A colméia, projetada para proteger a família das abelhas do frio do inverno, do calor do verão, da umidade e de inimigos externos, é necessária para manter de maneira estável a troca de ar ideal dentro da casa das abelhas. Todos esses critérios são atendidos por uma casa de abelhas feita com madeira compensada e espuma de poliestireno. Sobre seus tipos e recursos, bem como a possibilidade de construir uma colméia em casa, leia o artigo.
Característica da colmeia
Semelhante ao design geral de qualquer edifício residencial, a casa da família das abelhas também consiste em paredes, teto e piso, mas fabricados em tamanhos minimizados. As paredes da colméia se transformam em paredes, o telhado em uma cobertura, o chão em um fundo ou fundo, que pode ser removível e, em vez de uma janela com um parapeito da janela, é feito um entalhe com uma barra de entrada que, ao contrário do parapeito da janela, não é colocada dentro, mas fora da casa.Existem vários tipos de colmeias que diferem em seus recursos de design. Além disso, as casas para abelhas variam de acordo com o tipo de material a partir do qual são feitas. Recentemente, colmeias feitas de madeira compensada e poliestireno tornaram-se muito populares.
Você sabe Uma colméia de tamanho médio pode abrigar uma família de abelhas com até 120.000 membros. Durante o verão favorável à coleta de néctar, essa família é capaz de produzir mais de um centavo de mel.
Variedades de colméia de madeira compensada
A variedade de condições operacionais, o tamanho e a quantidade de colônias de abelhas disponíveis no apiário, as preferências dos apicultores na conveniência de atender as colméias determinam a presença de diferentes tipos de colméias de compensado, apresentadas:
- camas de tábuas com espuma;
- parede dupla;
- multicase.
Espreguiçadeira de madeira compensada
Essa visão parece um baú alongado com uma tampa articulada, na qual o ninho está na posição horizontal. Tradicionalmente, as espreguiçadeiras eram feitas de madeira. Espreguiçadeiras feitas de madeira compensada e poliestireno são a linha moderna desse tipo popular de casa para abelhas. Ao mesmo tempo, são preservadas as dimensões tradicionais da casa de abelhas, com 0,81 m de comprimento, 0,45 m de largura e 0,335 m de altura até a asa inferior.O compensado para espreguiçadeiras deve ser espesso e feito de madeira de alta qualidade.
Colmeias de parede dupla
A variedade indicada de habitações de abelhas destina-se principalmente a regiões com clima frio e invernos rigorosos. A presença de duas paredes, a primeira, a externa, geralmente tem 10 mm de espessura, e a interna, 4 mm, permite manter o calor da casa, mesmo com frio extremo.
Você sabe Para obter 1 kg de mel, as abelhas precisam visitar 19 milhões de flores.
Versão em vários casos
Esta espécie é mais adequada para manter um grande número de abelhas. Tem uma vida útil longa e facilidade de uso, porque é fácil desmontar e reparar. Hoje, as colmeias de multicascos são frequentemente feitas de espuma de poliestireno, plástico ou poliestireno. Mas as colmeias dessa espécie são bastante populares, cuja construção é usada contraplacado, cuja espessura é de pelo menos 18 mm. Normalmente, para uma caixa múltipla, esse compensado é instalado como uma base interna isolada com espuma de poliestireno. Lá fora, a colméia é revestida com compensado fino ou papelão.
Vantagens e desvantagens de uma colméia de compensado e isopor
As vantagens de uma casa de abelhas com espuma de madeira compensada são determinadas pelo rigor da montagem da estrutura e pela qualidade dos materiais utilizados. Os benefícios da madeira compensada de qualidade se traduzem automaticamente nas condições positivas da colméia.
- Ao mesmo tempo, eles observam principalmente:
- alto desempenho e durabilidade da construção de espuma de compensado;
- condições ideais para a existência de insetos associados à boa respirabilidade do compensado, garantindo a troca adequada de gases no local das abelhas;
- falta de umidade prejudicial para as abelhas;
- a possibilidade de fácil transporte de colméias devido ao baixo peso das habitações de espuma de compensado;
- baixo custo de fabricação;
- disponibilidade de material à venda;
- condições mais leves para a fabricação de um fundo removível;
- facilidade de substituição de partes individuais da estrutura, se necessário.
A grande popularidade e a ampla distribuição das colméias em consideração indicam que elas não apresentam falhas sérias, o que dá uma resposta clara à questão de saber se vale a pena construí-las com madeira compensada e poliestireno. Problemas separados a serem resolvidos incluem a necessidade em regiões com clima úmido de tratamento adicional resistente à umidade da camada externa de compensado. Eles também recorrem à fabricação de casas de abelhas a partir de compensado laminado. Em combinação com espuma de poliestireno, que tem baixa respirabilidade, isso inibe visivelmente a intensidade da troca de ar na colméia.
Importante! Para obter uma colméia de qualidade, é aconselhável o uso de compensado polido de madeiras de coníferas.
