes, com um leve tom amarelo e um leve revestimento ceroso. Quanto à forma das lâminas foliares, elas são longas e possuem uma dissecção específica e pronunciada. Entre as vantagens da variedade estão a alta resistência a doenças e pragas.
Buyan
O período de maturação do endro Buyan é de 60 a 75 dias. Uma característica da planta é um aroma pronunciado de endro e alta suculência das folhas. Os galhos cortados mantêm suas qualidades básicas por muito tempo, para que você não precise usá-los nos primeiros dias após a colheita.
Em boas condições de cultivo, de um arbusto você pode coletar até 250 g de vegetação, representada por folhas verde-escuras com uma flor azulada. Se você olhar atentamente para eles, notará um revestimento de cera, o que torna o endro ainda mais decorativo.
Dada a capacidade do arbusto de crescer, é aconselhável deixar no máximo 30 plantas por 1 m², evitando o espessamento excessivo das plantações. Dill responde positivamente à introdução de líquidos e rara cobertura orgânica, deliciando sempre o jardineiro com uma colheita abundante e suculenta de verduras. Durante a temporada, pode ser coletado pelo menos 3-4 vezes.
Você sabe O endro seco é um meio de repelir insetos na casa; portanto, galhos reunidos em cachos são pendurados nos cantos há muito tempo. Além disso, para o mesmo objetivo, é útil plantar uma planta entre linhas de culturas de jardim.
Como plantar?
O rendimento da variedade de endro selecionada depende da conformidade com os requisitos para plantio e cuidados adicionais; portanto, o que você preferir, vale a pena considerar as seguintes informações.
O momento
Muitas vezes, o endro é semeado no jardim na primavera ou no início do verão, embora a opção de plantar no inverno não seja excluída. Com a chegada do primeiro calor constante, a cultura é colocada no local somente depois que a temperatura do ar não caiu abaixo de + 2 ... + 5 ° C durante a semana e o solo derreteu no local selecionado.
Em média, as datas de plantio do calendário são em meados de março ou no início de maio, e números mais precisos deverão ser determinados com base na localização geográfica da região de sua residência.
No verão, a vegetação é plantada a qualquer momento, semeando novamente o endro a cada 15 a 20 dias. Em alguns casos, a semeadura de plantas no inverno é realizada em verduras frescas da primavera. Nesse caso, o melhor momento para concluir o procedimento é outubro ou novembro.
Seleção do site
Independentemente da variedade de endro, a área selecionada para o plantio deve ser bem iluminada pela luz do sol ou levemente escondida em sombra parcial. Não vale a pena plantar uma planta em plena sombra, pois um déficit de luz afetará negativamente suas características externas: os arbustos ficarão fracos e sua cor ficará mais pálida.
O solo na área selecionada deve ser solto, nutritivo e moderadamente úmido, sem a possibilidade de acúmulo de excesso de umidade. Por esse motivo, você não deve plantar uma colheita onde a água subterrânea esteja próxima da superfície do local e, se não houver outra opção, não poderá ficar sem a organização de uma camada de drenagem.
A acidez do substrato deve ser neutra ou próxima disso, pois em níveis elevados a cultura adquirirá rapidamente um tom avermelhado e, em alcalino, se tornará amarelado. É impossível alcançar indicadores de rendimento máximo nessas condições de crescimento.
Das plantas precursoras, o tomate, o pepino, o tomate e o repolho serão os melhores para o endro, nos quais uma vez foi aplicada uma grande quantidade de fertilizantes orgânicos e nutrientes minerais. Você também pode plantar próximo a outros vegetais, evitando a colocação de aipo ou cenoura. Além disso, ao escolher um site, vale a pena garantir que eles não sejam cultivados no ano passado.
Importante! Inicialmente, brotos imaturos de endro são sensíveis ao afogamento de ervas daninhas, por isso é aconselhável escolher um local para semear sementes, para que não haja resíduos de plantas após as safras anteriores.
Trabalho preparatório
A preparação para o processo de plantio de endro na área selecionada começa com o tratamento de sementes pré-plantadas e o tratamento do solo, proporcionando o seu afrouxamento e fertilização. Cada um desses processos possui recursos.
Preparação de sementes
Os pedúnculos das formas arbustivas de endro são finalmente formados mais perto do final da estação quente, portanto, em regiões com um verão curto, não é possível obter o amadurecimento completo das sementes. Para que o futuro material de plantio amadureça antes do início do tempo frio, é preciso plantar uma planta para mudas e somente após seu fortalecimento o transplante os brotos para um local constante de crescimento.
As sementes coletadas no outono são secas e armazenadas em sacos de tecido até a próxima estação de plantio, e 5-6 dias antes da semeadura prevista, são retiradas e embebidas em água morna (+ 50 ° C). Uma troca de fluido é realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre derramando material de plantio apenas com líquido quente. Ajuda a se livrar do filme de óleo que cobre a superfície das sementes de endro e incomoda sua germinação.
Após imersão por três dias, a semente úmida deve ser espalhada na gaze úmida e coberta com um pano ou serragem. Nesse estado, as sementes devem estar presentes por pelo menos 3 dias e, durante esse período, precisam ser umedecidas regularmente, evitando que a gaze seque. Uma hora antes da semeadura, o material de plantio deve ser seco e só depois colocado em um substrato. Os primeiros brotos jovens geralmente aparecem não antes de duas semanas após a semeadura das sementes.
