Na estação quente para cultivar cebolinha no jardim não é difícil. Com o início do tempo frio, você pode cultivar com sucesso a cultura no parapeito da janela, na garagem, na estufa, na adega. Uma alternativa ao cultivo de produtos ecológicos no outono-inverno, bem como ao longo do ano, é a cebola no porão. Vamos considerar com mais detalhes as nuances e características da tecnologia deste método.
Variedades de cebola adequadas para o cultivo no porão
Para obter produtos bons e saudáveis, você precisa escolher o material de plantio certo. Use variedades de cebola com vários rudimentos (germes múltiplos):
- Arzamas;
- Strigunovsky;
- Rostov
- Príncipe Negro;
- Bessonovsky;
- Danilovsky.
Bulbos contendo apenas um germe de crescimento não são adequados para forçar - obter uma pena verde dessa variedade é mínimo. Para garantir a escolha certa do material de plantio, é necessário cortar horizontalmente uma amostra.
Se houver 2-3 ou mais pontos de crescimento de plumas, a escolha das mudas foi feita com sucesso - o rendimento dos produtos verdes será promissor. São esses tipos de cebola que dão um grande número de brotos, verduras fortes e densas, que agradarão uma colheita abundante quando cultivados no porão.
Você sabe As pessoas que cultivam cebolinha em estufas ou outros espaços fechados quase não são suscetíveis a resfriados e infecções virais.
O cultivo de uma pena de cebola verde para uso pessoal ou para venda não requer esforços e despesas especiais. Mas você ainda precisa conhecer os principais aspectos que norteiam o cultivo desse vegetal. Isso ajudará não apenas a economizar tempo, mas também a obter a colheita desejada.
O que é necessário para cultivar cebolas no porão?
Antes de iniciar um plano, você precisa decidir sobre a escolha do substrato para destilação, porque você pode cultivar cebolas no porão usando diferentes tecnologias:
- Hidroponia. Este método envolve o cultivo de cebola sem solo, mas apenas com a ajuda de soluções nutricionais. Uma grande vantagem da tecnologia é o recebimento de produtos verdes de alta qualidade em pouco tempo. Mas há um lado negativo: o alto custo de equipamentos especiais (aerador, etc.).
Vídeo: Cultivo de cebolinha em hidroponia
- O uso de serragem para destilar cebolas. Uma maneira bastante simples, mas esse material em sua composição não possui nutrientes. Uma desvantagem significativa dessa opção é o uso único dos fundos especificados.
Vídeo: Cultivo de cebola verde em serragem
- Uso do solo. Se a cebola é despretensiosa para as condições de cultivo, esse método é o mais preferido. Um conjunto de nutrientes contidos no solo contribui completamente para o pleno desenvolvimento da planta. Só é necessário determinar corretamente a escolha da composição do substrato.
Vídeo: Cultivo de cebolinha na mistura do solo
Para um crescimento confortável das plantações no porão, sem falhas, você deve seguir as seguintes regras:
- fornecendo iluminação completa o suficiente para as plantas;
- conformidade com o regime de temperatura adequado;
- irrigação regular e cobertura de cebola;
- uso de ventilação em locais vegetais;
- a presença (instalação) de prateleiras;
- a sala deve estar seca, limpa, desinfetada, sem mofo e bolor.
Rack de cebola
A instalação de uma estrutura multicamada com calçadões com uma pequena área no porão economizará espaço, colocará compactamente o material de plantio e facilitará o trabalho realizado. Esses modelos podem ser adquiridos prontos ou feitos por você. Na maioria das vezes, a madeira é usada para isso. Para uso a longo prazo, são utilizadas estruturas metálicas de tubos e perfis (nesse caso, são necessários mais investimentos em dinheiro).
As estruturas metálicas são leves e de alta resistência. Para protegê-los da corrosão, é necessário colorir o produto. Para iluminar os plantios de plantas cultivadas, as luminárias são presas às estantes. Ao construir estantes, são levadas em consideração as dimensões da sala e a escala de futuras plantações do vegetal.
