A inovadora produção de culturas de efeito estufa nas encostas do Etna foi aberta por Gaetano Barbera. Juntamente com seu irmão Domenico, ele iniciou suas atividades agrícolas há cerca de 30 anos.
Discurso direto: "Naquela época, poucos acreditavam que os vegetais poderiam ser cultivados em uma estufa no sopé do Monte Etna", diz Barbera. "No entanto, graças a algumas das crenças que me fiz observando a estufa experimental na área, lancei um investimento inicial para implementar as estruturas necessárias."
Discurso direto: “Três décadas se passaram e hoje produzimos hortaliças em estufas com uma área superior a 40 mil m²”, diz Barbera.
O tomate selvagem ainda é encontrado na América do Sul. Seus frutos pesam não mais que 1 g.
Discurso direto: “As diferenças, sem dúvida, estão em nossas condições climáticas, qualidade da água e sistema de cultivo. O tamanho do tomate é grande e a cor é sempre um pouco mais acentuada do que as tonalidades dos catálogos das empresas de sementes, mas o sabor dos meus vegetais convence meus convidados acima de tudo. ”
Soc. Coop. Bella Sicilia é uma empresa agrícola familiar que, com a ajuda dos filhos de Alfio, Salvatore e Marco, nos últimos anos começou a promover de forma independente seus produtos nos mercados regionais e nacionais, bem como nos principais mercados agrícolas e alimentares.
As culturas cultivadas aqui são principalmente tomates, bem como plantas aromáticas como manjericão e salsa, além de melancias, abóboras e flores de abóboras.
Quanto ao tomate, sua produção é de 1 mil kg. por dia e dura em média 100 dias por ano.
- Relatamos anteriormente que os Países Baixos introduziram a primeira variedade de tomate sem sementes.
- 22 toneladas de tomates turcos infectados com um organismo de quarentena não foram permitidos à venda no mercado ucraniano.
- Os produtores mexicanos de tomate apresentaram ao Departamento de Comércio dos EUA novas propostas para regular o comércio de seus produtos, a fim de pôr um fim à disputa.
- Um moderno complexo de estufas na Associação de Agricultura de Üzümçilik para o cultivo de tomates de elite foi encomendado no distrito de Getoktep, na província de Akhal (Turquemenistão).
- O diretor-geral interino da Agência Nacional para o Desenvolvimento da Biotecnologia (NABDA), professor Alex Akpa, disse que os cientistas estão realizando pesquisas sobre o desenvolvimento de tomates geneticamente modificados.