Durante o período de medidas de quarentena devido à disseminação do coronavírus, muitas pessoas pensam em como proteger sua casa contra esse desastre.
Prevenção
Além das medidas de proteção pessoal geralmente aceitas, você precisa saber que são importantes algumas regras específicas para a prevenção dessa doença perigosa.
Todo mundo sabe que, ao voltar da rua, lave bem as mãos com sabão e o rosto, remova roupas e sapatos. Os médicos acreditam que a desinfecção ou higienização especial das roupas não é necessária, enquanto a limpeza úmida mais comum nem faz mal. Além disso, uma das recomendações para proteger a casa do vírus é a ventilação frequente das instalações, pelo menos duas vezes por dia durante meia hora. A umidificação com um umidificador ou qualquer outro método disponível também será útil.
A limpeza fácil e úmida pode ser feita mesmo diariamente. Existem desinfetantes especiais que podem ser facilmente adquiridos em lojas de produtos químicos para uso doméstico. Além disso, essa solução pode ser preparada independentemente, usando monocloramina diluída com água na proporção de 50 ml / 10 l. Se o uso de preparações cloradas for inaceitável, você poderá substituir o vinagre de mesa usual. As proporções serão as seguintes: 2 colheres de sopa. eu substâncias por 1 litro de água. Tais estruturas processam todos os pisos, rodapés, portas.
Protecção interior
Usando desinfetantes, são processados elementos internos, como maçanetas, interruptores, mesas, cadeiras, todos os eletrodomésticos que todos os moradores da casa tocam diariamente, muitas vezes. Você também precisa limpar os controles remotos da TV, do teclado e do mouse do computador, pois esses locais são considerados muito sujos.
Atenção especial deve ser dada à limpeza do banheiro, banheiro e cozinha. Para lavar essas salas, você precisa trocar regularmente a água e preparar uma nova solução para desinfecção.
Locais não padrão para limpeza
Na casa, sempre existem lugares e coisas que coletam poeira e várias micropartículas em grandes quantidades. Estamos falando de tapetes, móveis estofados e brinquedos macios. Esses locais devem ser bem limpos com um aspirador de pó. Também não custa lavar as persianas, cortinas, cortinas e tules. Se travesseiros e tapetes estiverem constantemente em sofás, durante o período da epidemia, eles devem ser removidos completamente ou também limpos regularmente com um aspirador de pó. Roupa de cama e toalhas devem ser trocadas o mais rápido possível para limpá-las.
Na cozinha, é necessário limpar as superfícies de trabalho, utensílios de cozinha. Lave a louça na máquina de lavar louça ou com detergentes especiais em água muito quente.
Se houver uma lâmpada ultravioleta, você poderá irradiar regularmente a sala, mas apenas se não houver pessoas nela.
A aromatização do ar com óleos essenciais, por exemplo, eucalipto, tea tree, coníferas, não é supérflua. Uma vez que eles contêm um grande número de voláteis, com propriedades anti-sépticas.
As plantas de interior também ajudarão, porque muitas delas são capazes de purificar o ar e reduzir a quantidade de substâncias nocivas. Essas plantas incluem: gerânio, cítricos, begônia, aspargos. Naturalmente, você precisa entender que é impossível impedir a propagação de microorganismos nocivos na sala apenas por cores e aromatização do ar, mas por que não usar esses produtos como um complemento às medidas padrão?
Você estará interessado em ler sobre plantas de interior:
- Transplante de primavera de flores de interior
- Que plantas domésticas amam a luz?
- Como e como alimentar plantas de interior em casa
Sua saúde está em suas mãos! Lembre-se de seguir as medidas de quarentena recomendadas e seja saudável!