Indignados com as alegações de que são responsáveis pelo aumento das emissões atmosféricas de nitrogênio e poluição ambiental, os agricultores holandeses realizaram um dos maiores protestos do país em 1º de outubro.
Milhares de agricultores, muitos dos quais chegaram de trator, vieram de toda a Holanda para participar de uma manifestação de protesto no campo em Haia. A polícia disse que 2.200 agricultores participaram dessa ação.
Os agricultores frustrados já haviam causado o caos nas estradas pela manhã, criando um comboio de 1.136 km de extensão, o que levou muitas pessoas a se atrasarem para o trabalho. Para chegar ao local de protesto, muitos tratores também destruíram as cercas, como resultado das quais três pessoas foram presas.
Os agricultores estão indignados com o relatório sobre as mudanças climáticas, que pede o fechamento de fazendas de gado ineficientes devido à poluição do ar com nitrogênio.
"Somos chamados de culpados, embora ninguém mencione o setor de transporte aéreo", disse um dos agricultores revoltados.
Segundo relatos da mídia mundial, a prefeita de Haia, Pauline Crickke, alertou para uma "situação instável", mas não houve problemas sérios. Dezenas de tratores também estacionaram na praia de Scheveningen e seus proprietários participaram do protesto.
Vídeo: agricultores holandeses protestam contra o fechamento de fazendas ineficientes