Os tomates são cultivados não apenas como uma cultura vegetal, mas também como uma planta decorativa. A Agrofirm "Jardim Siberiano" introduziu recentemente um novo medronheiro híbrido, caracterizado por alta decoratividade, bom rendimento e muitos outros benefícios. Sobre suas características, bem como as regras de cultivo em casa, serão discutidas abaixo.
Descrição da nota
A variedade foi criada em 2013. Seu nome é devido à forma da fruta, que lembra os morangos. O próprio arbusto é semelhante em estrutura a uma árvore. Na maioria das vezes, cultivam-no em estufas, embora as plantas se sintam bem em campo aberto e proporcionem uma boa colheita. Devido à sua alta decoratividade, o medronheiro é frequentemente usado no phytodesign do interior dos apartamentos.
Você sabe O éster de óleo extraído do tomate é usado em cosméticos como estabilizador e conservante para outros componentes.
As plantas toleram temperaturas extremas. Com os devidos cuidados, o rendimento por m² é de 12 kg. A cultura mostra alta resistência à verticilose e ao mosaico do tabaco. Despretensioso para a composição do solo, o que torna possível cultivá-lo mesmo no peitoril da janela com uma área muito pequena de nutrição.
A variedade é média cedo. Os frutos amadurecem em 110 a 115 dias. Os arbustos são bastante grandes em tamanho. Sua altura pode chegar a 2 m, com cultivo em casa - 120-150 cm. Até 6 pincéis frutíferos são formados na planta, em cada um dos quais são amarrados até 7 frutos vermelhos. A massa do feto varia de 200 a 250 g.No interior, existem 4 a 6 câmaras. A polpa é carnuda, suculenta, exala um cheiro agradável e tem um sabor picante interessante.
Prós e contras
Para otimizar o cuidado da planta, você precisa conhecer seus pontos fortes e fracos.
- Vantagens dos Tomates de Morango:
- alta decoratividade de arbustos e frutas;
- resistência a doenças solanáceas;
- bom rendimento;
- alta qualidade comercial de frutas;
- resistência às diferenças de temperatura, o que permite cultivar a variedade em regiões frias;
- despretensão à composição do solo.
- Desvantagens da cultura:
- intolerância à seca;
- a necessidade de buchas de liga devido ao seu grande tamanho.
Semeando sementes para mudas
A variedade é cultivada por mudas.
Momento ideal
A semeadura das sementes é realizada em meados de março. Para o cultivo em um apartamento, você pode semear em qualquer época do ano, bem como em estufas aquecidas.
Você sabe O consumo regular de tomate no verão permite que você se proteja dos efeitos negativos da radiação UV. Devido à presença de licopeno na composição, os frutos inibem o desenvolvimento de células cancerígenas.
Mistura do solo
A mistura de solo para mudas deve absorver a água e bem drenada.
Para alcançar essa qualidade, você precisa misturar em proporções iguais:
- turfa;
- areia;
- compostagem
Para aumentar o valor nutricional e a desinfecção, a cinza de madeira é adicionada a esta composição - 20% da massa total da mistura acabada.
Capacidade de crescimento
Como recipientes para mudas, você pode escolher uma das várias opções:
- recipientes de plástico em geral;
- pastilhas e vasos de turfa;
- copos descartáveis.
No estágio inicial da germinação das sementes, é melhor preferir recipientes comuns ou comprimidos de turfa. Isso tornará possível reduzir a taxa de crescimento da parte terrestre das plantas e as mudas não crescerão mais. Ao plantar, basta aprofundar um pouco as plantas no solo. É melhor mergulhar as mudas em vasos de turfa com volume adequado (foco no tamanho da raiz). Esse método acelerará a adaptação das plantas para um novo local no momento do transplante final, pois elas se moverão para o solo com vasos, que após a decomposição se tornarão um bom alimento para o solo.
Preparação de sementes
O material de plantio deve primeiro ser verificado quanto à germinação. Para fazer isso, as sementes são colocadas em solução salina por meia hora - 1 colher de chá é adicionada a um copo de água morna (+ 30 ° C). sal. As amostras superficiais são eliminadas e as depositadas no fundo são transferidas para a solução Epina.
