O repolho é rico em vitaminas e minerais valiosos, além de todos os tipos de nutrientes. Mas, apesar de seus benefícios, em algumas doenças esse vegetal valioso pode afetar adversamente o estado do corpo, além de provocar uma exacerbação de sérios processos patológicos. A seguir, serão examinadas em detalhes as principais propriedades e composição desta cultura vegetal, bem como seus benefícios e malefícios para o corpo com diabetes.
Composição quimica
A principal riqueza do repolho é todo um complexo de todos os tipos de vitaminas, entre as quais as vitaminas dos grupos B, C, E, H, K, PP, U são as mais concentradas.O vegetal também possui uma alta concentração de ácidos ascórbico, pantotênico, fólico e nicotínico, além de tiamina, riboflavina e caroteno.
Você sabe Pela primeira vez, o repolho foi cultivado no norte da África e no Mediterrâneo há cerca de 4 mil anos. No entanto, além de fins alimentares, a cultura foi amplamente utilizada como planta medicinal universal.
Contido na composição do vegetal e um grande número de minerais:
- potássio
- cálcio
- Sódio
- magnésio
- fósforo;
- ferro
- molibdênio;
- vanádio;
- níquel etc.
Valor nutricional de 100 g de repolho:
- teor calórico - 30 kcal;
- proteínas - 1-2 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 4-5 g;
- fibra alimentar - cerca de 2 g;
- amido - 0,1-0,2 g;
- ácidos orgânicos - 0,2-0,3 g;
- cinza - 0,7-1 g;
- sacarídeos - 4-5 g;
- água - cerca de 90 g.
Propriedades de repolho
As principais propriedades benéficas de um vegetal para o corpo são explicadas por sua rica composição vitamínica e mineral. No entanto, cada tipo de vegetal tem suas próprias qualidades positivas que afetam a saúde dos diabéticos de uma maneira especial.
Benefício
Os principais benefícios dos tipos mais populares de repolho com alto teor de açúcar são apresentados na tabela:
Título | Benefício |
De cabeça branca | O vegetal é uma das melhores fontes de vitamina C. Esse composto aumenta a imunidade e também ajuda a proteger e restaurar o sistema circulatório após danos causados pelo diabetes. |
Pequim | Devido à alta quantidade de lisina, com o uso diário, o feto torna possível limpar os vasos sanguíneos e o sangue, além de aumentar a resistência do corpo a fatores adversos. Especialmente útil para diabetes tipo 1 |
Cor | Essa variedade tem um alto teor de aminoácidos e também é caracterizada pela digestibilidade instantânea sem aumentar o açúcar no sangue. Devido à sua composição biologicamente ativa especial, o feto diminui o colesterol no sangue e também é capaz de restaurar o metabolismo das proteínas, portanto, é um produto indispensável para o diabetes do tipo 1 e do tipo 2 |
Marine | Ajuda a reduzir os processos inflamatórios no corpo e também afeta favoravelmente a saúde em caso de comprometimento dos órgãos renais ou visuais. Devido à alta concentração de manganês, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro |
Útil para diabéticos e todos os tipos de pratos de repolho. As frutas ácidas ajudam a ativar a imunidade e a manter o corpo durante doenças sazonais. Essa refeição com consumo moderado ajuda a diminuir o açúcar no sangue.
Você sabe O repolho é um dos poucos vegetais utilizados para fins decorativos. Algumas de suas espécies são amplamente utilizadas no paisagismo de casas de veraneio na Austrália, EUA e Europa.
O repolho cozido no processo de cozimento assume uma estrutura mais delicada, importante para os diabéticos. Esse vegetal é o menos irritante para o sistema digestivo e, durante o tratamento térmico, torna-se um alimento com pouco carboidrato. Graças a isso, o prato pode ser usado com confiança em diabetes de qualquer complexidade, sem medo de saúde.
Danos e contra-indicações
Apesar dos grandes benefícios para o corpo, um vegetal pode causar sérios danos à saúde de uma pessoa que sofre de diabetes.
- Quando comer demais, pode causar:
- náusea
- gravidade no estômago;
- inchaço;
- flatulência;
- azia.
Características da escolha do repolho
O repolho é um produto alimentar comum e barato, no entanto, adquirir uma fruta de qualidade não é tão simples. Um vegetal é considerado um dos mais perecíveis e, se não forem observadas condições de armazenamento, pode se tornar impróprio para consumo em apenas alguns dias.
Importante! Não escolha frutas excessivamente grandes, pois isso geralmente indica o uso intensivo de fertilizantes químicos, cujos restos podem se acumular no vegetal.
Para escolher uma fruta de qualidade, você deve definitivamente prestar atenção ao seguinte:
- densidade da cabeça - uma fruta de alta qualidade é sempre bastante densa, é difícil separar em partes separadas;
- folhas - eles devem ser elásticos, mas macios e suaves ao toque;
- comprimento do ponto - o tamanho ideal não deve exceder 3-5 cm;
- integridade das folhas - não devem ser danificados por podridão, pragas ou outros defeitos;
- peso - um bom vegetal é sempre pesado;
- cor - as folhas devem ser de tons claros, com um brilho característico;
- umidade - o vegetal deve estar moderadamente úmido; em outros casos, podemos dizer que foi armazenado em condições inadequadas.
Taxas de consumo
O repolho e todos os tipos de pratos à base dele pertencem aos alimentos que praticamente não precisam ser controlados para o diabetes. O vegetal praticamente não contém carboidratos, o que o torna absolutamente seguro para o uso diário. É por isso que uma dieta balanceada e rica em vitaminas geralmente se baseia nela. Ao mesmo tempo, não vale a pena abusar de um vegetal; para uma refeição, recomenda-se comer não mais que 150-200 g.
Como cozinhar repolho
O repolho mais útil é fresco, pois todos os tipos de tratamentos a alta temperatura reduzem drasticamente a quantidade de vitaminas e outros compostos valiosos. É picada e usada como o componente principal ou adicional de uma salada fresca. Vista estes pratos com uma pequena quantidade de óleo vegetal.
Atenção especial deve ser dada ao chucrute, que é preparado fermentando o vegetal picado sem aditivos por uma semana. Depois disso, o vegetal é colocado em local fresco e consumido por não mais do que 1-2 semanas. Após esse período, o produto se torna excessivamente saturado e ácido para o estômago.
Importante! É proibido enriquecer repolho cozido com todos os tipos de especiarias e temperos quentes. Eles irritam o trato digestivo e o pâncreas, o que complica o curso do diabetes.
O repolho para diabetes é a base segura que ajuda a criar uma dieta boa e equilibrada. Além do fato de o vegetal praticamente não conter carboidratos, ele contém muitas vitaminas, minerais e aminoácidos valiosos que ajudam a restaurar e apoiar o corpo de uma pessoa que sofre de diabetes. Este é o principal valor do produto para esta doença.