Os primeiros resultados de uma análise aprofundada da agricultura croata mostram que os investimentos na agricultura croata são economicamente viáveis e que US $ 1 milhão investido na produção agrícola fornece um aumento de US $ 5,19 milhões na produção agrícola total.
A análise foi realizada por especialistas do Banco Mundial. Especialistas concluíram que o setor agrícola na Croácia tem muitas vantagens comparativas que podem ser usadas para acelerar o crescimento e o desenvolvimento.
Entre estas vantagens estão o acesso ilimitado ao mercado da UE, o acesso ao financiamento ao abrigo da Política Agrícola Comum, diversas condições agrícolas e ambientais, boas terras e recursos hídricos, custos de mão-de-obra relativamente baixos, boa infraestrutura rodoviária e crescente turismo.
O Banco Mundial, no entanto, observa que a Croácia continua dependente de importações e alimentos agrícolas, enquanto os agricultores croatas usam mecanismos desatualizados e ineficientes, se adaptam lentamente às mudanças e inovações tecnológicas e raramente criam associações, tornando-os menos competitivos e menos competitivos. menos adaptável à mudança.
Uma análise do Banco Mundial mostra que, para que o setor agrícola e alimentar do país alcance todo o seu potencial, é necessário aumentar a produtividade agrícola e criar valor agregado combinando produção e processamento primário.
A análise também observa que a Croácia é atualmente competitiva com produtos agrícolas primários de baixo valor, como cereais e oleaginosas (girassol e soja), enquanto sua competitividade em relação a produtos valiosos é limitada por um número relativamente pequeno de frutas e vegetais e produtos animais.