É um promotor de crescimento que também tem um efeito desinfetante. 2 gotas de concentrado são adicionadas a 100 ml de água e as sementes são colocadas por 4 horas. A temperatura da água para a preparação da solução deve ser de + 20 ° C. O mesmo medicamento pode ser usado posteriormente como cobertura para mudas.
Semeando sementes
Preliminarmente, é colocada uma camada de argila expandida de 1 cm nos recipientes gerais no fundo.Antes de depositar na panela, o solo é derramado com água morna (+ 30 ° C), para que o seu teor de umidade seja de 60%.
Em recipientes gerais, as sementes são semeadas em sulcos de 1 cm de profundidade, o material de plantio é colocado a uma distância de 7 cm, a distância de 10 cm é mantida entre os sulcos e as sementes são cobertas com uma camada de areia. Depois disso, o vidro é colocado na superfície do recipiente ou uma película aderente é enrolada.
Durante o período de germinação das sementes na sala, mantenha uma temperatura de + 27 ° C. Nesta fase, o cuidado consiste na ventilação diária de quinze minutos e no controle da umidade do solo.Importante! Se o molde aparecer na superfície do solo durante o período de germinação, remova imediatamente uma fina camada juntamente com microorganismos nocivos e substitua-o por uma mistura de areia e cinza de madeira.
Cuidados com mudas
Com o advento dos primeiros rebentos, o abrigo é removido da panela. As mudas são reorganizadas em um parapeito da janela bem iluminado e a temperatura do ar é gradualmente reduzida para +18 ... + 20 ° C. A umidade é mantida em 75%, solos - 50%. Para o pleno desenvolvimento das mudas, é necessária muita iluminação. O horário de verão ideal é de 12 horas. Se o tempo estiver nublado, você deve cuidar da iluminação adicional com lâmpadas luminescentes ou fitolamps, que devem ser instaladas acima das plantas.
A rega é realizada a partir da pistola de pulverização com água à temperatura ambiente, à medida que a camada superior do solo seca até uma profundidade de 1 cm Com a aparência de 2 folhas cheias, é possível realizar o primeiro curativo com Epin. São adicionadas 5 gotas do medicamento a 200 ml de água. A solução é pulverizada na folha e na superfície do solo.
Com a divulgação da terceira folha, a decapagem é realizada em recipientes separados. O solo é preparado de maneira semelhante. As plantas são regadas abundantemente por dia e cuidadosamente removidas da capacidade total. O caule é enterrado no solo por 1-2 cm. Após 10 dias após o transplante, a fertilização com solução Epina é realizada em uma folha. O último curativo é realizado 10 dias antes do desembarque em local constante. Nesta fase, uma solução de uréia é usada. São adicionados 5 g de substância a 1 litro de água. A solução é feita pulverizando sobre a folha e o solo.
Endurecimento de mudas
2 semanas antes de pousar em um local permanente, é necessário realizar o procedimento de endurecimento. É necessário aumentar as habilidades adaptativas das plantas. A princípio, a temperatura do ar na sala começa a diminuir gradualmente para uma temperatura externa semelhante.
Uma vez atingido o objetivo, as plantas são expostas por várias horas à tarde a céu aberto ou a uma varanda sem vidro. Gradualmente, o intervalo de tempo para permanecer ao ar livre é aumentado para 12 horas. Então eles começam a deixar mudas na rua à noite. No dia anterior ao transplante, as mudas devem ser colocadas por 24 horas diretamente nos recipientes, em um local constante de crescimento.
Plantio de mudas em local permanente
A área de pouso é preparada em duas etapas no outono e primavera.
A preparação do outono consiste nas seguintes atividades:
- colheita de resíduos de culturas;
- cultivo a uma profundidade de 30 cm;
- a introdução de solução a 1% de sulfato de cobre;
- após uma semana, a aplicação de 10 kg de estrume e areia por cada m²;
- cultivo a uma profundidade de 20 cm.
Importante! No outono, após o cultivo, o solo não é nivelado. Isso permite enriquecê-lo com oxigênio.
Preparação do solo na primavera:
- cultivo a uma profundidade de 30 cm;
- aplicação de 10 kg de composto e 400 g de cinza de madeira para cada m²;
- cultivo a uma profundidade de 20 cm com subsequente nivelamento do território;
- 10 dias antes do plantio, regar o solo com solução de Fitosporina - 5 g de pó por 10 l de água por cada m².