Como fazer uma colmeia de contraplacado e espuma
Para qualquer iniciante que tenha a habilidade de lidar com as ferramentas mais simples, não será difícil fazer uma casa de espuma de compensado para abelhas.
Ferramentas e materiais necessários
Para montar o design necessário, você precisará usar ferramentas e materiais na forma de:
- 3 peças folhas de contraplacado impermeável com uma espessura de 4 a 10 mm e uma largura de cada lado de 1500 mm;
- 3 peças blocos de espuma de até 50 mm de espessura e 1000 mm de largura;
- cola PVA impermeável;
- blocos de madeira;
- parafusos ou pregos;
- chaves de fenda;
- um martelo;
- serras;
- fita métrica;
- um lápis;
- gon.
Seleção de desenhos e tamanhos
Na Internet, há uma seleção muito grande de desenhos de vários modelos de colméias de vários materiais. Lá você encontra uma versão leve de oito quadros, útil para iniciantes e também a colmeia Dadanov. Mas você mesmo pode fazer um desenho, com base no tipo de casa desejado e nas dimensões necessárias.O mais popular e ao mesmo tempo fácil de fabricar é uma espreguiçadeira. É melhor para os apicultores iniciantes criando uma casa de abelhas de casco duplo, que contém uma dúzia de quadros de favo de mel.
Normalmente, uma colméia de madeira compensada de estrutura, isolada com espuma, consiste em:
- a caixa, formada pelas paredes laterais, frontal e traseira, bem como as chegadas de madeira;
- telhados;
- fundo que pode ser removível;
- entalhe com uma válvula;
- uma loja fabricada, se necessário, para aumentar o espaço interior;
- quadros de favo de mel.
Ao criar esse tipo, é necessário prosseguir dos seguintes tamanhos:
- Quadros do favo de mel de 12 PCes com lados 435 × 310 mm;
- paredes laterais, dianteiras e traseiras - 450 × 306 mm. Seus tamanhos idênticos permitem preparar um modelo para sua marcação;
- Furo de 15 mm com fundo fixo;
- um fundo removível requer um orifício retangular para um orifício com dimensões de 250 × 5 mm;
- blocos de espuma com 50 mm de espessura.
Importante! No fabrico de caixilhos alveolares, a madeira de pinho ou de bétula não deve ser utilizada: o primeiro é repleto de resina indesejável para a vizinhança do mel e o segundo não possui a força necessária. O melhor sotoramki obtido a partir de tília.
Montagem da caixa de contraplacado e poliestireno
Quando todos os elementos estruturais da habitação das abelhas são preparados, começa sua montagem, que prossegue na seguinte seqüência:
- Elementos de madeira compensada são presos juntos. Nesse caso, dois elementos do corpo são formados - externo e interno, projetados para tomadas de equipamentos. Entre as paredes externa e interna, há blocos de madeira nos quais é colado o compensado.
- As paredes internas frontal e traseira são fornecidas com recessos para os quadros de favo de mel.
- Elementos de espuma são inseridos nos espaços entre as paredes de madeira compensada.
- Em seguida, é feito o fundo, que consiste em várias camadas na forma de material de cobertura, madeira compensada, poliestireno e outra camada interna de madeira compensada. O fundo é preso às paredes com parafusos ou pregos.
- Os painéis resultantes são presos com parafusos.
- Um orifício para o orifício da torneira é feito no painel frontal. O verão em si consiste em uma parede lateral, uma válvula de gaveta e uma placa de chegada. Tudo isso é colado do lado de fora para a parede frontal da caixa.
- Uma cobertura de madeira compensada é isolada com espuma por baixo e por fora é coberta com material de cobertura ou chapas finas.
Vídeo: como fazer uma colmeia de contraplacado e espuma
Trabalho final
Para maximizar a vida operacional da habitação das abelhas, suas superfícies são revestidas com tinta ou agentes repelentes de água a partir do exterior. Depois que a cola e a tinta secam, os favos de mel, que consistem em uma moldura retangular de madeira, são inseridos na casa das abelhas e a família das abelhas é lançada lá.
Dicas de apicultor
Apicultores experientes dão essas recomendações aos iniciantes que se comprometeram a construir uma colméia por conta própria:
- O telhado é montado por último, quando toda a estrutura já está montada.
- É preferível um telhado plano de uma casa de abelhas - torna mais conveniente o seu movimento por longas distâncias.
- O calor dentro do compartimento das abelhas é um fator decisivo para determinar a saúde da família das abelhas e sua produtividade.
- O fundo da habitação das abelhas pode não ser removível, no entanto, a opção removível facilita significativamente o cuidado das abelhas.
- A rede nômade usada para transportar a colméia por longas distâncias pode servir como um alimentador para a família das abelhas.
Além do alto desempenho, a colméia de compensado e espuma é fácil de fabricar, acessível a qualquer apicultor iniciante com habilidades mínimas em ferramentas simples.