Cientistas da Wageningen University & Research - a universidade estadual holandesa de Wageningen - receberam a primeira safra de bananas cultivadas em uma estufa.
O experimento sobre o cultivo de bananas com estufa começou em janeiro do ano passado nas estufas da fazenda experimental Unifarm, com a assistência de cientistas da Universidade.
O cultivo ocorreu em 2 tipos de substratos: turfa de coque e lã de rocha. A agrotecnologia utilizada permitiu o cultivo de plantas tropicais sem colonizar o solo com fungos agressivos, conseguindo assim prevenir uma doença como o murchamento das plantas por fusarium.
O professor Gert Kem, especialista em plantas tropicais, disse que o experimento acabou sendo extremamente bem-sucedido, pois as plantas mostram um bom crescimento em substratos selecionados usando exclusivamente solução nutritiva. O benefício do cultivo nesses tipos de solos é que os nutrientes podem ser ajustados de acordo com as necessidades da colheita. Além disso, a “banana holandesa” não requer controle de doenças, e isso torna seu cultivo mais estável do que nas áreas de produção tradicionais.60 plantas foram plantadas na estufa, que estão sendo monitoradas continuamente.No entanto, os especialistas observaram que a densidade da planta no momento era muito alta e os cientistas planejam ajustar a densidade de plantio para que as bananas possam receber mais luz e amadurecer mais rapidamente.