As mudas com 2 meses de idade são plantadas em um local permanente de 10 a 15 de maio. O esquema ideal de plantio é de 2 a 3 arbustos por m². Poços de 20 cm de profundidade e 15 cm de diâmetro são formados no local. Um passo de 40 cm é mantido entre os poços, 60 cm entre as fileiras. A camada superior do solo do buraco é misturada 1: 2 com uma mistura de turfa e areia e 1 litro de água quente é derramado no buraco.
A mistura do solo é preenchida no poço em 1/3, depois as plantas são transferidas para ele em vasos de turfa. Se as mudas são plantadas em copos de plástico, são removidas juntamente com um pedaço de terra. Preenchendo os vazios, o solo ao redor do caule é ligeiramente compactado, pulverizado pela pistola e coberto com composto.
Cuidado ao ar livre
No futuro, atenção especial deve ser dada à rega. Como a cultura exige muita umidade, é melhor organizar um sistema de irrigação por gotejamento ou vala. Tais sistemas envolvem a remoção de dispositivos de abastecimento de água diretamente para o sistema radicular de cada planta, o que reduz o risco de umidade entrar na parte do solo e, consequentemente, elimina os riscos de desenvolvimento da podridão do caule.
A cobertura é aplicada apenas 3 vezes:
- 10 dias após o transplante em campo aberto - aplique uma solução líquida de verbasco misturada com água 1: 2 (300 ml por planta);
- com os primeiros brotos - use uma solução de cinzas de madeira de 10 l por m², adicione 300 g de cinzas a essa quantidade de água;
- após a floração com o primeiro ovário uma solução com fermento é usada, um pacote de fermento + 1 colher de sopa é adicionado a 10 litros de água. açúcar (essa quantidade é suficiente para pulverizar na folha e no solo por m²).
O afrouxamento do solo é realizado uma vez a cada 10 dias com a remoção de ervas daninhas.
Garter é uma obrigação. Para fazer isso, você pode usar estacas separadas acionadas ao lado de cada planta. Mas é melhor construir treliças horizontais. Para sua construção, as estacas são instaladas a uma distância de 40 cm uma da outra ao longo de todo o comprimento das linhas. Entre as estacas, puxe 3 linhas de corda. O cabo inferior deve estar a uma altura de 25 cm da superfície do solo. À medida que as plantas crescem, os galhos são fixados horizontalmente nas treliças em camadas.
Características de crescer na varanda
Ao cultivar a variedade de tomate em questão na varanda, você precisa fornecer iluminação de alta qualidade por 12 horas. Em meados de maio, as mudas são transplantadas para vasos de 5 litros. Nas panelas, escadas de plástico especiais são necessariamente instaladas, às quais as plantas estão amarradas.
A rega é realizada a cada 3 dias. Para introduzir umidade a uma distância de 10 cm do caule, é formado um círculo com 2 cm de profundidade.Em cada planta, uma média de 1-2 litros de água é consumida, dependendo da idade.
A cobertura é aplicada de acordo com o esquema apresentado para campo aberto. Somente a pasta é melhor substituir o composto. O composto é diluído com água 1: 1.
Importante! Após o acabamento da folha, você precisa garantir que o líquido não estagnar nos seios da folha. Se houver água neles, ele deve ser removido com um cotonete seco.
Doenças e Pragas
Das doenças, a variedade em questão é frequentemente exposta mancha marrom. A doença começa a progredir com iluminação insuficiente e não conformidade com o regime de umidade. Quando os primeiros sintomas aparecem, as partes afetadas das plantas devem ser cortadas. Tratamento de superfície com cinza de madeira. Após 3 dias, pulverize com solução de alho. Para 100 ml de água, adicione o suco de 2 dentes de alho médios.
Entre as pragas, o maior dano ao medronheiro é ácaro e mosca branca. Você pode lidar com eles coletando manualmente, seguido de polvilhar as plantas e o solo com o pó do tabaco.
Variedade de tomate O medronheiro apresenta bom rendimento, mesmo em condições adversas de crescimento. Pode ser cultivada como planta ornamental na varanda e no apartamento.