In vivo, as plantas de shiitake crescem em árvores no Japão e na China. Hoje, esses cogumelos são cultivados tanto em toras de madeira no leste quanto em aparas ou galhos no solo. O período de cultivo nessas condições é menor que o tempo de crescimento em condições naturais.Se você não ouviu falar sobre a aplicação e as propriedades do shiitake, suas qualidades benéficas, preste atenção às informações fornecidas no artigo.
Composição quimica
Esses cogumelos não são em vão considerados muito nutritivos: seus benefícios eram conhecidos na China antiga. Eles são especialmente distinguidos pela presença de aminoácidos essenciais, como:
- arginina - 0,65 g;
- valina - 0,48 g;
- histidina - 0,16 g;
- isoleucina - 0,4 g;
- leucina - 0,68 g;
- lisina - 0,34 g;
- metionina - 0,18 g;
- treonina - 0,5 g;
- triptofano - 0,03 g;
- fenilalanina - 0,49 g.
Os cogumelos contêm vitaminas B (B1, B2, B4, B5, B6 e B9), vitamina C, calciferol (D) e D2, PP.
Macronutrientes | Oligoelementos |
potássio | ferro |
cálcio | manganês |
magnésio | cobre |
sódio | selênio |
enxofre | zinco |
Calorias por 100 g
Shiitake fresco por 100 g contém 34 kcal, ou seja, o conteúdo calórico do produto é muito baixo. A composição por 100 g é a seguinte:
- proteínas - 2,24 g;
- gorduras - 0, 49 g;
- carboidratos - 4,29 g;
- fibra alimentar - 11,5 g;
- água - 10 g.
Propriedades de cogumelos Shiitake
Primeiro, preste atenção às características curativas dos fungos em várias doenças. Lembre-se de que o efeito no corpo de qualquer alimento é observado com uso periódico.
Propriedades úteis
O Shiitake tem sido usado na medicina tradicional chinesa para doenças infecciosas, esclerose múltipla, tratamento de doenças hepáticas e imunidade enfraquecida.O lentinan está presente nesses fungos arbóreos: esse polissacarídeo atua na imunidade antitumoral. Observe que os cogumelos são usados para prevenir doenças associadas ao sistema digestivo e aos vasos sanguíneos.
Contra o câncer
Os especialistas modernos estão trabalhando no estudo do câncer, na influência de várias substâncias no tumor e nas células malignas.
O polissacarídeo lentinano possui as seguintes propriedades:
- afeta o aumento da taxa de maturação de linfócitos (CTLs);
- aumenta a vida útil dessas células;
- melhora a função antitumoral das células imunológicas.
Para a prevenção de úlcera péptica
O pó dos cogumelos em questão é usado como profilático para a úlcera péptica. Você deve tomar uma colher de chá de 1 a 3 vezes por dia durante 1 mês. Você precisa usar esse medicamento antes das refeições - por 30 a 40 minutos.Em seguida, deve-se fazer uma pausa na toma do pó por 2 semanas e continuar o uso profilático.Existem dois cursos - seis meses e um ano. Esse uso de shiitake fortalece o sistema imunológico.
Para a prevenção de doenças cardiovasculares
Com hipertensão e outros problemas com os vasos, a tintura é usada. Preparando a droga assim:
- 0,5 g de vodka ou azeite aquecido são tomados por 10 g de cogumelo em pó.
- Então você precisa insistir com o líquido por 20 a 30 dias na geladeira (em prateleiras mais afastadas do freezer).
- No final do período, o produto deve ser filtrado para remover o precipitado.
Use 1 colher de sopa antes das refeições, duas vezes por dia. Você pode substituir o medicamento por pó: ele é usado de maneira diferente - 1 colher de chá cada. As tinturas são tomadas em 30 dias, depois interrompidas por 2 semanas e repetidas - o curso dura 6 ou 12 meses.
Importante! Por dia fresco cogumelos não deve exceder 200 g, seco — 18–20 g
Danos e contra-indicações
Para evitar uma possível reação alérgica, o shiitake deve ser consumido gradualmente. Danos graves ocorrem com alergias.