É necessário destacar as principais recomendações para a fabricação dessa estrutura:
- a passagem entre os bastidores deve ser de pelo menos 1 m;
- a largura da estrutura com serviço unilateral 0,5-1 m, frente e verso - 1-2 m;
- o comprimento da estrutura é arbitrário (dependendo do tamanho da sala e das tarefas atribuídas);
- distância entre camadas - 50–65 cm;
- a elevação dos lados laterais do nível - 8-10 cm;
- altura do produto - 1,5–1,6 m (para um trabalho confortável sem o uso de escadas).
Você sabe A cebola verde aumenta o apetite, fortalece o esmalte dos dentes, tem um efeito antimicrobiano, melhora a imunidade e a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos.
O uso de lados em camadas permite que você use a camada como uma caixa pronta. Uma película de polietileno é colocada em cada camada com uma inversão sobre a borda do lado, o solo é derramado para posterior cultivo dos produtos. Muitas vezes, eles constroem prateleiras sem o uso de laterais, usando caixas de madeira comuns ou outros recipientes para forçar as cebolas. Preenchendo o solo, eles estão firmemente instalados em camadas.
Bow
É importante realizar corretamente a seleção do material de plantio. A seleção das mudas é realizada com muito cuidado: descarte de lâmpadas estragadas e podres, deixando as amostras mais fortes e saudáveis. As amostras selecionadas devem ter o mesmo padrão - 3-5 cm de diâmetro.
Os vegetais adequados para o plantio devem ser firmes e resilientes, com escamas brilhantes. O retorno altamente eficaz das cebolas às penas ocorre durante os procedimentos preparatórios que precedem o plantio das plantas no solo.
Preparando a cebola para plantar
Com a ajuda de alguns eventos simples e descomplicados, a cultura está preparada para forçar. A implementação desses trabalhos garantirá o surgimento de mudas amigáveis e suculentas em uma data anterior:
- Aquecimento das lâmpadas selecionadas por 2 dias a uma temperatura de +35 ... + 40 ° C.
- Aparar a parte superior (pescoço) da cebola em 0,5-1 cm (para despertar rapidamente um ponto de crescimento do sono).
- Embeber o material de plantio por 2-3 horas em água morna +30 ... + 40 ° C, com a adição de permanganato de potássio em baixa concentração (desinfecção do vegetal, aceleração do processo de germinação).
As cebolas estão prontas para o plantio em solo preparado ou substrato
Regras para o plantio de cebola
Para cultivar penas de cebola verde, use o solo do jardim com a adição de areia e turfa ou um substrato especial. O solo é derramado em prateleiras (caixas) com uma camada de 3-5 cm, e as lâmpadas são plantadas no solo com bastante força, a uma distância de 2-3 cm uma da outra. A profundidade de plantio não é grande: até a metade da altura da lâmpada. A parte superior do vegetal deve estar localizada acima da superfície do solo para evitar a deterioração da colheita. Após o plantio, o solo precisa ser umedecido.
A conformidade com as condições ideais e confortáveis para o cultivo de uma pena de cebola é a chave para obter uma colheita generosa e de alta qualidade. Considere os principais critérios para o cultivo de cebola no porão, como cultivar e coletar os presentes abundantes deste produto.
Vídeo: Plantando cebolas em paletes de areia
Características do cuidado da cebola no porão
A estação total de crescimento de cebolinha é de 14 a 30 dias, dependendo das condições de cultivo. Sujeitas a todas as regras de cultivo, os primeiros brotos aparecerão após 4 a 6 dias, cujo crescimento diário será de 2,5 a 3 cm e, atingindo uma altura de 30 a 40 cm, as penas são cortadas. Para obter o resultado desejado, é importante criar o ambiente mais favorável ao crescimento deste produto.
