A Argentina espera enviar sua primeira exportação de limão para o mercado indiano no próximo ano.
Os protocolos de exportação foram assinados pelo ministro da Agricultura da Argentina, Luis Miguel Etchevere, durante uma missão comercial que abre o mercado de limão em rápido crescimento ao maior exportador do mundo.
"A Argentina é o principal exportador de limão do mundo, e os limões são uma parte importante da economia regional no noroeste do país", disse ele.
Jose Carbonell, presidente do órgão da indústria Federcitrus, disse: "Estamos muito interessados em mercados muito grandes, como a Índia". Carbonell espera que a primeira exportação de limão ocorra na próxima temporada e enfatizou que a Argentina terá que fazer muitos esforços para conquistar uma posição no mercado.
"A Índia não é um país em que existe uma tradição de consumo em massa de limão, mas os limões em todo o mundo estão começando a ser usados em diferentes regiões geográficas e para diferentes fins com alimentos", disse ele.
Segundo ele, os consumidores indianos estariam muito mais acostumados a uma espécie de limão semelhante ao Taiti. Mas ele acrescentou que as gerações mais jovens estão usando cada vez mais ingredientes mediterrâneos em seus alimentos, como azeite e limão.
A recém lançada marca Frutas de Argentina ajudará a promover os limões argentinos no mercado indiano.
A exportação total de limão argentino no ano passado atingiu 280 mil toneladas. Até o momento, nesta temporada, atingiram 190 mil toneladas e devem funcionar até agosto.