- É importante conhecer as contra-indicações para tomar shiitake:
- não dê a crianças menores de 5 anos e a partir dos 12 anos - ao nomear um especialista com cautela (isso se deve ao fato de o fígado da criança não estar sobrecarregado);
- não deve ser usado por mulheres grávidas e lactantes;
- não tome com asma brônquica (devido a reação hipelérgica em caso de doença).
Funcionalidades da aplicação
Por vários séculos, a medicina tradicional na China está familiarizada com as propriedades curativas do shiitake. Hoje, esses cogumelos estão ganhando popularidade novamente devido aos seus benefícios. Mas não apenas as doenças ajudam os medicamentos baseados neste produto - ele é usado em outra direção.
Em cosmetologia
Shiitake é rico em substâncias que penetram no tecido da pele e promovem a regeneração. :
- Favorece
- rejuvenescimento;
- pele saudável (extrato de fungo ajuda contra a acne).
Vários fabricantes conhecidos usam extratos de shiitake há vários anos e oferecem cremes, máscaras e outros produtos no mercado de cosmetologia que cuidam da pele e a tornam mais saudável e jovem. Esta propriedade de cogumelos de madeira também era bem conhecida na China antiga.
Na medicina popular
Nos tempos antigos, os preparativos de shiitake para a longevidade eram conhecidos no Japão. Esses cogumelos não eram em vão, na tradição chinesa, o nome da realeza. Atualmente, para a indústria médica, é utilizado um método clássico de cultivo - vacinação de toras.
Importante! Os níveis de colesterol podem reduzir bastante a eritadina, uma substância encontrada nos cogumelos Shiitake.
Tintura
Além das indicações já listadas no artigo, os fungos ajudam com doenças virais, incluindo hepatite B e C. O uso de tinturas estabiliza a pressão sanguínea. Na oncologia, com esclerose múltipla em combinação com capim-tomilho, com doenças cutâneas fúngicas e como uma droga de fortalecimento geral, é usada a tintura de cogumelo de madeira.Tinturas de álcool e óleo combinam com outros medicamentos. Os compostos encontrados nos medicamentos são mais fáceis de absorver com as substâncias encontradas no shiitake.
Pó
O pó pode ser consumido diretamente ou feito com bebidas e decocções de chá. Para o primeiro método, 1 colher de chá é derramada em um copo de água quente. Para o segundo - 2 colheres de chá são derramadas em um recipiente, despeje 1 xícara de água fervente e cozinhe por 40 minutos em fogo baixo.
Meio copo de tal decocção deve ser bebido 30 minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia. O intervalo e a duração do curso são os mesmos que os indicados no artigo acima - com um intervalo de 2 semanas, 6 meses ou duração anual.Importante! A aspirina é incompatível com medicamentos à base de shiitake.
Extrair
O extrato de Shiitake é usado não apenas em cosmetologia. As cápsulas contêm lentinano: é um imunomodulador, possui propriedades antioxidantes. A lentinacina também tem um efeito antibacteriano e antifúngico. A substância funciona bem com sarampo e varicela.
O complexo de aminoácidos no extrato de Shiitake está em uma combinação única. Por exemplo, as preparações de Akura e Yamakiro ajudam a limpar o fígado, têm um efeito antiparasitário e são usadas na biorregulação e no Ayurveda.
Como guardar
Cogumelos frescos podem ser armazenados por 2-3 semanas a temperaturas de 0 ° a + 2 ° C. No entanto, 80% do shiitake são usados na forma seca. Para guardar cogumelos de madeira para que não quebrem, vale a pena em pequenas caixas. Eles podem ser cobertos com polietileno por cima, mas é importante evitar a condensação.
Para armazenamento, existem métodos:
- secar ao sol e armazenar em local seco e ventilado (até um ano);
- congelar (deve ser usado por seis meses);
- picles.
Nas preparações, a data de validade deve sempre ser indicada, a qual deve ser seguida. Como você pode ver, graças à composição química única, o shiitake tem muitos benefícios. Na Internet, você encontrará muitas críticas positivas: esses cogumelos têm um sabor incrível, são semelhantes a porcini e champignon, usados na culinária como uma iguaria, suas propriedades curativas são conhecidas no Oriente. Hoje, o shiitake pode ser facilmente comprado ou cultivado em casa.