Plantas adequadamente selecionadas podem decorar jardins grandes e pequenos. Tamanho compacto, forma cônica atraente e impressionantes botões jovens roxos são as marcas do abeto coreano. Você aprenderá sobre as técnicas agrícolas adequadas para o cultivo desta planta conífera, reprodução e cuidados com o artigo.
Descrição do abeto coreano
O abeto coreano é considerado um dos mais baixos e mais atraentes para o cultivo. Pertence à família dos pinheiros e é originário da Coréia do Sul, onde no início do século XX. foi descoberto pelo missionário. Cresce em cordilheiras a uma altitude de 1000 a 1900 m, forma uma coroa densa e cônica ampla e cresce de 6 a 13 m, com um diâmetro de copa de 1 a 2 m, mas cresce muito lentamente - após 10 anos atinge uma altura de 2 m.Seus galhos e brotos esqueléticos estão localizados ao redor do tronco quase horizontalmente do chão e são densamente cobertos com agulhas duras, curtas, arredondadas e grossas, cuja parte superior é verde escura e brilhante e a parte inferior quase branca ou prateada do revestimento de cera. O crescimento jovem, verde claro ou verde-amarelo também é decorativo. As agulhas mantêm brotos por um longo tempo (por 6 anos) e não caem.
Além de belas agulhas e brotos, em forma de copa clara e regular, a principal decoração da árvore são os cones de sementes. Eles aparecem na planta após vários anos de cultivo (mesmo em amostras de 1 a 1,5 metros) e são amarrados no final dos galhos. Os cones são bastante grossos, cilíndricos e não muito longos, e até o amadurecimento têm uma cor azul-violeta incomum.
Você sabe Os especialistas contaram as agulhas com abetos Nordman, e uma pequena árvore de 120 cm de altura tem 200 mil agulhas e uma árvore maior (170 cm) - 300 mil.
Após o amadurecimento, tornam-se marrons e ficam cobertos de cachos resinosos, depois apodrecem diretamente na árvore, liberando as sementes fechadas dentro das escamas. Embora o abeto coreano seja bonito mesmo em sua forma natural, ele tem muitas variedades incomuns e atraentes para o cultivo em jardins, entre as quais você pode encontrar variedades altas e anãs que crescem na forma de uma árvore ou arbusto e crescem de 60 a 100 cm.
Como plantar em campo aberto
Os requisitos para o cultivo do abeto coreano são bastante altos e devem ser criadas condições próximas ao ambiente natural de crescimento.
Qual lugar no jardim prefere
A árvore não suporta sombra ou áreas frias e úmidas com solos densos e pesados, nos quais o abeto não amarra cones, e também muitas vezes fica doente e morre. Não tolera o ar poluído da cidade e a seca; cresce bem perto de lagoas que melhoram a umidade do ar. Ela gosta de áreas com verões não muito quentes e úmidos e invernos com muita neve. O abeto coreano lida bem com baixas temperaturas, mas não deve ser plantado em regiões frias e em locais abertos soprados pelos ventos do inverno.
Nas condições russas, as regiões quentes do sul, a Faixa do Meio, a Sibéria, os Urais e o Extremo Oriente são adequadas para o cultivo do abeto coreano. A planta precisa de um local quente e protegido dos ventos e correntes de ar, exposição solar (com exceção de variedades com agulhas amarelas, que preferem áreas ligeiramente sombreadas). Mudas jovens podem ser plantadas em sombra parcial, levando em consideração que uma planta adulta será bem iluminada pelo sol. Mas o crescimento jovem pode ser prejudicado pelas geadas do final da primavera.
Vídeo: abeto coreano
Requisitos do solo
O solo no local de cultivo deve ser solto e fértil (com a adição de húmus), bem drenado e úmido, mas sem estagnação da água, com uma reação levemente ácida (pH 6,5-7,5). A cultura cresce mal em solo arenoso e seco.
Tecnologia de pouso
Se você planeja plantar abeto coreano no jardim, compre pequenas amostras (30 a 40 cm de altura). Eles são mais fáceis de transportar, são aceitos e enraizados mais rapidamente e mais baratos. As plantas compradas em contêineres podem ser plantadas durante todo o ano, com exceção dos períodos de seca e geada. As mudas de caroços de raiz são plantadas no início da primavera ou no outono. Certifique-se de que o solo derreteu antes do plantio da primavera.
