O grupo ucraniano de empresas Niva Pereyaslavschiny adquiriu na Dinamarca mais de mil porcos de três raças: Duroc, Landras e Yorkshire. Isso foi relatado pelos funcionários da empresa.
"Todos os anos, para apoiar a raça, compramos animais de linhagem", disse Vitaly Shakel, diretor do grupo de empresas Niva Pereyaslavschiny. "Estas são três raças: Duroc - o portador do gene do bacon, Landras - com alta capacidade reprodutiva e instinto materno estável, Yorkshire (branco grande) - com extrema fertilidade."
Segundo o diretor, nos anos anteriores a empresa já havia comprado javalis dessas raças, e agora comprou mil porcos de diferentes idades. "Essa quantidade é necessária para uma renovação radical dos porcos de reparo, que posteriormente se tornará a base de todo o estoque de criação", explicou Vitaliy Shakel.
Raça de porco Landras
169 javalis e 500 porcos vieram da Dinamarca para a Ucrânia, outros 500 chegarão depois, informou a empresa.
Para obter informações, o grupo de empresas Niva Pereyaslavschiny, que trabalha com sucesso nas terras de 23 conselhos rurais na margem esquerda da região de Kiev há duas décadas, não está apenas criando porcos.
Raça de porco Duroc
Outras atividades da organização - produção agrícola, caridade, questões ambientais. A empresa não usa gás natural. Ela construiu 10 casas de caldeiras movidas a biocombustível de palha.
Raça de porco Yorkshire