Temperatura e iluminação
Para obter produtos ecológicos em pouco tempo, um certo regime de temperatura deve ser observado. Com a falta de calor, a destilação de cebola diminui e a colheita ocorre mais tarde. Recomenda-se aderir aos seguintes indicadores de temperatura:
- os primeiros 5 dias - +12 ... + 15 ° С, para a formação de um forte sistema radicular;
- nas próximas 2-3 semanas - +20 ... + 25 ° C, (desde o aparecimento dos primeiros brotos até a coleta do produto), para crescimento intenso das folhas.
Usar um porão para obter verduras é uma opção muito boa em termos de temperatura. No verão, os indicadores de calor estão quase na faixa ideal e no inverno é suficiente apenas para aquecer adicionalmente a sala.
O sistema de iluminação também desempenha um papel importante no cultivo deste vegetal. Na primeira semana após o plantio, as plantas não precisam de luz de fundo. Quando os tiros aparecem, a iluminação no porão aumenta. O horário de verão para as cebolas é de 12 a 15 horas.
Importante! Não é recomendável usar lâmpadas incandescentes para iluminação, pois aquecem as plantas, secam o ar e não fornecem iluminação suficiente do espaço.
Sem o uso de iluminação, não será possível alcançar o rápido crescimento necessário da planta. Além disso, devido à falta de luz, as penas da planta serão estendidas, quebradiças e quebradiças, com uma cor verde pálida e amarelada. Como iluminação adicional, use lâmpadas fluorescentes ou phytolamps especiais. As fontes de luz são colocadas acima das plantas, para que a cebola se estenda para cima e não para o lado, seja reta e forte.
O uso da luz de fundo fornecerá totalmente às plantas o curso correto da fotossíntese, ou seja, construindo massa verde. A eficiência da iluminação também pode ser aumentada com superfícies de revestimento (paredes, tetos de prateleiras etc.) com material refletivo, por exemplo, papel alumínio, papel brilhante, tinta branca ou esmalte.
Alimentação e rega
A primeira vez que o solo é fertilizado antes do plantio, enriquecendo-o com fósforo e nitrogênio. Use fertilizantes como:
- superfosfato - 30 g da substância são diluídos em 10 l de água, irrigam uniformemente o solo;
- nitrato de amônio - 30 g do produto são aplicados por 1 m, seguidos pela rega do solo.
O curativo a seguir é realizado 2 semanas após a emergência. Para obter um produto ecológico, a matéria orgânica é usada como fertilizante:
- infusão de verbasco - 1 kg de fertilizante concentrado é diluído em 30 l de água;
- fezes de frango - 1 kg da substância é diluído em 150 litros de líquido.
Um papel significativo na obtenção de produtos de qualidade é desempenhado pela irrigação adequada das plantas. É produzido com água à temperatura ambiente (+20 ... + 25 ° C), sempre sob a raiz da planta, evitando a umidade das folhas. Você precisa regar as cebolas regularmente, mas, ao mesmo tempo, certifique-se de que a estagnação da água não se forma no solo. O excesso de umidade afeta adversamente a cultura: o bulbo apodrece, a planta morre.
Ajustando a intensidade da irrigação, é possível garantir a umidade uniforme do solo e impedir que ela seque. Pare de molhar o solo cerca de 5 dias antes de cortar. Se você continuar a regar, a caneta ficará quebradiça e aguada, e sua vida útil será reduzida.
Recomenda-se despejar as mudas em crescimento com uma solução salina fraca durante o período de crescimento: 300 g de sal de mesa são dissolvidos em 10 l de água. O líquido salino atua não apenas como desinfetante: desinfeta os bulbos infectados com uma mosca de cebola, mas também estimula o crescimento das plantas.
Importante! Executando a rega, é necessário evitar o golpe de água em seções de bulbos (um germe de crescimento), a fim de evitar a deterioração de uma planta.
As cebolas são despretensiosas e pouco exigentes quando cultivadas; portanto, cultivá-las no porão no inverno não é nada difícil. Seguindo as recomendações necessárias para a agricultura agrícola, cuidando e cuidando das plantas, você certamente obterá uma colheita alta e excelente do seu vegetal favorito: penas suculentas e perfumadas de cebola verde.