Importante! As espécies de abeto coreano puro podem ser propagadas semeando, no entanto, no caso de formas decorativas varietais, apenas o enxerto ou enxerto é usado.
Os pinheiros plantados na primavera e no verão geralmente secam e requerem rega cuidadosa. Portanto, se possível, é melhor adiar o tempo de plantio no início do outono. Antes do inverno, as plantas estão bem e profundamente enraizadas, o que é facilitado pela umidade do outono e temperaturas mais baixas. A propagação do abeto pode ser feita de três maneiras - usando sementes, estacas e enxertos. Por isso, produzirá independentemente o material de plantio e aumentará a coleção de coníferas no jardim.
Sementes
Os jardineiros mais pacientes podem tentar a propagação do abeto a partir das sementes, mas esse é um processo trabalhoso e demorado, e as plantas resultantes geralmente não repetem as características da árvore-mãe (você pode usar apenas as sementes da espécie em si, mas não suas variedades). A reprodução por sementes requer estratificação (hipotermia) por duas semanas e na primavera antes da semeadura, imersão em água quente e limpa.
O material de plantio é coletado em setembro-outubro, armazenado em uma sala seca com alta umidade, difícil de garantir em casa. A semeadura das sementes ocorre em maio em recipientes de plástico que podem ser armazenados no porão. Quando brotos aparecem, eles são plantados no chão.
Estacas
O período mais conveniente para a propagação de mudas de abeto é agosto e setembro. Nesta época do ano, os brotos são mais duros e elásticos o suficiente para serem aparados. Como os galhos das árvores são difíceis de enraizar, apenas brotos anuais na parte superior da copa, com 6 a 10 cm de comprimento, são selecionados para estacas, cortados com uma faca ou cortados, tentando preservar um fragmento de madeira mais antiga.Se tiverem mais de 10 cm, apenas a parte superior será cortada. A parte inferior antes do plantio é limpa de escamas e agulhas, tratada com um agente de enraizamento e plantada em solo úmido. Armazene as mudas em condições quentes e úmidas. As raízes se desenvolvem a uma temperatura de + 18 ... + 22 ° C e aparecem após 8 a 10 semanas.
Na haste
O abeto coreano pode ser cultivado como uma árvore independente ou plantado em um caule no início da primavera - essas plantas são frequentemente chamadas de "chupa-chups". Como estoque, abeto comum ou abeto é usado. As espécies-tronco estão localizadas no segundo nível, entre as plantações de jardins, parecem organicamente e abrem espaço para novas plantas.
Plantar plantas padrão e cuidar de uma árvore não são diferentes da tecnologia agrícola das culturas convencionais. A única coisa que precisa ser feita para o inverno é colocá-lo nos espaçadores para que o tronco não quebre sob o peso da coroa e da crosta de neve. Às vezes, um broto de porta-enxerto aparece no caule, que é removido em tempo hábil.
Vídeo: coníferas no caule
Como cuidar de abeto
Cuidar do abeto coreano não exige muito esforço. A cultura é despretensiosa e bem adaptada a qualquer condição. Mas um certo conjunto de procedimentos ainda precisa ser fornecido - isso é rega, cobertura morta, fertilização e prevenção de pragas e doenças. As coníferas abandonadas geralmente adoecem, crescem incorretamente e perdem agulhas.
Rega adequada
Rega bastante moderada (de preferência à noite), e a frequência e a taxa dependem das condições atmosféricas. Em períodos de seca, é necessário irrigar as plantações a cada poucos dias com grandes quantidades de água para molhar o solo a uma profundidade de 30 cm. A irrigação irregular e superficial leva ao crescimento do sistema radicular perto da superfície, e não em profundidade, o que afeta subsequentemente a resistência à seca.
As sempre-vivas são regadas por um longo tempo - mesmo no final do outono e inverno, se não houver neve e geada, e no início da primavera, se não houver chuva. As coníferas estão sujeitas a secas fisiológicas durante esse período e ao risco de secagem no inverno. Plantas bem irrigadas toleram mais facilmente as geadas do inverno.A cobertura com materiais coníferos (casca, serragem, cones) reduz o crescimento de ervas daninhas e evita a perda de umidade do solo e, quando decomposta, garante adicionalmente o nível correto de acidez do solo e sua fertilidade.
