O mundo dos nomes de plantas é penetrado por homônimos, quando duas plantas diferentes têm o mesmo nome ou por sinônimos - a mesma planta é chamada por nomes diferentes. Por esse motivo, muitas vezes ocorre confusão, portanto, para evitar essa situação, os biólogos usam os nomes latinos de plantas. Para entender se o açafrão e a calêndula são de cores diferentes, esse material ajudará a determinar a diferença e a semelhança das plantas.
Semelhanças
Casos de confusão nos nomes de flores e plantas são bastante comuns, e existem muitas inconsistências nos nomes científicos e nos nomes das famílias: floco de neve e matagal, gerânio e pelargonium, junco e taboa, aloe e agave.
Quando você ouve a palavra "malmequeres", provavelmente está imaginando uma flor amarela ensolarada, que os cultivadores geralmente crescem em seus canteiros. Outras representações podem ser causadas pela palavra "açafrão", e existem várias delas - especiaria, flor, açafrão, variedade de maçã e seus frutos. Para evitar confusão, você deve ser guiado por nomes latinos e comparar calêndulas (Tagetes) com açafrão (Crocus).
Você sabe Durante suas campanhas asiáticas, Alexandre, o Grande, usou açafrão em infusões e banhos para curar feridas de combate. As tropas do grande comandante, imitando os persas, trouxeram para a Grécia a prática de usar banhos de açafrão.
O que é comum entre essas plantas tão diferentes:
- ambas as espécies são flores;
- o uso de partes de flores como tempero - para esses fins, estigmas vermelho-alaranjado são usados para açafrão sativa (Crocus Sativus) e pétalas para calêndula;
- as especiarias têm um sabor semelhante (amargo ao mel e levemente adstringente) e aroma floral;
- cor amarela, que dá aos pratos culinários partes usadas de flores;
- o uso de flores na medicina tradicional e tradicional sob a forma de preparações e tinturas de ervas;
- no Cáucaso, os malmequeres são chamados açafrão Imereti (Zafaran).
Principais diferenças
A principal diferença entre essas cores é pertencer a famílias diferentes. Eles diferem na aparência de inflorescências, forma do caule e da folha, método de reprodução, origem.
Os cravos-de-defunto têm uma grande variedade de formas de cestas de flores e seu esquema de cores, enquanto os açafrões de todos os tipos são semelhantes nos esquemas de formas e cores de flores. A intensidade das percepções aromáticas, de sabor e de cor do açafrão como tempero excede em muito os malmequeres.
Para uma representação mais visual das diferenças nas cores dos malmequeres e do açafrão, deve-se considerar suas características dentro da família e descobrir como essas plantas diferem.
Família Astrov
Os cravos-de-defunto Tagetes abrigam as regiões tropicais da América Central, onde são encontradas em estado selvagem, do Novo México e do Arizona à Argentina. A partir daí, no século XVI, com a ajuda dos conquistadores espanhóis, a flor foi introduzida na Europa, Rússia, Ásia Menor e além.
Importante! O gênero Marigolds pertence à família Asteraceae ou Asteraceae. Esta é uma planta herbácea anual ou perene.
Descrição botânica:
- caule vertical de 30 a 110 cm, listrado, às vezes com nervuras, liso ou com vilos leves, cilíndricos ou ovais, pode ser gramado ou amadeirado, com canais de resina na casca que, quando compactados, produzem um aroma picante;
- a raiz é cilíndrica, rugosa, com um sistema fibroso e pequeno de ramificação;
- folhas opostas, alternadas por cima, de até 20 cm de comprimento, pintadas em todos os tons de verde;
- o formato das folhas é cirro e consiste em 11 a 17 folhas, lanceoladas com até 5 cm de comprimento e 1,5 cm de largura, nítidas e irregulares antes da fixação ao caule;
- as partes inferiores de cada folha são reticulares (na forma de fios); as superiores, às vezes, são completamente reticulares; com glândulas redondas abundantes;
- as flores são agrupadas em cabeças pequenas (2-6 cm de diâmetro) ou em inflorescências únicas em pedúnculos de até 15 cm;
- cor das flores - do amarelo ao vermelho-púrpura;
- cada flor consiste em pétalas de disco e uma corola, na qual existem 150-250 canas de 8 a 10 mm de comprimento, amarelo ou laranja;
- frutos e sementes de 7 a 10 mm, lisos ou cobertos com pelos rígidos nos cantos;
- o período de floração é longo - do meio do verão ao outono;
- facilmente propagada por sementes que mantêm a viabilidade por 3-4 anos.
As flores de calêndula são ricas em luteína pigmentada de amarelo alaranjado e são usadas como corante alimentar para produtos como massas, óleos e gorduras vegetais, maionese, doces e tortas, queijos e laticínios, sucos cítricos. As pétalas alaranjadas dos malmequeres de jardim são fáceis de secar e armazenar. Na culinária, são frequentemente usados como substitutos econômicos do açafrão.
Pétalas de flores secas, em pó, são usadas em alimentos para aves para fornecer cores vivas para gemas de ovos e peles de frango, especialmente na ausência de milho amarelo bem pigmentado na alimentação.
Flores frescas e secas podem ser usadas para tingir lã, seda e fibras de celulose em tons de amarelo dourado, laranja, verde oliva ou bronze, dependendo dos detergentes utilizados. O óleo essencial obtido das flores e folhas de calêndula é usado em perfumes para dar notas florais e "maçã".
Família Iris
A pátria dos açafrões é a ilha de Creta e a região do Mediterrâneo.
