Natural dos viveiros holandeses, a variedade de hortênsias de panículas Magical Sweet Summer cativa os jardineiros com seu jogo de cores. Na primavera, seus rebentos são coroados com inflorescências cônicas de até 25 cm de comprimento, inicialmente brancas e depois rosadas. Você encontrará informações detalhadas sobre a variedade, as características de seu plantio e cultivo no material.
Descrição da nota
A variedade Magic Sweet Summer foi obtida na Boot & amp; Co ”, localizado na cidade de Boskop (Boskoop) na Holanda. Como a variedade é registrada oficialmente, sua venda é realizada apenas por vendedores certificados, através de entregas diretas do fabricante.
A variedade é dona da medalha de prata da exposição holandesa de jardinagem - PLANTARIUM 2013, onde a variedade recebeu as melhores características
É caracterizada por densas inflorescências em forma de cone de até 25 cm de altura.As pequenas flores de quatro pétalas localizadas nelas começam a florescer gradualmente, de baixo para cima. Eles são atualizados durante todo o verão. Portanto, o arbusto é decorado simultaneamente com panículas de três cores: verde claro - apenas apareceu, branco - no momento da abertura, rosa - quando a inflorescência está totalmente madura.
Importante! Folhas de hortênsia são tóxicas para cães e gatos. Mantenha partes da planta fora da comida dos seus animais de estimação.
Descrição da variedade:
- a cultura: hortênsia em panículas (Hydrangea paniculata);
- uma série de: Mágico
- nome comercial: Verão Doce (Verão Doce ou Verão Doce);
- tipo: arbusto decíduo, de haste reta;
- alto 1,2-1,5 m, largura 1,2-1,3 m;
- forma do arbusto: arredondado;
- atira: forte, bem conservado na posição vertical;
- folhagem: verde, roxo no outono;
- forma de folha: grande, ovóide;
- floração: de julho a outubro;
- polinização: abelhas;
- resistência do inverno: -30 ° C;
- iluminação: sol, sombra parcial, sombra;
- o solo: organicamente rico, bem hidratado, bem drenado;
- acidez: moderadamente ácido (pH 5,6-6,0);
- rega: moderado;
- de maior interesse decorativo: verão e outono;
- pode ser cultivado em terreno aberto e em vaso;
- uma nota: a variedade é resistente à seca, poluição atmosférica, ambiente urbano; pode ser usado para cobertura.
Aplicação de desenho paisagístico
Hortênsias são usadas para criar sebes, telas decorativas para outras plantas.. Eles combinam bem com diferentes culturas, mas também usam solos, o que é bom para jardins localizados em pequenos espaços.
Esta é uma ótima opção para "jardins mágicos", nos quais existem grutas misteriosas e clareiras floridas que aparecem repentinamente na frente do viajante. Nesse caso, eles são combinados com a cobertura do solo, criando canteiros de flores coloridos espetaculares.
Importante! Diâmetro de um vaso de planta sob um arbusto de hortênsia — 45–50 cm Não use os menores, porque neles a terra secará mais rápido e as plantas começarão a sofrer superaquecimento.
Hortênsias também fazem um elegante jardim de verãose você combinar esses arbustos com árvores baixas com uma coroa esférica, rosas, samambaias ou urzes, adequadas como o nível mais baixo da composição do jardim.
A variedade também é adequada para o cultivo em vasos.. Nesse caso, você pode não apenas decorar o mirante ou o terraço, mas também movê-los pelo jardim para o local mais apropriado. As hortênsias são excelentes transportadoras de mel. Portanto, com sua ajuda, os jardineiros chamam a atenção para as partes do jardim onde os polinizadores são necessários no momento.
Como plantar
O cultivo de Magic Sweet Summer começa com um plantio adequado: a seleção de um local com iluminação adequada, o solo e a aquisição de mudas em um viveiro. Comprados em contêineres, os arbustos jovens devem ser plantados na primavera ou no outono. É importante que não exista risco de geada no solo no momento do plantio e após o mesmo.
Seleção de assento
A melhor área para o verão doce seria onde a planta está ao sol pela manhã e à sombra à noite. Embora as hortênsias cresçam em áreas com luz solar intensa ao longo do dia. Ao escolher um local para plantar, não se esqueça de considerar o tamanho maduro do arbusto, ele deve ter espaço suficiente para o crescimento.
Não plante hortênsias sob as árvores. As raízes do arbusto da flor não resistirão à competição com a árvore por nutrientes. Os arbustos ficarão frágeis e dolorosos na aparência. Evite também aterrar em áreas onde não há obstáculos ao vento. Os brotos da planta são frágeis e um vento forte pode quebrá-los.