Fertilizantes e adubação
Para preservar a cor intensa de agulhas e cones, para manter as taxas de crescimento e uma aparência saudável, é importante alimentar adequadamente as coníferas. Eles começam a fertilizar o abeto no início da primavera e terminam em julho. No futuro, a cobertura, especialmente o nitrogênio, reduz a resistência ao gelo no período frio. Existe uma ampla seleção de fertilizantes minerais multicomponentes, como Azofoska, Polyfoska, Fructus IGLAK e misturas prontas, especialmente adaptadas às necessidades das coníferas. A alimentação é realizada em 3-4 doses, com intervalo de 30 dias.
Outro método de cobertura é a aplicação de fertilizantes de liberação lenta. Eles são usados uma vez na primavera (10 g para árvores jovens, 20 g para espécimes adultos). Esses compostos são aplicados em uma fina camada na superfície do solo ou cobertura morta, onde se destacam gradualmente e nutrem as árvores durante a estação de crescimento. Para melhor enraizamento, estimulação do crescimento e aumento da imunidade das plantas, são usados curativos foliares, pulverizando agulhas com soluções de preparações minerais ("Stimovit", "Bona Forte").Além dos fertilizantes minerais, é necessário o uso de substâncias orgânicas, enriquecendo a terra em círculos próximos ao caule com húmus e componentes húmicos para manter a fertilidade, pois mesmo os melhores compostos minerais não ajudarão sem ela. Para esse fim, o composto é adicionado ao solo sob coníferas pelo menos a cada dois anos.
Vídeo: como e quando fertilizar coníferas
Poda
Devido ao seu crescimento lento e forma compacta, a planta não requer poda. Por razões estéticas, apenas os ramos inferiores podem ser removidos, se necessário. A correção fácil e a poda sanitária, que é realizada antes do início do fluxo de seiva no início da primavera em clima frio, é remover galhos secos, quebrados e danificados pelo gelo, madeira com sinais de doenças e danos causados por pragas de insetos.
Importante! Fatias de plantas coníferas não podem ser cobertas com verniz, pois a resina emitida é um anti-séptico natural, mas não deve ser tocada com as mãos.
Para o desbaste, ramos inteiros são removidos, o que dá mais luz na coroa, aumenta a circulação de ar e reduz o risco de morbidade da planta. É melhor começar a afinar removendo madeira morta ou doente.
Preparações de inverno
Apesar de sua origem sulista, o abeto coreano é resistente ao gelo, por isso é ótimo nos jardins russos. No inverno, é capaz de tolerar uma queda de temperatura de –25 ... a 30 ° C sem abrigo. Somente a proteção contra ventos fortes e solos pantanosos é necessária, o que, quando congelado, não permite que as raízes alimentem as agulhas sempre verdes com umidade. Em invernos com neve, recomenda-se remover e sacudir o excesso de neve dos galhos para evitar danos aos galhos e deformação do tronco. É especialmente importante abrigar plantas jovens nos primeiros 3-4 anos em invernos frios e sem neve.As mudas para o inverno podem ser isoladas com agrofibras ou outro material de cobertura. Se o tamanho da planta permitir, para protegê-las da geada, elas são cobertas com caixas de madeira e galhos de abeto são jogados por cima. Essa proteção não apenas protege do frio, mas também evita que as mudas se quebrem sob o peso da infusão de neve. Para proteger o sistema radicular, que também pode sofrer fortes geadas ao congelar o solo na base da árvore, use o procedimento de cobertura com uma camada de 10 a 15 cm de círculos no tronco.
Vídeo: como preparar coníferas para o inverno
Prevenção de doenças e ataques de pragas
Hoje, as culturas de coníferas, devido à sua versatilidade, são encontradas em todas as etapas, mas a resistência a doenças ou pragas não é seu ponto forte. Mais frequentemente, sofrem sob condições climáticas adversas, violação das regras de engenharia agrícola e infecção de plantações vizinhas e árvores enfraquecidas tornam-se suscetíveis a danos. Em geral, o abeto coreano é resistente a doenças que ocorrem principalmente devido à secura da planta.
