O açafrão era conhecido desde a antiguidade, era usado na culinária e no tratamento. E então esse tempero perfumado já custa muito dinheiro. O problema é que esse tempero é apenas uma pequena parte da flor, cujo cultivo tem características próprias. O açafrão que adora calor não é cultivado em toda parte, e o processo de obtenção de um tempero valioso consome muito tempo, portanto o mercado é preenchido com seus substitutos mais simples.
Degustação e aromas de açafrão
O açafrão é um tempero e corante alimentar de origem vegetal. De acordo com a descrição, o açafrão se parece com fios de cor vermelha escura, com 3 a 5 cm de comprimento, aroma incrivelmente picante e sabor adstringente e amargo ao mel.
Esses estigmas são solitários ou ficam em três partes em uma base amarelada. Essas fotos podem ser encontradas na Internet. Note-se que a parte inferior amarela clara não inclui substâncias corantes e seu comprimento não é superior a 1 cm.
Devido ao aroma e sabor picante, o tempero descrito é usado na culinária quando se cozinha pratos de carne (pilaf, sopa), peixe, legumes cozidos, sobremesas e doces, bem como na fabricação de embutidos, queijo. Mesmo a partir de uma pequena sequência deste tempero, os pratos de vegetais e carne adquirem um aroma incrivelmente picante e um tom de laranja.
Importante! Você deve aderir à dosagem recomendada ao consumir esse tempero - caso contrário, pode ser envenenado. Três estigmas de flor de açafrão são suficientes para dar sabor a um prato preparado.
Tipos de açafrão
Dependendo da área de crescimento, existem diferentes características qualitativas do açafrão.
Os seguintes tipos são considerados os mais populares:
- Caxemira. Esta especiaria é cultivada na região da Caxemira e Himachal Pradesh (Índia). Tem uma rica cor rubi escura e aroma pronunciado. Existem três variedades desse tempero: Shahi, Mogra, Lachha. Devido ao pequeno volume de produção, possui o maior custo.
- Espanhol. Cultivado em Valência e La Mancha (Espanha). Existem 2 variedades: Coupe e Superior. O primeiro deles tem um aroma incrível e é mais apreciado, mas o segundo é mais difundido.
- Iraniano. Crescido no território de Razavi-Khorasan. Ele tem uma boa capacidade de manchar e tem um preço mais acessível - US $ 460.
- Grego. Cresce em Kozani. Atende a todos os requisitos ambientais e padrões de qualidade. Seu preço é de cerca de 800 dólares por 1 kg.
A cultura descrita cresce bem em áreas com clima quente e seco. Por esse motivo, também é cultivada nos países do leste - Turquia, Tunísia, Azerbaijão, Paquistão, China, Japão e também no México, Nova Zelândia, etc. Agora, seu cultivo é realizado em pequena escala, mesmo na Suíça. T
Você sabe Cerca de 90% do açafrão é cultivado no Irã e é exportado principalmente. Lá ele é chamado de "ouro vermelho".
O açafrão turco e tunisino pode ser encontrado à venda, mas deve ser cauteloso - geralmente nos mercados que eles produzem açafrão, mais conhecido como açafrão americano, pelo tempero desejado. É usado como um substituto, mas é inferior ao original de várias maneiras.
Em 2014, o custo de 1 kg desse tempero foi de cerca de US $ 2000: ocorreu um custo tão alto devido à complexidade da preparação - 1 flor dá cerca de 3 estigmas e, para 1 kg de açafrão, 100-200 mil flores devem ser coletadas manualmente. Essa massa de planta floresce por cerca de duas semanas e os brotos vivem no máximo por 3 dias.
O chamado açafrão Imereti é feito de outra planta - malmequeres, não possui um aroma luxuoso de especiarias naturais e é muito mais barato. Esses substitutos também mancham pratos de amarelo ou laranja, são bons para comer, mas não são tão valorizados.
Importante! Ao comprar, você definitivamente deve avaliar a aparência e o forte cheiro de açafrão desse tempero. Além disso, deve-se lembrar que um verdadeiro tempero não pode ser barato, e é melhor comprá-lo em geral, e não em forma de solo.
De que tempero é feito
A especiaria aromática considerada é feita a partir de estigmas secos de flores de açafrão (açafrão sativus). Esse tipo de cultura vegetal é perene da família Iris e pertence ao gênero Saffron, cujos representantes têm outro nome - açafrão.
Na natureza natural, o açafrão não ocorre, pois é uma planta cultivada pelo homem. Nas fotografias, esta flor é muito semelhante aos açafrões decorativos cultivados pelos amantes de flores nos jardins.
Em altura, a flor atinge cerca de 120 a 300 mm. Possui tubérculos na forma de um bulbo de forma arredondada, com pequenos processos com 2,3 a 2,5 cm de diâmetro, folhas estreitas e retas, de estrutura bastante densa e apenas alguns milímetros de largura. Existem cerca de 10-15 peças em um monte. Eles são pintados de verde escuro com uma faixa clara no centro.
A planta dá cor na forma de grandes botões roxos, amarelos ou brancos desbotados que cheiram muito forte. O perianto de uma forma simples com pétalas fundidas tem um tubo longo, no membro é pintado em uma cor mais escura.
Existem 3 estames, e o ovário possui pistilos amarelos pálidos filamentosos, divididos em 3 estigmas (estames) com cerca de 3 cm de comprimento e cor vermelho-alaranjada intensa. As frutas são caixas que parecem um triângulo.