Características biológicas:
- altura da planta - 25-40 cm;
- sem caule;
- folhas basais estreitas;
- um pistilo, dividido na parte superior, três estames;
- o rim de renovação está localizado no topo do núcleo;
- ovário inferior, botões simples, flor consiste em três pétalas;
- tubérculos sob a forma de bulbos;
- raiz bulbosa;
- frutas sob a forma de pequenas cápsulas;
- período de floração - outono ou primavera, dependendo da variedade.
Açafrão de açafrão cultivado é uma erva perene que floresce no outono e foi artificialmente selecionada por humanos para produzir o mundialmente famoso tempero - açafrão. Como as flores são estéreis, o açafrão açafrão não produz sementes viáveis, portanto sua reprodução depende completamente da intervenção humana: os bulbos devem ser escavados manualmente, divididos e transplantados.
O núcleo dá uma brotação que cresce apenas uma estação e se multiplica por divisão, formando até 10 bulbos marrons individuais no chão, com até 4,5 cm de diâmetro e cobertos com uma camada de fibras finas paralelas que crescem 4-6 cm acima do pescoço da planta.Importante! O gênero de açafrão pertence à família dos Iris ou Kasatikov (Iridáceae). Esta é uma erva tuberosa perene.
Após a hibernação do verão, 5 a 11 folhas estreitas de rim (cataphillas) aparecem no bulbo próximo ao bulbo, que cobrem e protegem o futuro e apresentam folhas verdes quase verticais.
Este último pode atingir até 40 cm de comprimento. Estreitas no início do crescimento (2–4 mm), elas se expandem após o início da floração ou simultaneamente com o desenvolvimento das flores e continuam a crescer depois que murcham. Mais tarde, no outono, os botões de flores formam botões. Somente em outubro, depois que a maioria das outras plantas floridas floresceu e suas sementes amadureceram, o açafrão açafrão floresce com inflorescências coloridas em forma de funil.
Você sabe O corante em pó de açafrão, misturado com gema de ovo e adicionado à têmpera, fornece a tinta, ilustrada por manuscritos antigos. E quando misturado com proteínas, o verniz foi obtido para dar à superfície dos produtos de metal imitação de ouro.
Cada lâmpada produz 1 a 7 flores. Sua cor pode variar de pastel claro, violeta claro (lilás) e tons mais escuros. Durante a floração, o açafrão açafrão atinge uma média de 30 cm de altura.
1 - açafrão de semente (C. sativus); 2 - está em uma seção longitudinal através da planta (a - um tubérculo velho, b - um tubérculo jovem, c - uma flecha, d - um ovário, d - um tubo de perianto); 3 - açafrão líquido (C. reticulatus); 4 - açafrão bonito (C. speciosus)
Cada flor tem um pilão com três estigmas cor de vinho, que atingem um comprimento de 25 a 30 mm e estão localizados no topo das pétalas. A flor também possui três estames amarelos que não contêm compostos ativos e geralmente não são coletados.
Cerca de 80 espécies de açafrão, muitas das quais cultivadas como ornamentais, são comuns na Europa, no Cáucaso e na Ásia. Na Rússia, várias espécies são encontradas nas regiões sul. Mas apenas os estigmas das flores do açafrão plantado (Crocus Sativus) são usados como tempero e para colorir os alimentos. Outros tipos dessa cultura não são adequados para uso com essa finalidade.
Os estigmas filamentosos contêm mais de 150 compostos aromáticos e essenciais, muitos ingredientes ativos não essenciais, como carotenóides e alfa e beta-caroteno. No entanto, a cor amarela-alaranjada dourada da especiaria é devida principalmente à alfa-crocina e o sabor amargo deve-se ao glucosídeo da picrocrocina.
Por que essas duas flores estão confusas
Essas duas flores são confundidas apenas pela associação com uma especiaria, uma matéria corante semelhante e um aroma floral. É suficiente abrir qualquer mecanismo de pesquisa para garantir que haja uma planta de calêndula, mas não há flor de açafrão, mas há um açafrão.
E se em trabalhos científicos a palavra "açafrão" ainda é usada para significar uma planta, a palavra "açafrão" é necessariamente indicada entre parênteses. Do ponto de vista científico, o açafrão não é uma planta, mas um tempero de três estigmas de açafrão.
A confusão surge de nomes comuns e vernáculos. Mas se, tendo escolhido as características distintivas dos malmequeres e do açafrão como flores, já é difícil confundi-las, pode ser bem difícil distinguir a verdadeira especiaria de açafrão de seus substitutos.
Muitas vezes, em vez de açafrão real, eles costumam vender outras plantas com aroma de especiarias que também têm a capacidade de colorir produtos de amarelo - açafrão, açafrão, calêndula e calêndula.
Às vezes, essas especiarias são chamadas de “açafrão para os pobres”, uma vez que o produto natural é a especiaria mais cara do mundo e nunca é vendida em pó, mas apenas com estruturas finas como fios.
É uma especiaria muito nobre que enche a sala com um aroma semelhante ao cheiro de baunilha e tem um sabor amargo com um acabamento levemente resinoso e picante. O aforismo diz que o açafrão tem sempre um cheiro doce, mas nunca um sabor doce.
A palavra "açafrão" é traduzida do grego como "fio, fibra", pois os estigmas secos de uma flor parecem fios. E a palavra “açafrão” ecoa em muitos idiomas com a definição da cor em que esse tempero colore os produtos - “Zeferan”, que significa “amarelo”.
Observe cuidadosamente a natureza, estude a estrutura das plantas e use seus nomes em latim na definição; nunca se enganará em identificar flores e passará por uma pessoa experiente.