Preparação do solo e mudas
Escolha um local com solo bem drenado. Confira é muito simples. Cavar um buraco de pouso. Despeje água e espere até que seja absorvido. Em seguida, puxe a água novamente. Se após 2 horas ainda houver água no poço, uma camada de seixos ou tijolos quebrados deve ser colocada no fundo para excluir o contato do sistema radicular com o excesso de umidade.
Quanto à acidez, pode ser qualquer. Hortênsias não são muito exigentes nesse parâmetro. Mas deve-se lembrar que o solo deve ser fértil. Para isso, é diluído com 1-2 baldes de composto, que são misturados com o solo retirado do poço e usados no plantio.As mudas em si não precisam ser especialmente preparadas. Mas, para facilitar a remoção do recipiente, regue a planta várias horas antes de transplantar para um local permanente.
Algoritmo de pouso
Eles cavam um buraco de pouso alguns dias antes do pouso. Seu tamanho deve exceder o volume da bola de raiz em 2-3 vezes. Deve-se ter em mente que uma camada de pedras será colocada no fundo. E o espaço restante deve ser suficiente para plantar um arbusto e fornecer solo nutritivo.
Importante! Ao plantar em uma panela, certifique-se de usar uma mistura estéril de loja para plantar, e não o solo do jardim, no qual existem muitas pragas e patógenos da planta. Verifique se o tanque possui orifícios de drenagem.
O algoritmo para outras operações de plantio será o seguinte:
- Se houver várias plantas, a distância entre os buracos é de pelo menos 70 cm. Entre o prédio, o beco ou outro obstáculo e o mato deve ter pelo menos 50 cm. Uma planta adulta precisa ser soprada pelo vento e brilhada pelo sol por todos os lados.
- A terra extraída do poço de aterrissagem é enobrecida. Se for denso e argila - adicione areia. Para nutrição - adicione húmus, composto ou outros fertilizantes orgânicos. Além disso, sob cada arbusto, você pode fazer de 200 a 300 g de cinza. É uma fonte de potássio, necessária para o desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea.
- No fundo, se necessário, coloque a drenagem. A espessura da camada é de 15 a 20 cm.
- O solo preparado é derramado por cima.
- A muda é removida do recipiente e colocada no centro.
- Se as raízes parecerem emaranhadas, enfraquecê-las cuidadosamente ao longo das bordas, mas não sacuda o solo em que cresceram.
- Então eles começam a adormecer com a terra. Você precisa garantir que o arbusto plantado esteja à mesma distância da superfície do solo em que cresceu no recipiente.
- Regue a planta 1-2 baldes de água.
- Uma camada de cobertura é colocada em cima. Resolve vários problemas: protege a umidade do solo da evaporação, evita o superaquecimento das raízes no calor, interfere no crescimento das ervas daninhas e garante o afrouxamento do solo.
Cuidado
Outros cuidados com arbustos incluem:
- rega regular;
- fertilização;
- poda
- preparação de arbustos para o inverno;
- prevenção e controle de pragas.
Vídeo: Poda de hortênsias de jardim e cuidados com o inverno
Rega
As hortênsias amam o solo úmido, mas não a água, que constantemente “fica” nas raízes. A partir disso, eles começam a doer. Portanto, regue os arbustos imediatamente em campo aberto, assim que você perceber que o solo está visualmente seco.
Em recipientes, as plantas são regadas uma vez a cada 2 dias.. Esta planta é um consumidor ativo de água. Portanto, a umidade é usada rapidamente na panela, e o mato não pode obtê-la de outras fontes. Adicione uma camada de cobertura morta para manter a umidade.
Top vestir
Todas as plantas precisam de nutrientes para o crescimento. Portanto, os jardineiros contribuem com eles na forma de compostos orgânicos ou inorgânicos. As hortênsias precisam receber nitrogênio, fósforo e potássio. O primeiro elemento é necessário para o desenvolvimento ativo de brotos e folhagens, o último - para criar um sistema radicular e organizar a troca intercelular. O fósforo também está envolvido nos processos metabólicos e é necessário para a fotossíntese.
Você sabe O nome "hortênsia" vem do grego "hidro" — água e angos — jarra ou vaso. Isso explica a necessidade da planta de ter água em abundância para prosperar.
Superalimentar os arbustos não vale a pena. Então o excesso de nitrogênio causa intenso crescimento da folhagem. Mas os pedúnculos, neste caso, são formados muito menos ou não serão de todo. Nas pessoas, essa condição é chamada "a planta engorda". Portanto, primeiro inspecione o arbusto. Se bem desenvolvido, o crescimento anual é de pelo menos 10 cm, então ele não precisa de cobertura ou acrescenta apenas metade da dose recomendada.