As plantas propagam-se apenas com cormos, formados perto do bulbo da mãe.
Cultivo e colheita de açafrão
Um bom clima é grandemente influenciado por um clima favorável. A cultura descrita adora calor e boa iluminação, além de solos férteis com boa drenagem. Não tolera solos excessivamente úmidos e pantanosos, tempo chuvoso, mas a quantidade de precipitação deve ser de pelo menos 1 mil mm por ano.
Cresce bem no sul, onde os solos secos. O melhor para o açafrão é considerado clima com fortes chuvas na primavera e no verão árido. Ele tolera uma queda de temperatura no inverno para –18 ... –14 ° C. Pode ser cultivada em campo aberto das regiões do sul, na Crimeia.
Você sabe O inóculo de açafrão foi supostamente obtido na ilha grega de Creta nos tempos antigos. Moradores da civilização minóica cresceram 2 mil anos antes de nossa era.
Também é importante observar a rotação das culturas e cultivar essa especiaria no mesmo local por não mais de 5 anos consecutivos. Para obter a colheita desejada, também é necessário fertilizar com nutrientes. Antes do plantio, não será permitido acrescentar areia e estrume podre ao solo. Os fertilizantes minerais também são adequados para esse fim, mas devem ser usados dentro de limites razoáveis. Periodicamente, o solo deve ser afrouxado e as ervas daninhas removidas.
O açafrão é geralmente colhido em setembro - novembro, quando a cor desabrocha. Dos botões, um estigma semelhante a um fio (estames) é removido manualmente. Em seguida, a colheita é seca à sombra ou em secadores especiais. A partir de 1 ha, dependendo do nível de produtividade, são colhidos 8 a 20 kg de especiarias.
Para a reprodução, uma parte dos cormos de cebola é separada dos cormos maternos ou dos bebês de cebola que aparecem são semeados. Para a colheita no outono, o plantio é realizado da primavera ao início de julho. Pelo método de sementes, esta planta não é obtida. Cormos para plantio devem ser comprados de fornecedores respeitáveis.
Na região central, o desembarque no outono é melhor feito em temperatura ambiente devido ao clima chuvoso:
- Para fazer isso, use contêineres. Uma camada de cascalho ou areia do rio é derramada sobre o fundo como drenagem e, em seguida, o solo fértil é colocado.
- Os bulbos são plantados com um intervalo de 7 cm.
- Em seguida, os recipientes são colocados em uma sala fria com um regime de temperatura não superior a + 9 ° C. É importante garantir que a luz do dia seja de 4 a 5 horas por dia.
- Em abril, os contêineres são transferidos para um local mais quente. As plantações são regadas 1 vez em 2 dias.
- Depois que o açafrão deixa de florescer, a folhagem é cortada.
- Às vezes, após a primeira floração, a segunda começa. Em seguida, a umidificação é interrompida e os recipientes com plantações são levados para uma sala fria.
Se chuvas fortes começam durante a floração, a planta começa a doer, o que reduz significativamente o rendimento da colheita. Na maioria das vezes, neste caso, aparecem doenças fúngicas: em primeiro lugar, é ferrugem. Um excesso de fertilizantes nitrogenados na área também pode causar isso.
A doença pode ser detectada por pequenos pontos enferrujados nas folhas que crescem gradualmente. Formações putrefativas aparecem nas flores; com o tempo, a folhagem seca e morre. Nesse caso, o líquido de Bordeaux ou outras preparações contendo cobre são muito úteis.
O açafrão deve ser regado com moderação e sob a raiz, e também não para engrossar as plantações. Certifique-se de alimentar as plantas com fertilizantes de fósforo-potássio. Roedores que danificam o núcleo podem danificar a colheita.
Para combatê-los, são utilizados vários repelentes, redes de proteção. Você também pode usar inseticidas, mas apenas se o açafrão não for usado para tratamento.
Propriedades curativas
O açafrão é usado não apenas na culinária, mas também para fins médicos.
- Para o corpo humano, esse tempero traz os seguintes benefícios:
- estimula a digestão e aumenta o apetite;
- melhora processos metabólicos;
- tem um efeito antidepressivo, ajuda a combater a insônia;
- ativa o cérebro;
- Tem um leve efeito analgésico, alivia cãibras;
- É um antioxidante, que contribui para a preservação da juventude e é a prevenção do câncer;
- aumenta o desejo sexual em homens e mulheres, é considerado um afrodisíaco;
- ajuda com tosse e resfriados;
- fortalece o corpo:
- efeito benéfico no sistema cardiovascular.
Importante! Existem contra-indicações para o consumo regular das especiarias descritas: gravidez, lactação, idade de até 2 anos, hipertensão e alergias.
Como e quanto açafrão é armazenado
O açafrão deve ser armazenado em um recipiente fechado. Quanto tempo e por quanto tempo o tempero será armazenado depende das condições ambientais. O lugar para ele deve ser escolhido escuro e seco, onde a temperatura não excede + 20 ° C. Sob tais condições, seu prazo de validade será, como a maioria das especiarias, 2 anos. Você pode determinar um produto não expirado e de alta qualidade pelo seu cheiro forte, que escoa até através do recipiente.
O açafrão é um tempero caro e luxuoso, que confere aos pratos um aroma e sabor refinado, colorindo-os em laranja. Tem propriedades curativas. Devido ao alto custo, muitas vezes é possível encontrar falsificações desse tempero à venda. Pode ser cultivada a partir de cormos, mas apenas se houver condições favoráveis.