As sementes de pepino são caracterizadas por boa germinação e, ao contrário de outras culturas, germinam de forma amigável e rápida. No entanto, para acelerar esse processo, algumas manipulações preliminares com o material da semente ainda valem a pena. A revisão discutirá como preparar adequadamente os pepinos para a semeadura, se eles precisam ser embebidos, germinados e endurecidos, bem como de que depende a boa germinação de mudas de pepinos.
Por que você precisa preparar sementes de pepino para o plantio?
Existem várias razões para a preparação pré-plantio de sementes de hortas.
Em particular, isso é feito para:
- Seleção de material de qualidade e rejeição de amostras com um germe morto que não germinará.
- Desinfecção. Os agentes causadores de infecções (fúngicas, virais e bacterianas) são reservados nas sementes e ativados após o aparecimento do broto. Lutar contra uma doença após atingir uma planta é difícil, caro e às vezes até impossível.
- Endurecimento. Pepino é uma cultura sensível às condições de temperatura. Os brotos jovens podem destruir não apenas as geadas de retorno da primavera, mas também um leve resfriamento, principalmente à noite, quando ocorre o principal crescimento de mudas. O fortalecimento da imunidade da cultura a possíveis mudanças climáticas economizará mudas no futuro.
- Acelerando o processo de germinação. Para isso, as sementes são tratadas com vários estimulantes do crescimento ou germinadas, ou seja, mesmo antes do plantio, são trazidas à aparência da primeira raiz. Além disso, essa manipulação permite com absoluta precisão determinar quais sementes são viáveis e quais não são, como resultado, o jardineiro pode atingir quase cem por cento de germinação, o que é muito importante no planejamento de canteiros.
Como escolher as sementes certas?
Não apenas a lista de trabalhos preparatórios com eles depende diretamente da escolha do material de plantio, mas também a própria necessidade de tal preparação. As sementes de híbridos produzidos por empresas holandesas, francesas, alemãs e outras empresas européias, passam por todos os procedimentos de pré-plantio antes de entrarem no mercado.
O preço de tais sementes é alto, no varejo é vendido em pequenos lotes (geralmente 10 sementes por pacote), mas a partir de cada semente, sem exceção, cresce uma planta completa, saudável e forte. Desde que na fase de preparação do material para o plantio, o jardineiro não o estrague.
Importante! Sementes de conhecidos fabricantes europeus são plantadas sem curativo, estimulação e imersão - secos. Quaisquer procedimentos adicionais com esse material podem afetar adversamente sua germinação.
- Para quem prefere lidar com vegetais de seleção doméstica, ao escolher o material de plantio, preste atenção a momentos como:
- afiliação varietal (é melhor dar preferência a variedades altamente resistentes a doenças, pragas, condições climáticas adversas, com foco nos riscos característicos de uma área específica);
- reputação do fabricante (jardineiros iniciantes nesse assunto devem consultar colegas mais experientes, no futuro, se concentrar em suas próprias observações e estimativas);
- prazo de validade do produto (a embalagem com sementes geralmente não indica a data da embalagem, mas o período até o qual o material deve ser usado).
O último item é relevante para qualquer semente, independentemente do fabricante. As sementes de pepino mantêm sua germinação por 6 a 8 anos após a colheita, enquanto a semeadura produz os resultados mais altos dois ou três anos após a colheita (95% versus 85% ao plantar um ano depois), então a taxa de germinação diminui gradualmente e cresce no oitavo ano. sobre cada décima semente.
Sementes coletadas independentemente de vegetais de sua própria colheita ou frutas compradas no mercado para plantio são indesejáveis, pois são portadoras potenciais de doenças.
O mesmo pode ser dito sobre a perspectiva de adquirir material de plantio de residentes familiares no verão. Mesmo que a aparência externa do fruto do qual as sementes foram colhidas parecesse completamente saudável, a taxa de germinação desse material é obviamente menor do que no caso da compra de produtos de um produtor confiável.
Muitos jardineiros, no entanto, usam seu próprio material de colheita de ano para ano, explicando isso com uma "variedade comprovada". Nesse caso, para obter um resultado alto, vale a pena organizar a coleta de sementes de modo a semeá-las sempre pelo terceiro ano, ou seja, durante o período em que elas ainda mantêm a germinação máxima, mas foram armazenadas por um longo tempo. Essa precaução nos permitirá confiar no fato de que os patógenos armazenados nas sementes perdem sua viabilidade.Você sabe O vírus do mosaico do tabaco persiste em folhas e sementes ao longo do ano e no solo de cinco a sete anos.
