As orquídeas são plantas únicas, marcantes em sua variedade externa, forma e esquema de cores. Este artigo abordará uma forma relativamente nova de orquídeas caseiras - cultivadas em vasos de vidro.
Características do cultivo de orquídeas em vasos
Com esse método não trivial de cultivar e manter orquídeas em condições ambientes, a forma do recipiente de vidro desempenha um papel decisivo no crescimento das plantas. A configuração ideal é considerada um vaso largo na parte inferior, afinando para cima, como um copo de conhaque, uma vez que apenas o sistema radicular deve estar em um vaso sem solo, o resto da planta - fora da louça. No entanto, ao comprar uma flor, o vaso em que é colocada pode ter formas completamente diferentes - larga e curta ou alta e estreita.
Você sabe Uma orquídea pode ser chamada de campeã entre flores pelo número de sementes produzidas por uma planta - até 4 milhões de peças.
Se o vaso de vidro tiver uma forma alongada em altura, nos cuidados, algumas nuances devem ser levadas em consideração:
- uma vez que as folhas são dobradas, “pressionadas” uma para a outra, existe o risco de danificá-las;
- ventilação inadequada e excesso de umidade no vaso podem provocar a ocorrência de infecções por fungos na planta.
Características do desenvolvimento e crescimento das plantas
A orquídea cresce e se desenvolverá no futuro com a completa ausência da camada de solo no caso em que o sistema radicular não esteja em um estado de umidade constante. No ambiente de crescimento natural, cascas de árvores, musgos ou líquenes são apenas materiais de apoio e suporte para a planta.
Importante! A exposição agressiva ao sol é prejudicial para esse tipo de planta; portanto, você não deve colocar vasos de flores nos peitoris das janelas orientadas para o sul.
No nosso caso, os elementos de suporte são as paredes do pote ou suportes especiais. Deve-se prestar atenção especial ao arranjo correto dos vasos na sala em que crescem, uma vez que as flores são bastante exigentes quanto à iluminação.
Princípios de cuidados básicos
Vamos nos debruçar em detalhes sobre como cuidar de uma flor exótica.
Rega
O procedimento para regar uma orquídea que cresce em um recipiente de vidro é praticamente diferente das plantas que estão contidas em vasos comuns. A água é vertida de tal maneira que as raízes são completamente imersas e bem umedecidas.
Os seguintes requisitos se aplicam à água de irrigação:
- sedimentado (sem impurezas de cloro);
- amolecido;
- o conteúdo de sais minerais deve ser mínimo.
O requisito do último parágrafo deve-se não apenas à saúde da flor, mas também ao fato de que compostos insolúveis de sal se depositam sobre uma superfície de vidro, reduzindo assim a decoratividade geral de uma orquídea da sala. Após cerca de meia hora, o excesso de água é drenado o mais completamente possível.
A frequência da rega é afetada pelo regime de temperatura da sala. Três vezes por semana, regada no período quente, em dias especialmente quentes - diariamente. Nos meses mais frios, a frequência de aplicação de água é reduzida para 1 vez em 7 dias. Para o procedimento, as horas da manhã são preferidas para que a planta seque à noite.
Top vestir
A fertilização de uma orquídea é frequentemente recomendada com nutrientes de baixa concentração, e não raramente, mas em grandes doses. Quando ocorre o processo de crescimento ativo da massa verde, a flor é alimentada a cada duas semanas com uma composição fertilizante especial em uma concentração de 25% (um quarto) da dose recomendada.
Prevenção de possíveis doenças
Para prevenir o desenvolvimento de possíveis doenças, Os seguintes requisitos devem ser respeitados:
- O volume do vaso de flores deve ser ligeiramente maior que o volume do sistema radicular. Caso contrário, a ventilação natural é perturbada, o que leva ao aparecimento de podridão radicular, fungos e mofo.
- Evite o super-resfriamento das raízes.
- Remova oportunamente as partes mortas da orquídea.
- Lave regularmente o vaso de vidro e coloque cuidadosamente a orquídea extraída em uma superfície plana para arejar e secar as raízes. Antes disso, você pode executar o procedimento de “tomar banho” - as raízes são cuidadosamente lavadas com água com um fluxo confortável de água usando um jato suave de chuveiro.
Importante! Antes do procedimento de alimentação, o sistema radicular da planta é abundantemente molhado com água. Isso evitará queimaduras químicas.
Dicas e segredos dos profissionais
Como a orquídea é caprichosa no cuidado, os conselhos dos cultivadores profissionais de flores ajudarão bastante na resolução de problemas com a flor.
O que fazer se o sistema radicular estiver muito fraco
No caso de um sistema radicular enfraquecido e danificado, a orquídea é removida do recipiente de vidro, as raízes defeituosas são removidas e, por um tempo, para formar um poderoso sistema viável, colocado em uma mini-estufa. Para fazer isso, uma garrafa de plástico de cinco litros é cortada na direção transversal em três lados, uma camada de substrato úmido (casca, musgo, argila expandida) é colocada no fundo, na qual é colocada uma planta com pedúnculos previamente cortados. A garrafa está bem fechada, fixando a estrutura com fita adesiva. De tempos em tempos, o recipiente é aberto para ventilar e umedecer o substrato. Depois de um tempo, as raízes devem ficar mais fortes e se recuperar.
Ventilação de plantas e ventilação
Como mencionado acima, a ventilação do sistema radicular fornece um volume suficiente do vaso e a remoção periódica da planta do vaso para ventilação forçada e secagem das raízes. Quanto à flor como um todo, não é recomendável expô-la a correntes de ar acentuadas, principalmente no inverno, pois isso pode levar ao congelamento das placas das folhas (se manifesta na forma de manchas escuras). Ao ventilar a sala, as plantas devem ser movidas para condições mais confortáveis durante esse período.
Você sabe Corte as flores de uma orquídea ou de seu pedúnculo "ao vivo" em um vaso com água mais longa que todas as outras flores.
Desinfecção de tanques
Esta manipulação minimizará o desenvolvimento de podridão, algas, depósitos de placas de sais minerais. Para isso, a planta é extraída e o vaso é tratado com uma solução pouco concentrada de permanganato de potássio ou com preparações fungicidas especiais, após o que os pratos são lavados com água corrente.Obviamente, a orquídea não pertence à flor interna "típica", que tradicionalmente cresce no chão. No entanto, seguindo as recomendações de cultivadores de flores profissionais e seguindo as técnicas agrotécnicas para manter a phalaenopsis e outros tipos de orquídeas, você pode decorar a área circundante com flores exóticas.