Se a planta precisar ser alimentada, os jardineiros usam o seguinte esquema:
- no início da primavera, é adicionado nitrato de amônio (150 g) para iniciar com êxito um novo ciclo vegetativo;
- quando aparecem inflorescências, elas são fertilizadas com fertilizantes à base de potássio e superfosfato (50 g cada) para garantir uma floração exuberante;
- no outono, o mato é regado com lama ou são adicionados de 5 a 10 kg de composto.
Cada cobertura é completada com rega abundante. Isso permite uma absorção melhor e mais rápida das substâncias introduzidas.
Poda
A maioria das variedades de poda de hortênsias não é necessária. Basta mantê-los em ordem, removendo flores desbotadas e caules secos. Isso melhora a estrutura do arbusto e o mantém em um estado saudável.
Observe que o tamanho das inflorescências está associado à poda. A floração ocorre nas extremidades dos galhos jovens. Os antigos precisam ser removidos periodicamente para estimular o crescimento de novos. Se a colheita for cortada com muita intensidade, haverá mais brotações, mas suas inflorescências serão menores. Poda menos agressiva permitirá obter inflorescências grandes.
Importante! Tenha cuidado durante a poda para não remover galhos jovens com botões de flores.
A poda antienvelhecimento é realizada a cada 3 anos. Eles fazem isso no final do inverno, antes do início do fluxo de seiva. Claro, você pode cortar galhos depois. Mas esse período foi escolhido devido ao fato de que, a baixas temperaturas, a maioria dos fitopatógenos que podem afetar o mato é inativa.
Como pode o inverno
As dificuldades do período de inverno para arbustos floridos são peculiaridades da interação com as condições climáticas. Primeiro, você precisa considerar o parâmetro de resistência do inverno. Grade Magical Sweet Summer destina-se a áreas nas quais a temperatura do inverno não cai abaixo de -30 ° C. I.e. é bastante resistente ao inverno, mas isso pode não ser suficiente.
Se a geada derretimento, e novamente a temperatura cair acentuadamente, os rins poderão ser rompidos pela solidificação de cristais de água. Para evitar isso, recomenda-se que os arbustos sejam protegidos do contato com a água da chuva e com pingentes de gelo. De maneira semelhante, a umidade solidificada no solo empurra as raízes para a superfície e pode danificá-las.
Para proteger as plantas, os jardineiros tomam as seguintes medidas:
- Se um buraco foi feito ao redor do arbusto, usado no verão para organizar a rega, no outono é nivelado. Quando a temperatura cai abaixo de 0 ° C, a zona da raiz é coberta com cobertura morta. Esta camada servirá como um isolador de geadas e mudanças repentinas na temperatura do solo.
- Ao redor do arbusto formam uma estrutura de cobertura. Pode ser um esqueleto no qual a agnofibra é esticada. Instale-o também depois que a temperatura do ar se tornar estavelmente negativa. Ou aplique uma instalação de grade em torno da hortênsia, que é preenchida com folhagem ou palha.
Métodos de criação
Todas as plantas com flores podem se propagar por sementes. Este é o seu modo natural de distribuição. Mas nas hortênsias é complicado por um número inimaginavelmente pequeno de sementes.
Portanto, os jardineiros preferem fazer isso com métodos mais confiáveis:
- estacas;
- estratificação;
- brotos basais.
Se você não tem hortênsia, é claro que a "primeira" planta é comprada em um viveiro. Mais tarde, porém, para formar um hedge, não é necessário pagar a mais, se isso puder ser feito de forma independente.
Você sabe Na Inglaterra vitoriana, acreditava-se que as hortênsias simbolizavam vanglória ou vaidade, porque produzem muitas flores, mas dão poucas sementes.
Estacas
Corte - a maneira mais comum. Prossiga no final de junho. Você precisa escolher um ramo poderoso deste ano. Sua casca será mais fresca e mais verde do que brotos antigos.
Instruções passo a passo para o corte:
- O ramo deve ser dividido em várias partes. Em cada um deles deve permanecer pelo menos alguns internódios e folhas neles. O tamanho típico da haste é 13-15 cm.
- Os entrenós inferiores isentam das folhas. Mas, ao mesmo tempo, pelo menos 2 folhas devem permanecer na parte superior. Se eles são muito grandes, eles são cortados ao meio.
- A parte inferior da haste é imersa em hormônio do crescimento ou em pó para estimular o crescimento radicular. Use Cornevin, heteroauxina ou zircão.
