Segundo representantes do Serviço de Estatística da Federação Russa, nos primeiros quatro meses deste ano, os alimentos de origem agrícola foram os mais caros do mercado interno.
Em particular, estamos falando de vegetais e cereais, que deram uma contribuição considerável ao processo de aumento do preço dos alimentos por quatro meses em mais de três por cento e meio.
Para comparação, observamos que nos países da União Européia pelo mesmo período de tempo, as provisões aumentaram de preço em uma média de apenas um por cento.
Vale ressaltar que os vegetais que mais crescem no mercado russo são os preços. Nos primeiros dias deste ano, seu preço era vinte e quatro por cento menor do que no final de abril de 2019. Quanto aos cereais, seu salto é igual a pouco mais de três por cento e meio. Com o mesmo indicador, os produtos de panificação também subiram de preço no período indicado.
As frutas no mercado russo na primavera custam aos consumidores quatro por cento e meio mais caro do que em janeiro.
Enquanto isso, nos países europeus, produtos vegetais, mesmo que subam de preço. Mas, obviamente, não no mesmo ritmo da Rússia - cinco vezes mais lento, ou até mais. E as frutas diminuíram completamente de preço desde o início do ano até abril em meio por cento.
Não será supérfluo observar que, no passado de 2018, os preços dos alimentos subiram quatro vezes mais rápido no mercado russo em comparação à Europa. Essa informação foi compartilhada em Rosstat.