Talvez muitos tenham visto vegetais verdes ou alaranjados incomuns, densamente cobertos de dobras ou verrugas nas prateleiras dos supermercados ou nas fotos de revistas de jardinagem. Estes são os frutos da momordica, chamados diferentemente em diferentes países: pepino bravo ou indiano, melão amargo chinês ou indiano. Neste artigo, as características desta planta, suas propriedades úteis e medicinais, bem como as contra-indicações existentes para seres humanos, serão examinadas em detalhes.
As propriedades benéficas do melão amargo
Pepino Louco é o fruto de uma planta chamada Momordica charantia. A planta é uma videira, um membro da família das cucurbitáceas, originária da Índia. Momordica refere-se a plantas anuais. A planta pode ser encontrada em países tropicais localizados no Sudeste Asiático, África Oriental e América do Sul e Central.
Os frutos desta planta têm uma aparência característica semelhante a um pepino em forma. Uma característica do vegetal é uma casca áspera com inúmeras verrugas.
Um melão amargo imaturo é coberto por uma pele verde e tem uma polpa branca, enquanto em uma fruta madura, a polpa e a polpa ficam alaranjadas e sementes vermelhas brilhantes estão presentes dentro da fruta.Maduro e verde, o vegetal é usado na culinária e na medicina tradicional, sendo especialmente popular na China, Amazônia, Bengala e África.
O melão amargo é uma planta tropical que contém muitos nutrientes que são benéficos para o corpo humano. Possui propriedades antioxidantes, mantém o peso corporal normal e regula os níveis de glicose no sangue. Momordica aumenta a resistência do corpo a fatores negativos, protege o fígado humano e o sistema cardiovascular.
Importante! Momordiki tem um sabor amargo característico, portanto essas frutas raramente são consumidas separadamente de outros produtos, sendo usadas principalmente como complemento de pratos de carne. Para reduzir o amargor, é necessário embeber as frutas picadas na água com sal por várias horas.
Pepino indiano tem um alto valor nutricional, pois contém muitos compostos necessários para o bom funcionamento do corpo. A composição contém vitamina C, beta-caroteno, óleos e fenóis, que explicam as propriedades antioxidantes inerentes às frutas.
O melão amargo é uma fonte de cálcio, fósforo e fibras alimentares, que melhoram a motilidade intestinal e evitam a constipação. Frutas - baixa caloria, dieta, pois em 100 g de polpa existem apenas 17 kcal.
Vídeo: Mamordica Melon - frutas ou bagas?
Como escolher um melão amargo?
Normalmente, a momordica é vendida nos mercados asiáticos durante toda a temporada, às vezes pode ser encontrada nos supermercados russos. Para escolher esse vegetal incomum, longo e com verrugas, preste atenção na aparência.
Um pepino indiano adequadamente formado tem uma forma oblonga e um comprimento de até 25 cm. Você não deve comprar vegetais com mais de 20 a 25 cm. A idade do feto pode ser determinada pela cor da pele: ter uma cor verde da pele - menos madura, se a cor da pele mudar de verde para amarelo ou laranja, então ela amadureceu. Normalmente, vegetais mais duros e imaturos são usados na culinária.
Importante! Deve-se lembrar que um melão amargo maior não será apenas mais volumoso, mas também muito mais amargo no sabor.
Como existem várias variedades de momordica, o comprador precisa lembrar que o melão amargo chinês é mais parecido com um pepino densamente coberto de verrugas. O melão amargo indiano tende a ter um tom de pele mais escuro, seu revestimento se dobra em dobras longitudinais ao redor de toda a fruta. Para a compra, recomenda-se legumes pequenos e médios, para que o comprador possa ter certeza de sua dureza. Como pepinos comuns, a momordica é armazenada na geladeira, no compartimento de vegetais.
Para quais doenças o melão amargo pode ser usado?
Devido às suas propriedades curativas, o melão amargo é frequentemente usado na medicina "natural". Antes de tudo, é apreciado pelo efeito hipoglicêmico exercido no corpo, ou seja, sua ingestão é acompanhada por uma diminuição significativa do açúcar no sangue. Portanto, o vegetal ajuda a manter a concentração correta de glicose e é recomendado pelos médicos para inclusão na dieta dos diabéticos.
Momordica tem um efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular, pois reduz a concentração de triglicerídeos e o "mau" colesterol LDL, responsável pela formação de lesões ateroscleróticas. Extratos de frutas e sementes de melão amargo têm efeitos anticancerígenos e imunomoduladores, pois estimulam o sistema imunológico e fortalecem o corpo.
O pepino indiano também possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais e anti-alérgicas, razão pela qual tem um bom efeito no sistema respiratório, protegendo-o de várias doenças, como asma ou bronquite. Possui propriedades desintoxicantes e antifúngicas, por isso o vegetal é utilizado no tratamento de micoses da pele.
Momordica tem um alto potencial antioxidante, contém compostos antioxidantes, cuja tarefa é neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres de oxigênio. Graças a isso, momordica protege uma pessoa do desenvolvimento de muitas doenças, incluindo aterosclerose, miocardite isquêmica, hipertensão, osteoartrite, inflamação do intestino, sarna.
Os frutos desta planta suportam a perda de peso e têm um efeito protetor no fígado. Acelere o processo de cicatrização de úlceras na membrana mucosa do estômago e do duodeno, portanto, o vegetal deve ser consumido por pessoas com úlcera péptica.
A indústria farmacêutica produz inúmeras preparações à base de pepino indiano na forma de comprimidos ou cápsulas. Eles são destinados principalmente para diabéticos que precisam ajustar seus níveis de açúcar no sangue. Além disso, os medicamentos são recomendados para atletas, pessoas em dieta (para perda de peso) e aqueles que desejam aumentar a imunidade do corpo.
O melão amargo chinês tem um sabor característico e azedo. Com base em frutas picadas ou picadas, o chá medicinal é preparado há muito tempo na medicina tradicional na China, América do Sul e Índia.
Você sabe Com a ajuda de um pepino louco, gazebos e pérgulas são decoradas, plantando uma planta perto dos suportes. Durante vários meses de verão, uma liana trança toda a estrutura e a decora não apenas com vegetação, mas também com frutas exóticas brilhantes.
A decocção dessas frutas tem propriedades anti-helmínticas e também é usada para tratar malária, febre e remover pedras da bexiga e dos rins. Tais chás são especialmente recomendados para diabéticos e atletas, pois estabilizam o açúcar no sangue, fortalecem a imunidade e aumentam o estado geral do corpo.Os chineses têm certeza de que é aconselhável que uma pessoa beba cerca de quatro copos de chá momordiki todos os dias. O chá de melão chinês pode ser consumido frio e quente. Momordiki em pó é adicionado aos iogurtes ou misturado com vários sucos, como pêra ou maçã.
Contra-indicações
Um excesso de melão amargo em sua dieta pode levar a dores abdominais, diarréia, dor de cabeça e náusea. As contra-indicações ao uso do chá da momordiki ou ao uso de medicamentos com base nele são: gravidez e lactação, tendência à hipoglicemia (uma condição de baixo nível de açúcar no sangue).Para a população da parte européia do globo, o melão amargo é um vegetal exótico incomum. Talvez a momordica deva ser incluída em sua dieta para pessoas que desejam ter um efeito positivo na saúde ou diversificar sua dieta.