A diferença na preparação de sementes para plantio em estufa e campo aberto
Os princípios para a preparação de sementes para o plantio são padrão e não dependem se a colheita se destina a ser cultivada em campo aberto ou sob abrigo de filme. O único momento que o jardineiro precisa levar em consideração pode estar relacionado ao procedimento de endurecimento obrigatório.
O pré-endurecimento é menos importante para os pepinos com efeito de estufa do que para as mudas, que devem ser plantadas no jardim diante do risco de resfriamento inesperado. Por outro lado, muitas doenças fúngicas afetam os pepinos cultivados em estufas, e mais frequentemente isso está associado ao aumento da umidade na ausência de ventilação adequadamente organizada.
Nesse sentido, os proprietários de estufas caseiras de filmes devem escolher uma variedade resistente a infecções por fungos e também pré-desinfetar as sementes.
Entre as variedades e híbridos de pepinos resistentes às doenças mais perigosas recomendadas para o cultivo em estufa, vale ressaltar:
Regras de Preparação de Sementes
O trabalho preparatório deve ser iniciado aproximadamente 5 a 6 dias antes do plantio planejado, e o plantio em si, quando se trata de mudas, deve ser realizado não antes de 2 a 3 semanas antes das mudas se mudarem para o campo aberto, caso contrário, as plantas de rápido crescimento atingirão tamanhos que o transplante será estressante para eles.
O trabalho preparatório pode ser dividido em várias etapas, devendo ser realizado em sequência estrita.
Identificação de sementes vazias
O primeiro passo é determinar quais amostras contêm um embrião viável e quais são ocas. Essa verificação é especialmente importante para o material armazenado por mais de três anos. Identificar sementes vazias é fácil. Para fazer isso, despeje o conteúdo da bolsa em um pequeno recipiente com água morna e um pouco salgada anteriormente.
A temperatura da água deve ser + 20 ... + 25 ° C, a quantidade de sal - 1 colher de sopa. eu em 1 litro de água. Em seguida, agite levemente o recipiente para que as sementes se molhem melhor e deixe por cerca de 10 minutos. Depois de um tempo, é realizada uma avaliação dos resultados: as sementes que aparecem no fundo do tanque são utilizadas para o plantio e as amostras restantes na superfície são descartadas.
Calibração
Esse procedimento precisa ser realizado apenas em relação ao material de plantio de sua própria coleção, uma vez que os produtores calibram as sementes antes de embalar, de modo que os bens da fábrica geralmente são representados por cópias do mesmo tamanho.
Importante! Note-se que quanto maior a semente de pepino, mais rápido ela crescerá e maior será o rendimento de uma planta (independentemente da variedade).
Para o plantio, é melhor usar as maiores sementes. A classificação das mudas por tamanho deve ser feita manualmente, e faz sentido após a rejeição de amostras ocas para obter uma imagem mais completa do número de mudas em potencial. Portanto, se uma grande porcentagem de sementes estiver vazia, a calibração poderá precisar ser abordada com menos rigor.
Desinfecção
A desinfecção é um daqueles procedimentos que não devem ser ignorados na fase de preparação das mudas. A maneira mais comum de realizar essa manipulação, usada pela maioria dos residentes no verão, é embeber as sementes em uma solução de permanganato de potássio (a droga é dissolvida em água até que uma cor roxa escura seja obtida). O tempo de exposição não deve exceder 20 a 30 minutos, caso contrário, o embrião na semente poderá morrer.
Importante! É necessário desinfetar não apenas as sementes, mas também o solo em que as mudas serão cultivadas, pois é o solo que contém o número máximo de fungos patogênicos, bactérias, vírus e até larvas de pragas.
Em vez de permanganato de potássio, eles às vezes usam:
- uma solução (3%) de peróxido de hidrogênio (30-40 min.);
- suco de aloe espremido na hora (24 horas);
- uma solução (1%) de bicarbonato de sódio (12-24 horas);
- solução de cinzas - 2 colheres de sopa. cinzas ou carvão ativado por 1 litro de água (3-5 horas);
- uma solução (1,5%) de ácido succínico (18-24 horas).