Preparação da cama
As variedades de endro preferem solos soltos e férteis que absorvem bem a umidade. Dado o longo sistema radicular desta planta, vale a pena prestar atenção à espessura da camada de nutrientes, que pode ser fertilizada com fertilizantes minerais e orgânicos.
É recomendável adicionar 15 a 20 g de uréia, 20 a 30 g de superfosfato e até 3 kg de húmus por 1 m² de território no solo escavado no outono, algumas semanas antes do plantio de endro pretendido. Substituir húmus pode ser apodrecido estrume maduro, nas mesmas proporções.
Importante! É melhor não fazer farinha de dolomita e limão sob o endro, porque, devido a essas substâncias, é capaz de alterar a cor verde natural e começará a ficar para trás no desenvolvimento.
Esquema e profundidade do desembarque
Por conveniência, na organização de sulcos sob as sementes, você pode usar uma pequena prancha de madeira, cujos traços de recuo servirão como furos para o plantio. A distância entre sulcos adjacentes deve ser de pelo menos 15 a 20 cm, o que permitirá a formação de um número suficiente de brotos laterais. Depois de preparar os poços de dois centímetros, derrame cuidadosamente o solo com água e coloque as sementes dentro, deixando 2 cm de espaço livre entre eles.
No final do plantio, resta preencher os recessos com uma camada de solo e levemente compacta. Com uma alta probabilidade de ocorrência de geadas de retorno, é melhor cobrir os locais de plantio de endro com um filme plástico, ventilando periodicamente as plantas jovens. Após o surgimento das mudas, é útil reduzi-las, principalmente se você não se importa em observar um padrão de plantio adequado.
Para acelerar a germinação do endro, você pode plantá-lo primeiro para mudas e somente após seu fortalecimento, transplantar mudas para um local constante de crescimento. Essa opção é adequada para regiões com clima severo, nas quais geadas frequentes podem ocorrer mesmo em abril. A semeadura de endro para mudas é realizada cerca de um mês antes do transplante pretendido para um local constante de crescimento.
Em média, o plantio de mudas cultivadas em um local é realizado não antes de maio e, nesse período, 5-7 folhas verdadeiras já devem estar formadas na planta. Esquema de plantio de mudas: 30 cm entre as mudas adjacentes e 20 cm entre as fileiras.
Como cuidar em campo aberto?
Cuidar de endro em campo aberto não é muito diferente de cuidar de outras hortaliças ou ervas. Com a rega oportuna, a fertilização e o cuidado do solo, não surgirão problemas com a obtenção de uma colheita abundante. O principal é saber sobre as nuances de cada procedimento.
Rega
O endro de rega é realizado à medida que a camada superior do solo seca, pois a umidade excessiva é prejudicial às plantas (o excesso de umidade geralmente leva ao aparecimento de uma perna preta na área).
Para concluir a tarefa, é importante usar apenas água aquecida ao sol, pulverizando-a sobre as lavouras pela manhã ou após o pôr do sol. Em média, são consumidos pelo menos 5 litros de fluido por 1 m² de plantações.
Importante! Ao usar a água da torneira, ela terá que ser filtrada ou defendida, pois o endro é sensível ao conteúdo de cloro e, quando aumentado no solo, ele pára de crescer.
Filme de abrigo
Em um clima temperado, ao plantar sementes de endro em abril ou maio, não serão necessárias mudas adicionais. A exceção são as regiões de clima frio, onde mesmo no meio da primavera há possibilidade de geadas de retorno.
Além disso, o abrigo pode ser necessário para as plantas plantadas no local no outono, uma vez que antes das primeiras geadas, nem todas conseguem formar uma massa verde para o corte. Não é difícil construir um abrigo de filme: você precisa puxar um filme plástico sobre uma armação de metal em forma de arco, que será fácil de desmontar.
Top vestir
Se o solo na área selecionada foi bem fertilizado antes da semeadura do endro, não é necessária fertilização adicional. No entanto, em substratos empobrecidos em nutrientes, é necessário adicionar uma quantidade adicional desses elementos, combinando curativos minerais ou orgânicos com a próxima rega.
Para fertilizantes sob a raiz, você pode preparar uma solução nutritiva de 1 colher de chá. uréia (ou 0,5 litros de verbasco) e baldes de água limpa. Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com os componentes que contêm nitrogênio e, se os verduras do endro não ficarem amarelos e crescerem bem, não será necessário fertilizar a colheita novamente.
Cuidado do solo
O cuidado do solo em plantações de endro envolve afrouxar e remover ervas daninhas que prejudicam as plantações antes que as primeiras 3-4 folhas verdadeiras apareçam. No futuro, as ervas daninhas não podem "afogar" a safra tão intensamente; portanto, as ervas daninhas podem ser feitas com menos frequência.O afrouxamento deve ser realizado com uma pequena ferramenta e com muito cuidado para não prejudicar o sistema radicular fraco de cada arbusto.
É mais fácil cuidar do solo logo após a rega, quando a umidade já foi absorvida, mas o substrato ainda é macio e flexível. Além disso, nesse caso, você também mantém a troca de ar entre o ambiente externo e o sistema radicular das plantas, o que contribuirá para o crescimento acelerado.O cultivo de endro é uma tarefa simples, quando comparado com o cultivo de outras culturas vegetais. Com pouco esforço físico, você pode fornecer a si e aos seus amados ervas aromáticas e saudáveis, basta ouvir as recomendações.