- O vaso é preenchido com uma mistura inicial para plantas com flores. Também pode ser fabricado independentemente, usando turfa e areia. A mistura na panela é umedecida.
- Faça um buraco com um lápis e coloque o pedúnculo. Então o solo é compactado em torno dele.
- Cubra as plantas com polietileno, mas para que as folhas não toquem no filme. Para fazer isso, substitua os pauzinhos comuns nas laterais e abaixe o filme sobre eles.
- Coloque a panela em um local onde haja luz suficiente e a temperatura do ar permaneça entre +17 ... + 21 ° C.
- Umedeça o solo a cada poucos dias e controle o condensado. Se for, ventile a planta.
- Após algumas semanas, as mudas se enraizarão. Isso pode ser facilmente verificado puxando-o com cuidado para o topo. Enraizado será mantido no chão pelas raízes formadas.
Plantar mudas na cama é melhor na primavera. E isso significa que eles devem passar o inverno em uma varanda sem aquecimento, mas envidraçada, ou em outra sala onde o acesso à luz solar será organizado. A temperatura deve ser mantida a um nível não inferior a -5 ° C.
Você sabe Embora as hortênsias venham da Ásia, em 1910 uma variedade particular foi descoberta nos Estados Unidos que não estava relacionada à Ásia. Esta planta é hoje conhecida como a variedade Annabelle.
Camadas
Uma postura é um galho que foi "desviado" do mato principal para o lado, pressionado no chão, encheu o chão com o chão e garantiu rega regular. Em algumas semanas, as raízes aparecerão a partir dos internódios deste ramo. Esse arbusto será mais poderoso do que o obtido a partir de estacas, pois recebe constantemente alimentos da planta-mãe.
A hortênsia é propagada dessa maneira de junho a agosto. No outono, um galho enraizado pode dar vários brotos jovens. À medida que seu crescimento aumenta, eles realizam o abate. E em outubro, uma nova planta é desenterrada, separada da mãe e plantada em um local permanente. Eles também podem ser escavados no inverno e plantados em um local permanente na primavera.
Dividindo o mato
Se seu arbusto é muito grande, pode ser dividido. Para isso, a planta é desenterrada. Inspecione as raízes e divida-as em partes, o que deve resultar em aproximadamente o mesmo número de divisões. Em seguida, as peças são plantadas a uma distância de 70 cm uma da outra.
O plantio pode ser realizado na mesma área em que o arbusto cresceu antes. Mas muitas vezes os jardineiros escolhem novos lugares para eles, pois no local antigo, durante o crescimento, não apenas o solo estava esgotado, mas também cheio de vários fitopatógenos. A divisão dos arbustos está planejada para o início da primavera e é realizada após a ameaça de geada da primavera.
Doenças e Pragas
As hortênsias geralmente não são suscetíveis a doenças graves ou problemas com insetos.. Mas proteger-se deles é 100% impossível. Portanto, é necessário prestar atenção à presença no jardim de patógenos da mancha foliar, murcha bacteriana, mofo e aplicar medidas preventivas a tempo. Também é importante controlar a aparência de pragas e destruí-las.
Os principais problemas das hortênsias:
- Sob a luz do sol pode ocorrer folhas amareladas. Isto é uma queimadura de sol. Remova as folhas danificadas e reorganize a planta em uma área menos iluminada ou providencie abrigo para o sol se o arbusto crescer no jardim.
- Clorose ocorre devido à falta de ferro no solo. Esta é uma patologia, como resultado do qual a placa foliar fica amarela e as folhas novas se formam menores que o normal. Alimente este arbusto com Ferovit ou Anticlorose.
- Com muita água, várias podridões se desenvolvem. Portanto, um revestimento de algodão branco é podridão branca. Aparece nas folhas da hortênsia, depois ficam marrons e caem. E a própria planta pode morrer se o excesso de umidade não for eliminado. Para combater a doença usando "Fitosporin" ou "Fundazole".
- Podridão cinzenta ou botrite - Estas são manchas cinzentas nas folhas. Mais tarde, eles se tornam marrom avermelhado. O desenvolvimento da doença contribui para a umidade e o clima frio. É necessário remover as partes danificadas da planta, normalizar a umidade e tratar os arbustos com "Tiofanato-metil", "Skor" ou "Fundazole". O tratamento é repetido 3 vezes com um intervalo de 3 semanas.
- Septoria - São manchas vermelhas escuras (marrons) com diâmetro de 2-6 mm. Para o tratamento da planta, aplique a pulverização com Fitosporin.
