Hoje, os produtores e exportadores ucranianos de orgânicos estão melhor concentrados em fortalecer suas posições nos mercados existentes, sem se dedicar à busca de novos. Esta opinião foi expressa pelo representante do promotor de exportação orgânico Dmitry Titarenko.
A Ucrânia mantém relações comerciais com 30 países, graças aos quais produtos orgânicos ucranianos entram no mercado de 37 países. A análise mostra que 94% da exportação de produtos orgânicos ucranianos vai para países europeus.
Os 10 principais países onde os produtos orgânicos ucranianos são exportados: Holanda, Alemanha, Suíça, Lituânia, Áustria, Itália, França, Grã-Bretanha, Dinamarca e Polônia.
“A exportação para esses países concede à Ucrânia 90% de todas as receitas de exportação, e as exportações para a Holanda e a Alemanha em 2018 renderam quase 40% de todos os lucros. Além disso, em 2018, as exportações para a Lituânia e Suíça aumentaram bastante ”, diz Dmitry Titarenko.
Quanto aos parceiros comerciais da Ucrânia nesses países, hoje são cerca de 250 operadoras. Além disso, 62 operadores que exportaram produtos ucranianos em 2017 e cujo volume de exportação totalizou 80%, interromperam a cooperação. Mas em 2018, 171 novas operadoras entraram no mercado. Em 2018, novos operadores representaram 86% do volume exportado.
“A principal razão para isso não é a instabilidade do mercado, mas a eliminação dos traders em favor dos compradores diretos e a criação de empresas próprias no exterior. Simplificando, o número de intermediários nas negociações é reduzido.
Isso demonstra mais uma vez a relevância de exposições internacionais especializadas (por exemplo, Biofach - Alemanha, Izmir Fair - Turquia, Food Matters Live - Grã-Bretanha etc.), é a principal fonte do número máximo de potenciais compradores e a oportunidade de estabelecer contatos diretos com eles. À custa deles, o volume de exportação de cada operador individual também aumenta e, como resultado, o total exportado da Ucrânia ”, disse Dmitry Titarenko.