As doenças fúngicas mais perigosas podem ser podridão das raízes, mofo cinzento, ferrugem do abeto, shute, bacteriose. Entre as pragas, os pulgões, os hermes, as mariposas, os ácaros e os insetos que se alimentam de sucos de plantas são especialmente perigosos. Isso leva a murcha, amarelecimento e queda das agulhas. Para a luta deve usar produtos químicos especiais projetados para essas lesões.
Medidas preventivas:
- Para fortalecer as árvores e aumentar sua imunidade, é necessária uma cobertura oportuna de cobertura, rega e cobertura com nitrato de amônio, sulfato de amônio ou fertilizante para coníferas.
- Plantar material saudável, sem sinais de doenças ou danos causados por pragas.
- Garantir a permeabilidade à luz e ao ar devido a plantações esparsas, eliminando o espessamento da coroa e o controle de ervas daninhas.
- Não corte abeto com agulhas úmidas.
- No caso de sintomas de doenças ou aparecimento de pragas, as partes afetadas da planta devem ser removidas e toda a planta deve ser pulverizada com produtos químicos com a finalidade apropriada. Se a planta morrer de infecção do solo, o solo deverá ser descontaminado antes de plantar outra muda.
Roçada coreana do abeto
Se você estiver satisfeito com a forma natural do abeto, não poderá fazer a correção da coroa. Mas muitos jardineiros cortam o cabelo para limitar o tamanho da árvore e dar-lhe uma configuração atraente (larga ou estreita). O corte é realizado quando a árvore atinge uma altura de 1 a 2 m. Ao mesmo tempo, as pontas dos rebentos são aparadas, estendidas e extrudadas da forma cônica comum.
Isso melhora a ramificação e a remoção da ponta do condutor central limita o crescimento. Como resultado, o abeto é formado em uma árvore densa e compacta. Ramos grossos de madeira velha não devem ser encurtados, pois enfraquecem e desfiguram as plantas, destruindo sua aparência.
O abeto tolera bem a poda, mas como é uma árvore que cresce lentamente, a criação de formas elegantes e bizarras baseadas em topiaria (camadas, bolas, cúpulas) não é aplicada. Uma exceção pode ser variedades e plantas anãs no caule, permitindo que você crie algumas formas geométricas. O procedimento de corte é realizado com tesoura de corte, afiada e higienizada. A desinfecção da ferramenta de corte reduz o risco de transmissão da doença para outras plantas.
O que pode ser plantado nas proximidades
Devido à sua bela forma, agulhas decorativas e cones originais, o abeto coreano deve ser plantado como uma única árvore no espaço livre contra um gramado, uma parede brilhante de um prédio ou uma cerca. Parece bom em composições com outras coníferas inferiores e escuras.Como plantas acompanhantes, vale a pena escolher ervas baixas com uma cor contrastante e flores brilhantes. Devido ao seu pequeno crescimento, esta planta é ideal para criar jardins em estilo japonês. Perto do abeto, você pode plantar flores e arbustos (ornamentais ou bagas).
Você sabe O abeto é frequentemente usado como uma árvore de Natal, porque suas agulhas são mais firmemente seguras nos galhos, não caem mesmo em salas aquecidas e não são tão espinhosas quanto os abetos.
Nesse caso, você deve escolher plantas que possam tolerar sombreamento, umidade moderada e solo ácido:
- arbustos decíduos - bérberis, dogwood;
- coníferas - zimbro, thuja, teixo, variedades anãs de abeto;
- ervas e flores - urze, azáleas, rododendros, hortênsias, magnólias, cálcio, euforia.
A escolha depende das preferências do jardineiro.Você pode criar belas composições de vários andares, cujas cores mudarão de acordo com a estação do ano, escolhendo espécies dependendo do período de floração, cor e altura das plantas. Existem muitas variedades de abetos coreanos no mercado de plantas de jardim, que diferem na taxa de crescimento, formato da coroa e cor das agulhas. Vale a pena enriquecer sua própria coleção com uma dessas árvores originais, e todos os esforços de cuidado serão recompensados com a beleza de uma árvore exótica.