Como uma alternativa aos métodos acima, podem ser utilizados biofungicidas.
São medicamentos modernos, não tóxicos e eficazes, a substância ativa na qual são bactérias predadoras que destroem os esporos de fungos patogênicos e são absolutamente seguras tanto para a planta quanto para o meio ambiente. Exemplos de tais agentes são a Fitosporina M, Tricodermina e Heteroauxina.
Endurecimento
As diferenças de temperatura são a principal causa de morte de mudas jovens de pepino. Mas mesmo que o vegetal deva ser cultivado em estufa, o endurecimento preliminar como um procedimento que fortalece a imunidade geral da planta não o prejudicará. No entanto, antes de expor as sementes aos efeitos variáveis do frio e do calor, elas precisam ser bem nutridas com a umidade.
Para isso, após o procedimento de desinfecção, as mudas devem ser movidas para água limpa e levemente aquecida e deixadas por 6 a 12 horas a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C. Se desejar, você pode adicionar um estimulador de crescimento à água, por exemplo, Epin, Kornevin, Zircon, Silk, diluindo o produto de acordo com as instruções da embalagem.
As sementes inchadas são colocadas em um saco de tecidos moles, mergulhadas em um líquido no qual ocorreu a imersão, removidas, deixadas escorrer a água e colocadas em uma geladeira ou outro local fresco (a temperatura ideal para o endurecimento deve ser –1 ... –3 ° С, tempo de resfriamento - 12-18 horas). A “fase quente” segue - a bolsa é movida para uma sala com temperatura ambiente (+ 18 ... + 20 ° C) por 6 a 12 horas.
Tais alternâncias contrastantes podem ser realizadas de 4 a 6, observando atentamente para garantir que os processos de fermentação, decadência não iniciem dentro da bolsa e o molde não apareça: se necessário, deve ser baixado em água limpa de tempos em tempos e lavado com cuidado, tomando cuidado para não danificar o conteúdo.
Importante! O suco de aloe não é apenas um desinfetante, mas também um estimulante; portanto, se a desinfecção foi realizada com ele, após a conclusão do procedimento, você pode imediatamente prosseguir com o endurecimento.
Aquecendo
As sementes não devem ser plantadas imediatamente após o resfriamento. Após a última "fase fria", as mudas devem ser mantidas em temperatura ambiente por 24 a 48 horas e somente depois prosseguir com o plantio. Nesse ponto, pequenas sementes já devem aparecer nas sementes, indicando que os procedimentos preparatórios foram realizados corretamente e que o material das sementes era de alta qualidade.
Os espécimes que não tiveram tempo de eclodir podem brotar mais tarde, mas se o plantio for realizado diretamente no leito e não houver escassez de material de sementes, é melhor não usá-los, para que mais tarde não seja necessário realizar o preenchimento de emergência de espaço livre.
No processo de endurecimento e germinação dos pepinos, é necessário garantir que os brotos não cresçam muito; caso contrário, ao remover as sementes da sacola e depois plantá-las, existe o risco de danificar as raízes delicadas. Também deve ser lembrado que antes de colocar as sementes no solo, elas precisam ser levemente secas para evitar possível apodrecimento.
Importante! As sementes de pepino do ano passado para aquecer a taxa de germinação são aquecidas mais intensamente. Antes de endurecer, é aconselhável colocá-los por 3-4 horas em um termostato especial com uma temperatura de + 55 ... + 60 ° C ou, ao mesmo tempo, mantê-los envoltos em um pano úmido na bateria.
A preparação de sementes de pepino para o plantio é um processo cuja complexidade depende diretamente do estado inicial do material: em alguns casos, esse trabalho é desnecessário e até prejudicial; em outros, envolve vários procedimentos importantes e minuciosos.
Em geral, podemos dizer que os pepinos brotam ativamente, mesmo com uma qualidade média das sementes e a ausência de seu processamento preliminar. As principais dificuldades com esta cultura aparecem depois que ela brota, então o principal que um jardineiro precisa fazer no estágio de plantio é a desinfecção, não apenas do material das sementes, mas também do solo em que serão cultivadas.