- Oídio - Este é um revestimento branco e cinza, semelhante à farinha. Gradualmente, as manchas aumentam, a folha fica marrom e desbota. Para o processamento, use Alirin, Skor ou Phytosporin.
- Cercosporose ou manchas nas folhas manifesta-se na forma de manchas roxas ou marrons redondas. Quando há mais deles, as folhas começam a ficar amarelas e caem. É tratado por pulverização com fungicidas à base de cobre. Por exemplo, líquido Bordeaux (1%).
- Ferrugem É mostrado por manchas de cor enferrujada característica. As flores afetadas perdem a cor rosa e empalidecem. Para o tratamento, os arbustos são tratados com cloróxido de cobre com base em 40 g do produto por 10 l de água.
Para prevenção, eles planejam tratar os arbustos no início da primavera e depois conforme necessário.. Qualquer produto à base de cobre é adequado para uso. No outono, a pulverização é repetida.
Você sabe Uma espécie, conhecida como hortênsia de folhas grandes (Hydrangea macrophylla), é caracterizada por uma mudança na cor das flores, dependendo da acidez do solo. Quanto mais azedo, mais flores são as azuis.
Os insetos também causam danos às plantas. Eles sugam o suco da planta, danificam as folhas. E através dos danos resultantes, fungos, bactérias e vírus podem entrar nas plantas. Para evitar o aparecimento de insetos, o mato deve ser bem iluminado pelo sol e o ar deve circular bem dentro dele, soprando cada galho.
As principais pragas:
- Pulgões - São pequenos insetos de cor escura que colonizam folhas ou mudas jovens. Remova-os borrifando os arbustos com água e sabão. Uma pequena quantidade de insetos pode ser lavada com uma forte corrente de água.
- Ácaros - um dos menores insetos. Eles se instalam na parte inferior das folhas. Portanto, é difícil percebê-los. Traços de sua atividade serão pequenos numerosos pontos nas folhas, bem como as melhores teias de aranha. Para combatê-los, use o tratamento de hortênsias "Thiophos", "Fitoferm", "Akarin". E não se esqueça de repetir após 5 dias, quando uma nova geração de pragas eclode dos ovos postos.
- Slug aparecem em jardins espessados. Eles comem folhas. Para combatê-los, os jardineiros jogam pedras de casca batida nos arbustos. É muito rígido para o corpo delicado do molusco. Portanto, essa barreira é impenetrável para eles. Se você pretende destruir as pragas, use o "moluscocida".
Os arbustos de hortênsia são um dos arbustos floridos mais atraentes. Eles crescem bem na maioria dos tipos de solo. Observando as regras simples para cuidar de plantas, você fornecerá ao seu jardim arbustos floridos desde o início do verão até o final do outono.
Revisões de usuários de rede
Inflorescências enormes semelhantes ao algodão doce ... Use a experiência: um ano ou mais, tenho mais de uma dúzia de hortênsias em crescimento. O Verão Mágico Doce é um dos mais amados ... Imediatamente se destaca entre outras plantas, incluindo outras hortênsias. Esta variedade tem enormes inflorescências densas em brotos maciços. O arbusto em si atinge uma altura de 1,5 m. Minha hortênsia agora tem 2 anos e seu tamanho tem cerca de 1 m de altura. A floração começa em julho e continua até o final de setembro. Todos os estágios da floração são decorativos - a princípio, as inflorescências são de um branco puro com uma ligeira tonalidade esverdeada, depois tornam-se mais limão e mais perto do outono, começam a ficar amarelas e adquirem uma tonalidade rosada. E até as inflorescências desbotadas de uma tonalidade de bronze ficam ótimas no jardim de outono e nos buquês secos.No início da floração, a hortênsia era assim. Ficou imediatamente claro que a inflorescência promete se tornar bastante grande ... Finalmente, as inflorescências atingem seu tamanho máximo, mas ainda são brancas. Mas, ao mesmo tempo, são volumosos e arejados, que parecem algodão-doce) Esta é a primeira quinzena de agosto E o final do verão - a hortênsia começa a ficar um pouco rosada, a cor torna-se suave, com tons de pôr-do-sol ... Como a maioria das hortênsias em pânico, essa variedade é caracterizada pela despretensão. e resistência ao gelo (até -29ºC). Eu tenho um ótimo inverno sem abrigo, sob a neve. Tudo o que ela precisa é de solo ácido (não tenho problemas com isso no local) e rega regular. Eu nem solto o solo ao redor para não danificar o sistema radicular superficial. É resistente a doenças e pragas, pode ser propagado com sucesso por estacas, um arbusto despretensioso e chique. Eu recomendo.